quinta-feira, 31 de julho de 2008

Surf nas Ondas Herméticas

-
No espaço aparentemente vazio há um nexo,uma vida eterna, que une tudo quanto existe noUniverso - tanto animado quanto inanimado -uma onda de vida que flui através de tudo o que existe.
Paramahansa Yogananda, Onde Existe Luz.
Não era o Trimegistro*, mas tinha o prefixo. Certa feita foi abordado para entrevista, dessas que jornalistas realizam com populares, mas com direito à foto. Chegara o dia de ver sua imagem estampada em algum papel. Pacientemente respondeu as perguntas, crivadas por flashes e sorrisos. Ao cabo o editor prometeu a sonhada cópia, mas não levou muito a sério. Hermes Tri lhe endereçou a correspondência:
Prezado editor,
Creio ter havido apenas algum lapso, mas permaneço frustrado em minha expectativa de contar com o material no qual emprestei meu tempo, meu nome, meu conhecimento, minha experiência e minha imagem. Urge tentar o reenvio. Enquanto não chega, rogo que seja bastante feliz em suas novas empreitadas, que não encontre nenhuma dificuldade, nem com o fisco, nem com clientes; que não enfrente processos acusatórios, tampouco intempéries ou qualquer tipo de desgraça de saúde, ou mesmo ir à pique seu negócio, por causa de uma pedrinha de gelo qualquer... Isso é coisa de bruxaria, dessa gente que acha que pode se manter equalizado com as forças atômicas da natureza. Feliz Páscoa.
Santo remédio: no outro dia chegou a estampa, via correio-expresso.
* * *
"Eu não creio em bruxas, mas que elas existem, existem", e até o grande Niels Bohr sabia disso:
a porta de sua casa exibia flamante ferradura. Espantados, os colegas "atômicos" lhe interpelaram:
- Niels, não sabíamos que era supersticioso também. Como pode acreditar nesses preconceitos?
- Ora, meus amigos, é claro que não acredito, mas como me disseram que a ferradura dá sorte até para quem nela não acredita, preguei ela aí. Afinal, quem não aprecia usufruir de uma chance a mais?
(A influência de Niels Bohr)
Na verdade Niels não acreditava mesmo, mas sabia que correntes energéticas nos circundam equalizadas, e o distintivo servia para mostrar suas intenções, naturalmente, já na recepção. O que ele não queria era o azar, que sempre anda à espreita. A ferrada espantava o infortúnio. Per se a ameaça do coice indicava meia-volta, volver! Vetar cômodo à desgraça pode se constituir em efetivo golpe de sorte. Alguém discorda?
* * *
A consciência humana está transpondo um limiar tão importante como o que transpôs da Idade Média para a Renascença. O homem está faminto e sedento após tanto trabalho fazendo o levantamento de espaços externos do mundo físico começa a ganhar coragem para perguntar por aquilo que necessita: interligações dinâmicas, sentido de valor individual, oportunidades compartilhadas, efeitos. Nosso relaciona.mento com os símbolos de autoridade do passado está se modificando, porque estamos despertando para nós mesmos como seres, cada qual dotado de governo interior. Propriedades, credenciais e status não são mais intimidativos. Novos símbolos estão surgindo: imagens de unidade. A liberdade canta não só dentro de nós, como em nosso mundo exterior. Sábios e videntes previram esta segunda revolução. O homem não quer se sentir estagnado, o que deseja é ser capaz de mudar.
(Richards, M. C., The Crossing Point, 1973; cit. Ferguson: 57)
O que governa a dinâmica da natureza, inclusive em seu aspecto mais material, na física, não é uma ordem rígida, predeterminada.(A impossibilidade da sincronicidade pelo relógio)
Tampouco uma dialética entre contrários em luta, que leve à síntese, até que se produza uma nova antítese, como na visão marxista rechaçada também pela genética de Monod. Finalmente os terráqueos se atém:
Na verdade, nem o corpúsculo, nem o campo é a coisa fundamental. Ambos, em igual medida, são aspectos da matéria. São as duas formas fundamentais e primárias da matéria como tal. A estrutura da partícula é um reflexo de suas interações.
Telles Jr, Goffredo, O Direito Quântico,
p. 56
Não por acaso já houvera a oportuna advertência:

Einstein insinua que a ciência se deve ocupar, em primeiro lugar, não de noções que, na sua essência, estão marcadas por uma grande carga metafísica, como as de 'força' e 'matéria', mas antes daquilo a que agora chamamos 'intersecções’ no espaço-tempo de linhas do universo.
(Holton: 127)
Elas se desdobram através dessa teia cósmica muito complexa, mas de certo modo delineável:
Assim, descobriu-se recentemente que na natureza tudo está subordinado a uma ordem, até mesmo os fenômenos confusos, sem nexo, totalmente imprevisíveis. Esta ordem ‘superior’ é capaz de explicar eventos aparentemente randômicos - não importa se se trata de bolsa de valores, da mudança na temperatura de nosso planeta, ou da maneira que nós formulamos nossos pensamentos – e que podem ser expressos tanto em fórmulas matemáticas e físicas, quanto em belas imagens (os chamados fractals) disformes, mas com uma atraente irregularidade. Todos esses eventos têm algo em comum: o fato de serem atraídos a certos estados da natureza,
o que lhes dá unidade, se bem que disfarçada. A nova regularidade dos fenômenos deu origem a uma nova ciência, que tem o ‘caos’ como tema central e na qual, um dia, deve se enquadrar a teoria das ondas.

(Witkowski, Bergè: 275)
As relações ondulatórias assinaladas por Einstein, Planck e Heisenberg, tão bem explicitadas por Louis de Broglie, viabiliza, como denominou Rueff, uma filosofia quântica do universo.
Há mais de meio século das geniais indicações dos revolucionários cientistas, Prigogine (cit. Pessis-Pasternak: 39) arrola:
A pesquisa atual se volta para a incorporação de elementos aleatórios em um número cada vez maior. Isso é verdade tanto para a cosmologia de Hawking quanto para o estudo dos insetos sociais que são tão qualificados como Pierre Paul Grassé ou Rèmy Chauvin insistem sobre o papel do aleatório no comportamento social.
A base teórica da notável Marilyn Fergunson se sustenta nas abstrações, no aleatório, nessas "forças ocultas"**. O best-seller Conspiração Aquariana esboça competente ensaio no qual hipóteses e experiências demonstram como a natureza invisível se alia para produzir resultado específico. Capra declama sua novena ecológica lavrada nessa holística. Bobbio constatou a Era dos Direitos, percepções que marcam vários futurologistas. Toffler predisse a Powershift; Naisbitt o Paradoxo Global. Outros apregoam o fim dos empregos, o fim da economia, mas não o fim de tudo: o amor é o símbolo da Era de Aquarius. Como ele não conhece fronteira, portanto direção, é evidente que a evolução não se obtém na dial ética, mas através da simplicidade ética:
Se os seres humanos houvessem de inspirar-se nos exemplos da Natureza,
fazendo deles normas de conduta, a anarquia, a independência, o individualismo
e o princípio do menor esforço passariam a ser os ideais humanos.
(Garbedian, H. G., p. 161)
Não tem escapatória.(Informação e sincronicidade) Viajar contra a maré é promover o suicídio:
Hoje em dia todos nós estamos profundamente cônscios de que o entusiasmo que nossos precursores tinham em relação aos feitos maravilhosos da mecânica newtoniana levou-os a fazer generalizações nesta área de previsibilidade, na qual de modo geral talvez tenhamos tendido a acreditar, antes de 1960, mas que hoje reconhecemos que era falsa. Queremos nos desculpar coletivamente por haver confundido o público instruído em geral, fazendo-os acreditar em idéias sobre o determinismo de sistemas que satisfazem as leis de movimento de Newton, as quais, a partir de 1960, foi provado serem incorretas.
(Cit. Coveney, Peter e Highfield, Roger, p. 242.)
Os efeitos atômicos do Universo a tudo contamina. Nenhum ator do estupendo palco, nem mesmo o principal, pode se despir das prerrogativas. Resta-lhe acatá-las, e mesmo contribuir à espetacular reversão, escrita há muito nas estrêlas, e "recentemente" traduzidas pelo original Hermes.

Aprecie, ainda:
__________
* Hermes Trismegistus é a tradução em latim do grego Ερμης ο Τρισμεγιστος.
Significa "Hermes, o três vezes grande". Como "escriba e mensageiro dos deuses", no Egito Helenístico, Hermes era tido como o autor de um conjunto de textos sagrados, ditos "herméticos", contendo ensinamentos sobre artes, ciências e religião e filosofia - o Corpus Hermeticum -
As Leis Herméticas formam o conjunto de princípios atribuídos a Hermes Trismegistus
o introdutor da filosofia mundialmente conhecida como Hermetismo
Lei da Correspondência: "O que está em cima é como o que está embaixo. E o que está embaixo é como o que está em cima."
Lei da Vibração: Nada está parado, tudo se move, tudo vibra."
Lei da Polaridade: "Tudo é duplo, tudo tem dois pólos, tudo tem o seu oposto. O igual e o desigual são a mesma coisa. Os extremos se tocam. Todas as verdades são meias-verdades. Todos os paradoxos podem ser reconciliados"
Lei do Ritmo: Tudo tem fluxo e refluxo, tudo tem suas marés, tudo sobe e desce, o ritmo é a compensação."
Lei do Gênero: "O Gênero está em tudo: tudo tem seus princípios Masculino e Feminino, o gênero se manifesta em todos os planos da criação".
Lei de Causa e Efeito: "Toda causa tem seu efeito, todo o efeito tem sua causa, existem muitos planos de causalidade mas nenhum escapa à Lei".
-
** Ocultismo (ou Ciências Ocultas) é um conjunto de teorias e práticas cujo objetivo seria desvendar os segredos da natureza, do Universo e da própria Humanidade. O ocultismo trata de um tipo de conhecimento que está além da esfera do conhecimento empírico, portanto, diz-se improvável; porém, viável, como vimos. Ele não é aceito pela comunidade científica positivista. Positivismo Lógico: a festa da ilusão Taxam-no relacionado aos fenômenos sobrenaturais, ou seja, "conjecturas metafísicas, e teológicas, algumas da quais oriundas de povos da Antigüidade Clássica."
Sobre a Bibliografia da Nav 's ALL
Google Pagerank Checker

Nenhum comentário:

Postar um comentário