quarta-feira, 2 de setembro de 2009

O menino Mariolin

O site da Festa Nacional da Uva, cujo magestoso parque de exposições recebe seu nome, não menciona a razão da homenagem. Eis o informativo  
Festa Nacional da Uva Turismo e Empreendimentos S/A é uma empresa de direito privado administradora do Parque de Eventos Festa da Uva, que tem como acionista majoritária a Prefeitura Municipal de Caxias do Sul. Seu principal papel é a manutenção e melhorias deste parque, também chamado de Mario Bernardino Ramos.
www.festanacionaldauva.com.br
No site oficial da Prefeitura da localidade, nada consta.
www.caxias.rs.gov.br/novo_site/meio_ambiente/texto.php?codigo=120
Há muito penso neste tributo, mas sempre vacilei, em função da carga subjetiva. Porém, são parcos os registros de sua atuação, e seguidamente recebo interessados em conhecer a trajetória deste eminente homem de bem, "o maior tribuno do Rio Grande". Permita-me, pois, narrar alguns flashes de personagem que pude acompanhar desde meu nascimento.
* * *
As lutas contra os chimangos levaram o maragato ALEXANDRE DE ALMEIDA RAMOS e sua esposa MARIA ao norte gaúcho, para as bandas de Erexim, onde nasceu MÁRIO BERNARDINO. Ainda antes de engatinhar, sua humilde família retornou à serra, justamente à cidade que homenageava o pacificador CAXIAS. Nada havia de pacífico nesta tumultuada cidadela. Os chimangos voltavam robustecidos, na pele do ditador GETÚLIO VARGAS, e o pequeno jornal de seu pai foi completamente empastelado.
MARIOLIN, carinhoso diminutivo italiano, passou a vender garrafas vazias pelas ruas da cidade, mas nos fins-de-semana havia a grande compensação: a prática do futebol, na já grande equipe do E.C. Juventude*.
O adolescente goal-keeper arrancou transferência à capital, juntamente com a turma de atletas. Apresentaram-se no glorioso Grêmio. Não chegaram nem no vestiário. O Grêmio era um reduto no qual convergiam os sonhos de metade dos gaúchos. A fila para vestir a famosa camiseta dava voltas na quadra. Não restava alternativa aos caxienses aficcionados pelo bretão. O Colorado padecia de igual engarrafamento. Exceto um pequeno clube, localizado na Colina Melancólica, coroando o cemitério: o E.C. Cruzeiro. Na Montanha todos foram admitidos; a maioria, no team titular. Quis o destino que a final do campeonato estadual de juvenis fosse disputado entre os azuis. O estrelado se sagrou campeão. A volta olímpica foi regeneradora, em cima do pavilhão tricolor!
MÁRIO teve a primeira experiência no rádio empunhando o microfone da pujante Gaúcha.
Ao conhecer linda fazendeira, também moradora da capital, pronto: o menino se tornou sério, e voltou à Caxias do Sul para dar início à vida conjugal.

O Pianista, Professor de Inglês
Eis duas atividades desdenhadas diante do turbilhão que Mariolin se viu envolto. Sei lá de que modo e onde ele aprendeu tocar piano, falar, compreender e escrever em inglês , mas além de exímio conhecedor de vinhos, apreciador e crítico de obras de arte, ele usava as noites caxienses para ensinar a difícil língua estrangeira aos descendentes italianos, contratado pela prestigioso Centro Cultural Brasileiro-Norteamericano. E nos fins-de-semana, costumava brindar os próximos com ótimos recitais de piano, tocado de ouvido, com repertório mais popular, sempre encantando todo mundo.
Aos poucos esses lúdicos momentos foram escasseando, até mesmo em função das maiores responsabilidades que lhe foram atribuídas. É o que veremos, na sequência.
Até amanhã.
PS - Se necessitar de dados biográficos de modo imediato,
solicite diretamente para allmirante@hotmail.com
Gratos por seu honroso interesse.
___________
*O Esporte Clube Juventude é o terceiro maior clube gaúcho. Possui a maior torcida do interior do Rio Grande do Sul, segundo pesquisas Ibope/Lancenet de 2004 e Rádio Gaúcha de dezembro de 2007, com 43,27% da preferência dos torcedores do interior. Principais títulos: campeonato gaúcho de 1998, em cima do S.C. Internacional, de Porto alegre, e a conquista da Copa do Brasil de 1999, quando derrotou o Botafogo F.R., do Rio de Janeiro. Atualmente conta com 8.011 sócios, sendo que a meta para 2009 é alcançar 10.000 sócios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário