domingo, 20 de setembro de 2009

Educação, às ordens!


O ministro da Educação disse que se a redução da taxa de analfabetismo na população maior de 15 anos mantiver o mesmo ritmo registrado em 2008 pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad), o Brasil não conseguirá cumprir o acordo assinado em 2000 durante a Conferência Mundial de Educação, em Dacar. Odocumento determina que o País deve reduzir pela metade a taxa de analfabetismo até 2015, chegando a 6,7%. Haddad chamou atenção para o aumento de 140 mil analfabetos entre as pessoas com mais de 25 anos, especialmente no Sul e no Sudeste, o que para ele não é 'algo compreensível'. Segundo ele, é como se pessoas que se declararam alfabetizadas em um ano se declarassem analfabetas no ano seguinte.Terra, 18/9/2009
O terceiro princípio vital para a política do amanhã visa a quebrar o bloqueio decisório e colocar as decisões no lugar a que pertencem. Isso, que não é simplesmente um remanejamento de líderes, e o antídoto para a paralisia política.É o que chamamos de ‘divisão de decisão’. CHARDIN, Teilhard, cit. FERGUNSON, N.: 48
Hoje é data magna ao Estado do Rio Grande do Sul. Comemora-se a gloriosa tentativa dos gaúchos lavrarem seu próprio destino, assim realizando justamente o moderno pleito, o direito de liberdade, com mais de século de antecedência.
Como criar organizações que continuem vivas? Como criar organizações que não nos sufoquem com seus ditames de controle e obediência? A resposta é clara e simples. Precisamos confiar no fato de que nós temos a capacidade de organizar a nós mesmos e precisamos criar condições que favoreçam o florescer da auto-organização. WHETLAY, KELLNER-ROGERS, Um caminho mais simples: 58
Mercê do interesse em seus mantimentos, infelizmente para gaúchos, mas também aos outros brasileiros, o vagão-minuano não logrou desengatar da Maria-Fumaça. Passado o lapso, nada adianta.
Além do escândalo político em que se encontra, o governo tucano levou o MST a denunciar, nesta sexta-feira, a 'volta da ditadura' no Rio Grande do Sul. A coordenação do movimento diz que há um 'nefasto projeto em curso no RS, envolvendo a proteção dos interesses de empresas estrangeiras, que são também grandes financiadores da campanha de Yeda Crusius, a supressão de direitos civis e a repressão policial'. Movimentos sociais, sindicatos e partidos de oposição pretendem iniciar uma onda de protestos contra o governo estadual.
A composição se arrasta, e os mantimentos apodrecem.

A evolução da elite política brasileira no sentido de uma tendência abertamente fascista, com o Estado Novo, não poderia ter ocorrido sem trabalho prévio, ao longo de várias décadas, seja do castilhismo, no meio político, seja do positivismo, no meio militar. A base comum que possibilitou o trânsito de uma a outra das posições pode ser apreendida na análise de uma obra que expressa melhor que qualquer outra essa evolução: o Estado Nacional de Francisco Campos (1891/1968).
A amada ditadura do Estado Novo regulamentou o exercício de enorme gama de profissões. Medicina e correlatas - odontologia, veterinária, farmacêutica, parteiras e enfermeiros - passaram a exclusivides para quem detivesse habilitação de acordo com os currículos exigidos pelo Depto. Nacional de Saúde Pública..
A Universidade brasileira nasce sob estas fortíssimas influências: descompromisso elitista das 'Grandes Écoles', o reducionismo profissionalizante pragmático dos 'Land Colleges Americanos', e a departamentalização do saber de Humbolt e Descartes. Nesse ambiente cultural é formada em 1934 a primeira Universidade Brasileira, a Universidade de São Paulo, e, logo em seguida, em 1935, a Universidade do Distrito Federal.
PINOTTI, JOSÉ ARISTEMO, Diretor da Divisão de Ginecologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo/Hospital das Clínicas, Ex-Reitor da Unicamp. - A Universidade : do Arcaísmo à Transcendência; Folha de São Paulo, 8/2/2003: 5
Proliferaram-se órgãos classistas, corporativistas, proselitistas, ao gosto da Carta di Lavoro - OABs, CRECIs, etc. Aos médicos cabem os Cremers.
A política, educação, lazer, entretenimento, a cultura como um todo, os impulsos inconscientes e até mesmo, como veremos, o protesto contra a tecnocracia - tudo se torna objeto de exame e de manipulação puramente técnicos. O que se procura criar é um novo organismo social cuja saúde dependa de sua capacidade para manter o coração tecnológico batendo regularmente.
ROSZACK, Theodore: 19.
Daí, o homem é educado, preparado ou adestrado apenas para as virtudes próprias do bem-fazer; e assim, a verdade se torna a simples manifestação da utilidade ou do deleite. A dimensão do contemplativo é aniquilada; e falar em atualizar as potencialidades do ser humano para o bem-agir, para a virtude da prudência, torna-se uma atitude disparatada já que, em tal concepção, jamais há um sentido de 'bem honesto'.Logo, pela força do empenho pedagógico tecnicista o homem se afasta de sua humanidade, perde sua integridade. ARAÚJO, Prof. Adriano, A primazia do uso consciente da tecnologia, 20/9/2009
Para defender as classes operárias, ou melhor, fazer a interface com o governo, nisso incluso acordos inconfessáveis, revigoraram-se os sindicatos, e seus inevitáveis pelegos.
A Força Sindical foi decisiva na aprovação do projeto que legaliza os bingos, aprovado na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara. Com toda a pinta que, mais cedo ou mais tarde, acabará numa CPI.
www.claudiohumberto.com.br, 20/9/2009
Os cordões de classe tem o fito servirem aos dedos fascistas.
Para Michaël Zöller, sociólogo alemão da universidade de Bayreuth, o que se chama de Estado é certamente um sistema de interesses pessoais organizados, uma Nova Classe. Como todos nós, sua ambição é aumentar a remuneração e a autoridade. Como classe, ocupam-se, pois, a desenvolver seus poderes, suas intervenções e sua parte no mercado, isto é, a apropriação pelo setor público dos recursos nacionais, operada através do imposto sobre a sociedade civil.
SORMAN, G. :74
Como prêmio, os pelegos são autorizados a se locupletarem com polpudas arrecadações provenientes dos profissionais, mas também dos governos, todos interessados em manter o lucrativo mercado.
O fascismo caracteriza-se pela tomada de poder por gangsters, o que Marx chama de lumpen, gente não pertencente a nenhuma classe organizada da sociedade. Tomada de poder em nome do povo e da comunidade sem a limitação de nenhum controle racional.
LIPSET, Seymor Martin, O homem político: 182
Suas criações, por óbvia extensão, são expressões de seus intentos:
No Brasil, os interesses do capital se organizaram sob um formato corporativo, enquanto a representação dos interesses do trabalho foi organizada sob a forma de um sindicalismo tutelado. Essa diferença se expressa na combinação do corporativismo societal com o corporativismo estatal, que Oliveira Vianna tratou de distinguir, antecipando em quase meio século a literatura contemporânea sobre o corporativismo nas democracias.
BANDEIRA,
Moniz; MELO, C., & ANDRADE, A.T., O Ano Vermelho. A Revolução Russa e seus Reflexos no Brasil.
Por isso não é de estranhar que muitos universitários ainda imaginem Einstein como uma espécie surrealista de matemático, e não como descobridor de certas leis cósmicas de imensa importância na silenciosa luta do homem pela compreensão da realidade física. Eles ignoram que a Relatividade, acima de sua importância científica, representa um sistema filosófico fundamental, que aumenta e ilumina as reflexões dos grandes epistemologistas - Locke, Berkeley e Hume. Em conseqüência, bem pouca idéia têm do vasto universo, tão misteriosamente ordenado, em que vivem.
BARNETT, L.,
O universo e o Dr. Einstein: 12
AUGUSTO COMTE, falecido no tempo da Revolução Farroupilha, ainda consegue ditar o futuro, pelo presente:

Pesquisa dá respostas ao atraso do Brasil - O positivismo não foi apenas o primeiro movimento filosófico moderno a influenciar as autoridades brasileiras, já no século passado, mas também conduziu a supervalorização da ciência, a ponto de considerá-la perfeita e acabada, simplesmente pronta a ser ensinada, mas não a ser pesquisada. E desta vez, mais do que nunca, o responsável pelo atraso não é o estrangeiro. Mas deliberadamente local.
MAKIYAMA, Marina R., O Estado de São Paulo, 21/5/1995: D14.
Um grupo de 55 instituições de ensino superior poderá ter cursos cortados do ProUni (Programa Universidade para Todos), que dá incentivos fiscais em troca de bolsas de estudo, por conta da má qualidade da educação que oferecem, segundo reportagem de Marta Solomon e Larissa Guimarães publicada neste sábado na Folha (19/9/2009)
A ideia orientadora é ‘moldar’ os alunos para o mundo fabril que os espera, usando técnicas semelhantes a uma linha de montagem; salas de aulas isoladas e limitadas em recursos; mesas e cadeiras alinhadas em filas; o professor desempenhando a função de dono e empregador principal do conhecimento; e a apresentação da informação limitada aos livros-texto e do quadro negro duma forma linear e sequêncial.’
João Pedro Matos da Costa
O positivismo, como todas as correntes de pensamento, teve seu momento e valor, entretanto seu unideterminismo causalista e sua pretensão hegemônica, mesmo maquiada, não podem mais ser parâmetros para construção dos genuínos diálogos científicos.
http://observatorio.ultimosegundo.ig.com.br
Haja paciência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário