quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Calma, Presidente Obama.


A iniciativa de um pastor evangélico de queimar cópias do Alcorão
no aniversário do 11 de setembro pode estimular atos extremistas
contra os EUA, disse nesta quinta-feira o presidente Barack Obama.

Sossegue, Mr. President. Isso é apenas jogada de marketing. V.Exa por certo não sabe, mas a famosa Igreja Universal, hoje dona de incontáveis imóveis, também de poderosas cadeias de rádio, tvs e de empresas jornalísticas, com assento em inúmeras cadeiras do Congresso Nacional, e até no Palácio do Planalto, por eleger inclusive o próprio Vice-Presidente do Brasil, participando ativa e passivamente do mensalão, apareceu no ar chutando uma estátua da Virgem Maria! E muito antes, o nanico GETÚLIO VARGAS para se impor supremo divinizado, queimou as bandeiras estaduais, em praça pública. Pelo tanto ele ainda é glorificado.
Contemporaneamente o mito vai se identificando com a ideologia política: é que o processo mitológico sempre coloca suas crenças a serviço de uma ideologia. Barthes, coincidindo com este entendimento, afirma que através do mito consegue-se transformar a história em ideologia. WARAT, Luiz Alberto, Mitos e Teorias na Interpretação da Lei: 128
É verdade que a chama vem se apagando, mas teve lá seu furor:
Para entrar na história, o Presidente Vargas não necessitava dum ato que poderia ser louvável no quadro da decadência romana, quando o praticavam Brutus, Nero, Catão de Utica e tantos outros, que desencadearam guerras civis e nelas se perderam. Na História já estava ele, bem ou mal. Ela lhe fará a justiça que merecer por sua personalidade enigmática e controversa, quando se esvaziarem centenas de arquivos e abrirem os lábios, serenados ou desobrigados pela ação calmante do tempo, os detentores de segredos dos quais poucos suspeitam. BALEEIRO, Aliomar, Revista Manchete, 4/9/1954; cit. JORGE, Fernando, Getúlio Vargas e o seu Tempo: Um retrato com luz e sombra: 31.
Onze de Setembro é da mais triste lembrança, não há como negar. O dantesco ato, testemunhado através de inúmeras câmeras previamente instaladas pelas cercanias, remete-me ao caráter maquiavélico de seu antecessor. Creio que a frustrada caça ao terrorista matou mais americanos do que a precipitação dos boeings da American Airlines. V.Exa. procura lhe corrigir, e finalmente chama suas tropas de volta à Pátria! Então, bola pra frente, Pernalonga: na metafísica nem goal-keeper tem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário