terça-feira, 29 de março de 2011

Religiosidade, Estado & Criminalidade

Este novo mundo pode ser mais seguro se for informado sobre os perigos das doenças dos antigos.
DONNE, John, An anatomic of the world - The first anniversary (1611) cit. SAGAN, C., Bilhões e bilhões: 84

Não há erro mais perigoso do que confundir a conseqüência com a causa: chamo-a de a verdadeira corrupção da razão. 
NIETZSCHE, F., Crepúsculo dos Ídolos:49
Assim como a queda de um Jumbo esgota a tiragem jornalística, qualquer infortúnio faz crescer a importância de Deus. Não posso, contudo, acusar a imprensa de provocar tragédias. Igualmente não posso atribuir à religião o vertiginoso crescimento da criminalidade no país, especialmente nos últimos vinte anos, porque toda a regra tem excessão. Alguns crimes interessam também ao Estado, aliás quase os mesmos, e ele tem preferência, até por andar armado.
Não foram nem Montaigne, nem Locke, nem Bayle, nem Spinoza, nem Hobbes, nem Lorde Shaftesbury, nem o Senhor Collins, nem o Senhor Tolland, etc., que trouxeram à pátria o facho da discórdia; foram, na maioria das vezes, os teólogos que, tendo primeiramente tido a ambição de serem chefes de seita, bem depressa ambicionaram ser chefes de partido. Que digo! todos os livros dos filósofos modernos em conjunto não farão tanto barulho no mundo quanto outrora a disputa dos Franciscanos sobre a forma da manga e do capucho. VOLTAIRE, «13.ª carta», Cartas Filosóficas, Lisboa, Editorial Fragmentos, 1993: 55
Leviathan necessita que o homem seja lobo do homem para  justificar sua presença, sua atitude, e o enorme preço que cobra pelos serviço de ficar ao lado, guardando a senhora que colhe o milho plantado.  
O grande papel com que sonham os monstros sagrados da política é o do grande homem. O Salvador. O chefe providencial, genial, médium do espírito nacional. O profeta de sua raça.
SCHWARTZENBERG, R.-G., O Estado Espetáculo: 11
De cada 10 espigas, umas quatro imploram pelo espantalho salvador. Quanto mais existirem  analfabetos, pobres, senhoras indefesas, trabalhadores explorados, consumidores enganados, crianças corrompidas, tráfico e decadência,  e criminosos em geral, mais a dupla casada assume importância
É necessário que tal cidade não seja una, mas dupla, a dos pobres e a dos ricos, habitando no mesmo solo e conspirando incessantemente uns contra os outros. 
PLATÃO, A República, livro VIII., cit. SAUTET, M.: 252
Eis como é importante cercear as atividades produtivas da Nação, através de aumentos de impostos, taxas de juros e compulsórios, e fechamento de escolas, hospitais, e tudo o mais. A internet escapa por um fio.  Mas Assenge, onde anda Assenge?
Com o homem primitivo é acima de tudo o medo que invoca noções religiosas - medo de fome, bestas selvagens, doença, morte. Já que nesse estágio da existência a compreensão das conexões causais é geralmente pouco desenvolvida, a mente humana cria seres ilusórios mais ou menos análogos a ela mesma, de cujas vontades e ações dependem esses acontecimentos temerosos  EINSTEIN, cit. PAIS, ABRAHAM, Einstein viveu aqui: 139
Convencido da sapiência frente aos semelhantes animais, o primata olvida habitar no mesmo céu, de modo que ao se despencarem os vagões da ignorância na tangência da curva, lá se vai a locomotiva a sacramentar o triste fim. 
A cultura antiga, que a religião cristã assimilou e à qual se uniu para entrar, fundida com ela, na Idade Média, era uma cultura inteiramente baseada no pensamento platônico. É só a partir dela que se pode compreender uma figura como a de Santo Agostinho, que traçou a fronteira histórico-filosófica da concepção medieval do mundo .JAEGER 2003: 581     
 Na pequenina Suíça, ninguém sabe e nem interessa saber quem a dirige, alíás por federação ninguém dirige mesmo. E o Vaticano fica a ver navios, por falta de clientela.
Foi um hegeliano de esquerda, Ferdinand Lassalle, quem mais claramente expressou a tese fundamental do hegelianismo: 'O Estado é Deus.' O próprio Hegel havia sido um pouco mais cauteloso.  Ele declarou apenas que é 'o percurso de Deus através do mundo que constitui o Estado' e que ao lidarmos com o estado devemos contemplar 'a Ideia, o próprio Deus presente na terra'. , http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=867
O interesse do Estado e da religião pelo conflito, pela guerra de todos contra todos é o mesmo do bombeiro, com uma diferença: nunca vi nenhum soldado do fogo provocar algum incêndio para ganhar medalha de heróica atuação.
Aí está a fera que, com sua afiada cauda, trespassa as montanhas e derruba as muralhas e as armas; aí está a que corrompe o mundo inteiro. ALIGHIERI, Dante, A divina comédia: 63.

seesaw
Sem sparring não sai  espetáculo
Culpa & Castigo constituem a mórbida metafísica do carrasco. Qual melhor sensação do que apontar o pecado, para submeter o pecador? A prova de sua "força" é que lhe realiza. Ao decairem atlântidas ou periclitarem florenças ele aponta as razões: a cupidez, a inveja, o vício, a luxúria, a ganância. Mas êle é o promotor, a causa de toda degenerência. O verdugo culpa a doença; porém ela vem instilada a priori fito de prostrar quem o astuto tenciona dominar. Liga o ar-condicionado ao máximo para vender o cobertor. Torna a vida na Terra insuportável, para oferecer as cativas do Céu a preço promocional, mísero dízimo. Haja sordidez. A dor de dente exige o dentista.
O cristianismo rompeu a união entre o homem e a natureza, entre o espírito e o mundo carnal, potencialmente distorcendo o relacionamento entre os dois em direções opostas e atormentadas.
ANDERSON, Perry. Passagem da Antiguidade ao Feudalismo, Brasiliense: 128
O paranóico, o esquizofrênico incurável par excellence, periodicamente tem que voltar à oficina para reajuste, por módico ajuste.
O ser humano tende a surtar, pirar ou nem sei que nome dar quando se sente desse jeito, afinal somos complexos, somos feitos a imagem e semelhança de Deus, somos trinos como Ele, não na exuberância de sua Santidade mas sim na composição de corpo, alma e espírito. 
CAJADO, S., Ritmo interior
Mas quando ambos se dão as mãos geram o grande fruto que lhes consagra, e por isso regiamente recompensado.
A diferencia de los otros, el movimiento justicialista era ideológicamente cristiano, y tanto lo era, que por diez años consecutivos el clero argentino, desde su más alta jerarquía, hasta el más humilde cura de campaña, apoyó al Peronismo, tanto en sus campañas electorales como durante su gestión partidista en el gobierno  
Tudo depende, portanto, de se fazer com que os súditos acreditem que o governo é bom e justo, e de os cidadãos sentirem-se felizes em obedecer às suas ordens - daí todo conjunto de medidas draconianas, aniquiladoras de toda liberdade de pensamento, sugeridas por Platão tanto na República quanto nas Leis, a fim de produzir e conservar nos súditos essa crença.
KELSEN, H.: 501
"Para falar em termos fisiológicos: na luta com o  animal, torná-lo doente é talvez o único meio de enfraquecê-lo." (NIETZSCHE, F.,Crepúsculo dos ìdolos, ou como filosofar a marteladas
Sob o falso pretexto de defender os interesses do povo, esse gigantesco Leviatã consome a renda da população, gere mal os recursos e fecha a economia do país a seus desejos, inibindo investimentos internos ou externos. Com políticas econômicas frágeis e na maioria das vezes mal formuladas (dado o fraco entendimento dos governantes nesse assunto), o crescimento econômico pode se iniciar acelerado, mas ao longo do tempo mostra-se ineficiente e frágil, fadando o país a um atraso monstruoso em relação a regiões mais democráticas.
VASCONCELLOS, Daniel, A ameaça do "Estado-pai", O Globo, 27/8/2010
Antes de instaurar a religião, que é ato de religar, precisa a forja do desligamento. Impossível religar o que não pode ser desligado. Pobre do casal tragado pela astúcia não daquela cobra, e sim Daquele que colocou ali o objeto do desejo, vedando-lhes acesso, mas permitindo o livre-arbítrio, já contando impor o castigo diante da opção mais natural.
As idéias corporativas tiveram grande aceitação: receberam apoio da Encíclica Papal Quadragésimo Anno, de 1931, influenciaram decisivamente a doutrina do partido nazista alemão e de inúmeros outros movimentos fascistas em diversos países. No Brasil, foi notória a sua influência na década de 30, durante a ditadura de Getúlio Vargas.STEWART JR., DONALD, O Que é Liberalismo: 24
Ah, doce época, dos gangsters, canganceiros, crimes de toda a espécie, dos operários contra os patrões, principalmente dos pelegos, e da corrupção em larga escala.
A imprensa, que na gávea aguarda o desfecho, fica autorizada ao sobrevôo, guindada à primeiro plano para cobrir todas mazelas. "A Record é a única rede de TV aberta que está sempre presente na cena do crime." (Correio do Povo, 8/8/2010)
.Ela prova aos incrédulos a certeza das duas mais velhas instituições da civilização, essas traçadas no interior daquela caverna rodeada de morcegos, a mesma que servia de esconderijo para que  os pedófilos e pederastas realizassem seus intentos.
_____________

Nenhum comentário:

Postar um comentário