sábado, 8 de agosto de 2009

O sectarismo científico

Cada ciência, é claro, deve debruçar-se sobre o capítulo de sua competência. Mas qual delas nos proporciona uma visão de conjunto, revelando uma significação, sentido... o tecido do acontecimento? E como fará se o livro ainda está se escrevendo e não foi lido?
CHARDIN, Teilhard, cit. ARCHANJO, , Ph.D. Prof. J.L, : 49.
A história das descobertas científicas e técnicas revela-nos quanto o espírito humano carece de idéias originais e de imaginação criadora.
EINSTEIN, Albert (1879-1955) Como Vejo o Mundo: 198


GRAÇAS AO INARREDÁVEL CARMA, a civilização ocidental ainda sói se dividir de acordo com as supostas competências: de um lado, espiritualistas de toda a espécie - filósofos, alquimistas, magos e pastores, videntes, padres e clones iogues, ideológos e sonhadores, poetas, românticos, artistas, muitos humanistas, também muitos ingênuos e não poucas vítimas; do outro, perfilam-se pragmáticos, os especialistas, profissionais, materialistas, operários, agricultores, serviçais, cientistas, técnicos, atletas, políticos, generais, muitos alienados, e não poucas vítimas também.
O dualismo cartesiano, ao criar a bifurcação mente-matéria, observador-observado, sujeiro-objeto, moldou o pensamento ocidental, poucos filósofos discordando dele, cujos mais notórios foram Spinoza e Schopenhauer.
GOTTSCHALL: 189
Como no encontro do Negro com o Solimões, dificilmente essas águas se misturam:
Existem todo o tipo de pessoas, mas acho que seria razoável dizer que ninguém que se diga filósofo realmente entenda o que se quer dizer com a descrição da complementariedade. A relação entre os cientistas e os filósofos é bastante curiosa. A dificuldade é que é inútil que haja qualquer tipo de compreensão entre os cientistas e os filósofos diretamente. **
BOHR, NIELS, cit.
PAIS, ABRAHAM, Einstein viveu aqui
A realidade apregoada não permitia devaneios, mas os artífices só propunham seus arrazoados depois de projetarem finalidades metafísicas:
A questão é ontológica: o que deve ser o mundo real para que a ciência desse mundo possa converter-se numa ciência matemática. Neste sentido, a ciência moderna, desde suas origens, seria uma ciência platônica: o sentido do platonismo era o matematismo.
JAPIASSÚ, H. A revolução científica moderna: 133
Cada fenômeno merecia uma razão:
Em algum ponto perdido deste universo cujo clarão se estende a inúmeros sistemas solares, houve uma vez um astro sobre o qual animais inteligentes inventaram o conhecimento. Foi o instante da maior mentira e da suprema arrogância da história universal.
NIETZSCHE, F.W., cit. MATOS, OLGÁRIA, A polifonia da razão, 1997: 134
E lá se foi o homem, em busca do poder:
A ciência ocidental tornou-se matematizada. A linguagem matemática da ciência, que causa tanto desânimo ao leitor de outras áreas, implantou-se como resultado do conflito entre as visões de mundo eclesiástica e leiga e seu propósito era justamente causar o afastamento do público comum.
SCHWARTZ: 18
À ciência cabia tudo identificar, para tudo transformar, ao seu próprio sabor:
Para cumprir com sua responsabilidade universal, o príncipe era obrigado a procurar a medida de seus atos nos efeitos previsíveis que suas ações trouxessem para a comunidade. Assim, a obrigatoriedade de agir impunha também a obrigatoriedade de ser o mais previdente possível. O cálculo racional de todas as possíveis consequências tornou-se o primeiro mandamento da política.
KOSELLECK, REINHART: 24.
O XIX assistiu o ápice cientificista, e com ele, não por acaso, todas as guerras recrudesceram:
O relato recente da filosofia positiva inicia-se com a análise, na segunda metade do século XIX, da reação ao realismo transcendental, especialmente de Hegel; o antigo, porém, recua ao século XV, com a política prática de Nicolau Maquiavel, ao século XVI, com o método experimental de Francis Bacon e ao século XVII, com o materialismo de Thomas Hobbes.
NADER, P.:
173

Assim como Newton formulou as leis fundamentais da realidade física, os filósofos e sociólogos, viajando na sua esteira, esperavam descobrir os axiomas e princípios básicos da vida social. Seu universal maquinismo de relógio converteu-se em modelo a partir do qual comparava-se o Estado com um mecanismo preciso, sujeito a leis, e retratavam-se os seres humanos qual máquinas viventes.
ZOHAR, D., 2000: 23

Desde Napoleão, passando pelas comunistas, e culminando com as duas mundiais, o que se viu foram máquinas de moer-carne.

O sectarismo
Vivemos à base de idéias, de morais, de sociologias, de filosofias e de uma
psicologia que pertencem ao século XIX. Somos os nossos próprios bisavós.

BERGIER, Jacques e PAUWELS, Louis,
O despertar dos mágicos: 31
Como seus precursores, os hóspedes do primeiro quarto do XX continuavam desprezando o que não fosse concreto, palpável:
"Uma das principais contribuições do Círculo de Viena reside na noção de verificabilidade. Esta compreende que o sentido de uma proposição está intrinsecamente relacionado à sua possibilidade de verificação." (SILVA, Antônio Rogério da, www.geocities.com/discursus/textos/viena.html)
O anfitrião E. MACH e o colega WILHEM OSWALD (COVENEY, P. & HIGHFIELD, R.: 57 )garantiam:
“Não pode haver significado nas declarações referentes a uma suposta teoria atômica, já que não temos meios de verificar diretamente a existência de átomos e moléculas.”
Ao raiar o dia, restou a melancolia:
"O Círculo de Viena que se empenhou em encontrar respostas... O conjunto das suas reflexões, que ficou na história com o nome de 'positivismo lógico', saldou-se num tremendo fracasso." (VELOSO, António José de Barros, À cerca da pós-modernidade. http://cfcul.fc.ul.pt)
O tema de todas as ciências históricas é o passado. Elas não podem ensinar algo que seja aplicável a todas as ações humanas, ou seja, aplicado também ao futuro. As ciências naturais também lidam com eventos passados. Toda experiência é uma experiência de algo que já passou; não há experiência de acontecimentos futuros. A informação proporcionada pela experiência histórica não pode ser usada como material para a construção de novas teorias ou para a previsão de acontecimentos futuros. Toda a experiência histórica está aberta a várias interpretações e, de fato, é interpretada de várias maneiras. É impossível reformar as ciências da ação humana obedecendo a padrões de física ou de outras ciências naturais. Não há possibilidade de estabelecer a posteriori uma teoria de conduta humana e dos eventos sociais. Os postulados do positivismo e escolas metafísicas congêneres são, portanto, ilusórios.
MISES, Ludwig von, Ação Humana - Um Tratado de Economia: 72
Ainda subsistem santos Tomé. A mais clássica separação permanece incólume, especialmente nas pontes de comando. Nunca houve um dilúvio tão acentuado de determinações, e preceitos, e regulamentações. Tenho a impressão que se faz oportuno o alerta de NIETZSCHE (Da utilidade e do inconveniente da História para a vida: 45):
"Para poder viver, o homem deve possuir a força de romper um passado e de aniquilá-lo e é necessário que empregue essa força de tempos em tempos."
Pois um reitor campineiro bem pode entender o incompreendido "pai" de Zaratustra:
O mundo em que vivemos é dinâmico, está aberto, em transformação constante. Esta abertura é justamente onde podemos encontrar possibilidade, projeto, construção... Assim, as saídas não estão dadas, não estão definidas de antemão. É preciso inventá-las, é necessário criá-las.
GALLO, Silvio, Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas.
Nenhum decreto minimiza o flagelo ocidental.
As corporações centralizadas e autoritárias têm fracassado pela mesma razão que levou ao fracasso os estados centralizados e autoritários: elas não conseguem lidar com os requisitos informacionais do mundo cada vez mais complexo que habitam.
FUKUYAMA, F., 2002: 205
"O legislador parece o homem que traça sua rota no meio dos mares. Ele também pode dirigir o barco que o transporta, mas não poderia mudar sua estrutura, criar os ventos, nem impedir que o Oceano se erguesse a seus pés.” (TOCQUEVILLE, A, A Democracia na América: 185)
Como pilotos cujos instrumentos de navegação às vezes falham,
os líderes fazem vôos cegos com alarmante freqüência.

CLEMENS, J. K.: 106
O curso natural das coisas não pode ser inteiramente dominado pelos esforços impotentes do homem, pois a corrente é demasiada rápida e forte para que a interrompa; e posto as regras que a orientam aparentem ter sido estabelecidas para os melhores e mais sábios propósitos, às vezes produzem efeitos que escandalizam todos os nossos sentimentos naturais.
SMITH, Adam, 1999: 204
Da ReVerSão
Se os seres humanos houvessem de inspirar-se nos exemplos da Natureza,
fazendo deles normas de conduta, a anarquia, a independência, o individualismo
e o princípio do menor esforço passariam a ser os ideais humanos.
GARBEDIAN, H. Gordon, A vida de Einstein: o criador do Universo:161
A tarefa nos afigura hercúlea, muito mais do que no próprio reduto científico que erigiu aquele pré-conceito, porque nesse estádio há a possibilidade da prova imediata, enquanto as relações humanas exigem algum lapso para se firmarem procedentes, e ainda assim, por tempos instáveis:
"É lidando com a flutuação e a instabilidade do meio ambiente de forma criativa que os organismos auto-organizadores crescem e evoluem. Uma economia pode ser um sistema auto-organizador. A cultura de uma sociedade também. (PRIGOGINE, I. O fim das certezas: tempo, caos e as leis da natureza)
Cabem às postulações quânticas reabilitarem não só sua nascente, aliás já recomposta, mas de resto todas filosofias e ciências, especialmente as políticas:
A teoria do caos não só fornece uma explicação para as flutuações de uma economia de mercado, mas também demonstra que o Estado não tem o conhecimento necessário para adotar as medidas anticíclicas corretas. Na medida em que é extremamente baixa a probabilidade de se alcançar um estado final desejado em um mundo caótico, é difícil enxergar como o governo poderia especificar uma política para atingir esse objetivo, a não ser por acaso.
ROSSER, J.B. Jr., Chaos Theory and New Keynesian Economics, The Manchester School, Vol. 58, n. 3: 265-291, 1990; cit. PARKER & STACEY, : 95.

Nenhum comentário:

Postar um comentário