quarta-feira, 19 de agosto de 2009

A consciência da nova ciência


Constatamos durante a campanha que o talento de Obama para a oratória era uma vantagem enorme, e creio que será ainda também um de seus grandes atrativos como presidente. Na verdade, a política não mudou desde a sua invenção pelos gregos.  GALSTON, Willian, da Brookings Institution, ex-assessor da Casa Branca.
We can change. I hope.
.
De tão ramificada, a ciência em vez de esclarecer torna tudo mais penoso, até mesmo a seus operadores.
.É uma questão que atualmente deve ser reconsiderada, tendo em vista que a fragmentação já se espalhou completamente, não apenas na sociedade, mas especialmente em cada indivíduo; e isso conduz a um tipo de confusão generalizada da mente, que por sua vez cria uma série infinita de problemas, interferindo com a nossa clareza de percepção de maneira tão grave a ponto de bloquear nossa capacidade de resolver a maioria deles. BOHM, David, Totalidade e ordem implicada: 17
Os retalhos confundem até mesmo a integridade de eventuais cockers.
As pessoas são educadas para seguir uma carreira, e não por amor ao trabalho e à criatividade, e os partidos políticos se tornam corruptos com as contribuições financeiras do grande capital... O valor da educação universitária não está em aprender muitos fatos, mas em treinar a mente para pensar. EINSTEIN, A., cit. ISAACSON, W.: 513/312
O céu é o limite à imaginação, mas a ciência sói depender de objeto, aliás curiosamente um artefato previamente estipulado por relação direta com a imaginação, ou melhor, com sua falta. Ela é amiga da especulação; portanto, além de não ser exata, ainda pode ser fantasiosa, mistificada, dúbia, e quase sempre as confirmações demandam enorme EspaçoTempo. Os perdigueiros descartaram a Filosofia, em prol dos artifícios prefabricados, devidamente testados, matematicamente confirmados:
A tendência natural das ideologias racionalistas é, desde esse momento, crer que o mundo é previsível, 'em princípio', em todos os seus aspectos , e elas são hostis à idéia de 'criatividade' (no sentido bergsoniano). O determinismo é aliado natural do racionalismo.KOLAKOWSKI: 50

A história das descobertas científicas e técnicas revela-nos quanto o
espírito humano carece de idéias originais e de imaginação criadora. EINSTEIN, A. Como Vejo o Mundo: 198
O objeto, crueldade, é apenas miragem. No mundo quântico, para não dizer em todo Universo, qualquer núcleo atômico é forte para assumir, de modo simultâneo, diversos destinos, através de espécies de superposições. Ele persiste meio íntegro, meio desintegrado até o último instante, conforme o quadrante da atenção que lhe endereçam, e por isso qualquer colapso é imprevisível. Poderá o fenômeno se cristalizar, como matéria, ou se dissipar, como energia pura. Se tentarmos persegui-lo por qualquer das qualidades, estaremos obtendo parcial resultado, resultante da arbitrária escolha. Por igual medida, é impossível obter a posição orbital de um eletron em movimento. De novo, a observação altera sua trajetória!
Várias vezes, nos diferentes trabalhos consagrados ao espírito científico, nós tentamos chamar a atenção dos filósofos para o caráter decididamente específico do pensamento e do trabalho da ciência moderna. Pareceu-nos cada vez mais evidente, no decorrer dos nossos estudos, que o espírito científico contemporâneo não podia ser colocado em continuidade com o simples bom senso. BACHELARD, Gaston, 1972: 27
Por mais surrealista que seja, não é mais considerada ciência a que se atrela ao concreto:
O pedaço de matéria nada mais é senão uma série de eventos que obedece a certas leis. A concepção de matéria surgiu em uma época em que os filósofos não tinham dúvidas sobre a validade da concepção 'substância'. A matéria era a substância no espaço e no tempo; a mente, a substância que estava só no tempo. A noção de substância tornou-se mais vaga na metafísica no decorrer dos anos, porém sobreviveu na física porque era inóqua - até a relatividade ser inventada. Um pedaço de matéria, que tomávamos como uma entidade persistente única, é na verdade uma cadeia de entidades, como os objetos aparentemente contínuos em um filme. E não há razão pela qual não possamos dizer o mesmo quanto à mente: o ego persistente parece tão fictício quanto o átomo permanente. Ambos são apenas uma cadeia de eventos que têm certas relações interessantes uns com os outros. A física moderna nos permite dar corpo à sugestão de Mach e de James de que a 'essência' do mundo mental e do mundo físico é a mesma. RUSSELL, Bertrand, Ensaios céticos: 74
A complexidade se instaura na cabeceira da pista:
Cada ciência, é claro, deve debruçar-se sobre o capítulo de sua competência. Mas qual delas nos proporciona uma visão de conjunto, revelando uma significação, sentido... o tecido do acontecimento? E como fará se o livro ainda está se escrevendo e não foi lido? CHARDIN, Teilhard, cit. ARCHANJO, Ph.D. Prof. J.L.: 49
Dessarte, o que faz um caminhante adentrar no Pantheon?
De maneira absolutamente prosaica responde-nos nosso luminar:
Um dos motivos mais fortes que levam os homens à arte e a ciência é fugir do dia-a-dia, com sua crueza dolorosa e sua melancolia inconsolável. Esses homens fazem do cosmos e de suaconstrução o pivô de sua vida emocional, para encontrar a paz e a segurança que não conseguem encontrar no estreito torvelinho da experiência pessoal. EINSTEIN, A., Idéias e opiniões. Nova York: Random House, 1954.
De modo mais contundente, numa homenagem ao colega, o Grande Relativo compôs uma memorável oração:
Há muitas espécies de homens que se dedicam à ciência, nem todos por amor à própria ciência. Alguns penetram no seu templo porque isso lhes dá ocasião de exibir os seus talentos especiais. Para essa classe de homens a ciência é um esporte, em cuja prática se regogizam como o atleta exulta no exercício de sua força muscular. Há outra casta que vem ao templo fazer ofertório para seus cérebros, movida apenas pela esperança de compensações vantajosas. Estes são homens da ciência pelo acaso de alguma circunstância que se apresentou por ocasião da escolha de uma carreira. Se a circunstância fosse outra, eles se teriam feito políticos ou financeiros. No dia em que um anjo do senhor descesse para expulsar do templo da ciência todos aqueles que pertencem às categorias mencionadas, o templo, receio eu, ficaria quase vazio. Mas restariam alguns fiéis - uns de eras passadas e outros de nosso tempo. A estes últimos pertence o nosso Planck. E é por isto que lhe queremos bem.
O passo separa os homens das crianças. Como tão bem tipifica o mestre, a elas importa satisfazer seus próprios desejos, o mais rápido possível. Dizem que o céu lhes pertence, e assim algumas permanecem infantis até a última morada, brincando e jogando com futilidades, enquanto aguardam o embarque ao além. Cansada de penduricalhos, todavia, a maioria felizmente constata que aquela satisfação era efêmera, por carência de sentido. Mesmo tomadas de todo amor, percebe ser mero diversionismo, e desse modo seu insatisfeito intento lhe indica abrir mais a cortina, na tentativa de esmiuçar a viagem antes do embarque ao incerto destino. Tal procura é heróica, porém sem fim. Diante da imensidão, passam-se os bastões, e os andaimes se espicham à eternidade. Como o eterno se espraia a todas direções, uns escolhem o passado, e trilham remotas experiências, juntando cacos até do tempo em que a vela era rainha da noite, para compor seus patchworks.
Do modo que, a quem examinar com cuidado os acontecimentos do passado, será fácil prever em cada Estado o que o futuro reserva e aplicar os remédios usados pelos antigos, ou se eles não usaram, arranjar novos fundados na semelhança dos acontecimentos. COMTE, A., cit. OLIVA Alberto, Entre o Dogmatismo Arrogante e o Desespero Cético: 83.
Por paradoxo, quanto mais se atém nos fatos pretensamente racionais, porque provados, mais o mosqueteiro se distancia da emergente realidade:
A informação proporcionada pela experiência histórica não pode ser usada como material para a construção de novas teorias ou para a previsão de acontecimentos futuros. MISES, Ludwig von, Ação Humana - Um Tratado de Economia: 72
Se inútil o desenrolar, pelo menos que nos sirva de lição para não repeti-lo.
No meio, entre-alas, a claque balança, ora abanando o rabo à frente, geralmente aos lados, mas sem despreendê-lo do corpo. Se PLATÃO merece o caixão, ARISTÓTELES pode ser resgatado? A midway teria mais chance? A virtude estaria mesmo no meio, isto é, entre o condenado passado, e o futuro, este apenas expectativa, e pior, independente de tudo? Nada disso arrefece a incerteza:
"Quando se deseja calcular o futuro a partir do presente, só se consegue obter resultados estatísticos, já que nunca se consegue descobrir todos os detalhes do presente." (HEISENBERG, Werner, cit. ISAACSON, W.: 344)
Na rotina diária, nem sempre percebemos que tudo que existe é de certa maneira controlado por forças e interações invisíveis aos olhos. Nossa própria existência, do nascimento até a morte, é influenciada por essas forças. Elas controlam as menores partículas subatômicas e as grandes galáxias a bilhões de anos-luz de distância.
OLIVEIRA, A.,
Depto Física, Univ.Fed. de S. Carlos - http://cienciahoje.uol.com.br/133058
Haverá, por acaso, algum objeto para justificar um projeto? Talvez a brilhante metafísica, mas per se alienígena. Volta e meia ela atrai mariposas, até a queda fatal. Ademais, como vemos, os andaimes à disposição são por demais restritos. Deparamo-nos com esses impasses em todos quadrantes. Insistimos, todavia, em promulgar suas eficácias, através de colheitas pontuais, e assim os cockers são encaminhados às mesmas pontes, na esperança de ampliá-las. Apuram-se babéis, e igual número de implosões. Urge observar o disposto ainda no século XIX:
"Para poder viver, o homem deve possuir a força de romper um passado e de aniquilá-lo e é necessário que empregue essa força de tempos em tempos."(NIETZSCHE (Da utilidade e do inconveniente da História para a vida: 45)
O conceito de um mundo sutilmente interligado, um oceano cósmico no qual estamos intimamente ligados uns aos outros e à natureza, assimilado por nosso intelecto e abraçado por nosso coração, poderá talvez inspirar novos modos de pensar e de agir que transformem o espectro de uma derrocada global no triunfo de uma renovação global – uma renovação para uma era mais humana e sustentável. LASZLO: 205
 Os dados já estão jogados:
A Teoria de Cordas (ou supercordas) é uma teoria que se propõe a unificar a descricão das interacões fundamentais. Em particular, acredita-se que ela representa um caminho para a descrição quântica da interacão gravitacional, possibilitando uma conciliação entre a Mecânica Quântica e a Relatividade Geral. Na teoria de cordas as partículas elementares correspondem a diferentes formas de vibracão de cordas que se propagam no espaço. A interação entre partículas corresponde à interação entre cordas. BRAGA, Nelson Ricardo de Freitas. - http://omnis.if.ufrj.br/~braga/cordas
 Os sapatos ao velho também:
Animated Animals Pictures, Images and Photos

Nenhum comentário:

Postar um comentário