quarta-feira, 12 de maio de 2010

O caráter maquiavélico da religião e do darwinismo




A afirmação mitológica da maldade inata na natureza humana encontra-se, como se sabe, na Bíblia. Ela está explicitada no episódio de Caim e Abel, como corolário da tese do Pecado Original.
PENNA, O.M., O espírito das revoluções: 83
Pois a rigor o maquiavelismo se antecipou ao genuíno em 2 mil anos 

Então veio, parece, um sábio astuto,
o primeiro inventor do medo aos deuses...
Forjou um conto, altamente sedutora doutrina,
em que a verdade se ocultava
sob os véus de mendaz sabedoria.
Disse onde moram os terríveis deuses das alturas,
em cúpulas gigantes, de onde ruge o trovão,
e aterradores relâmpagos do raio aos olhos cegam.
Cingiu assim os homens com seus atilhos de pavor
rodeando-os de deuses em esplêndidos sólios,
encantou-os com seus feitiços, e os intimidou –
e a desordem mudou-se em lei e ordem.


Ao cair Constantinopla o sábio astuto já havia se bandeado à Florença, onde encontrou rico alojamento.  A cidadela italiana .promovia a reunião da fome com a vontade de comer, o cristianismo com a promissora matemática:
A Academia Platônica, fundada por Marsilio Ficino, com consentimento de Cosme de Medici, elabora com efeito uma doutrina destinada a uma larga difusão, por longo tempo benéfica à manutenção da hegemonia cultural florentina, mas da qual os Medici são os primeiros a tirar vantagem concretamente. LARIVAILLE, P.: 161.
O conceito espiritual do reino de Deus degenerou numa instituição eclesiástica, jurídica, política, militar, financeira que, substituindo a força do espírito pelo espírito da força, fez da Civitas Dei uma Civitas Terrena, com o agravante que esta cidade terrena é acintosamente proclamada como sendo a cidade de Deus. ROHDEN, H., Filosofia Contemporânea: 28
O primeiro dos cinco séculos de devastações cientificas, ecológicas, políticas, sociais, espirituais e materiais, então, vinha ao mundo com o atraente e sugestivo nome de Renascimento.
O relato recente da filosofia positiva inicia-se com a análise, na segunda metade do século XIX, da reação ao realismo transcendental, especialmente de Hegel; o antigo, porém, recua ao século XV, com a política prática de Nicolau Maquiavel, ao século XVI, com o método experimental de Francis Bacon e ao século XVII, com o materialismo de Thomas Hobbes. NADER, P.: 173
O mundo barroco pode ser descrito também como um grande teatro, onde cada homem deve ocupar o seu lugar. O mais belo dos teatros é o centro do mundo católico romano: a praça de São Pedro em Roma. A literatura, as artes, a filosofia giram em torno de Deus, de suas exigências e da salvação. Os filósofos e os sábios da época, em sua compreensão do mundo, privilegiam o caráter de abstração e de esquematização. Por isso dão a máxima importância à física matemática. Assim o problema do método constitui o problema número 1 de todos os filósofos. Trata-se de descobrir um método universal de conhecimento. E o modelo é o conhecimento matemático (geométrico).(JAPIASSÚ,  H., 1997:  81.
A 'era das técnicas', a serviço do homem e de sua ação, substitui a era medieval, da 'contemplação', orientada e dominada por Deus. Zombando do Reino celeste, só pensa em tomar ávidamente o poder terrestre, com todos os seus gozos: carnais, estéticos, intelectuais. O formando superaria os mecenas religiosos, para marcar de modo indelével todas as nações, independentemente de credo, ou tipo de governo.
Não há na face da Terra quem não seja afetado pelas maquiavélicas disposições, disparadas more gerométrico: "Deus não quer fazer tudo, para não tolher o livre arbítrio e aquela parte de glória que nos cabe... Eis a razão da conveniência em instaurar-se uma nova ordem tal que, ao serem estes povos tomados pela descrença, possa-se fazê-los crer à força."(MAQUIAVEL, Nicoló, O Príncipe, De principatibus novis qui armis propriis et virtute acquiruntur, Dos novos principados conquistados mercê das próprias armas ou da virtude: 33)
A partir daí, o mundo passou a conhecer a matança à granel. “Consciente ou inconscientemente o Mein Kampf, de Hitler, deve muito a Maquiavel, Darwin, Marx, Mahan, Mackinder e Freud.” (DOWNS, R., cit JOHNSON: 4)
FREUD que aguarde. Por ora focamos seus predecessores, não só mais importantes, como infinitamente mais devastadores, embora o maníaco socrático também tenha lá sua alta contribuição, ao infortúnio da humanidade.
O entendimento de que “da guerra da natureza, da fome, da morte, forma-se o mais nobre objeto que somos capazes de conceber: a produção de animais superiores” o menos avisado pensaria ser discurso nazista; porém, assim não o é. Esta eloqüente frase foi proferida pelo nosso CHARLES DARWIN (cit. CARVALHO, E.M.M.: 21).
Pois para além da disfunção racista, o protegido da Coroa contribuiria para conturbar a própria, em propositura fundamental para tornar o mundo em reboliço: “O livro de Darwin é muito importante e me convém como base da luta histórica das classes.” (MARX, cit. JAPIASSÚ,1978: 60)
MARX tanto se valeu do antropofágico curso que TURATI & KAUTSKY (cits. HAYEK: 83) lhe identificaram como o “Darwin da ciência social”.
MARX & DARWIN vieram engolfados pela velha fonte platônica reincrementada naquela aprazível Florença:
A fôrça corrosiva do pensamento e do estilo de Maquiavel ultrapassaram, de infinita distância, o objeto do momento. Por ter realçado tão cruamente o problnma das relações entre a política e a moral; por ter concluído, em 'uma cisão profunda, uma irremediável separação' (Jacques Maritain) entre elas, O Príncipe atormentou a humanidade durante mais de quatro séculos. E continuará a atormentá-la, senão 'eternamente', como se disse, - ao menos enquanto essa humanidade não tiver analisado inteiramente certa cultura moral, herdada, no que diz respeito ao Ocidente, de alguns Antigos célebres, e, sobretudo, do cristianismo. DOWNS, Robert Bingham: 20.
MARCÍLIO MARQUES MOREIRA (O Pensamento Político de Maquiavel:14) retrata a grã virtu:
“O secretário da República florentina era amigo das leis e teórico empírico da força.”
Tanto quanto MUSSOLINI & HITLER.
A contribuição de Nicolau Maquiavel para o mundo é imensa. Ensinou, através da sua obra , a vários políticos e governantes. Aliás, a obra de Maquiavel entrou para sempre não só na história, como na nossa vida cotidiana atual, já que é aplicável a todos os tempos. http://www.culturabrasil.pro.br/maquiavel.htm
A transfusão do sangue contaminou todas as ciências.
Temos uma grande dívida para com Maquiavel e alguns outros, que descreveram o que os homens fazem e o que não deveriam fazer, pois não é possível unir a duplicidade da serpente e a inocência da pomba, quando não se conhecem exatamente todos os recursos da serpente: sua baixeza rasteira, sua flexibilidade pérfida, o ódio que afia o dardo.
BACON, Francis.


Segundo a maior parte dos críticos, os Ensaios constituem o retrato mais real de Bacon. Encerram um repositório de conhecimentos teóricos das paixões e da natureza humana, aproximando-se do maquiavelismo. Esse maquiavelismo que se esconde nas entrelinhas das opiniões dos Ensaios, foi uma constante na vida real do autor.
ANDRADE, José Aluysio Reis de, tradutor e consultor de BACON, Francis, Novo organum ou Verdadeiras Indicações Acerca da Interpretação da Natureza: 8
O avô ERASMUS DARWIN tomou o bonde: “A causa final da confrontação entre machos parece ser esta: o animal mais forte e mais ativo deve propagar a espécie, que desta maneira é melhorada.” (THUILLIER: 198)
Foi só combiná-lo a elevada: "Trabalhei sobre verdadeiros princípios baconianos e, sem nenhuma teoria, comecei a registrar dados em grandes quantidades.” (DARWIN, C., Autobiografia: 40)
Os "verdadeiros princípios" eram apenas consequência das disposições do ídolo:
"Antes que Descartes dissesse que sua metafísica não era senão geometria, Maquiavel pode ter pretendido que sua política não era mais que matemática, com seus signos fundamentais, mais, menos, igual."
A “genialidade” maquiavélica vem desse empírico e obsoleto paradigma anexado, conexão de racionalidade mecanicista flagrada por GUSDORF. Bastava a DESCARTES & HOBBES esticarem os braços.
Mas eu não deixarei de tocar, em minha física, em várias questões metafísicas e particularmente nesta: que as verdades matemáticas, as quais chamais de eternas, foram estabelecidas por Deus e dele dependem inteiramente, assim como todo o resto das criaturas. Não receai, peço-vos, garantir e publicar em toda a parte que Deus é quem estabelece estas leis na natureza, assim como um rei estabelece leis em seu reino. DESCARTES, em carta à Mersenne (15/04/1630)
Mesmo os ateus estão de acordo acerca de que não há coisa que mais mantenha os Estados e as Repúblicas do que a religião, e que esse é o principal fundamento do poderio dos monarcas, da execução das leis, da obediência aos súditos, da reverência dos magistrados, do temor de proceder mal e da amizade mútua para com cada qual; cumpre tomar todo o cuidado para que uma coisa tão sagrada não seja desprezada ou posta em dúvida por disputas; pois deste ponto depende a ruína das Repúblicas. BODIN J. cit. CHEVALLIER, Jean Jacques: 55.
 Pautado nas platônico-cartesianas Regras para Direção do Espírito precipita-se o trem da insanidade:
Nós gostamos das delimitações, das classificações, das hierarquias, das identidades claras. O essencial do esforço ocidental é afinal de contas nos traçados de fronteiras. Trata-se sempre, para nós, de esclarecer os contornos de uma idéia, de um objeto, de um projeto, de uma ato. Nós nos esforçamos de estabilizar esses contornos e de operar escolhas. Por exemplo: entre o verdadeiro e o falso, o justo e o injusto, o homem e a natureza, os fiéis e os infiéis. www.expressaototal.blogspot.com/2008/01/espiritualidade-asitica.html
A má tese, ou a má temática ,a "quantofrenia", conforme Sorokin, ou a "aritmomania", como aduz GEORGESCU-ROEGENS, coroou o homo faber tal homo mathematicus. O universo que até a reencarnação platônica abrigava alguma alma, passou a ser visto como ‘um vasto sistema matemático de matéria em movimento’,um ‘universo material (onde) tudo funciona mecanicamente, segundo as leis matemáticas.’  “A natureza toda se transformou em um palco de impulsos e atrações, de dentes e alavancas, de movimentos de partes ou de elementos aos quais eram diretamente aplicadas as fórmulas de movimentos produzidos por bem conhecidas máquinas.” (DEWEY, John: 87)
O radical da grega ‘mathemática’ é mathein. Significa captar, aprender, apanhar. Todavia, a captação, a mathéma (ou mathésis) almeja designar não uma construção mental, mas uma pressuposta realidade já existente - nada mais que metafisica:
O cientista nunca dialoga com a natureza pura, mas com um certo estado de relação entre a natureza e a cultura, definível pelo período da história no qual ele vive, sua civilização, os recursos materiais dos quais dispõe EINSTEIN, A., A evolução da Física.
Quem sabia disso? A geometria, ao gáudio de PLATÃO, era reproclamada ciência fundamental.
No modelo proposto por Descartes e seguido pelo criador do Estado Leviathan , a geometria era a única ciência que Deus houve por bem até hoje conceder à humanidade. Retomava-se Galileu, para que a língua da natureza era a matemática. O pensamento moderno é assim marcado por este ritual do pensamento a que logo se opôs Pascal com o chamado esprit de finesse. A matematização do universo desenvolve-se com Newton e atinge as suas culminâncias em Comte. Nos Estatutos pombalinos da Universidade, determinou-se expressamente que os professores usassem do e.g. para poder discorrer com ordem, precisão, certeza. Respublica, JAM
Hobbes, que havia freqüentado assiduamente a corte fazendo-se passar por matemático (mesmo que pouco soubesse dessa disciplina) se desgostou ali, regressou à Inglaterra nos tempos de Cromwell e publicou uma obra muito malvada, de título muito raro: The Leviathan. Sua tese principal era de que todos os homens atuam devido a uma necessidade absoluta, tese apoiada, aparentemente, pela doutrina dos decretos absolutos, doutrina de geral aceitação nesses tempos. Sustentava que o interesse e o mêdo eram os princípios fundamentais da sociedade.
BRETT, R. L., La Filosofia de Shaftesbury y la estetica literaria del Siglo XVIII: 14

A historiografia hobbesiana foi descobrindo conexões cada vez mais estreitas entre sua concepção materialista e mecanicista do mundo e o nascimento-crescimento-triunfo da ciência moderna... O Estado de Natureza descrito por Hobbes é aquele em que cada um vive por sua conta e precisa cuidar da própria defesa, pelo que termina em uma guerra de todos contra todos. BOBBIO, N., Thomas Hobbes: 186.
Para também receber a transfusão, bastou a DARWIN apoiar sua veia:
"Toda a teoria darwineana da luta pela existência é simplesmente a transferência, da sociedade à natureza viva, da teoria de Hobbes sobre a guerra de todos contra todos e da teoria econômica burguesa da concorrência, bem como da teoria da população de Malthus." (Sciences studies, 1971, p.184; cit. JAPIASSÚ, 1978: 56)
O que estou tentando mostrar é que a ciência, por causa do seu método e de seus conceitos, projetou um universo no qual o domínio da natureza ficou ligado ao domínio do homem e que ela favoreceu esse universo – e esse traço de união tende a tornar-se fatal para esse universo e seu conjunto. MARCUSE, Herbert, Uma ciência sem domínio?. - P. Seuil, 1970; cit. CHRÉTIEN: 212
Sim, pois na base da criação da necessidade de aniquilamento está a afirmação de que há um 'nós' e, consequentemente, um 'eles'. Esse processo se dá de forma lenta, cotidiana e concorrem para ele ações no campo da política, da cultura e da religião. Leis que separam e restringem os homens por sua ascendência ou cor, exacerbação de sentimentos nacionalistas e crenças religiosas usadas para a segregação são os caminhos para semear o infortúnio e transformar o medo em ódio. GÓES, Moacyr, A divisão que segrega, 11/03/2010.  
DARWIN não teve tempo de ser admoestado. Seu mergulho na maquiavélica maionese ocasionou um fulcro de difícil reparo, no qual a humanidade ainda padece. No próximo artigo veremos como todo o impulso enfeixado e acelerado por NEWTON & HEGEL deu-lhe a certeza de um vôo libertador, socrático par excellence,  induzido todo mundo a acompamnhar a insanidade.  Por insólito, o arranjo ainda carrega até mesmo alguns operadores do magnífico HUBBLE. Isso sim, é profundamente lamentável. A Teoria da Evolução merece prioridade de reparo, e aguarda a chegada de um SpaceShuttle:
É nisso que aqueles que se empenham em melhorar a sorte do homem podem fundar suas esperanças: os seres humanos não estão condenados, em razão de sua constituição biológica, a aniquilar uns aos outros ou ficar a mercê de um destino cruel que eles mesmos se afligem. EINSTEIN, A., Escritos da maturidade: artigos sobre ciência, educação, relações sociais, racismo, ciências sociais e religião: 133
"A constituição biológica humana é a de um ser que vive no cooperar e compartir, de modo que a perda da convivência social traz consigo doença e sofrimento.” (MATURANA, H., cit. PELLANDA & PELLANDA,: 115)
_________________

Um comentário: