quarta-feira, 30 de março de 2011

O país, a religião & a criminalidade, em tres atos. - I

O mundo barroco pode ser descrito também como um grande teatro, onde cada homem deve ocupar o seu lugar. O mais belo dos teatros é o centro do mundo católico romano: a praça de São Pedro em Roma. A literatura, as artes, a filosofia giram em torno de Deus, de suas exigências e da salvação. JAPIASSÚ, H., 1997: 81
"Por todo lado haverá sangue. Haverá sangue nas ruas, sangue nos rios, as pessoas navegarão em ondas de sangue, lagos de sangue, rios de sangue. Dois milhões de demônios serão largados do céu porque mais mal foi cometido nestes últimos dezoito anos do que durante os cinco mil que os precederam." (Chapa-branca frá FRANCISCO DE MILLETO, 1513, cit. GRUZINSKI, S: 45)
Terra arada, semeada, e bem regada, à colheita os papas requisitaram O Príncipe, de Maquiavel (1515) 
* * *
O escritor francês André Malraux profetizou, há 30 anos, que o século 20 seria um "século religioso". Ele estava certo. A cada dia que passa, as matanças enlutam o mundo e, muitas vezes, nos damos conta de que, por trás das bandeiras políticas ou dos pretextos econômicos, encontramos o mesmo ator, Deus, ou antes, as efígies deletérias que vergonhosamente nos são apresentadas como representações de Deus.
Gilles Lapouge - O Estado de S.Paulo, 5/5/2011 
Na curta história brasileira pode-se destacar dois períodos mais marcantes, duas gerações pelas quais os crimes tomaram maior amplitude. O primeiro teve como protagonista estudante gaúcho, enviado a Ouro Preto para aprimorar seus conhecimentos. O Petiço e sua gang inauguraram o placar trucidando um colega paulista:  
Os Vargas eram três: Viriato, Protásio e Getúlio, que, nascido em 19 de abril de 1883, tinha, em 7 de junho de 1897, catorze anos feitos, portanto já passível de culpa, embora atenuada, consoante a legislação criminal do tempo. Este, Getúlio, é que ficara em Ouro Preto e não fora pronunciado pelo juiz Augusto de Lima. Os dois outros Vargas fugiram para São Borja, via Bahia, de onde rumaram por mar aos seus pagos. Escapariam do processo pela porta da prescrição. JORGE, F:  434
"Nessa época, possivelmente, ocorreu a alteração do ano de seu nascimento." (Um assassinato em Ouro Preto, http://www.constelar.com.br/revista/edicao25/vargas2.php)
Precisamente no Dia da Criança e de Nossa Senhora de Fátima, a Padroeira do Brasil,  no  cúmulo do Corcovado surgiu o magnífico Cristo Redentor.. Divina Providência, claro, para abençoar o caudilho, sua troupe,  e o sofrido povo  brasileiro. Graças à Deus, de novo:  "As idéias corporativas tiveram grande aceitação: receberam apoio da Encíclica Papal Quadragésimo Anno, de 1931, influenciaram decisivamente a doutrina do partido nazista alemão e de inúmeros outros movimentos fascistas em diversos países. No Brasil, foi notória a sua influência na década de 30, durante a ditadura de Getúlio Vargas." (STEWART JR., Donald, O Que é Liberalismo: 24) 
GAETAN PIROU (Introduction a l'etude de Economie Politique, Paris, : 280, cit. HUGON, P., História das Idéias Econômicas: 352) tentou explicar: “O catolicismo considera a corporação um meio de assegurar a ordem sem matar a liberdade, escapando, a um tempo, da anarquia liberal e da coerção socialista”.
O circo e o script  barroco já tinham sido devidamente testados e aprovados. "Na verdade, jamais houve qualquer legislador que tenha outorgado a seu povo leis de carácter extraordinário sem apelar para a divindade, pois sem isso estas leis não seriam aceitas... O governante sábio sempre recorre aos deuses." (MAQUIAVEL, Comentários sobre a primeira década de Tito Lívio. Brasília : Editora UnB, 1994: 58; cit. BOBBIO, 2002: 164)
As forças divinas mandaram Getúlio para brecar qualquer tentativa de uma bolchevique tropicalizada. Os estancieiros sulinos, os cafeicultores mineiros e paulistas, e os coronéis daquela maior região, todos herdeiros da República, não de Dom Pedro II,  já puderam voltar a dormir tranquilos, sim Senhor. “Ainda com Maquiavel, defino outro traço da mentalidade política do Presidente Getúlio: o desejo de ser temido, sem deixar de ser amado.” (REALE, Miguel: 174)  “Getúlio era um fiel discípulo do secretário florentino, daquele que Gioberti considera o 'Galileu da política' e Emil Ludwig chama de 'instrutor dos ditadores'.” (CAPANEMA, Gustavo, Dois Traços Getulianos em Maquiavel, Folha de São Paulo, 21/8/1977"Seus exasperados inimigos rotularam-no de maquiavélico. Essa denominação era exata; Getúlio também a teria achado lisonjeira. Na morte como na vida os atos de Getúlio foram cuidadosamente calculados para produzir o máximo efeito político." (SKIDMORE, Thomas E., Brasil: de Getúlio Vargas a Castelo Branco (1930-1964): 57)
Eis a coroa e o pinhão que movimentam a cruz a ponto da suástica: "O grande papel com que sonham os monstros sagrados da política é o do grande homem. O Salvador. O chefe providencial, genial, médium do espírito nacional. O profeta de sua raça." (SCHWARTZENBERG, R.-G., O Estado Espetáculo: 11)
Quanto mais desgraças, mais reivindicado o redentor, e acatadas suas determinações: 
Tudo depende, portanto, de se fazer com que os súditos acreditem que o governo é bom e justo, e de os cidadãos sentirem-se felizes em obedecer às suas ordens - daí todo conjunto de medidas draconianas, aniquiladoras de toda liberdade de pensamento, sugeridas por Platão tanto na República quanto nas Leis, a fim de produzir e conservar nos súditos essa crença. KELSEN, H.: 501
Eu me lembro! Eu me lembro! - Era pequeno
E brincava na praia; o mar bramia,
E, erguendo o dorso altivo, sacudia,
A branca espuma para o céu sereno.
 
E eu disse a minha mãe nesse momento:
"Que dura orquestra! Que furor insano!
Que pode haver de maior do que o oceano
Ou que seja mais forte do que o vento?"
Minha mãe a sorrir, olhou pros céus
E respondeu: - Um ser que nós não vemos,
É maior do que o mar que nós tememos,
Mais forte que o tufão, meu filho, é Deus.
Outro exemplo de Ser Positivo é o 'Deus Organizador', em que a divindade (ou divindades) exerce o papel de controlador da oposição primordial entre Ordem e Caos. O Caos representa o Mal, a desordem, e é simbolizado em vários mitos por monstros como serpentes ou dragões, ou simplesmente deuses maléficos que lutam contra outros deuses em batalhas cósmicas relatadas muitas vezes em textos épicos, como no caso do Eubuma elis dos babilônios. GLEISER, M, A Dança do Universo Dos Mitos de Criação ao Big-Bang: 31
A fim de melhor compreender a arte da propaganda, Hitler estudou as técnicas propagandistas dos marxistas, a organização e os métodos da Igreja Católica, a propaganda britânica da Primeira Guerra Mundial, a publicidade norte-americana e a psicologia freudiana. Downs: 147
No meio do 32 Getúlio jogou a Nação inteira para matar milhares de  bravos constitucionalistas paulistas
O Petiço, apoiado pelo Exército Brasileiro, tendo à frente seu grande amigo Góes Monteiro, deu o golpe que viria a destruir todas as nossas possibilidades de futuro. Tudo aquilo que ele havia gerado desde 1930 (corrupção, populismo, nepotismo, despotismo etc.) parecia vir à tona como uma avalanche. www.josino.net/suicidio.html. 
Na ditadura Vargas, todos os direitos e garantias individuais foram suspensos. O livro Falta Alguém em Nuremberg, de David Nasser, elenca várias formas de torturas: esmagamento de testículos com alicates, extração de unhas e dentes, introdução de duchas de mostarda na vagina de mulheres, queima de seios com cigarros, introdução de arame nos ouvidos, aquecimento de órgãos genitais com maçarico e outras crueldades.
O assalto ao Estadão foi criminoso. Mais uma vez o Exército Nacional era convocado a servir apenas o senhor. Sob a legenda de 'defender a Nação das influências subversivas do periódico', o paladino mandou tomá-lo, e nomeou o interventor, 'um capanga bajulador, repleto de elogios a Vargas e Ademar'. Há cincoenta anos terminava a ocupação do Estado. - Estadão, 6/12/1995: A14
"O Estado, jornal, expressava que Getúlio, o caudilho, chefe do peronismo brasileiro, fomentava a crise a fim de justificar perante ao povo e as classes armadas, o seu tão acariciado golpe continuista.” (SKIDMORE, Thomas, Brasil, de Getúlio a Castelo: 167) 
Em 1937 o crime generalizado havia tomado conta do salão. Coisa do diabo, claro, daquele materialista Luiz Carlos Prestes e sua fulgurante centena de brancaleones. "O medo atingiria o povo e a liderança seria entregue àqueles que oferecessem uma saída fácil, a qualquer preço. A época estava madura para a solução fascista." (POLANYI: 27)
Com as bênçãos divinas, a polaca acabou com tudo.
Grande amigo de Einstein, David Bohm foi um dos baluartes da Teoria Quântica. Nasceu na Pensilvânia de 1917, para falecer enquanto engatava essas pesquisas, há dezesseis anos. Morou no Brasil, trabalhando na USP, entre 52 e 54. Aqui presenciou, estupefato, o “festival da corrupção” e desrespeito à ciência, fatos que continuam permeando nosso "sistema". Bohm (cit, MOREIRA e VIDEIRA, Einstein e a Ciência no Brasil: 267) escreveu ao célebre amigo:
O que caracteriza esse governo (Getúlio Vargas) é uma incrível e absoluta corrupção, de tal intensidade que nem mesmo um norte-americano imaginaria antes de vê-lo de perto. Do topo à base, todos aceitam propinas.
Apuramos a repetição do insólito
Para se ganhar eleição no Brasil, o candidato depende de máquina eleitoral no grotão; dos evangélicos, na periferia em grande parte, e da Igreja Católica onde eventualmente existam movimentos sociais; e de um discurso competitivo nos grandes centros. A definição é do cientista político Cesar Romero Jacob, da PUC do Rio, que lançou recentemente um estudo sobre a religião na sociedade brasileira, no qual analisa as opções religiosas em 19 capitais brasileiras. http://obruxodesantos.haaan.com
Não é a já imprópria participação ou a disputa religiosa no jogo eleitoral que aniquila com as chances da Nação, que é muito maior do que os representantes celestiais. É o conluiu das seitas reunidas com o Leviathan para promoção da desgraça no fito de justificarem suas presenças, e gordos dividendos que arrasa o povo.A corrupção e enganação das seitas religiosas
Tornando o monstro doente até criança brinca de cavalinho. Eis o grande ardil pelo qual o mundo se vê envolto, sim, mas especialmente nós, o país mais cristão do mundo, e também um dos mais altos índices de criminalidade, em aumento constante: 
Os crimes de roubo e latrocínio seguido de morte - podem, por sua vez, ter aumentado por causa da crise.Quando se fala em crime de natureza patrimonial, a relação de causa e efeito com a crise financeira acaba sendo, no mínimo, intuitiva. Basta uma sacudida na economia para que o último degrau da escada social despenque no abismo de miséria de onde saiu, tornando inevitavelmente maior a sua propensão ao crime (pesquisa recente do Centro de Pesquisa Social da Fundação Getúlio Vargas (FGV) mostra que São Paulo é a região do País onde mais se produziu miséria - 5,9% - no ano da crise financeira) SIMANTOB, Fábio Tofic, Estatísticas do crime e discurso do medo 12/2/2010
O segundo ato, per se evidente, é ainda mais chocante, mercê do liame declarado da trindade brasileira, mais adequada a tridente do que a menor divindade. Até amanhã.
__________

Nenhum comentário:

Postar um comentário