quarta-feira, 22 de julho de 2009

O fenomenal eclipse



O céu asiático amanheceu anoitecendo. A pequenina ofuscou completamente o magestoso Sol.
O processo ocorreu por seis minutos.
Bilhões de olhos se voltaram a observar o blackout, num corredor de 15 mil kms, por 250 de largura. Indianos e chineses foram os que mais sentiram as vibrações.
.
Google Pagerank Checker

Contos e mitologias evocam o anúncio de fortunas, mas também de maus presságios:.
"É um momento muito perigoso no Universo", advertiu Raj Kumar Sharma, astrólogo de Mumbai. "Se o Sol, o senhor das estrelas, está doente, então acontecerá algo de grave no mundo", prediz o vidente.
Em Nova Déli, algumas pessoas não tomaram café da manhã devido à crença hinduísta de que preparar comida durante o eclipse pode trazer má sorte.
Há quem afirme: o fenômeno pode causar males aos fetos; então as grávidas foram aconselhadas a permanecerem em locais fechados.
Na China antigas crenças também prenunciam má sorte. As autoridades precisaram garantir à população que os serviços públicos funcionariam normalmente.
Dessarte, muitos comemoraram com braços para o céu o reaparecimento do Sol.

Conheça a influência do satélite (Deutsche):
www.deutsche-welle.de/popups/popup_single_mediaplayer/0,,4502850_type_video_struct_9137_contentId_2456373,00.html



É o eclipse mais longo do século. Nenhum de nós viverá o suficiente para ver outro igual
Federico Borgmeyer, diretor da agência de viagens alemã Eclipse City.
.
O astrofísico norte-americano Fred Espenak o definiu como um "fenômeno gigante".
.
Nada menos que 2 bilhões de pessoas usufruíram dos instantes, record na história da humanidade.
.
O ponto máximo ocorreu às 6h20m na Índia (hora local). Melhor visão: povoado de Taregna, durante 3 minutos e 48 segundos. Nos últimos dias, o reduto veio invadido por pesquisadores internacionais. Os investigadores tencionavam aferir de que modo e intensidade do eclipse afeta o comportamento de animais, plantas, coisas e as mudanças climáticas.
O episódio ativou o comércio e o turismo do Extremo Oriente. O Parque das Esculturas de Xangai, o melhor lugar de observação da cidade, vendeu 2.000 entradas, com óculos especiais incluídos e camisetas comemorativas. Os hotéis estão lotados.
Na Índia, a agência Cox and Kings fretou um Boeing 737-700 que decolou de Nova Déli antes do amanhecer, "interceptando" o eclipse total a uma altitude de 41 mil pés (12,5 mil metros) ao voar à leste, até o Estado de Bihar. Janelas do lado do Sol foram vendidas por 1.200 euros (US$ 1.700 dólares).
Na cidade santa de Kurukshetra, norte da Índia, cerca de de um milhão e meio de de peregrinos se atiraram nas águas da cidadela. Quem estava no Golfo de Jambat, na Índia, ao norte de Mumbai, teve a primazia. Aos poucos, o eclipse foi apreciado numa faixa que se estendeu do norte a leste de Nepal, Mianmar, Bangladesh, Butão e China.


Quando a Lua estiver na sétima casa, e Jupiter alinhado com Marte,
então a paz conduzirá os planetas, e o amor orientará as estrelas.
Este é o início da Era de Aquarius

Multidões se reuniram junto aos diques de Wuhan, uma cidade industrial do centro chinês, aclamando e se despedindo enquanto a última faixa do disco desaparecia, deixando a cidade na escuridão. O eclipse permitiu que essas pessoas apreciassem a mais completa visão da chamada coroa solar, anel de luz branca que se estende por cerca de um milhão de quilômetros acima da superfície do Sol. Tiveram mais sorte do que aqueles que tentaram observar o fenômeno nas cidades costeiras perto de Xangai, onde o céu nublado e a chuva bloquearam a raridade.

O
O fenômeno ainda pode ser observado a partir do arquipélago de Ryukyu (Japão), estendendo-se às ilhas Marshall, Kiribata e Nikumaroro, beirando a paradisíaca Polinésia, epílogo do espetáculo.
.
.
Segundo Joanna Jolly, da BBC em Katmandu, as autoridades do Nepal ordenaram que todas as escolas permanecessem fechadas para evitar que as crianças ficassem expostas aos "efeitos negativos" do inédito show da natureza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário