terça-feira, 29 de julho de 2008

Das vibrações

-
No espaço aparentemente vazio há um nexo, uma vida eterna,
que une tudo quanto existe no Universo - tanto animado quanto
inanimado - uma
onda de vida
que flui através de tudo o que existe.
Paramahansa Yogananda, Onde Existe Luz.
Não é necessário maior conhecimento para se conceber
a existência e alguma capacidade de qualquer vibração.
Nas cavernas o homem já se valia do som.
Aliás, trata-se do primeiro ato humano: ao ganhar o sôpro,
ele imediatamente responde, emitindo o estridente chôro.
.
Logo se dá conta do poder, e o repete, amiúde.

As ondas sonoras são as mais conhecidas, quiçá as
mais apreciadas, embora não raras vezes detestáveis.

As mais aprazíveis em geral são musicais. Quem nunca ouviu um Liszt, Mozart, ou Bach, pode ter ouvido uma viola, ou, pelo menos,algum suspiro, seja de dor ou de amor.
The Beatles foram agraciados com a Ordem da Coroa, e aclamados como mais conhecidos do que Jesus. Qual a razão de tamanho galardão? É que pela harmonia das ondas tão magistralmente produzidas ainda podem viajar expressas informações de fé, de esperança, caridade, emoções, solidariedade, mesmo dramaticidades, até de alertas, ou conselhos, mas todas compatíveis com o ser.
Ondas contaminam. Ninguém fica sentado numa Ola.
Recém vimos a coexistência infinita das ondas cerebrais tingindo o EspaçoTempo com cores de todos os matizes. Curiosamente, essas ondas não se entrechocam. Contrariu sensu estaria estabelecida a maior confusão, embora de vez em quando haja tal interesse, e até coberto de algum êxito, porém sempre limitado.
Einstein insinua que a ciência se deve ocupar, em primeiro lugar,
não de noções que, na sua essência, estão marcadas por uma grande
carga metafísica, como as de 'força' e 'matéria', mas antes daquilo a que
agora chamamos 'intersecções’ no espaço-tempo de linhas do universo.
(Holton: 127)
Embora evoluam sobre um caos, em regra ondas tem portos definidos, praias propícias, de modo que todas se respeitam, porque cada qual possui seu ideal:
"O fato de o tempo ser próprio de cada corpo, não uma ordem cósmica única, envolve mudanças nas noções de substância e causa." (Russell, cit. Fadiman: 165)
Nascem independentes, de específicos quadrantes; mas para subsistência, uma ratifica a outra, seja pelo contraste, ou pela combinação:
Existe uma acentuada complementariedade entre a condição de agente individual e as disposições sociais: é importante o reconhecimento simultâneo da centralidade da liberdade individual e da força das influências sociais sobre o grau e o alcance da liberdade individual. Para combater os problemas que enfrentamos, temos que considerar a liberdade individual um compromisso social. Essa é a abordagem básica que este livro procura explorar e examinar. A expansão da liberdade é vista, por essa abordagem, como o principal fim e o principal meio do desenvolvimento. O desenvolvimento consiste na eliminação de privações de liberdade que limitam as escolhas e as oportunidades das pessoas de exercer ponderadamente sua condição
de agente.
(Sen, 2000:10)

Não há disputa. Não existe receio.:
Pois o chamado ‘fim da história’ nada mais é do que a emancipação da multiplicidade dos horizontes de sentido. Um desses desafios é o de repensar o pensamento científico, libertando-o de sua ganga positivista, de sua mania contábil, a fim de instalar em seu seio a argumentação filosófica capaz de regular as relações do conhecimento científico com as demais modalidades de pensamento e ação. Outro, não menos importante, é o de pensar a modernidade. Porque esta não é um momento datado da história, definindo uma época. É o nome de uma ruptura, de uma crise relativamente à tradição. Estamos diante de uma nova episteme: da indeterminação, da descontinuidade, do deslocamento, do pluralismo (teórico e ético), da proliferação dos projetos e modelos, da ampliação de todas as perspectivas e do tempo da criatividade. (Japiassú:10)
Cada espécie segue sobeja ao destino, que sempre é meio, nunca ponto final. A eternidade não conhece demarcações. Elas podem se cruzar, já vimos, algumas até se autoanulam, mas a rigor não é comum. Talvez pudéssemos compará-las com o encontro dos rios Negro & Solimões; ou como os diversos sons de uma grande orquestra, componentes da magestosa sinfonia à Dança do Universo, como assinala Gleiser.
Tirante o empirismo necessário à navegação marítima, e às magníficas composições musicais, as ondas só despertaram a curiosidade da civilização apenas recentemente. A pesquisa é ainda precária. Primeiro as constatações do eletromagnetismo e da propagação da luz**, quase simultâneos com as averiguações das ondas gravitacionais. Daí ao radar foi apenas uma extensão. Ultrasonografias socorrem a medicina. Microondas são dirigidas.
O homem se acerca da potencialidade energética, mas não se atém à própria energia. Freqüentemente ela é considerada esotérica, ou seja, desprovida de um sentido prático.Tal carência perceptiva elide a tecnologia, malgrado o atual patamar.

Telepatia? Ora, não me venha com truques. Use o telefone, agora o email. Não invente. Pois eu acho que invenções, aliás excelentes, são o telefone e o email, não o poder da mente, concorda?
Mas de que modo poderemos atingir um brilhantismo em nossas ainda opacas capacidades? Este é o grande desafio. Nem tanto para atingir um objetivo, posto incontáveis, mas no telos de usufruir de mais um meio de propagação. Todavia, primeiro é mister atentarmos para o estabelecimento mais propício à interação. Sem plataforma, sem uma Siderall não há lançamento, nem recepção. Na busca e no aperfeiçoamento desta base é que se debatem os místicos, magos, grandes mestres indianos, chineses, tibetanos.
Curiosamente, a civilização ocidental, a maior pregadora do bem superior, foi a primeira a afastar este bem, ao separar o corpo da alma, aquele entendido mundano, e ela, divina, celestial:
Em conseqüência, tanto o platonismo quanto o cristianismo
distanciam os seres humanos do meio que os rodeia.
A natureza e a experiência eram encaradas como o mundo das
modificações perturbadoras, o mundo do erro e do caos.
Para o cristianismo, a dúvida e a incerteza são obra do diabo.
Zohar, D., 2000, p. 188.
Então, elevado à separação, o Bem Superior é considerado externo, longe da compreensão, Supremo Morador e Chefe do Paraíso que nos aguarda, e a religião não se ocupa em mais nada a não ser clamar por clemências, piedades, e compaixões. Maior bobagem não há:
Os acidentes, as doenças, assim como a infelicidade em que está
mergulhada a maior parte da humanidade, tem como gênese o
distanciamento da fonte de energia vital e cósmica.

Gonzalez, Mathias, O caminho cósmico. - Rio de Janeiro: Pallas, 1993.
Religião quer dizer religar. Bobagem também. O Universo é um Mar sem fim, para usar a terminologia do excepcional navegador Amyr Klink. E mesmo sem fim, teima por continuar em expansão, vê se pode! O que não pode é ele ser suscetível de religações, porque nada dele jamais foi desligado. Estamos nele, queiramos ou não. O que podemos, e devemos, é bem aproveitá-lo, isto sim!
Tudo o que nele se fizer, como uma lancha no mar, produzirá suas ondas.
Existem ondas de todos calibres, quadrantes e freqüências. Os carismáticos bem conhecem o macête.Suas vibrações atingem pessoas e objetos de modo concreto. Mas não é mister raro talento. O que você sente, pensa, ou faz, reproduzirá o efeito, e influenciará, de alguma maneira, sua circunstância. Se a tratarmos bem, fatalmente desembocaremos em correntes ascendentes. Caso contrário, arriscamo-nos a girar em redemoinhos, ou até ser tragado por algum buraco-negro, as Bermudas ( ou as Caymans) Cósmicas. Ao deslizarmos pela veia correta, ou pelo menos evitando essas flagrantes antiéticas, entenderemos Lao-Tzé:
"Pela não ação, tudo pode ser feito."
De certo modo o próprio cristianismo, que nada mais é do que um afluente adaptado ao belicismo ocidental, ainda assim soube prescrever a obviedade:

Por que vocês andam ansiosos pelo dia de amanhã? O amanhã não lhes
pertence. Olhai para os lirios dos campos, eles não trabalham,
não fiam nem
tecem, mas nem Salomão em toda a riqueza e sabedoria se vestiu como um
deles. E os pássaros que voam livres no céu? Você vale menos do que um
pássaro?

Infelizmente a maioria é impaciente; outra parte, S.Tomé. Alguns ainda portam bandeiras positivistas. Impingem que só a ordem traz o progresso, e então pelas armas a impõem, para seu exclusivo deleite. Os tipos jamais podem supor a superpotência das microondas.
Os cientistas desconfiaram, e tem produzidos os milagres. Ora entra em cartaz uma nova grande teoria, abrangente, unificadora, a qual seduz um número cada vez maior de investigadores:

A Teoria de Cordas* (ou supercordas) é uma teoria que se propõe a unificar a descricão
das interacões fundamentais. Em particular, acredita-se que ela representa um caminho
para a descrição quântica da interacão gravitacional, possibilitando uma conciliação entre
a Mecânica Quântica e a Relatividade Geral.
Na teoria de cordas as partículas elementares correspondem a diferentes formas de vibracão de cordas que se propagam no espaço. A interação entre partículas corresponde à interação entre cordas.
(Nelson Ricardo de Freitas Braga. -
http://omnis.if.ufrj.br/~braga/cordas.html)
Pegarei uma carona nas ondas dessas supercordas. Com certeza.
_________
Notas
*
O interesse na teoria das cordas é dirigido pela grande esperança de que ela possa vir a ser uma teoria de tudo. Ela é uma possível solução do problema da gravitação quântica e, adicionalmente à gravitação, ela poderá naturalmente descrever as interações similares ao eletromagnetismo e outras forças da natureza. (Wikipédia)
Convém assinalar, por oportuno, que a Teoria das Cordas é apenas uma pretensão, sobre a qual cientistas não conseguem evoluir, nem para confirmá-la, ou sequer refutá-la. A ciência parece ter chegado ao limite da exatidão pretendida.
* Brian Greene, O Universo elegante.

*Stephen Hawking, O Universo em uma casca de noz.

* http://theory.caltech.edu/people/jhs/strings/

* http://superstringtheory.com/
.
** Bodanis, David, O Universo Eléctrico: A verdadeira e surpreendente história da electricidade.- Lisboa: Gradiva,
2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário