terça-feira, 15 de setembro de 2009

Da conveniência dos pais ministrarem a Educação

Acredito que seja dever da escola preparar os jovens para o mercado de trabalho. Isso determinou a escolha do colégio de meus filhos, que confere proficiência nos idiomas alemão e inglês - que, acredito, são diferenciais para o mercado de hoje. O mais importante para mim, porém, é o curso profissionalizante que o colégio oferece,  habilitando estudantes que falam alemão fluente para trabalhar em empresas multinacionais.Meus filhos vão terminar o ensino médio com portas abertas para o mercado de trabalho e ainda podem utilizar essa experiência para definir melhor qual carreira querem seguir..
O depoimento inserido na Veja de hoje em parte falseia a tese que vislumbro esposar; de outra, confirma a gravidade do carma. Os pais também foram (en)formados pela exclusiva forquilha platônica. É por causa dela que os sinos dobram:
A ideia orientadora é ‘moldar’ os alunos para o mundo fabril que os espera, usando técnicas semelhantes a uma linha de montagem; salas de aulas isoladas e limitadas em recursos; mesas e cadeiras alinhadas em filas; o professor desempenhando a função de dono e empregador principal do conhecimento; e a apresentação da informação limitada aos livros-texto e do quadro negro duma forma linear e sequêncial.’
João Pedro Matos da Costa

,
Em um de seus livros mais famosos, Medo da Liberdade, ERICH FROMM observa que o homem, paralelamente à liberdade material que tem conquistado através da história, tem se isolado cada vez mais de seus semelhantes, justamente no afã da ampliação e manutenção material. Será que alguém que possua duas camas, duas escovas-de-dentes, e dois carros usufrui o dobro de felicidade de quem tem apenas unidades? A manifestação da advogada e empresária, mãe de dois adolescentes, todavia, é compreensível, mormente diante do quadro-negro pintado e por certo por ela experimentado no dia-a-dia. Ela dá conta do desespero em se encontrar um lugar ao Sol, um emprego, um ganha-pão.

Grande parte dos jovens brasileiros e portugueses estão entre os mais preocupados com a entrada no mercado de trabalho (78%), perdendo apenas para os hispânicos (80%). Curiosamente, brasileiros e portugueses parecem conhecer menos pessoas que perderam empregos por causa dela: 51%. (BBC-Brasil, 16/9/2009)
Sequer ao básico o moldador é capaz:
O principal propósito da minha apresentação é provar aos senhores que não se está ensinando ciência alguma no Brasil! Não consigo entender como alguém pode ser educado neste sistema de autopropagação, no qual as pessoas passam nas provas e ensinam os outros a passar nas provas, mas ninguém sabe nada.
FEYNMAN, Richard P, O Senhor está brincando, sr. Feynman?
O sistema educacional do Brasil está em desarranjo. Nos testes de desempenho acadêmico realizados a cada três anos pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) com jovens de 15 anos de 57 países, os estudantes brasileiros ficaram na quarta pior colocação em ciências e na terceira pior em matemática.
Falta de mão-de-obra ameaça crescimento do Brasil, diz 'NYT'; Estadão, 2/7/2008
Mantenho a esperança da fatal prevalência de pelo menos uma de duas novidades. A primeira foi lavrada há século, e diz que a matéria é apenas energia estática. Portanto, é não só inútil, como tolice argolar qualquer futuro na caça da aparência.
A segunda há tres décadas vem sendo demonstrada pelos indianos, chineses, e asiáticos em geral. Dessa maneira, quem quiser ter êxito no mercado internacional, daqui por diante, tem que se inteirar da cultura e até dos princípios espirituais amarelos, os quais, felizmente, não foram de todo alcançados pelo grego. Por tudo isso não receio responder a ansiedade manifesta, com a brilhante sacada de ERASMO DE ROTERDÃ, (De Pueris: 27), advertência disposta no limiar do século no qual recomeçou o desatino ocidental: "Os bens são adquiridos com dedicação; porém, não há empenho algum pela pessoa que os vai possuir."
Isto posto, mantenho integralmente o título lavrado, cujo desdobramento irei tecendo ao longo desta semana de comemoração Farrapa.
A Nav's muito se orgulha quando vê confirmadas a correção de suas heurísticas pelos grandes pesquisadores  do globo.
Participação dos pais vale mais que boa escola, diz estudo

__________




Nenhum comentário:

Postar um comentário