terça-feira, 7 de julho de 2009

A vez do Ministro da Economia da Argentina renunciar

Para que a boiada passe incólume no rio, lá se foi mais um boi-de- piranha.
;
Carlos Fernández foi obrigado a renunciar ao cargo, assim como o chefe-de-gabinete de ministros, Sergio Massa..
.
O naufrágio do governo da senhora Cristina Kirchner fora perfeitamente prognosticado:

Para o escritor peruano Mario Vargas Llosa a presidente argentina Cristina Fernández de Kirchner é um desastre total, e a Argentina está conhecendo a pior forma de peronismo: populismo e anarquia.
Corriere della Sera, 20/3/2009

Cristina Kirchner está levando a pecuária argentina à bancarrota. Estima-se que em 2011 os argentinos farão churrasco com carne importada.

www.claudiohumberto.com.br, 16/5/2009
O sinal vermelho, a confirmação da inépcia veio pela perda das eleições ao Congresso, há dez dias.
Recentemente já foram sacrificados a ministra da Saúde do país, Graciela Ocaña, culpada pela dissiminação da gripe suína; e na semana passada, o secretário dos Transportes, Ricardo Jaime, sabe-se lá qual motivo.
Para não pensar no pior, o que parece flagrante é o interesse do marido da presidente, o senhor Néstor Kirchner.
.
No horizonte das próximas eleições precipita-se o já tradicional estilo corrupto/populista do partido fundado por Péron, ainda que o próprio Kirchner tenha já proporcionado seu fiasco, quando ficou em segundo lugar nas eleições de Buenos Aires, perdendo para o principal candidato da oposição, Francisco De Narváez. O fato lhe custou a perda da presidência"justicialista".


O
O Ministério da Economia será exercido por Amado Boudou, à direita, titular da poderosa Anses (Administração Nacional de Seguridade Social), secundado pelo novo chefe-de-gabinete Aníbal Fernández, à esquerda.
Boudou participou da juventude da UCeDé, na década de '90.

.
Na época o novo ministro também primava por empresariar espetáculos musicais em Mar del Plata, uma tarefa que "incluía elegir al artista, contratarlo, contratar el espacio, conseguir sponsors, realizar la publicidad y promoción y los temas operativos".
Em funções públicas Boudou ingressou na Anses em 1998, exercendo o cargo de gerente de presupuesto y control.
A mudança, no entanto, foi considerada 'puramente cosmética' pelos partidos da oposição e analistas políticos. Os homens mais controvertidos do governo não foram afetados pela mudança ministerial. Eles são o ministro do Planejamento Federal e Obras Públicas, Julio De Vido (envolvido em vários casos de corrupção e responsável por polêmicos negócios comerciais com a Venezuela do presidente Hugo Chávez), e o secretário de Comércio Interior, Guillermo Moreno (responsável pela manipulação das estatísticas de inflação, pobreza e PIB e defensor do congelamento de preços. O senador Gerardo Morales, um dos líderes do Acordo Cívico e Social, a principal coalizão da oposição, criticou a designação de Boudou: "Ele precisa prestar contas dos obscuros usos dos fundos do sistema previdenciário" durante a campanha eleitoral.
Estadão, 8/7/2009



Nenhum comentário:

Postar um comentário