quinta-feira, 30 de setembro de 2010

A instalação da esquizofrenia

Examinando a mim mesmo, ó Sêneca, aparecem alguns vícios expostos tão abertamente que poderia segurá-los com a mão, outros ainda que não são contínuos, mas que voltam em intervalos intermitentes, os quais afirmo serem mais incômodos, como inimigos escondidos que atacam nas ocasiões mais oportunas, contra os quais não se pode estar tão bem preparado como na guerra, nem tão seguro como na paz... Rogo-te, pois, se tens algum remédio que possas refrear essa flutuação, para que me consideres digno de dever a ti minha tranquilidade. SÊNECA, Da tranquilidade da alma: 35/40
Não puderam (os homens), com efeito, tendo considerado as coisas (da natureza), como meios, supor que elas tivessem sido produzidas por elas mesmas, mas, tirando a sua conclusão dos meios que se acostumaram a obter, tiveram que persuadir-se de que existiam um ou mais diretores da Natureza, dotados de liberdade humana, que tivessem provido todas as necessidades deles e tivessem feito tudo para seu uso (dos homens). Não tendo jamais recebido (a) respeito do propósito destes seres informação alguma, tiveram também de julgar segundo o seu próprio, e assim admitiram que os deuses dirigem todas as coisas para uso dos homens, a fim de que esses se lhes liguem e para que sejam tidos por esses na maior honra. Do que resulta que todos, referindo-se ao seu próprio propósito, inventaram diversos meios de render culto a Deus, a fim de que fossem amados por ele acima de todos, e para que obtivessem que dirigisse a Natureza inteira em proveito de seu desejo cego e de sua avidez insaciável. SPINOZA, B,, Ética, Prop. XXVI, Apêndice
Desde as priscas eras o homem olha a seu redor, e tenta descobrir a razão e a função de cada coisa. E olha, e compara, e experimenta, e modifica, no afã de algum termo satisfatório. Se nada encontra para ver e pegar, nada tem o que fazer. A jornada se complicou quando ele dirigiu a atenção para dentro de si.
.
Conhece-te a ti mesmo
e conhecerás o Universo de Deus.
Sócrates
.
Missão impossível:
Na rotina diária, nem sempre percebemos que tudo que existe é de certa maneira controlado por forças e interações invisíveis aos olhos. Nossa própria existência, do nascimento até a morte, é influenciada por essas forças. Elas controlam as menores partículas subatômicas e as grandes galáxias a bilhões de anos-luz de distância. OLIVEIRA, A., Depto Física, Univ. Fed. de S. Carlos http://cienciahoje.uol.com.br/133058
Dado a amplitude de vetores incidentes, muitos abdicam da suposta longa jornada, em prol de qualquer construção totalmente ficcional, ou coincidente com nossas parcas aspirações.
O homem só muito lentamente descobre como o mundo é infinitamente complicado. Primeiramente ele o imagina totalmente simples, tão superficial como ele próprio. NIETZSCHE, F., O livro do filosofo: 41
Caso não descoberto de imediato o modo de ser de cada ponto ou elemento, ele sói se resignar, reconhecendo que apenas uma inteligência que lhe seja infinitamente superior é afeto à façanha.

Deus sempre foi Pai, e sempre teve o Filho unigênito, que, conforme tudo o que expusemos acima, é chamado também de sabedoria (…) nesta sabedoria que sempre estava com o Pai, estava sempre contida, preordenada sob a forma de idéias, a criação, de modo que não houve momento em que a idéia daquilo que teria sido criado não estivesse na sabedoria…(Orígenes. Os princípios, livro I, 4, 4-5.)
Em vez de se tentar produzir qualquer coisa incerto de seu êxito, e se vitorioso um galardão pequenino, insignificante perante a grandiosidade e diversidade do Universo, porque não apelar de uma vez ao Criador disso tudo?
Toda a Escritura divinamente inspirada é útil para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir na justiça. Porém, a Escritura, divinamente revelada, não pertence às disciplinas filosóficas, adquiridas pela razão humana; por onde, é útil haver outra ciência, divinamente revelada, além das filosóficas. AQUINO, Thomas de, Suma Teológica. Art. 1 — Se, além das ciências filosóficas, é necessária outra doutrina
E ai daquele que se meta a decifrar Seus segredos, querer ser igual: o destino é o mesmo de LÚCIFER, o revoltado que quis ser DEUS - o inferno, queimando no fogo do enxofre - visto real na sucumbência de Pompéia e Herculano, em plena comemoração à BACO. Veja a relíquia de sentença numa escavação emergida:
"Quisquis ama, valia, Peria qui nosci amare! Bis tanti peria quisquis Amare vota." (Viva todo aquele que ama, pereça quem não sabe amar) Como morreu todo mundo, é de se presumir que aqueles habitantes devam ter vindo de Marte.

E não me passem das colunas de Gibraltar! É por elas que ATLAS mantém o mundo de pé. É lá que começa o caminho do despenhadeiro, onde se inicia o despencar da horripilante cachoeira, a qual depois de afogar todo mundo, desemboca no fogo intenso do enxofre para secá-los
Não são poucas nuances e coincidências remetentes à desídia. O preço, contudo, é vice-campeão mundial.
“Para falar em termos fisiológicos: na luta com o animal, torná-lo doente é talvez o único meio de enfraquecê-lo.” (NIETZSCHE Crepúsculo dos ìdolos, ou como filosofar a marteladas: 54)
Pior do que uma vida mutilada, só seu falecimento. Pois a mutilação causada no cérebro da civilização ocidental praticamente condenou a humanidade à mais completa insanidade.
A nova ordem mundial de justiça social e da camaradagem, o estado racional e sem classes, não é um desvairado sonho idealista, mas uma extrapolação lógica a partir de todo o curso da evolução, que não tem menos autoridade do que aquela que o precedeu é portanto de todas as crenças a mais racional. NEEDHAM, Joseph, cit. HAYEK, F.A.: 83
O tratamento do formidável fulcro requer quase o mesmo espaço, mas o flagrante de sua introdução pode ser apreciado em dois dedos de prosa. Onde se formou a cisão mental, capital, de capto, cabeça, esta que como parabrisa se viu estilhaçada pela pedra aguda, assim turvando todas as relações humanas, e as coisas que lhe rodeiam? É possível identificar um ponto de ignição do fenômeno?
Freud buscou inspiração na cultura Grega, pois a doutrina platônica com certeza o impressionou em seu curso de Filosofia. As partes da alma de Platão correspondem ao Id, ao Superego e ao Ego da sua teoria que atribui funções físicas para as partes ou órgãos da mente (1923 - 'O Ego e o Id'). No centro do 'Id', determinando toda a vida psíquica, constatou o que chamou Complexo de Édipo, isto é, o desejo incestuoso pela mãe, e uma rivalidade com o pai. Segundo ele, é esse o desejo fundamental que organiza a totalidade da vida psíquica e determina o sentido de nossas vidas. COBRA, Rubem Queiroz - www.cobra.pages.nom.br/ecp-psicanalise.html
A companhia é suspeita:
Durante o século IV a.C., verificou-se, no mundo grego, uma revivescência da vida religiosa. Segundo alguns historiadores, um dos factores que concorreram para esse fenômeno foi a linha política adotada pelos tiranos: para garantir seu papel de líderes populares e para enfraquecer a antiga aristocracia, os tiranos favoreciam a expansão de cultos populares ou estrangeiros. Wikipédia
Mas de fato, o rastro dos retransmissores nos leva à única emissora.
"O Demiurgo de Platão, o grande arquiteto cósmico, transformou-se no Deus cristão de Copérnico." (GLEISER, Marcelo, Criação Imperfeita: 54)
Bem, chegamos, pois no instalador da esquizofrenia. De que modo o pretensioso dotado poderia operar?  Que dano poderia causar?
Enquanto estivermos presos ao corpo e a nossa alma estiver conglutinada. com este mal, nunca poderemos atingir plenamente a verdade do que buscamos. Pois, mil e uma inquietações nos causa o corpo, pelas exigências de sua nutrição, sem falar ainda em toda espécie de paixões eróticas, desejos, temores, e um sem número de imaginações e infinitas ninharias. Em suma, ele nas coloca num estado no qual não temos um momento de quietação. Pois, também as guerras, as revoltas e batalhas são conseqüências do corpo e das suas concupiscências. Porque todas as guerras nascem do desejo de adquirir haveres e bens. E haveres e bens somos forçados a adquirir por causa do corpo, cujas exigências devem ser satisfeitas.
PLATÃO, Fédon, 66.
Ao legislador não podemos, em nenhum ponto, lhe recusar a nossa, fé; e assim será também quando nos assegura ser a alma algo de completamente diferente do corpo e que, na vida, é justamente a alma, e não outro ser, que nos torna a cada um de nós o que propriamente somos. O corpo, pelo contrário, nos segue a cada um somente como uma espécie de sombra, dizendo-se, por isso, com razão que, sobrevindo a morte, os cadáveres não são mais do que simulacros dos mortos; pois, o verdadeiro homem é um ser imortal, cujo nome próprio é a alma, que entra na comunhão dos deuses para dar contas de si.
PLATÃO Leis, 959
"A separação metafísica da alma e do corpo teve efeitos desastrosos sobre a filosofia." (RUSSELL, B., Por que não sou cristão: 43)
O mundo platônico não é um mundo de unidade, e o abismo que, de diversas formas, resulta dessa bifurcação, surge em inúmeras formas.
KELSEN, H., 2001: 8
seesaw
Sem sparring não sai  espetáculo
Culpa & Castigo constituem a  mórbida metafísica  do carrasco.  Qual melhor sensação do que apontar o pecado, para submeter o pecador? A prova de sua "força" é  que lhe realiza. Ao decairem atlântidas ou periclitarem florenças ele aponta as razões:  a cupidez, a inveja, o vício, a luxúria, a ganância. Mas êle é o promotor,  a causa de toda degenerência.  O verdugo culpa a doença; porém  ela vem  instilada a priori,  fito de prostrar quem o astuto tenciona dominar. Liga o ar-condicionado ao máximo para vender o cobertor. Torna a vida na Terra insuportável, para oferecer as cativas do Céu a preço promocional, mísero dízimo. Haja sordidez:
A comprovação científica  é bastante facilitada diante do retilíneo trajeto, sentido metafísico ao desfrute político:
O dualismo cartesiano, ao criar a bifurcação mente-matéria, observador-observado, sujeiro-objeto, moldou o pensamento ocidental, poucos filósofos discordando dele, cujos mais notórios foram Spinoza e Schopenhauer. No século XX essa discordância se acentuou. GOTTSCHALL: 189

O nosso Descartes, nascido para descobrir os erros da antiguidade, mas para os substituir pelos seus, levado por esse espírito sistemático que cega os maiores, imaginou ter demonstrado que a alma era o mesmo que o pensamento, como a matéria que, segundo. ele, é a mesma coisa que o espaço; afirmou que pensamos sempre e que a alma chega ao corpo ciente das noções metafísicas, conhece Deus, o espaço, o infinito, tendo todas as ideias abstractas, enfim repleta de conhecimentos que, infelizmente, esquece ao sair do ventre materno. VOLTAIRE, «13.ª carta», Cartas Filosóficas,

Devemos todos, filósofos, cientistas, e mesmo leigos, ser capazes de fazer parte das discussões sobre a questão de por que nós e o universo existimos. Se encontrarmos a resposta para isso teremos o trunfo definitivo da razão humana; porque, então, teremos atingido o conhecimento da mente de Deus.
HAWKING, Stephen W. Prof. , Cambridge
Ao apelar à Providência Divina, homem se despe da condição que lhe difere dos quadrúpedes, alojando-se em patamar inferior.
O ser humano tende a surtar, pirar ou nem sei que nome dar quando se sente desse jeito, afinal somos complexos, somos feitos a imagem e semelhança de Deus, somos trinos como Ele, não na exuberância de sua Santidade mas sim na composição de corpo, alma e espírito. CAJADO, S., Ritmo interior
"O cristianismo rompeu a união entre o homem e a natureza, entre o espírito e o mundo carnal, potencialmente distorcendo o relacionamento entre os dois em direções opostas e atormentadas..." (ANDERSON, Perry. Passagem da Antiguidade ao Feudalismo, Brasiliense: 128)
Tirante o sofrimento impingido pelo atormentado, um animal nunca experimentou a escravatura - nem dos pares, nem de si mesmo. É-lhe impossível alienar seu cérebro. Nunca encontraremos naquele reino algum complexo de édipo, tampouco oscilações bipolares. Stresses lhes são estranhos.
O animal é tão ou mais sábio do que o homem: conhece
a medidada sua necessidade, enquanto o homem a ignora.
  DEMÓCRITO
"A estimativa é de que atualmente haja 35,6 milhões de pessoas vivendo com demência no mundo. Este número deve subir para 65,7 milhões até 2030 e 115,4 milhões até 2050." BBC-Brasil, 21/9/2010
Nossa salvação poderia já se ter efetivada, mas na calada da noite o Morto do Calvário logrou escapulir da sepultura, Ficou claro o abismo entre a gente. Só Ele tem a chave da façanha. Só ORFEU preservou seu corpo intacto depois de morrer, isto porque também soube encantar HADES. Ninguém mais isso conseguiu. Nem SOCRATES, que embarcou na quimera, nem qualquer luta no rio. E tudo indica que isso jamais se conseguirá, e nem precisa, em que pese formidáveis esforços de todos os segmentos e pensamentos das sociedades de todos os tempos.
Li do que foi escrito sobre a consciência, a natureza dos sonhos, as coisas que foram famosas e já não existem mais. Entre elas o fenômeno do “déjà vu”, visto como uma das formas de epilepsia há até uns 30 anos. Ou as disputas sobre a “localização” do inconsciente, tido como um objeto anatômico, um substantivo, e não como um adjetivo; importante, mas adjetivo enfim. Os sonhos consistem em memórias evocadas internamente, misturadas de uma forma diferente da utilizada na vigília, e não expressadas para o exterior através de comportamentos. A consciência é ainda indefinível em termos rigorosos, e muitos acreditam que sob esse nome escondem-se muitas coisas, entre elas as memórias, níveis de atenção e outras atividades, propriedades e características do tecido nervoso. Hoje, nós que estudamos as Neurociências e vemos através desse estudo o quanto avançamos e o quanto ainda ignoramos sobre a mente humana, nos surpreendemos que poucos anos atrás pudessem ter existido idéias tão fantasmagóricas sobre ela. IZQUIERDO, Prof. Ivan, Centro de Memória do Instituto de Pesquisas Biomédicas da PUC-RS,
Nosso resgate se faz more eletronic , porque não há no EspaçoTempo espaço a tanta estupidez:
Para falar a verdade, olhando a religião como um modo de acorrentamento da caverna de Platão, não se pode deixar de pensar que a humanidade como um todo tem uma certa tendência a gostar de ser mantida acorrentada na ignorância. BELLI, M. O Mito da Caverna de Platão e o Paradigma da Representatividade
Não se religa o que é impossível desligar. Uno não se divide; portanto, não se reúne.

É uma questão que atualmente deve ser reconsiderada, tendo em vista que a fragmentação já se espalhou completamente, não apenas na sociedade, mas especialmente em cada indivído; e isso conduz a um tipo de confusão generalizada da mente, que por sua vez cria uma série infinita de problemas, interferindo com a nossa clareza de percepção de maneira tão grave a ponto de bloquear nossa capacidade de resolver a maioria deles. BOHM, D., Totalidade e ordem implicada: 17
“A massa informa ao espaço como se curvar; o espaço informa à massa como se movimentar.” (WHEELER, J., cit. ROHMANN, Chris: 345)
É uma questão de ciência; mas antes ainda, de consciência. É da ética, não da dialética. Da unidade, não dualidade. Da coesão, não da cisão. Da interatividade, não de adversidade. Da obviedade, não da complexidade,  ponte direta sobre qualquer abismo.

* * *



Nenhum comentário:

Postar um comentário