sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Ética x Dialética = Confúcio x Platão


Durante seu desenvolvimento pelo pensamento grego, a filosofia da natureza enveredou por um caminho equivocado. Esse pressuposto errôneo é vago e fluído no Timeu, de Platão. WHITEHEAD, A. N. O conceito da natureza: 31
A Academia negou acesso aos poetas, artistas e humanistas, à tristeza da civilização. Ninguém duvidava: a noite é contrária ao dia. Então lá se veio a instrução para distinguir o corpo da alma, o céu da Terra, e depois a filosofia, da matemática.
O mundo platônico não é um mundo de unidade, e o abismo que, de diversas formas, resulta dessa bifurcação, surge em inúmeras formas. KELSEN, H., 2001: 81
 "A separação metafísica da alma e do corpo teve efeitos desastrosos sobre a filosofia." (RUSSELL, B., Por que não sou cristão: 43)
De fato, foi o cristianismo quem incitou o indivíduo a constituir-se em juiz de todas as coisas, a mania de grandeza converte-se em quase um dever. NIETZSCHE, F., Vontade de Potência, Parte 2: 205.
Nossas "ciências", e por extensão o comportamento social evoluíram através da política (poder, ou propriedade), da religião (mistificação), & da tècne (instrumento) como arma às conquistas.
A questão é ontológica: o que deve ser o mundo real para que a ciência desse mundo possa converter-se numa ciência matemática. Neste sentido, a ciência moderna, desde suas origens, seria uma ciência platônica: o sentido do platonismo era o matematismo.JAPIASSÚ, H. A revolução científica moderna: 133
Eis a via-cruxis lavrada:
Freud buscou inspiração na cultura Grega, pois a doutrina platônica com certeza o impressionou em seu curso de Filosofia. As partes da alma de Platão correspondem ao Id, ao Superego e ao Ego da sua teoria que atribui funções físicas para as partes ou órgãos da mente (1923 - 'O Ego e o Id'). No centro do 'Id', determinando toda a vida psíquica, constatou o que chamou Complexo de Édipo, isto é, o desejo incestuoso pela mãe, e uma rivalidade com o pai. Segundo ele, é esse o desejo fundamental que organiza a totalidade da vida psíquica e determina o sentido de nossas vidas. COBRA, Rubem Queiroz - www.cobra.pages.nom.br/ecp-psicanalise.html
É uma questão que atualmente deve ser reconsiderada, tendo em vista que a fragmentação já se espalhou completamente, não apenas na sociedade, mas especialmente em cada indivíduo; e isso conduz a um tipo de confusão generalizada da mente, que por sua vez cria uma série infinita de problemas, interferindo com a nossa clareza de percepção de maneira tão grave a ponto de bloquear nossa capacidade de resolver a maioria deles. BOHM, D., Totalidade e ordem implicada: 17
A filosofia oriental desconhece a partitura, a dialética. Ética  não se fratura. A primazia se impõe através de exuberante carga simbólica.
Todas as coisas têm, atrás, o feminino
À frente o masculino,
Quando o masculino e o feminino se unem,
todas as coisas alcançam harmonia.
TAO TE KING: 42
A convivência requer respeito, cultura e aprendizado.  Coexistem espírito e matéria, denominados Sambhogakaya e Nirmanakaya. A consciência única, Dharmakaya, os ilumina. Podemos obtê-la pela intuição.

Quando você compreende a requintada coexistência de opostos, entra em alinhamento com o mundo da energia, o caldo quântico, a substância imaterial, que é a fonte do mundo material. O mundo da energia é fluente, dinâmico, elástico, mutável, eterno movimento. Ao mesmo tempo é imutável, quieto, tranqüilo, silencioso, eterno repouso. CHOPRA, Deepak, As sete leis espirituais do sucesso: 23
É precisamente uma interação - que já existe nos níveis materiais mais elementares entre o aspecto onda e o aspecto corpúsculo - o que impulsiona a dinâmica da natureza. Assim o mostram as relações de mecânica ondulatória, que explicou LOUIS DE BROGLIE, síntese genial que tornou possível, como diz RUEFF, uma filosofia quântica do universo, aplicável não somente às ciências físicas, senão também a todas as ciências humanas. GOYTISOLO, Juan Vallet de
CONFÚCIO, ou mais exato, KUNG FU ZI, viveu entre 551 e 479 a.C.  PLATÃO, de 428 a 347 a.C.
A Ásia se configura numa espécie de reserva ecológica, preservada pela distância.  Ao alívio da humanidade, isso dificultou o ingresso dos artifícios produzidos pela AcademiaAdemais,  já havia estado Confúcio, para dissipar a confusão. Ao aprimoramento pessoal  KUNG FU ZI  indicou justamente as nuances desdenhadas pelo grego:  música, pintura, poesia, caligrafia e a arte do arco-e-flecha.
A China possui o maior sistema educacional do mundo: 457 mil escolas primárias, 66 mil secundárias e 2 mil universidades. 100 instituições ministram MBA, para um total de 50 mil alunos neste último nível.
Ao povo asiático ainda acorreu LAO-TZÉ, fundador do taoísmo. De quebra, o colosso assimilou os ventos budistas do Himalaia. Tal tradição, para sobreviver a tantos cataclismas, só pode ter mérito. Finalmente parece ser a vez do reconhecimento. A instrução assegura a conduta reta, justiça e moral nos negócios públicos. O comportamento segue o ritual da etiqueta. Maneiras e postura asseguram a interação entre os membros da comunidade, conexão-fundamento  à ordem natural. Daí a importância do amor, do altruísmo, do respeito aos mais velhos, e da adequada distribuição do trabalho.
O Mestre não se esforça pelo poder;
Por isso ele é verdadeiramente poderoso.
A pessoa comum recorre continuamente ao poder; por isso ela nunca tem o suficiente.
Tao Te King: 38
"A função do Estado não é de poder, mas de equilíbrio", explica a historiadora CHRISTINE DABAT, da Univ. Fed. Pernambuco, autora de dissertação de mestrado intitulada Cooperativização na China, e do livro Mulheres no Movimento Revolucionário Chinês (Ed. Universitária da UFPE).
A visão clássica que a China tem de si própria é que o imperador e a classe dominante estão lá para preservar a harmonia. A classe no poder é uma classe de letrados, não são guerreiros, como em muitas sociedades. Na hierarquia da sociedade chinesa, as pessoas no poder são selecionados pelas suas competências. As duas categorias que o Ocidente preza mais - comerciantes e militares - estão degraus abaixo na escala hierárquica chinesa. A prova de que eles prezam a cultura é que na hierarquia social de lá, primeiro vem o imperador, depois os mandarins, os camponeses, os artesãos e, em último lugar, os comerciantes e militares.
Apreciemos a grande diferença:
O conceito de justiça é o primeiro conceito democrático mistificado por Platão. A justiça surgiria como uma propriedade do Estado. Seu totalitarismo é disfarçado sob a capa de 'verdadeira justiça', e se legitima teoricamente mediante a subversão doutrinária do humanitarismo em três frentes: defendendo o privilégio natural, postulando o coletivismo, advogando a tese de que o indivíduo existe para o Estado. PEREIRA, J.C., Epistemologia e Liberalismo - Uma Introdução a Filosofia de Karl R. Popper:116
É essa configuração de coletivismo extremado que, desde o século V, é vista na Grécia como um modelo perfeito de Estado, com a coletividade assim rigidamente aparelhada e destinada à defesa do Estado.  CASTRO, P.P. //www.fflch.usp.br/dh/heros/pcastro/grecia/1975/04.htm
Questões de justiça quase nem vem ao caso por lá, e isso é o que estranham ocidentais, supondo-lhes todos contraventores. Mas por aqui, o que obtivemos?  PLATÃO gerou NAPOLEÃO, BISMARCK, LENIN, MUSSOLINI, HITLER."O gênio irriquieto e ambicioso dos europeus... impaciente para empregar os novos instrumentos do seu poderio. Jean-Baptiste Joseph Fourier Descritiption de l'Égypte, prefácio, 1822.
A filosofia política de Hobbes culmina na conclusão de que might is right - poder é direito, sendo o Governo suprema norma ética, não havendo ética contrária a ele. O chefe de governo paira acima do bem e do mal. ROHDEN, H. Filosofia Contemporânea: 53
Nós gostamos das delimitações, das classificações, das hierarquias, das identidades claras. O essencial do esforço ocidental é afinal de contas nos traçados de fronteiras. Trata-se sempre, para nós, de esclarecer os contornos de uma idéia, de um objeto, de um projeto, de uma ato. Nós nos esforçamos de estabilizar esses contornos e de operar escolhas. Por exemplo: entre o verdadeiro e o falso, o justo e o injusto, o homem e a natureza, os fiéis e os infiéis. O movimento profundo, na Ásia, é exatamente o contrário: trata-se de apagar as barreiras, as distinções, de dissolver ou de afastar o sujeito fechado, o conceito que resiste, as aparentes contradições que bloqueiam o movimento. Último objetivo: a fusão com o Todo, a inserção imediata em um real fluido e movediço. Chegar a esse estado onde todas as fronteiras param ou se apagam, viver nessa indistinção suprema, tal seria a sabedoria. www.expressaototal.blogspot.com/2008/01/espiritualidade-asitica.html
Com efeito, quase todos os vícios, quase todos os erros, quase todos os preconceitos funestos que acabo de pintar deveram seu aparecimento, ou sua duração, ou seu desenvolvimento à arte da maioria de nossos reis de dividir os homens para governá-los mais absolutamente! TOCQUEVILLE, A., 1997, cap. XII: 139
   Reversão
Elimine moral e leis,
e as pessoas farão o correto.
TAO TE KING: 19
Ora parece aflorar alguma convergência entre as consciências :
Venho insistindo há tempos que por detrás da crise atual econômicofinanceira vige uma crise de paradigma civilizatório. De qual civilização? Obviamente se trata da civilização ocidental que já a partir do século XVI foi mundializada pelo projeto de colonização dos novos mundos. Este tipo de civilização se estrutura na vontade de poder-dominação do sujeito pessoal e coletivo sobre os outros, os povos e a natureza. Sua arma maior é uma forma de racionalidade, a instrumental analítica, que compartimenta a realidade para melhor conhecê-la e assim mais facilmente submetê-la. O Zen não é uma religião. É uma sabedoria, uma maneira de se relacionar com todas as coisas de tal forma que se busca sempre a justa medida, a superação dos dualismos e a sintonia com o Todo. A primeira coisa que o zenbudismo faz, é destronar o ser humano de sua pretensa centralidade, especialmente do eu, cerne básico do individualismo ocidental. Ele nunca está separado da natureza, é parte do Todo. BOFF, Frei Leonardo, Zen e a Crise da Cultura Ocidental
A Teoria de Cordas** (ou supercordas) se propõe a unificar a descricão das interacões fundamentais. Em particular, acredita-se que ela representa um caminho para a descrição quântica da interacão gravitacional, possibilitando uma conciliação entre a Mecânica Quântica e a Relatividade Geral. Na teoria de cordas as partículas elementares correspondem a diferentes formas de vibracão de cordas que se propagam no espaço. A interação entre partículas corresponde à interação entre cordas.http://omnis.if.ufrj.br/~braga/cordas
BRAGA, Nelson Ricardo de Freitas.

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Acredito que quem estiver entrando no caminho da iluminação será absolutamente impecável em tudo o que fizer. E por causa do medo da condenação? Não. Ou de punição de Deus, ou porque pequei e não alcancei o perdão? Não, não, não. Os verdadeiros iluminados verão que toda a ação tem uma reação com a qual eles terão de lidar, e se formos sábios, não faremos coisas que nos levarão a ter deenfrentar resolver e equilibrar isso em nossa alma mais tarde. Esse é o verdadeiro critério. LEDWIN, M., cit. ARNTZ, W.: 2o
Os EUA pretendem se comportar mais como
China do que como EUA daqui em diante.
CANZIAN, F., O mundo pós crise. Folha de São Paulo, 24/8/2009

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