terça-feira, 4 de maio de 2010

Evolução por Supercordas - 5/11- Formidável sinfônica

.
O princípio da relatividade deve ser mais geral ainda - devemos procurar a diferença de tempo nas realizações biológicas e sociais, - o tempo local das espécies e dos grupos humanos. Isto nos poderá explicar muitos fenômenos que resistem às explicações atuais. Mas para conseguir tais fórmulas muito terá que lutar o espírito humano contra os preconceitos que o rodeiam e contra as obscuridades da matéria que irá estudar. MIRANDA, Pontes de, cit. MOREIRA: 103
Quando a filosofia vier a cooperar com o curso dos acontecimentos e tornar claro e coerente o significado dos pormenores diários, a ciência e a emoção hão de interpenetrar-se, a prática e a imaginação hão de abraçar-se. DEWEY, John: 205
A física contemporânea é uma verdadeira filosofia. Ela integra a experiência às condições da experiência.. TRATTNER, E.B.: 67.
O caos, a entropia, a relatividade ou a gravidade, o princípio da covariância,  a quântica, as fórmulas atômicas, mesmo epidemias patológicas, a Mão Invisível; de ADAM SMITH, os efeitos das borboletas, condicionamentos atmosféricos assinalados por PRIGOGINE, e constatados na Economia através de PAUL ORMEROD; Do espírito das leis ou da relação que as leis devem ter com a constituição de cada govêrno, os costumes, o clima, a religião, o comércio, etc., título completo da consagrada obra de MONTESQUIEU, O universo em fractais, de MANDELBROT, e agora até as SuperCordas,  têm no processamento das informações trazidas pelas ondas o denominador-comum ¹ :
As ondas são estruturas macroscópicas coerentes (mantêm aproximadamente seu perfil espacial), cuja função é reestabelecer o equilíbrio do sistema... Não é exagero afirmar que a maioria dos modelos teóricos usados para descrever a física do Universo primordial usa campos escalares... No chamado Modelo Padrão das partículas elementares, que combina todo o conhecimento atual dos constituintes fundamentais da matéria e das forças com que interagem entre si, campos escalares (pode haver mais de um) são um tipo de matéria que interage com todos outros tipos.  GLEISER, M., 2010: 251, 128.
Qualquer evolução fatalmente estará inserida no padrão. Todas entidades são envolvidas pelas peripécias dos grávitons, (na figura) partículas mensageiras oriundas dos mais remotos campos gravitacionais. O esteio é perfeito
A Teoria Quântica de Campos é a aplicação conjunta da mecânica quântica e da relatividade aos campos que fornece uma estrutura teórica usada na física de partículas e na física da matéria condensada. Em particular, a teoria quântica do campo eletromagnético, conhecida como eletrodinâmica quântica (tradicionalmente abreviada como QED, do inglês Quantum EletroDynamics, é a teoria provada experimentalmente com maior precisão na Física.


Resumidamente, pode-se dizer que a teoria quântica dos campos é uma teoria que, na denominação mais antiga, se chama segunda quantização, isto é,são aspectos da matéria. São as duas formas fundamentais e primárias da matéria como tal. A estrutura da partícula é um reflexo de suas interações. TELLES JR. G., O Direito Quântico: 56
No âmbito social, a apreciação dos movimentos ondulatórios são há muito respeitados, ainda que não conhecidos na ocasião. As postulações jurídico-democráticas de JOHN LOCKE e MONTESQUIEU realçam a importância das leis serem relativas; e ainda que não poucos vejam a formulação de ADAM SMITH materialista, ela consagra a entropia, o caos como determinante do progresso econômico, movimento atribuído à Mão Invisível - nada mais do que reflexos ondulatórios produzidos pelas energias individuais. Infelizmente isso não interessa ao manipulador do Leviathan, a quem tudo quer determinar:“A mensagem de Adam Smith, em particular, foi grotescamente distorcida durante os últimos duzentos anos.” (ORMEROD, 1996: 223) No planalto lavrado pelo escocês se edificam inúmeras obras de ponta - de SCHUMPETER à escola austríaca, pelos autores americanos que lhes dispuseram em trickle-down e bootstraper, aos dedicados à administração de pessoal, onde desponta o talento de um PETER DRUCK.
O salto conceitual que o físico alemão Max Planck deu em 1900, engendrando a base da mecânica quântica, reformulou de tal maneira a visão do mundo que, ao menos um historiador da ciência, não teria razões para supor que seu impacto já tivesse sido todo absorvido. CAPOZOLI, U., presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Científico (ABJC)
Em geral, contudo, como sóem cogitar no perfeito, ou pelo menos perseguir tal ideal, físicos e teólogos, cientistas, filósofos, leigos e pastores ainda encontram enormes dificuldades em produzir raciocínios multifacetados.
Como uma criança que recebe o presente de Natal tão sonhado, mas não consegue fazê-lo funcionar porque não leu todo o manual de instruções, assim também os físicos de hoje têm nas mãos algo que pode ser o Santo Graal da ciência moderna, mas não conseguem utilizar plenamente seu poder de previsão porque ainda não acabaram de escrever o manual de instruções.
GREENE, B., 235
O Tempo não passa. A vida é que passa por ele, tanto quanto a luz cruza a atmosfera.
Conclusão: o tempo não passa
Não apoio a espacialização do tempo. Sustento que o espaço-tempo, uma propriedade emergente de todas as coisas, não pode mudar. Não há nada a respeito do qual o espaço-tempo possa mudar. Processos irreversíveis são representados por assimetrias na foliação da variedade que fornece um modelo para o espaço-tempo. O espaço-tempo pode ser modelado porque faz parte da realidade física, como qualquer outra propriedade relacional. O tempo não flui. Não pode fluir porque não é uma coisa. O tempo não passa. Nós, sim. Modesta justificativa de uma visão parmenidiana do universo  Cosmos e Contexto n. 2, jan. 2012
Embora cada existência corpórea seja uma flecha restrita a algum prazo de validade, portanto, a limitado espaço, a natureza evolui para qualquer ponto da Rosa dos Ventos, de modo ilimitado.
O tempo é a quarta dimensão. A passagem do tempo é uma ilusão. Temos essa ilusão de um mundo em mutação, tridimensional, embora nada mude na união quadridimensional do espaço e do tempo da teoria da relatividade de Einstein. Se a vida fosse um filme, a realidade física seria o DVD inteiro: quadros passados e futuros existem tanto quanto o presente[ M. Bunge (1958). On multi-dimensional time. British J. Phil. Sci. 9: 39.]
Ainda que submisso à fronteira, cabe a cada um regular a própria velocidade, e até mesmo escolher um norte particular. Esta tarefa cabe ao pensamento. A energia daí emanada contribui à magestosa sinfônica. Ela informa o sistema sobre as próprias carências na opção da trajetória.
Uma coisa é certa, a hora uniforme do relógio não é mais pertinente para a medida do trabalho. Essa inadequação há muito era flagrante para a atividade dos artistas e dos intelectuais, mas hoje se estende progressivamente ao conjunto das atividades. Quando irão as instituições e as mentalidades acolher conceitos adequados? Como aplicar os sistemas de medida que acompanham esta mutação? LÈVY, Pierre: 61
A ordem é multiforme,  opção ao viandante:
Há infinitos universos paralelos formando ramificações. Em cada um se atualiza uma realidade. TOFFLER, A. & TOFFLER, H.: 20
Isto faz dos seres vivos elementos numa vasta rede de inter-relações que abarca a bioesfera de nosso planeta – que em si mesma é um elemento interligado dentro das conexões mais amplas do campo psi que  se estende pelo cosmos.
LASZLO: 198
Somos nós e nossas circunstãncias. Cabe-nos salvá-las, para nos salvarmos.
Na imagem hoje divulgada pela Nasa, 
a nebulosa Rosette, berçário estelar 
distante cerca de 5.000 anos-luz da Terra.
__________
1. As dunas cantantes são um fenómeno sonoro natural que pode atingir até 105 decibéis e ocorre em cerca de 30 desertos do mundo. Mas porque e como acontece este fenómeno?
A emissão de som das dunas continua a despertar receio e curiosidade. Os cientistas ainda não encontraram uma explicação para o fenómeno, no entanto acredita-se que o som surge quando os grãos de areia soltos e do mesmo tamanho deslizam, em avalanche, sobre uma camada inferior mais dura e úmida.  Estas dunas têm uma inclinação de cerca de 35°, o que faz com que formem uma cavidade natural, com contornos suaves que ao serem moldados pelo vento, funcionam como uma placa de som.
As camadas de areia comportam-se como se de violinos se tratassem, isto é, as partículas secas vibram como cordas, enquanto a camada mais dura fortalece o som, tal como acontece com o corpo de um instrumento. A dimensão dos grãos e a profundidade da areia solta controlam a nota que emitem.

As dunas cantantes produzem notas musicais – Mi, Fá e Sol – que podem chegar aos 105 decibéis e ter frequências entre 56 e 110 hertz, com uma duração máxima de 15 minutos. No entanto a sua frequência varia, dependendo da dimensão dos grãos de areia, bem como da sua umidade. Porque cantam as dunas?

.

4 comentários:

  1. César! Voçê é um hiper-cosmos! Somos todos a ciência- a filosofia vai a meio do caminho! Problemas com as mensagens? Leio tudo e um grande abraço.-

    ResponderExcluir
  2. " A ciência é o que sabemos. A filosofia é o que não sabemos. " BERTRAND RUSSEL ( 1872- 1970 ), filósofo inglês.

    ResponderExcluir
  3. Grato, MP.B, a sua companhia, gentil registro e colaboração.

    ResponderExcluir
  4. Só conhecemos uma realidade - a dos pensamentos. Como? Se isso fosse a essência das coisas? Se a memória e a sensação fossem os materiais das coisas? NIETZSCHE, F., O livro dos filósofos: 45

    ResponderExcluir