sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Cara, por que não te calas?

A América Latina gosta de perder décadas e oportunidades. Aceita caudilhos, tiranos e tiranetes com razoável regularidade. Tolera que seus governantes confirmem as caricaturas feitas sobre a região. Usa, para se dividir, o que seria fator de união: a Amazônia, os rios comuns, a energia. A América Latina gosta de terceirizar suas culpas, achando que suas mazelas são imposições externas. LEITÃO, Mirian, O Globo, 19/4/2009
Recitou-me senhor do século passado:
Quando alguém chegar no topo sem anel de doutor,
provará minha razão: o estudo pode até ser bom,
mas não tem tanta importância, e sim pouco valor.
Estaríamos diante de novo Milagre Brasileiro? Com certeza:
Lula avacalhou o Congresso e quer mais para Rousseff, elegendo também a maioria dos senadores. Avacalhou a Educação, a Saúde, o Enem, os Correios, a Petrobrás, a Receita Federal. Internacionalmente avacalhou nossa política externa apoiando ditadores, chamando dissidentes cubanos que morrem em greve de fome de criminosos comuns, se envolvendo em casos vergonhosos como o de Honduras, seguindo par e passo com Hugo Chávez e outros déspotas latino-americanos. BARBOSA, Prof. Socióloga Maria Lucia Victor, BRASIL AVACALHADO, 14/9/2010
Somos brasileiros, mas o cara já encheu.
Moisés Naim, editor da revista Foreign Policy, incluiu Lula entre os
maiores hipócritas de 2009, em artigo publicado no jornal espanhol El País. KUNTZ, Rolf, Entre o G-20 e a forca 6/2/2010
Há muito o gajo merece palmadas. Agora não pode mais, porque palmadas ficaram proibidas por lei.
Sem exagero, é possível afirmar que nunca na história presidencialista brasileira um presidente foi tão agressivo contra seus adversários. Faz ameaças, agride, acusa. É o verdadeiro Lula, é a cara do cara, sem maquiagem ou disfarce. Quando um presidente não tem freios, como agora, é a democracia que corre risco. VILLA, M.A., , www.imil.org.br/artigos/a-cara-do-cara, 24/9/2010
O cara é simplesmente intolerável. Mantém-se de pé porque a maioria prefere, digamos, fazer-de-conta que seu deplorável desempenho e as decepções que causa fazem parte da vida, que nunca foi mar-de-rosa. O que não pode é receber o jato de água fria do Brucutú. Nem o gato.
Atirar-se em precipício é menos sacrificoso do que morrer queimado. Então o povo que escolha.
.
Não vê o incauto que lavra o próprio destino. O cara é suicida, um dos tantos mais ou menos psicopatas que a história se obriga a narrar. Está certo que não se precisa passar em exame de vestibular para exercer o mais alto cargo da Nação, mas também é certo que muitos não passariam, sequer, em exame psicotécnico, para mim mais importante do que a Ficha Limpa. Esta pode ser limpa em qualquer momento, com algum sabão; mas aquele, por patológico, é de difícil solução.
.O país teve tudo para apeá-lo do poder, mas, como seu líder máximo, fingiu não dar importância. Fatos, porém, não admitem tergiversações. Os mensalões foram distribuídos em frente à cadeia de TV. Era só mudar o endereço da cadeia, para seus beneficiários receberem os polpudos dividendos diretamente em suas residências, protegidos por guardas armados.
Na ocasião Foca Lisa encontrou um ferino e conceituado colega, anti-PT par excellence. Ele sorria soberbo, com um par de profissionais, em frente a sofisticadas lojas.
Com licença.
Pois não!
Desculpe a petulância. Por que ninguém fala em impeachment?

Aumentou a risada.
Lula tá morto, preciosa Foca. Não faz mais nada. Nem te preocupes.
Gostaria apenas de lembrar da advertência do criador do sistema democrático:
Se o governo se exceder ou abusar da autoridade
explicitamente outorgada pelo contrato político
torna-se tirânico e o povo tem então o direito de
dissolvê-lo ou se rebelar contra ele e derrubá-lo.

LOCKE, J., Second treatise of civil government: 184
Sempre com os afáveis sorrisos, eles se entreolharam, despediram-se, e se dirigiram às vitrines, uns ao norte, outro ao sul. Como nada mais falaram, o venezuelano agora quer toda a imprensa calada.
"A oposição errou", diz FHC. "Permitimos a mistificação de Lula. Mas Lula não é nenhum revolucionário. Ele saiu da classe trabalhadora e se comporta como se fosse parte da velha elite conservadora." BBC-Brasil/Financial Times, 25/9/2010
Por ironia, ora cabe ao Brucutú patrocinar a liberdade:
O Clube Militar está realizando no Rio um painel intitulado “A democracia ameaçada: restrições à liberdade de expressão”, da qual participarão os renomados jornalistas PAULO UEVEL, MERVAL PEREIRA, REINALDO AZEVEDO,, da Veja, e o diretor de assuntos legais da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), RODOLFO MACHADO MOURA.
Brasileiros subestimam todo mundo. Supomo-nos inatingíveis. Antepassados afiançam que em guerra o Brasil nunca foi derrotado.
Nossas cores mostram vários sabores. Deus é brasileiro. E seu filho mora no Rio de Janeiro. D. JOÃO XVI passou a ser, e também deixou seu filho na Cidade Maravilhosa. Como o L vem depois do J, nada melhor que um D. LUÍS para rimar com país. Pronto. L'Etad c'est moi. Aos festejos da Corte, teremos Copa-do-Mundo, Olimpiadas, Pré-sal, e tal! É classe d para c, também a e b para c, de modo que a igualdade é garantida. E ainda há quem reclame:

Os coletivistas tem o empenho de progresso, a simpatia pelos pobres, o ardente sentido do injusto, o impulso para os grandes feitos... Mas sua ciência se baseia num profundo mal-entendido; e suas ações, portanto, são intensamente destrutivas e reacionárias. Assim, os corações dos homens são destroçados, suas mentes divididas e são apresentadas alternativas impossíveis. LIPPMANN, Walter, cit. POPPER, K., Sociedade Democrática e Seus Inimigos: 88
Despeito. Para que serviriam as mentes? Uma crasse só, porque o Brasil é de todos.
O que pode ocorrer com a civilização perante essa visão utilitarista que leva a descambar no interesse puro e simples, desprovida de valores de alçada superior, sem aquele ideal que possa significar a civilização plena baseada nos valores do homem indivíduo, da sociedade individual, da sociedade em geral,como somatória das unidades sociais que a compõem?
BRAGA, Antonio Carlos, in NIETZSCHE, F., O livro do filósofo:8
Assistimos estupefatos o dantesco espetáculo do medíocre protagonista elevado a superstar, mero jardineiro muito além do jardim, cujo maior mérito consiste em misturar a sandice com a malvadeza, tornando impossível estabelecer qualquer fronteira entre a ignorância que orgulhosamente apresenta, e a má-fé que expressa..

Não é afinal tão grande a diferença entre a autocracia de um monarca hereditário, legitimada através da fórmula de representação, e a pseudodemocracia de um imperador eleito." KELSEN, Hans, La democrazia;il Mulino, Bologna, 1981; ed. 1998. - cit BOBBIO, Norberto, Teoria geral da política: a filosofia política e as lições dos clássicos: 373
"Metade JESUS CRISTO, metade AL CAPONE", divisa a lente diretora do Filho do Brasil." (BARRETO, Luiz Carlos, produtor do concorrente ao Oscar. - Revista Piauí)
Se verdade, o cara arrisca obter fim de Calvário, ou de Alcatraz. Nesta, tem epitáfio:
.

Alphonse Capone, 1899-1947, My Jesus Mercy
(Misericórdia, meu Jesus)
.
Jamais tivemos alguém tão pródigo em inspirar chacota. Proliferam-se piadas de toda contundência, a ponto de palhaços brilharem.

Humoristas são criaturas que não nasceram para organizar passeatas. Mas, diante de tamanha palhaçada no processo eleitoral brasileiro, alguém tinha que fazer alguma coisa. Mesmo que seja uma passeata de palhaços, o que não deixa de ser patético, mas animador. MARCELO TAS, apresentador do CQC, in O Globo, 21/8/2010
Assustaram tanto que foi necessário uma medida preventiva, digo provisória de censura, em seguida retirada por ridícula em demasia.
Na edição de hoje, 24/9, o jornal Extra permite escolher a manchete de sua preferência:
1) “Lula é bonito – Essa é a manchete para os que acham que o papel da imprensa
é bajular os donos do poder e, por isso, deve publicar apenas notícias positivas do
governo. Denúncias de falcatruas são um abuso, uma forma de conspiração.”
2) “Bonito, hein, Lula... – Essa é a manchete para os que acham que o dever da
imprensa é fiscalizar os atos de qualquer governo, denunciando os desvios e
lembrando aos donos do poder que eles não estão acima do bem e do mal.”
Sabe-se pela história os feitos daquela década dos gangsters. Nosso petiço brilhou, mas isso foi há umas quatro gerações! Naquela época era mais fácil. Parava-se rodeio pelo alto-falante da única rádio. Qualquer estória contada assumia ares de verdade. Por um microfone o americano anunciou uma invasão de marcianos, e o EUA inteiro tremeu.
.
A imprensa agora fecha o cerco. Leitores e eleitores querem saber detalhadamente o montante que o jardineiro tem levado na mala, e para onde vai tanto dinheiro.
A história parece se repetir. Depois de aplaudir os arroubos nazistas, ela viu que o cabo tinha mais poder do que todos os generais reunidos do globo. Tarde demais.
A história se repete, mas o desfecho da ópera é adaptado ao EspaçoTempo em que ocorre. I hope.

Nenhum comentário:

Postar um comentário