sábado, 26 de setembro de 2009

Foca Liza e o ex-presidente


Quando os príncipes eram eles próprios suficientemente inteligentes, também eram maquiavélicos. Viviam planejando e tramando destruir uns aos outros, roubar os companheiros mais fracos, destruir os rivais, para que, por um breve intervalo, lhes fosse dado o supremo prazer de pisar soberba e orgulhosamente sobre todos. Não tinham nenhuma visão de qualquer plano dos destinos humanos superior ao do pequenino jogo entre eles próprios. WELLS, H.G., História Universal, segundo tomo - Da ascenção e queda do império romano até o renascimento da civilização ocidental: 507
O Brasil sempre primou pela neutralidade em conflitos internacionais. Na II Mundial "este país" praticamente aguardou o desfecho para escolher o lado. Ora o governo incrementa desempenho à revelia da Nação que lhe compete gerir. Mete os pés pelas mãos. As críticas vão se sucedendo, mormente através de pilhérias, mas nada demove a ousadia dos atores, intrépidos em levantar o sabre na defesa de inexpressivas e escusas personalidades estrangeiras. Os protestos se avolumam. Milhares de correspondências inundam os órgãos informativos. A Nav' s ALL recebeu mensagem até do além. O presidente outrora dissidente, de certo modo também culpado pela atual situação, queria manifestar sua repulsa pelo rumo tomado. A medium Foca Liza partiu a entrevistá-lo. Apresentamos a primeira parte da sensacional reportagem.
.
O senhor deve mesmo explicações. Sua renúncia frustrou o povo que lhe consagrou. Ninguém entendeu.
Fui eleito com o símbolo da vassoura. Queria varrer a ampla rede de corrupção instalada a partir do golpe de 1930.. Não podia prová-la, por isso falei de "forças ocultas". Hoje é fácil entender. As "forças ocultas" apareceram tranbordando pelas cuecas. A politicalha queria mensalão.
..
Precisava largar tudo?
Com tamanho apoio popular, pensei reformar todo o sistema. A renúncia foi tacada estratégica. Infelizmente não deu certo. Foi preciso a presença militar para acabar com a safadeza.

Mas não acabou. Hoje a safadeza é maior, e explícita.
Vero. Em meu círculo vigem os dignos, e somos maioria. Não há a menor razão para serem todos conduzidos a mesquinhos endereços. Eis a razão de minha eterna inconformidade.
.
Sua maioria não joga.
Não joga, mas fiscaliza. Observamos tudo, daqui de cima. Podemos sinalizar alguns arietes.
.
O quê, por exemplo, de aproveitável?
A demarcação da trajetória me parece essencial.

Como todos sabemos o Brasil é um país subdesenvolvido, o 13º mais corrupto do mundo e tecnologicamente atrasado. Vocês talvez estejam se perguntando porque esse cara só xinga o seu próprio país. Bem a resposta é simples: é tudo verdade. Todavia, estou certo que dentro de poucas décadas tudo isso vai mudar, seremos um país desenvolvido, a maior potência do Hemisfério Sul e a 5ª maior economia do planeta.
www.reportercurioso.blogspot.com
Como vemos, pessoal sói manter os olhos no futuro, levado pelo otimismo, pela fé, pela crença que tudo se superará. Não vê que não existe frente. O jato que andar na mesma altura, em linha reta, chegará no seu ponto-de-partida!
.
O senhor é muito teórico. Diz-se obervador. Pois bem. Comente os fatos, então.
Isso é o que mais tem. Bombeiros não permanecem jogando água mesmo depois de apagado o incêndio? Tanto quanto eu, o Exército veio apoiado pelas forças populares, mas saiu antes do tempo! .
.
Tres cruzes! Agora prefere a ditadura? Isso sim é voltar ao ponto-de-partida.

A época é outra. A força não está mais na truculência, mas na sapiência. Por isso o Brasil navega mal. Precisa reexaminar seus mapas, os planos de viagem.
.
Todos condenam a supremacia militar.
Conversa. Compram guerras. O suor do povo serve para adquirir armamento. Não se satisfazem com o imenso território? Querem todo o continente, ou o quê?
.
As aquisições são para defender nossas fronteiras, a Amazônia, o petróleo.
Ah tá. Defender perante quem, ou de quem? Que ladrão pode carregar essas reservas?
.
Diz o ditado: "Se queres a paz, arma-te para a guerra."
Fosse por isso os nazistas não seriam os mais pacíficos da face da Terra, até hoje?
Aceitas um convite ao almoço?


Nenhum comentário:

Postar um comentário