sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Alma = corpo na velocidade da luz²

Ao legislador não podemos, em nenhum ponto, lhe recusar a nossa, fé; e assim será também quando nos assegura ser a alma algo de completamente diferente do corpo e que, na vida, é justamente a alma, e não outro ser, que nos torna a cada um de nós o que propriamente somos. O corpo, pelo contrário, nos segue a cada um somente como uma espécie de sombra, dizendo-se, por isso, com razão que, sobrevindo a morte, os cadáveres não são mais do que simulacros dos mortos; pois, o verdadeiro homem é um ser imortal, cujo nome próprio é a alma, que entra na comunhão dos deuses para dar contas de si. PLATÃO Leis, 959
Tudo bobagem.: "A crença fundamental dos metafísicos é a crença na oposição de valores." (NIETZSCHE, F, Além do bem e do mal: 10) "A massa de um corpo é a medida de seu conteúdo de energia". (EINSTEIN, Albert)
Na perfídia platônica atolamos até o pescoço: "O dualismo cartesiano, ao criar a bifurcação mente-matéria, observador-observado, sujeiro-objeto, moldou o pensamento ocidental, poucos filósofos discordando dele, cujos mais notórios foram Spinoza e Schopenhauer." ( GOTTSCHALL: 189)
"Quando Deus determinou a ordem dos corpos celestes, tinha em mente os cinco sólidos regulares, famosos desde os tempos de Platão e Pitágoras até nossos dias." (KEPLER, cit. GLEISER, M. Criação Imperfeita. 65) "O universo é um movimento da matéria regido por leis, e nosso conhecimento, não sendo senão um produto superior ao da natureza, só pode refletir essas leis." (LENIN, Materialisme et empiriocriticisme; cit. CHRÈTIEN: 131) Voltaire (Cartas Filosóficas, «13.ª carta») .desconfiava do artifício:: "Na Grécia, berço das artes e dos erros e onde se levou tão longe a grandeza e a estupidez do espírito humano, raciocinavam sobre a alma como nós."  Quem, todavia, daria ouvidos a um agitador daquele distante século, um ateu convicto no seio católico?
Mais de dois mil anos já se passaram desde o dia em que Platão ocupava o centro do universo espiritual da Grécia e em que todos os olhares convergiam para a sua Academia, e ainda hoje se continua a definir o caráter da filosofia, seja ela qual for, pela sua relação com aquele filósofo. JAEGER, Werner. Paidéia. A formação do homem grego: 581
Tanto o platonismo quanto o cristianismo distanciam os seres humanos do meio que os rodeia. A natureza e a experiência eram encaradas como o mundo das modificações perturbadoras, o mundo do erro e do caos. Para o cristianismo, a dúvida e a incerteza são obra do diabo.
ZOHAR, D., O Ser Quântico, Uma visão revolucionária da natureza humana e da consciência, baseada na nova física:
188.
Hoje em dia todos nós estamos profundamente cônscios de que o entusiasmo que nossos precursores tinham em relação aos feitos maravilhosos da mecânica newtoniana levou-os a fazer generalizações nesta área de previsibilidade, na qual de modo geral talvez tenhamos tendido a acreditar, antes de 1960, mas que hoje reconhecemos que era falsa. Queremos nos desculpar coletivamente por haver confundido o público instruído em geral, fazendo-os acreditar em idéias sobre o determinismo de sistemas que satisfazem as leis de movimento de Newton, as quais, a partir de 1960, foi provado serem incorretas. COVENEY, P. & HIGHFIELD, R., A flecha do Tempo: 242
A remissão se restringiu à Física, e assim o painel detetor da insensatez permanece aceso. O radar acusa inúmeras situações críticas, todas oriundas do malfadado projeto-de-lei greco-romano:

Os acidentes, as doenças, assim como a infelicidade em que está mergulhada a maior parte da humanidade, tem como gênese o distanciamento da fonte de energia vital e cósmica.
GONZALEZ, Mathias, O caminho cósmico. - Rio de Janeiro: Pallas, 1993.
Àquele primata, e aos órficos, coexistiam apenas adversidades, até mesmo no interior do ser humano.“Assim Platão constantemente estabelece o contraste nos seus diálogos.” (DEWEY, J.: 43)
O pré-conceito nos estipulou servir de abrigo a dois elementos primordiais, distintos... e ainda por cima antagônicos - a alma, sopro divino, e o mundano corpo. A alma recebe a sua existência do Demiurgo, que é quem fornece "a semente e o começo".
Enquanto estivermos presos ao corpo e a nossa alma estiver conglutinada. com este mal, nunca poderemos atingir plenamente a verdade do que buscamos. Pois, mil e uma inquietações nos causa o corpo, pelas exigências de sua nutrição, sem falar ainda em toda espécie de paixões eróticas, desejos, temores, e um sem número de imaginações e infinitas ninharias. Em suma, ele nas coloca num estado no qual não temos um momento de quietação. Pois, também as guerras, as revoltas e batalhas são conseqüências do corpo e das suas concupiscências. Porque todas as guerras nascem do desejo de adquirir haveres e bens. E haveres e bens somos forçados a adquirir por causa do corpo, cujas exigências devem ser satisfeitas. Idem, Fédon-, 66.
Os homens tinham a teoria de que a matéria celestial era fundamentalmente diferente da matéria terrestre e que era natural que os objetos assim caíssem, enquanto era natural que os objetos celestiais, tais como a Lua, permanecessem parados no céu. BOHM, David, Totalidade e ordem implicada: 20
ReVerSão
A natureza não tem um nível simples. Quanto mais tentamos nos aprofundar, maior a complexidade com que nos defrontamos. Nesse universo rico e criativo, as supostas leis de estrita casualidade são quase caricaturas da verdadeira natureza da mudança. Há uma forma mais sutil de realidade, uma forma que envolve leis e jogos, tempo e eternidade. Em lugar da clássica descrição do mundo como um autômato, retornamos ao antigo paradigma grego do mundo como uma obra de arte. PRIGOGINE, I, cit. FERGUNSON, M.: 164
Como proceder a reaproximação, à simbiose de massa e energia, à original harmonia entre ondas e partículas, espírito e matéria, a reintegração mental, a reunificação do ser humano com sua própria alma? O que significa alma, para nós, alvos da procedente crítica de Voltaire? 
Alma é um termo que deriva do latim anǐma, este refere-se ao princípio que dá movimento ao que é vivo, o que é animado ou o que faz mover. De anǐma, derivam diversas palavras tais como: animal (em latim, animalia), animado. Religiosamente definida como um ser independente da matéria e que sobrevive à morte do corpo, que se julga continuar viva após a morte do corpo, podendo o seu destino ser a beatitude celestial ou o tormento eterno. Segundo este ponto de vista, a morte é considerada como a passagem da alma para a vida eterna, no domínio espiritual. A grande maioria das religiões, cristãs e não-cristãs, concorda em linhas gerais com esta definição. O conceito de uma alma imortal é muito antigo. De facto, as suas raízes remontam ao princípio da história humana. Wikipédia
 Pois se existe a Eternidade, como excluir assim, arbitrariamente, a atualidade?
É uma questão que atualmente deve ser reconsiderada, tendo em vista que a fragmentação já se espalhou completamente, não apenas na sociedade, mas especialmente em cada indivído; e isso conduz a um tipo de confusão generalizada da mente, que por sua vez cria uma série infinita de problemas, interferindo com a nossa clareza de percepção de maneira tão grave a ponto de bloquear nossa capacidade de resolver a maioria deles. BOHM, David, Totalidade e ordem implicada: 17
Se a ciência tudo complicava, e a religião ainda tudo mistifica, hoje vislumbramos novo horizonte.
A Teoria de Cordas* (ou supercordas) é uma teoria que se propõe a unificar a descricão das interacões fundamentais. Em particular, acredita-se que ela representa um caminho para a descrição quântica da interacão gravitacional, possibilitando uma conciliação entre a Mecânica Quântica e a Relatividade Geral. Na teoria de cordas as partículas elementares correspondem a diferentes formas de vibracão de cordas que se propagam no espaço. A interação entre partículas corresponde à interação entre cordas. (Nelson Ricardo de Freitas Braga. - http://omnis.if.ufrj.br/~braga/cordas.html)
Assim vaticinou JOHN DEWEY (p. 205): "Quando a filosofia vier a cooperar com o curso dos acontecimentos e tornar claro e coerente o significado dos pormenores diários, a ciência e a emoção hão de interpenetrar-se, a prática e a imaginação hão de abraçar-se."
As relações ondulatórias, precocemente assinaladas pelos Cientistas EiINSTEIN, PLANK, BOHR e HEISENBERG, tão bem explicitadas por LOUIS DE BROGLIE, viabilizam, como denominou RUEFF, a Filosofia Quântica do Universo.
O pedaço de matéria nada mais é senão uma série de eventos que obedece a certas leis. A concepção de matéria surgiu em uma época em que os filósofos não tinham dúvidas sobre a validade da concepção 'substância'. A matéria era a substância no espaço e no tempo; a mente, a substância que estava só no tempo. A noção de substância tornou-se mais vaga na metafísica no decorrer dos anos, porém sobreviveu na física porque era inóqua - até a relatividade ser inventada. Um pedaço de matéria, que tomávamos como uma entidade persistente única, é na verdade uma cadeia de entidades, como os objetos aparentemente contínuos em um filme. E não há razão pela qual não possamos dizer o mesmo quanto à mente: o ego persistente parece tão fictício quanto o átomo permanente. Ambos são apenas uma cadeia de eventos que têm certas relações interessantes uns com os outros. A física moderna nos permite dar corpo à sugestão de Mach e de James de que a 'essência' do mundo mental e do mundo físico é a mesma. RUSSELL, Bertrand, Ensaios céticos: 74
Em simples conceito: "A luz pode ser definida como uma transmissão de energia entre corpos materiais à distância." (BOHR, Niels, Física atômica e conhecimento: 6)


O ganho da massa de um corpo em movimento em alta velocidade fez Einstein concluir que energia (E) e massa (m) de um corpo são equivalentes. Ele estabeleceu uma fórmula para relacioná-las - a tão conhecida E=mc2, onde c é a velocidade da luz. Dada a magnitude de c, fica evidente que uma pequena quantidade de massa equivale a uma grande quantidade de energia. Esta é a base da energia nuclear. (EINSTEIN, A., A natureza do Universo - Teoria Quântica e Relatividade; cit. revista Isto É, julho de 1995.
.Por mais incrível que possa parecer, pois, a matéria é apenas expressão energética. Ao invés de separáveis, e antagônicos, os desígneos são prolongamentos complementares. Tanto quanto o corpo é da alma!
É precisamente uma interação - que já existe nos níveis materiais mais elementares entre o aspecto onda e o aspecto corpúsculo - o que impulsiona a dinâmica da natureza. Assim o mostram as relações de mecânica ondulatória, que explicou LOUIS DE BROGLIE, síntese genial que tornou possível, como diz RUEFF, uma filosofia quântica do universo, aplicável não somente às ciências físicas, senão também a todas as ciências humanas. Interações 
Então, não temo arriscar: ,

O corpo submetido ao quadrado
da velocidade da luz torna-se alma.
A=Mc2.
.
A vida encorpada não perece apenas na morte. O envelhecimento é saída da energia, e por isso o corpo desfalece, até diminui. Nossa energia vai se transportando aos poucos ao mural da Eternidade, quando então, identificada a personalidade criada e definida a jornada,  vamos com nosso veículo transformado em pura energia ao cruzeiro sideral.
O vácuo quântico é o 'mecanismo de informação holográfica que registra a experiência histórica da matéria'. LASZLO, E., A Ciência e o Campo Akáshico: 72
Espaço e tempo tornam-se jogadores do cosmos em expansão. Eles ganham vida. A matéria aqui faz o espaço se curvar ali, o que leva a matéria aqui a se mover, o que leva lá o espaço a se deformar, e assim por diante. A relatividade geral dá uma coreografia para a ciranda cósmica do espaço, tempo, matéria e energia. BRIAN GREENE, cit. ISAACSON, W.: 235
Não parece tudo muito mais simples do que as fórmulas que somos obrigados a deglutir de quadro-negros e de obras babilônicas?
Precisa de prova? Sossegue. Ainda no XXI terá a oportunidade de apreciá-la.

.


Óps! Eis o fim-de-semana. De novo. So...

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário