quinta-feira, 10 de setembro de 2009

A inconveniência de religiosos ministrarem a Educação


Parece-me gente de tal inocência que, se homem os entendesse e eles a nós, seriam logo cristão, porque eles, segundo parece, não têm nem entendem nenhuma crença. E, portanto, se os degradados que aqui hão de ficar aprenderem bem sua fala e os entenderem, não duvido que eles, segundo a santa intenção de Vossa Alteza, se hão de fazer cristãos e crer em nossa fé. - Carta de PERO VAZ DE CAMINHA; cit. FARACO & MORA, Para gostar de escrever. - São Paulo: Ática, 2002.
...
Mesmo os ateus estão de acordo acerca de que não há coisa que mais mantenha os Estados e as Repúblicas do que a religião, e que esse é o principal fundamento do poderio dos monarcas, da execução das leis, da obediência aos súditos, da reverência dos magistrados, do temor de proceder mal e da amizade mútua para com cada qual; cumpre tomar todo o cuidado para que uma coisa tão sagrada não seja desprezada ou posta em dúvida por disputas; pois deste ponto depende a ruína das Repúblicas.
BODIN, JEHAN, cit. CHEVALLIER, Tomo I: 55

 .
 Deus foi, durante séculos, uma ótima idéia. Resultou em pintura, escultura, arquitetura e filosofia magníficas.
MARIO SABINO 
Diz-se que religião não se discute. Concordo plenamente. Pela teimosia GIORDANO BRUNO morreu imolado. SPINOZA demonstrou a irracionalidade cristã, e naturalmente foi excomungado. NIETZSCHE (Crespúsculo dos ídolos: 18) se meteu a enfrentá-la de frente: "Como? O homem seria somente um equívoco de Deus? Ou então Deus seria um equívoco do homem?"  ZARATUSTRA acabou internado como louco. Nada vale desgaste. Foi por isso que COPÉRNICO & GALILEU ficaram quietos. Curioso é DARWIN &a MARX permanecerem como heróis. Não fosse a implicação direta com todas as leis, com a História Geral, e com a insanidade mundial, não me preocuparia nem discernir essa raíz. A estipulada metafísica prejudica as melhores vocações. É preciso mostrar-lhe o caminho de retorno à sua mediocridade, lá para dentro daquela caverna.
* * *
EINSTEIN
bem ceifou a epistemologia, mas a tradição lhe argolou pelo fatídico viés:
"Em especial, não quis aceitar o papel do acaso." (ZEILINGER, A.: 203)
Pesava-lhe a mítica genética:

“Deus é sutil, mas não malicioso”.
A fatalidade obstaculiza o desenvolvimento jurídico, econômico, social, psicológico, medicinal, filosófico, até os rincões da história, esta narrada a partir de um passado constantemente mal-interpretado, quando não desprezado por falta acuidade, relevando apanágios, em detrimento do núcleo promotor.
Foi a tradição judaico-cristã que estabeleceu o tempo linear (irreversível) de uma vez por todas na cultura ocidental... O tempo irreversível influenciou profundamente o pensamento ocidental. Preparou a mente humana para a idéia de progresso, para o conceito de tempo profundo, para a surpreendente descoberta dos geólogos de que a evolução humana é apenas um episódio recente e curto na história da Terra. Preparou o caminho para a evolução de Darwin, que fala de nossa união com criaturas mais primitivas através dos tempos. Em resumo, o advento da idéia de tempo linear e da evolução intelectual desencadeada por essa idéia corroborou a ciência moderna e a promessa de melhoria da vida na Terra.
COVENEY: 22
Se a sensação do tempo pode ser assim coisificada, porque não haverá de ser tudo o mais? Por que não inventarmos máquinas que coisifiquem o pensamento, a criatividade, a tomada de decisões, o julgamento moral?
ROSZAK, T.:230
Tanto quanto as razões de Estado, as das religiões são precedidas da dialética.
A marca da filosofia platônica é um dualismo radical. O mundo platônico não é um mundo de unidade, e o abismo que, de diversas formas, resulta dessa bifurcação, surge em inúmeras formas.
KELSEN, H., 2001: 81
No confronto das partes contrapostas o Estado e a Religião se impõem. Sem sparring, não sai espetáculo. No caso religioso o absurdo é por completo, o inimigo jamais foi identificado, mas frequentes coincidências garantem seu sucesso. Quando os fatos interferem em nossas crenças, admiravelmente, nossos cérebros preferem dispensar os fatos.
Nos últimos anos, a Santa Sé vem intensificando uma ofensiva diplomática para renovar e atualizar as parcerias. Em cada local, a estratégia é moldar seus interesses com as ambições dos governos, sem perder de vista seu maior apelo.

Sob protestos o plenário da Câmara aprovou o texto base da ratificação de acordo entre Brasil e Vaticano, que prevê a instituição do ensino religioso em escolas públicas, isenções fiscais e imunidade de entidades religiosas perante leis trabalhistas.
Ao longo das últimas décadas foram assinados cerca de 50 documentos, no teor:
"Concerne à Igreja estabelecer os conteúdos autênticos do ensino da religião católica na escola". (GROCHOLEWSKI, Zenon, governador regional da Congregação Vaticana para a Educação Católica. Folha de S.Paulo, 10/9/2009)
Religião significa ato de religar. A tanto, mister o prerrequisito do desligamento, manobra somente viável na imaginação. Assim como é impossível a chuva não molhar, é inadmissível a qualquer elemento se eximir do EspaçoTempo.
ARISTÓTELES bem que tentou acabar com a dialética, em favor da Ética. Metafisica 987b demonstra de que maneira a confusão entre o pensamento obtuso e a realidade leva à destruição de tudo. A primeira desintegração se lavra mesmo no interior da própria criança, dividida e vista como composta em corpo e alma, esta em princípio divina, mas que poderia tomar o rumo do inferno, se capitulasse frente aquele mundano e limitado, contraste que leva diretamente ao confronto, e a consequente doença de todo organismo. O engraçado é que o aperfeiçoamento, a evolução humana só pode se dar pelo erro, pela experiência, mas nada disso é tolerado. Ao contrário, impõem-se condenações sumárias, amedrontadoras, e com isso se inibe qualquer desenvolvimento, quando não traumatiza, ou introjeta a esquizofrenia.
GORE VIDAL (cit. MENDOZA, P. A., MONTANER, C. A., & VARGAS LLOSA, A.: 207) atribui o atraso da América Latina ao
espírito de um rei católico, totalmente beato e totalmente não inteligente de nome Felipe Segundo, seguido de um estúpido regime que suprimiu culturas regionais, florescentes naturais, preenchendo o vazio de sua falta com os piores elementos da cultura arcaica, de mausoléu.
Morada de Felipe II, o exuiberante  Monastério de San Lorenzo de El Escorial.

No Paraíso não havia discordância, que dirá algum confronto. Depois da maçã, vestimos preto-e-branco, de listas horizontais, e numerado. A pena vem pelo mesmo latim, tripaliare, tortura através do instrumento chamado tripalium.
“Na concepção cristã, o trabalho representava o pagamento do pecado, um ato de expiação que sugere necessidade, aflição e miséria.” (ROHMANN, C: 122)
“Para os católicos, o trabalho é uma sentença condenatória, como reafirma a Rerum Novarum, em 1891.” ( DE MASI, D.: 47)
Deus havia oferecido algumas idéias claras e precisas para encontrarmos a verdade, "desde que nos ativéssemos a elas, e não caíssemos no pecado".
“O catolicismo considera a corporação um meio de assegurar a ordem sem matar a liberdade, escapando, a um tempo, da anarquia liberal e da coerção socialista”. GAETAN PIROU, Introduction a l'etude de Economie Politique, Paris, : 280; cit. HUGON, P., História das Idéias Econômicas: 352)
Em vez da "anarquia liberal" ou "coerção socialista", colhemos as maravilhas:

Como sinal da sua estratégia de consolidação do poder fascista o duce ordena, em 1923, que o ensino religioso seja implantado nas escolas públicas de toda a Itália, bem como se agravaram as sanções judiciárias para quem ofender a religião e os padres.
www. educaterra.terra.com.br/voltaire/seculo/2006/03/10/002.htm


As idéias corporativas tiveram grande aceitação: receberam apoio da Encíclica Papal Quadragésimo Anno, de 1931, influenciaram decisivamente a doutrina do partido nazista alemão e de inúmeros outros movimentos fascistas em diversos países. No Brasil, foi notória a sua influência na década de 30, durante a ditadura de Getúlio Vargas.

STEWART JR., DONALD, O Que é Liberalismo:
24
O cleptomaníaco Coronel JUAN DOMINGOS PERÓN (Perón y el justicialismo) deu a tudo razão:
A diferencia de los otros, el movimiento justicialista era ideológicamente cristiano, y tanto lo era, que por diez años consecutivos el clero argentino, desde su más alta jerarquía, hasta el más humilde cura de campaña, apoyó al Peronismo, ta nto en sus campañas electorales como durante su gestión partidista en el gobierno.
"O erro, o Mal entra pelo corpo para transformar o divino Bem da alma," e isso já bem ensinara PLATÃO. (cit. KELSEN, 1998: 3):
“A terra, ou seja, a matéria, é contraposta à verdadeira natureza da alma, quer dizer, ao seu ‘ser boa’. A matéria representa o mal.”
O bizarro: quem mais desdenha a matéria vive no afã de acumulá-la.
Assim é que isso tudo interessa ao Estado, e aos artistas, e não poucos dedicados às ciências enveredaram pela estratégia.
Graças à leitura de livros de divulgação científica, cheguei à convicção que muitas das histórias da Bíblia não podiam ser verdadeiras. A conseqüência foi uma orgia positivamente fanática de livre-pensamento, acoplada à impressão de que o jovem é iludido de maneira intencional pelo Estado por meio de mentiras; foi uma impressão acachapante.
EINSTEIN, A., cit. ISAACSON, W.: 40
MAQUIAVEL, HOBBES, para quem "o homem é lobo do homem", em seguida as escaladas de ROUSSEAU, DARWIN, cruzando MARX, e por fim atingindo até o "compreensivo" FREUD, valeram-se justamente da genuína planta greco-romana.
O superego é um juiz malévolo, como seu inconsciente é um carcereiro obtuso: velando sempre tão zelosamente sobre seu segredo, ele acaba por designar o local onde se esconde. Sob o pretexto de liberar os complexos, as pessoas se enredam cada vez mais nos assuntos sociais, familiares.
BACHELARD, GASTON, cit. QUILLET, PIERRE: 61
O mal maior desta cátedra é justamente o método dialético, o mesmo que de berço afastou a Filosofia das ciências, a poesia e a arte da técnica, as letras dos números, a sensibilidade da razão. O resultado da efeméride é construir uma Babel gnosiológica, de compartimentos estanques, segmentados, e geralmente contrapostos. Urge reencontrar a integridade:
É uma questão que atualmente deve ser reconsiderada, tendo em vista que a fragmentação já se espalhou completamente, não apenas na sociedade, mas especialmente em cada indivído; e isso conduz a um tipo de confusão generalizada da mente, que por sua vez cria uma série infinita de problemas, interferindo com a nossa clareza de percepção de maneira tão grave a ponto de bloquear nossa capacidade de resolver a maioria deles.
BOHM, D.,
Totalidade e ordem implicada: 17
Admiro RICHARD DAWKINS, que ainda não li: Deus é um delírio. (Companhia das Letras: 2007) Mas se não é, nem vem ao caso, a não ser para alertar sobre a necessidade de nos livrarmos da fé: ela nada mais é do que uma flagrante manifestação de preconceito, rigorosamente improvável, ainda que possa ser apreciado virtuoso. Não chego a tanto, mas Sir BERTRAND RUSSELL (p. 21) detonou:
“Se houvesse um Deus, ele (ou ela, aquilo, ou eles) deveria ser julgado por crimes contra a humanidade.”
EINSTEIN (cit. GABERDIAN, H. GORDON: 314) apesar de toda religiosidade não poucas vezes expressada, soube bem compreender:
No homem primitivo era o medo, acima de quaisquer outras emoções, que o levava à religião. Esta religião do medo – medo da fome, de animais selvagens, de doenças e da morte – revelava-se através de atos e sacrifícios destinados a obter o amparo e o favor de uma divindade antropomórfica, de cujos desejos e ações dependiam aqueles temerosos sucessos. Como o entendimento do homem primitivo sobre as relações de causa e efeito era pobremente desenvolvido, essa religião do medo criou uma tradição transmitida, de geração a geração, por uma casta especial de sacerdotes que se postara como mediadora entre o povo e as entidades temidas. Essa hegemonia concentrou o poder nas mãos de uma classe privilegiada, que exercia as funções clericais como autoridade secular a fim de assegurar seu poderio. Nesse ínterim se verificava a associação dos governantes políticos à casta clerical, na defesa dos interesses comuns.
We can change. I hope.

3 comentários:

  1. Sempre ouvi dizer que a Filosofia tem um carácter "sistemático" , mas isso foi muito mais nos tempos antigos. Hoje é livre, ou deveria ser. Eu sempre achei que o César é um pensador "libertário" e como tal me identifico do fundo do coração, só que por vezes não consigo dominaraparelhagem conceptual. Eu.
    O césar é a sistematização da liberdade! Há aqui algum paradoxo?

    ResponderExcluir
  2. Prezado amigo MB.B, aí do belo Além-Mar:
    Muito grato pelo prestígio, ainda mais acompanhado de gentil registro.
    Se o Universo se expande em todas as direções, porque nosso cérebro não pode pegar uma carona? Mas, a tanto, mister quebrar as milenares correntes que lhe abotoa ao sabor exclusivo do pastor. Então,são dois momentos, não paradoxais, mas complementares:
    “O homem que descobre uma nova verdade científica precisou, anteriormente, despedaçar em átomos tudo o que aprendera, e chega à nova verdade com as mãos sujas de sangue do massacre de mil superficialidades”. (GASSET, Ortega y Rebelião das massas, cit. ROHMANN, Cris:. 298)
    No atrevimento o livre-arbítrio desfruta novo argumento:
    O estudo de como surge a ordem, não em conseqüência de um decreto de cima para baixo da autoridade hierárquica, seja política ou religiosa, mas como resultado de auto-organização por parte de indivíduos descentralizados é um dos acontecimentos mais interessantes e importantes de nossa época.
    FUKUYAMA, F., 2000: 18

    ResponderExcluir
  3. O facto de o Allmirante ser um pensador libertário anti-metafísico não obsta que qualquer sujeito se ponha a analisar a Metafísica inserida na História. Aristóteles foi compilado em XIII livros da dita ciência pr Andronico de Rhodes- foi o seu editor e depois lá foi o Peripatético ter com o seu mestre Platão... Mas já foi dito, de modo muito efectivo que o fundadador da Metafísica foi Aristóteles. Acho que só se sai da Metafísica dpois de se ter passado por ela. Já alguém disse que toda esta questão não passa da PREDICAMENTAÇÂO que Aristóteles desenvolveu na sua Retórica...

    ResponderExcluir