terça-feira, 22 de março de 2011

Deus & Leviathan

Não é freqüente o caso em que a manipulação ideológica da religião com fins políticos é o catalisador real de tensões e divisões e, às vezes, da violência na sociedade? (PAPA BENTO XVI, Folha de São Paulo, 9/5/2009)
Na verdade, jamais houve qualquer legislador que tenha outorgado a seu povo leis de carácter extraordinário sem apelar para a divindade, pois sem isso estas leis não seriam aceitas... O governante sábio sempre recorre aos deuses. (MAQUIAVEL Comentários sobre a primeira década de Tito Lívio. Brasília : Editora UnB, 1994: 58; tb. cit. BOBBIO, 2002: 164)
Depois de amarrarem suas montarias no centro do Distrito Federal, os golpistas de 1930 montaram a utopia (u=bom e topia=topo, cume) abençoando a impostura.
Assim ressurgia, pela enésima vez, o glorioso escudo de Constantinopla, desta feita para enfrentar os temíveis materialistas-marxistas comandados pelo enfurecido Luiz Carlos Prestes, e seus brancaleones.
Cquote1.svg In hoc signo vinces Cquote2.svg
"Sob este símbolo vencerás"
Quem perdeu diretamente foi São Paulo, trucidado dois anos depois porque ousou exigir uma Constituição.  A plena ironia caiu em cima da geração posterior: no momento em que os militares assumiram também o poder político nacional, os descendentes do impostor imploraram pela obediência à Constituição.  E o que apuramos hoje? São Paulo dominando inclusive o campo político e financeiro nacional com um quadro tão medíocre quanto aquele pendurado no saguão do Catete.
Para mim o magnifico emblema representa o marco zero da caminhada do suicida Getúlio e danação, digo da Nação rumo à eternidade, ao reino guardado por Hades, quero dizer, S. Pedro. Com todo o respeito. 
Os números são vergonhosos. Em apenas dois anos e cinco meses, foram registrados no Estado do Rio 18.137 assassinatos. Vou repetir: dezoito mil centro e trinta e sete pessoas tiveram a vida interrompida de forma violenta. BARROS, J.A., O Globo, 17/8/2009
(En Passant, o quê dizer do pleito brasileiro junto ao Conselho  de Segurança da ONU?
O monumento foi incluído no seleto rol das Maravilhas do Mundo. De fato é uma  façanha o edifício se equilibrar no escasso Corcovado, mas suponho que os eleitores tinham em vista a vista deslumbrante oferecida pela natureza, porquanto a arte exigida ao talhe pode vir em segmentos premoldados**. De maravilha só aparece a  resistente  arquitetura, bem mais aprimorada do que a do herói paulista Borba Gato mas apenas empatando com a estrutura do Laçador, embora em beleza e emoção perca de longe para o keeper gaúcho. A maior façanha, todavia, que percebo maravilha, foi implícitamente excluir o grande apelo do cruxifixo,  É a mesma posição do cruxificado, pero sem o maldito cruxifixo. Melhor idéia à utopia.
Cristo Redentor, a Muralha da China e Machu Picchu tiveram o apoio de estratégias de marketing. A votação para o Cristo não atendia o esperado. Então entrou o site www.votecristo.com.br, e a campanha Vote Cristo, com  muita gente  ensinando e arrecadando votos ao Cristo logrou êxito. 
Ah tá-  Espero apenas não terem usado o prêt-à-porter da subversão, mensaleiro. da Constituição, da Copa do Mundo e das Olimpiadas,. De qualquer modo a desbragada campanha pelo Cristo Salvador, bíblico, a priori ideológico,´ e não pela estátua propriamente dita, porquanto são os cristãos, e não os turistas, nem os apreciadores da arte que se empenharam no desígneo, essa armação configura a metonímia par excellence. Ainda que se presuma o procedimento  legal e democrático, e até  isento dos pecaminosos mensalões,  vendeu-se gato por lebre. O voto religioso com esta finalidade proselitista,  e objetivos geo-político-financeiros não traduz justamente o intento condenado pelo Papa?
Em virtude dessa estreita associação entre o poder do Estado e a autoridade religiosa, o catolicismo, em toda a parte em que predominava, opunha-se a liberdade de consciência e as liberdades democráticas, com o apoio do braço secular do poder civil. GUSDORF: 80
A programação neurolinguistica do Leviathan alienou o caráter nacional.
O fato de, no Brasil, o Estado ter se organizado antes da sociedade, impondo-se sobre esta, teria sufocado processos autônomos de organização cujo resultado se via na debilidade da sociedade civil. (COSTA, V.: 33)
O mito final da República é uma mentira útil que se deve contar a essas crianças, a fim de que se submetam à autoridade paterna da ordem estabelecida. (KELSEN,  H., 1998: 323)
Na madrugada trocamos o script do discutível sonho americano pelo roteiro que trouxe a glória aos pés do cardeal Richelieu, do puritano Cromwell, e do não menos religioso  Napoleão.
Platão admite que a crença em Deus não pode ser demonstrada, nem sua existência; mas fala que ela não faz mal, só bem. Para o seguidor do suicida Sócrates o mal era apenas a ignorância do bem.Ninguém optaria pelo mal de forma voluntária..
Outro exemplo de Ser Positivo é o 'Deus Organizador', em que a divindade (ou divindades) exerce o papel de controlador da oposição primordial entre Ordem e Caos. O Caos representa o Mal, a desordem, e é simbolizado em vários mitos por monstros como serpentes ou dragões, ou simplesmente deuses maléficos que lutam contra outros deuses em batalhas cósmicas relatadas muitas vezes em textos épicos, como no caso do Eubuma elis dos babilônios. GLEISER, M., A Dança do Universo Dos Mitos de Criação ao Big-Bang: 31
O conceito espiritual do reino de Deus degenerou numa instituição eclesiástica, jurídica, política, militar, financeira que, substituindo a força do espírito pelo espírito da força, fez da Civitas Dei uma Civitas Terrena, com o agravante que esta cidade terrena é acintosamente proclamada como sendo a cidade de Deus.  ROHDEN, H.: 28.
O culto do Leviathan é uma enormidade moral, (no sentido de um grande absurdo ou de uma anomalia moral) mesmo em sua forma mais nobre ou suave. TOYNBEE, A.J., Estudos de História Contemporânea - A civilização posta à prova: 219.
O poder de Estado, que parecia planar bem acima da sociedade, era todavia, ele próprio, o maior escândalo desta sociedade e, ao mesmo tempo, o foco de todas as corrupções. Comuna de Paris, 1871 
A Igreja, que hoje protesta, e com razão, contra a opressão que sofre nas mãos do Estado totalitário, faria bem em lembrar-se de quem primeiro deu ao Estado o mau exemplo da intolerância religiosa ao usar o braço secular para defender, pela força, o que só pode brotar de um ato livre de vontade. A Igreja deve sempre lembrar-se, com vergonha, de que foi o primeiro mestre do Estado totalitário em quase todos os seus aspectos. BRUNNER, EMIL, Gerechtigkeit:Eine Lehre von den Grundgesetzen der Gesellsachaftsordnung (Zurique: Zwingli Verlag, 1943.); cit. KELSEN, H., A Democracia: 210.
A retomada do Castelo
A Constituição do Império era de cunho liberalista  Uma pessoa que assaltou aqui perto, interrogada porque estava fazendo assaltos, disse que estava fazendo a mesma coisa que os governos.. A Carta de 1937, apenas outorgada, longe estava de aceitar a liberdade física e as demais liberdades como direitos do Homem. A regressão psicológica, que ela traduzia, não lhe permitia ver a dimensão da liberdade como resultado da evolução do homem ocidental, a começar de vinte e cinco séculos atrás. Quando vem um regime democrático, liberal, a criminalidade é diminuída. MIRANDA, Pontes de - .MIRANDA, Pontes de, SEM DEMOCRACIA E LIBERDADE NÃO HÁ ESTADO DE DIREITO
Enquanto os políticos de todo o Brasil gozavam as delícias das férias do julho carioca, as milícias do RS e MG montavam seus arreios para na emotiva data de aniversário da malvada partner Bolchevique tomarem de assalto o Palácio do Catete, Os pingos ficaram do lado de fora, naturalmente, amarrados no obelisco da avenida principal.
A partir daí, comunistas e socialistas de um lado, e fascistas e nazistas de outro, iriam disputar espaço na vida conturbada da República brasileira.  ANDRADE, Manoel Correia de, A Revolução de 30 - Da República Velha ao Estado Novo: 8

O que não compreendem é que uma nação, como o Brasil, após mais de um século de vida constitucional e liberalismo, retrogradasse para uma ditadura sem freios e sem limites como essa que nos degrada e enxovalha perante o mundo civilizado! Júlio Prestes, presidente eleito, porém impedido de governar.
O show continua em cartaz, com alta bilheteria.  
Para os participantes do  Seminário Internacional Perón e Vargas, Aproximações e Perspectivas. ( O Estado de São Paulo, 15/4/2008) ' Lula  se apresentava como 'pai dos pobres' , mas ao mesmo tempo atendia os interesses dos banqueiros e grandes empresários', constata a Historiadora da USP  Prof. Maria Lígia Coelho Prado, coordenadora do evento. .
"Lula é o maior economista do Brasil. O Lula é o único economista que presta no Brasil porque é o único que está falando a verdade.” (Economista Professor. DELFIM NETTO,  responsável direto pelo Ato Institucional N. 5, e ministro de vários ditadores que se sucederam, em primorosa. entrevista para Ag.  Estado - www.avozdavitoria.blogspot.com - 31/12/2008)  
Os valores morais da República têm que ser observados, e a ordem jurídica nacional não pode ser manipulada por interesses deletérios daqueles que não respeitam o Estado Democrático de Direito. O Brasil não pertence a nenhum grupelho político para transformar suas instituições em balcão de negócios.Dias atrás, o petista paulista, deputado federal João Paulo Cunha, que responde no Supremo por lavagem de dinheiro, corrupção passiva e peculato (mensalão), foi escolhido pelo PT para presidir a comissão mais importante da Câmara, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).Conspiradores da pátria, março 24, 2011 Autor: Júlio César Cardoso
De fato, é como as nações modernas estivessem repetindo cegamente o erro que foi fatal para as cidades gregas, dois mil e quinhentos anos atrás. Por mais incongruente que isso possa parecer, minha impressão é de que a peça que estamos encenando já foi montada na Grécia, na época do nascimento da filosofia socrática. É que, desde Platão, as coisas praticamente não mudaram. É como se a espécie humana não pudesse escapar da mediocridade de seu destino. SAUTET, Marc, 2006: 15/86
O socialismo está morto, mas Leviathan ainda vive
J. Buchanan, cit. Klaus, Václav, Ministro das Finanças da Tcheco-Eslováquia de 1991
Ora do céu cai a terceira chance. Desce com sua nave espacial  fã de Orpheu Negro**, leitor de Paulo Coelho. Ninguém é perfeito, mas esqueçamos um pouco a linda Aparecida. O astro  do espetáculo global baixou para cantar a barbada do século: há luz, sim, no fim do túnel, e aproveitável ainda em vida.
Animated Animals, Comedy, Humor, Funny Pictures, Images and Photos
Poderemos desta feita reengatar nosso vagão? Yes, we'll can.  Mas por tão velho, quase sucata, mister completa readequação: é que a locomotiva agora voa, e nossas asas foram cortadas naquele século. A esta droga a solução deve ser atarrachar pandorga,
_______
Nota
*A construção de um monumento religioso no local foi sugerida pela primeira vez em 1859, pelo padre lazarista Pedro Maria Boss, à Princesa Isabel
A estrada de rodagem que dá acesso ao local onde hoje se situa o Cristo Redentor foi construída em 1824, no Silvestre. Já a estrada de ferro teve o primeiro trecho (Cosme Velho-Paineiras) inaugurado em 1884. No ano seguinte, 1885, o segundo trecho foi concluído, completando a ligação com o cume.. A construção do Cristo Redentor ainda é considerada um dos grandes capítulos da engenharia civil brasileira. Erguido em concreto armado e revestido de um mosaico de triângulos de pedra-sabão, originária da região de Carandaí, Minas Gerais.

O Morro do Corcovado antes da construção do Cristo Redentor.
A pedra fundamental do monumento foi lançada em 4 de abril de 1922, mas as obras somente foram iniciadas em 1926. Dentre as pessoas que colaboraram para a realização, podem ser citados o engenheiro Heitor da Silva Costa (autor do projeto escolhido em 1923), o artista plástico Carlos Oswald (autor do desenho final do monumento) e o escultor francês de origem polonesa Paul Landowski (executor dos braços e do rosto da escultura).
Ainda hoje algumas pessoas dizem erroneamente que o monumento foi um presente da França para o Brasil., quando na verdade, a obra foi erigida a partir de doações de fiéis de arquidioceses e suas paróquias por todo o país com o projeto de autoria e chefia do engenheiro Heitor da Silva Costa. Da França vieram apenas uma réplica de 4 metros feita de pequenos moldes, assim como modelos das mãos feitos pelo colaborador Landowski. Os direitos de uso comercial da imagem de Cristo no Corcovado pertencem desde 1980 à Mitra Arquiepiscopal do Rio de Janeiro, O monumento está em área cedida pela União à Arquidiocese do Rio na década de 1930 - Wikipédia - http://pt.wikipedia.org/wiki/Cristo_Redentor

Nenhum comentário:

Postar um comentário