sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Hawking confirma notícia trazida pela Nav's ALL 2008

A Nave informou sobre a precariedade da hipótese mais cara à humanidade:
Em 14 de dezembro de 1900, Max Planck anunciou o
nascimento da Física Quântica em plena Sociedade Berlinense de Física. A energia não é emitida e tampouco absorvida continuamente, mas sim na forma de pequeninas porções discretas chamadas quanta, ou fótons, cuja grandeza é proporcional à freqüência da radiação. Albert Einstein, em 1905, foi pioneiro em fazer uso da hipótese, o que lhe renderia o Prêmio Nobel de Física depois de mais de vinte anos de sua publicação. O efeito fotoelétrico é obtido quando uma luz de alta frequência é projetada sobre o metal. Ela faz pular os eletrons, tirando-os de órbita, deixando o material positivado. Curiosamente o Grande Relativo passou mais da metade da vida refutando a Teoria Quântica, mercê do absolutismo religioso imporegnado pela tradição: “Deus não jogava dados”. Einstein gastou enorme tempo na vã tentativa de unificar a quântica com sua relatividade. Demorou anos em aceitar os fenômenos, as anomalias matemáticas afiançados por Planck e depois Bohr. Ocorre, contudo, o fato pueril, que escapou à genialidade: a Teoria Quântica nada mais é do que um prolongamento, ou o prenúncio, da própria Teoria da Relatividade. Aliás, a Teoria Quântica é uma expressão da relatividade. Deus não vem ao caso, mas sim o observador, seu tempo e seu espaço. Planck, o "Revolucionário Relutante"
Temos a rara satisfação de receber você, e um sem número de pesquisadores, diariamente em nossas páginas. Lá se vão uns tres anos de navegação ininterrupta, viajando na proa do EspaçoTempo. E La Nave vem mantendo sua velocidade, seja de embarque, ou em curso. Ingleses de vez em quando são também fregueses. Britânicos apreciam comércio, e relações internacionais. Desconfio do pessoal de Cambridge. Alguém da afamada platônica deve ter pego carona em algum trecho, sentado em nossa primeira classe, e espalhou a notícia que aqui veiculamos no início da jornada. No mes passado ainda advertimos explícitamente seu maior estandarte, diante da pretensiosa convocação:
Devemos todos, filósofos, cientistas, e mesmo leigos, ser capazes de fazer parte das discussões sobre a questão de por que nós e o universo existimos. Se encontrarmos a resposta para isso teremos o trunfo definitivo da razão humana; porque, então, teremos atingido o conhecimento da mente de Deus.
HAWKING, Stephen W.
.
O herdeiro da cadeira do teólogo NEWTON que me perdõe: se DEUS é perfeito, ao quê lhe serviria a mente?
O carma criacionista-darwinista
A Nav's ALL estava no cruzeiro do mes das noivas quando recebeu outra insólita notícia:
O ônibus espacial Atlantis ontem partiu levando um objeto inusitado na bagagem: um pedaço da árvore de onde caiu a maçã que inspirou Isaac Newton a elaborar a teoria da gravidade. o astronauta Piers Sellers há recebeu o pedaço de madeira guardado na Royal Society, em Londres.
Newton & Darwin - 1/2
Se ele foi, e voltou, ninguém sabe, ninguém viu. Por certo uma inspiração assim mecanizada não teve o menor sabor. Há muito sabemos das peripécias gravitacionais.
F=G.m1.m2/r2

F = força de atração entre dois corpos, m1 e m2
G
= constante universal da gravitação = 6,67428 x 10-11 m3kg-1s-2 (m=metro, s=segundos)
m1
= massa do corpo 1
m2
= massa do corpo 2
r
= distância entre os centros de massa dos dois corpos m1 e m2
* * *
Matemáticos são esforçados par excellence. Hoje HAWKING vem a público se retratar:

Os avanços na Física moderna excluem Deus das teorias sobre a origem do Universo, afirma o astrofísico britânico Stephen Hawking, 68, em um novo livro do qual o jornal "The Times" publica nesta quinta-feira (2/9) alguns trechos. O livro "The Grand Design", escrito em parceria com o físico norte-americano Leonard Mlodinow, será lançado na próxima quinta-feira (9).

Segundo Hawking, o Big Bang foi uma consequência inevitável" das leis da Física. "Dado que existe uma lei como a da gravidade, o Universo pôde criar-se e se cria a partir do nada", afirmou. "A criação espontânea é a razão por que há algo em lugar do nada, de por que existe o Universo e por que existimos." "Não é necessário invocar a Deus para acender o pavio e colocar o Universo em marcha", acrescenta.

Esta posição representa, segundo o "Times", uma evolução em relação ao que o cientista britânico havia escrito anteriormente sobre o tema. Em sua "História do Tempo" (1998), um dos grandes best-sellers da literatura científica, Hawking sugeria que não existia incompatibilidade entre a noção de Deus como criador e uma compreensão científica do Universo.

E agora?


Questão muito polêmica


"Curto mas envolvente e repleto de ilustrações coloridas, o livro", dizem os britânicos, "é uma escolha natural para alguém que quer uma rápida introdução ao mind-bending da física teórica "
HAWKING descreve a quântica em perpectiva criada por nosso TriPulante RICHARD FEYNMAN - a "soma de histórias", reais e virtuais.
A partir de um único princípio - o de que no nível mais microscópico tudo consiste de combinação de cordas que vibram - a teoria das cordas* oferece um esquema explicativo capaz de englobar todas as forças e toda a matéria.
GREENE, B.: 30

Sobre a "Teoria de Tudo"
Em algum dos many worlds existem precondições da vida. Não há um Universo, mas um verso multifacetado.
Bem, agora então só falta o notável e aguerrido cientista reformular sua certeza na Teoria de Darwin, que tanto aprecia e até necessita, como portador do vírus platônico.
Não é a adaptação bem sucedida a um dado ambiente que constitui o mais notável formador da vida, mas a teia de processos ecológicos em um sistema ambiental que forma os padrões psicológicos e comportamentais, os quais podem apoiar-se na genética. A evolução acontece não como resposta às exigências da sobrevivência, mas como um jogo criativo e necessidade cooperativa de um universo todo ele evolutivo.
LEMKOW, A. F.: 183

Quanto a Darwin, ele se arranjou por meio de laboriosas ‘negociações’ teóricas, manipulando como podia as definições e os conceitos. O essencial é ver essas manobras como elas eram, em seu contexto, com seus lados bons e seus lados maus; e, depois disso, não procurar dissimulá-las com elogios superficiais ao 'gênio' darwineano'.

THUILLER, P.: 210
"Todas as etapas e estruturas anatômicas que Darwin julgou tão simples implicam, na verdade, processos biológicos imensamente complicados que não podem ser disfarçados por retórica.” (DOWNS, R. B.: 200) -
O criador de DEUS é o mesmo que depois transformou macaco em homem, sem explicar a origem do macaco. Na coincidência, mas não do acaso, o carma ainda é máximo reitor da sua amada e afamada Cambridge.
_________
*Nota
O renomado cientista adere à
Teoria das Cordas*, a qual abordamos em série, com extensão às humanas. Ela evoluia com uma multiplicidade de teorias distintas. Em vez de uma única teoria de tudo, parecia haver cinco. Em 1994, os físicos observaram: a baixas energias, algumas dessas teorias eram "duais": uma transformação matemática faz um olhar como uma outra teoria, sugerindo que eles podem ser apenas duas descrições da mesma coisa. Para uma grande surpresa ela apontava para uma dupla supergravidade 11-dimensional. Muitos físicos acreditam que a supergravidade é um pedaço de uma teoria hipotética final, chamado de Teoria-M, da qual todas as teorias de cordas diferentes nos oferecem vislumbres simples.
________________
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário