quinta-feira, 16 de julho de 2009

Carma Ocidental - A superstição materialista


O socialismo científico abordou a sociedade da mesma forma que Newton abordou o comportamento dos corpos celestes, investigando suas imutáveis 'leis do movimento. ROSZACK, T.: 108
Com base num profundo e abrangente estudo da ciência, Lênin provou que os métodos do materialismo dialético, tal qual formulados por Marx e Engels, eram inteiramente confirmados pelo desenvolvimento do pensamento científico em geral e pela ciência natural em particular. TRÓTSKI, cit. FADIMAN, CLIFTON, org.: 31.
Assim como Newton formulou as leis fundamentais da realidade física, os filósofos e sociólogos, viajando na sua esteira, esperavam descobrir os axiomas e princípios básicos da vida social. Seu universal maquinismo de relógio converteu-se em modelo a partir do qual comparava-se o Estado com um mecanismo preciso, sujeito a leis, e retratavam-se os seres humanos qual máquinas viventes. ZOHAR, D., 2000: 23
.A cientista da Nasa, BARBARA ANN BRENNAM ((p.43) Master em Física Atmosférica na Wisconsin University, compreende:
A mecânica newtoniana descreveu com êxito os movimentos dos planetas, das máquinas mecânicas e dos fluidos em movimento contínuo. O enorme sucesso do modelo mecanicista levou os físicos do século XIX a acreditarem que o universo, com efeito, era um imenso sistema mecânico que funcionava de acordo com as leis básicas da natureza. Considerava-se a mecânica newtoniana a teoria definitiva dos fenômenos naturais.Tudo podia ser descrito objetivamente. Todas as reações físicas tinham uma causa física, como bolas que se chocam numa mesa de bilhar.
A pesquisadora ainda lembra: “essa maneira de ver as coisas era muito confortadora.”
Além de confortadora, muy interessante, como vimos.
No epitáfio do grande NEWTON, na Abadia de Westminster, a mando sabe-se lá de quem, está escrito:"É uma honra para o gênero humano que um tal homem tenha existido." Na verdade foi uma lástima. Só depois de séculos de engano, tudo foi desvendado. Einstein e muitos, como Alfred North Whitehead, (Matemática, cit. FADIMAN, C.: 333) perceberam o grave deslize:"Por mais que tenham sido ditas com orgulho, as palavras de Newton repousam num completo equívoco sobre a capacidade da mente humana para lidar com a natureza externa."
A dimensão pela qual se bate o comunismo e o socialismo mais ou menos radical, ultimamente pelo proselitismo alcunhado democrático social, ou trabalhista, é por tudo do mesmo modo preconceituosa, por isso dogmática, e totalmente limitada:
Marx, enquanto materialista, enquanto alguém que advoga que toda a realidade é matéria, porém não apenas isto, que toda a realidade e matéria obedece a leis que são absolutamente determinadas, não apenas é materialista, como também determinista, isto é, crê ser possível compreender a realidade de tal forma que, uma vez descoberta suas leis, poderíamos antecipar o futuro desenvolvimento, e 'O capital" tem a pretensão de ser a obra que descreve o desenvolvimento das leis econômicas da sociedade moderna. PEREIRA, J.C., Epistemologia e Liberalismo - Uma Introdução à Filosofia de Karl Popper: 134
Tal produção é capenga, no mínimo negligente com inúmeras outras peculiaridades naturais."Sobre isto, Newton foi bastante claro: tudo que não é deduzido dos fenômenos deve ser chamado de hipótese; e as hipóteses, sejam as metafísicas ou físicas, digam respeito às qualidades ocultas ou às mecânicas, não têm lugar na filosofia experimental." (THUILLER: 69)
Por DEEPAK CHOPRA (Criando prosperidade - A consciência da riqueza no campo de todas as possibilidades: 19), bem se pode divisar - o apelo social nada mais é do que fruto exclusivamente ideológico, parca ferramenta de ascenção ao poder :"Sintetizando, posso dizer que a conclusão fundamental dos estudiosos do campo quântico é que a matéria-prima do mundo não é material, as coisas essenciais do universo são não-coisas. Toda nossa tecnologia baseia-se nesse fato, que fez cair por terra a atual superstição do materialismo"
No início, MARX e o comparsa ENGELS tratavam tal obra como "livro maldito". De fato, o barbudo desenvolveu a novela como "verdadeiro pesadelo". Os ingleses os ignoraram por duas décadas, até alguém propor uma tradução. DURKHEIM também lhe traduziu:"O que é propriamente científico no socialismo não é socialista e o que é socialista, não é científico. O socialismo é um grito de dor, as vezes de cólera."
EINSTEIN (cit. THULLIER, PIERRE, Ciência e Subjetividade: O Caso Einstein, in THOMAS, H. e THOMAS, D. L., Einstein, Perfil bibliográfico: A Vida do Grande Cientista, in Einstein por Ele Mesmo: 143) da própria Zurich de 1900, assim já lamentava: “De tudo isso, não restará nada além de uma poucas páginas deploráveis nos livros de história, que retratarão suscintamente para a juventude de gerações futuras os desatinos de seus ancestrais.”
O “herético” pode ser profeta e testemunha: “Em nome do progresso humano, Marx provavelmente causou mais mortes, miséria, degradação e desespero que qualquer outro homem que já tenha vivido”. (DOWNS, ROBERT BINGHAM: 101)
O determinado, o movimento da história, a lei do progresso inevitável, a dialética como motor do mesmo, a estrutura tecnocrática imposta, ao serem cotejados com os novos achados da ciência, resultam meros conceitos sem justificação, porque inclusive seus pressupostos científicos caducaram, revisados em suas raízes mais profundas.
RUEFF, Jacques, Les dieux et les rois, A visão quântica do Universo :56
KARL pecou pela ignorância, miopia, vigarice, ou talvez tenha sido vítima de uma precipitação, provavelmente de origem juvenil, na melhor das hipóteses; mas conseguiu embrulhar, carregar populações do mundo inteiro, arrastadas por uma corrente cada vez mais grossa, até transformar-se num rio arrasador. Empregou, infelizmente, metade da população a defendê-lo e outra metade a defender-se, antes de ser enterrado, com grande festa e muito champagne, embaixo das pedras do muro que propiciou construir, onde ainda hesitam alguns suspiros. Como disse JAMES BUCHANAN (cit. KLAUS, VÁCLAV, Ministro das Finanças da Tcheco-Eslováquia de 1991, Presidente da República. - Demolindo o Socialismo, série Ensaios e Artigos - Inst. Liberal, R. Janeiro, 1992: 10), “o socialismo está morto, mas Leviathan ainda vive”.
Lamentável é o morto-vivo morar no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário