segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Filme triste

 .
 .
A trapaça, a má-fé e a duplicidade são, infelizmente, o caráter predominante da maioria dos homens que governam as nações. FREDERICO II, O Grande, cit. CHALLITA: 156

 .
No recreio da escola, uns malandros apontavam para alguma direção; e quando a vítima mirava o apinte, ganhava uma bolinada, e um coro de risadas.
As metonímias megalomaníacas de pacs, pre-sal, copa-do-mundo, olimpíadas, construção de milhão de casas, reformas legais, equilíbrio das contas, aquisição de submarinos atômicos, etc., contém iguais predicados
Lula usa pré-sal e defesa da Amazônia para justificar acordo militar com França." (FOLHA, 7/9/2009).

Assim como a Idade da Pedra acabou, mas não por falta de pedra, tanto as guerras quanto o petróleo tendem à memória, mas isso presentemente nem vem ao caso. Enquanto o povo se encanta com essas miragens projetadas à próxima geração, seu traseiro é descaradamente aliviado pelos trombadões.
Acostumei-me apreciar, em todas as telas, sem exceção, a vitória dos bons costumes, da honestidade, da retidão de caráter, da responsabilidade, da fidelidade. Por iguais meios assisti estórias e histórias de falsos malandros, vigaristas, assaltantes, cabotinos, corruptos, oportunistas, sanguinários, traidores, e bandidos de toda espécie terminarem da pior forma possível. O brilho do ouro, como luz à mariposa, atrai procissão de obcecados, até a queda fatal. Estaria eu iludido, ou são de fato verdades incontestes?
Diante de cegos e inconsequentes, a subida ao poder fica à mercê de qualquer jardineiro. Ele é quase empurrado a ir muito além do jardim, e se torna coberto de glórias. Apenas isso já justifica quaisquer meios, até para ampliá-las, se possível. O deleite é por demais prazeroso. São aviões, serviçais, viagens, recepções, dinheiro à vontade, uma vida literalmente de sonhos, porque nada lhe pertence. Raro alguém resistir. Embevecido na orgia, sentindo-se inatingível pela altura e quantidade de caças que o acompanham, não cogita o incauto que MAQUIAVEL, o criador e diretor da mais famosa peça, formulou o roteiro de modo exclusivo, impróprio à variação, reservando um final melancólico, e de preferência trágico, ao seu astro principal, justamente para agradar a turba, a platéia que lhe garante a bilheteria, já por meio milênio de sucesso.
Certo dia ouvi sábio conselho: se não quisesse ser protagonista do grande teatro, que ficasse na platéia, sentadinho, quieto; e jamais cogitasse puxar o disfarce dos atores: seria excluído do recinto! Disse-me, ainda, e por fim, que persona significa máscara. Portanto, é imperativo se resignar com a representação, não propriamente com a apresentação.
Como já bem conheço o original, e as reprises, aguardo na praça, dando milho aos pombos, na esperança de que a película não necessite mais de tão longa metragem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário