terça-feira, 7 de outubro de 2008

Nobel de Física às investigações sobre Partículas Subatômicas

,
-
Dois cientistas japoneses e um americano abiscoitaram o prêmio Nobel de Física. As pesquisas
tratam justamente sobre um dos
três maiores esteios que
costumamos especular.
Sobre as ondas - Interatividade com as coisas - Surf pelas Ondas Herméticas-
Yoichiro Nambu, Makoto Kobayashi e Toshihide Maskawa realizaram novas descobertas sobre as partículas básicas componente da matéria. A Real Academia Sueca anunciou que Nambu, pesquisador da Universidade de Chicago, foi agraciado com a metade do prêmio, pela descoberta do mecanismo chamado ruptura espontânea da simetria subatômica. Kobayashi e Maskawa dividem a outra metade do prêmio, por encontrarem a origem dessa ruptura em pelo menos três famílias de quarks*. O físico Phil Schewe realça os feitos:
"A natureza trabalha de maneira estranha, e estes três físicos ajudam a explicar essa estranheza em engenhoso movimento."
Os cientistas se concentraram sobre a simetria, (o grande oriente da física), e de que modo ela é quebrada, ou violada. No nível subatômico as coisas deveriam acontecer da mesma maneira se o tempo está funcionando para a frente ou para trás. Similarmente, a simetria deveria projetar uma única forma ainda que espelhada. Ora temos a confirmação do insólito:
"A quebra espontânea de simetria esconde a ordem da natureza sob uma superfície aparentemente desordenada", indica o Comité.

(Prefiria especular sobre sua multiplicação, e não pela quebra, mas que posso eu, tão distante?)
O Nobel disse que suas teorias permitem estabelecer o modelo padrão da física. É a teoria básica de como o universo se opera. Por exemplo, a simetria quebrada espontânea oferece uma explanação para como partículas diferentes adquiriram massas diferentes.
Em 1972, Kobayashi e Maskawa explicaram porque uma experiência mais adiantada tinha encontrado que algumas partículas subatômicas não estão seguidas de réguas da simetria. Sua explanação previu corretamente a existência de uma nova família de quarks*.
Kobayashi e Maskawa igualmente previram que a simetria quebrada se levantaria para outras partículas chamadas B-mesons. Quase 30 anos mais tarde, foram provados para a direita.
Durante a formação do Universo, a matéria existia sob a forma de uma espécie de sopa densa e quente, chamada Plasma de Quarks. Ao arrefecer, partículas chamadas quarks aglutinaram-se em protons e neutrons. Os físicos sugerem que o Universo se desenvolve quebrando as simetrias; e eu, ampliando-as.
Uma das causas pode estar subjacente à grande plêiade oriental dedicado à quântica, aos feitos e efeitos atômicos, ligada às tradições fiosóficas. Tanto oriente como ocidente percebem as mutações; porém, os orientais invocam a integração, a complementariedade, ainda que infringindo os desenhos originais, sem o qual nada se moveria, enquanto a tradição ocidental construiu sua rota nas elucubrações dialéticas, dispostas por um exército de diletantes.
* * *
Os prêmios da Química, da Literatura e o da Paz serão anunciados durante esta semana. Dar-se-á na próxima segunda-feira a concessão à Economia, a qual se revestirá, certamente, de uma importância especial, mercê da crise monetária que governos alhures promovem.
___________
*Subunidades de prótons e nêutrons, que, juntos formam o núcleo dos átomos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário