quarta-feira, 11 de junho de 2008

Automóveis antigos


O Museu de Automóvel de São Paulo vem encantando paulistanos e turistas há 10 anos, na iniciativa do colecionador Romeu Siciliano.
Os visitantes além de apreciarem as raridades que vão de carros antigos até motocicletas, lambretas, vespas, triciclos, caminhões, podem conhecer a história e a evolução do automóvel.-
.
O MUSEU oferece exposições rotativas, no fito de expor maior quantidade de carros.
Toda família Siciliano está envolvida com automóveis antigos.
O acervo contém 70 raridades, divididos na avenida dos Bandeirantes e no Ipiranga.
Na Bandeirantes há cerca de 15 veículos, além de motos, lambretas e bombas de gasolina.
Estão expostos o Le zebre 1909, que pertenceu a Família de Santos Dummont; o Benz 1911 do Cardeal Arco Verde; ainda: Fiat 1930, Ford 1925, Opel 1954, Ford Hot 1915, Cord 1937, Dkw 1962, Carro de Corrida década de 30,Carro Bar Ford Fairlaine 1960, o Ford 1937 que participou do filme o Castelo Rá tim bum, Mercedes Táxi, o Hupmobile 1926 que participou da Novela Chocolate com Pimenta, Jeep Crosley, Carruagem Francesa e Triumph 1949, inseridos em peculiar decoração.
* * *
Museu da ULBRA
Chamava-se Museu da Tecnologia da Universidade Luterana do Brasil.
Curiosamente apresentava um avião de caça, não um automóvel, na fachada.
Localizava-se no campus sede da ULBRA, em Canoas, Rio Grande do Sul.
Era propalado dos maiores do mundo. Certamente, a maior exposição entre-paredes da América Latina, mercê da quantidade e diversidade da coleção.
A área de quase um hectare abrigava cerca de 270 veículos, entre carros de passeio, utilitários e motos, desde o Oldsmobile 1904, pertencente ao acervo da General Motors do Brasil, atualmente o modelo mais antigo em exposição, até modelos de grande apelo popular, como as Corvettes.
Raridades de marcas famosas da indústria mundial, como Rolls-Royce, Mercedes, BMW, Cadillac e Jaguar, eram expostas, juntamente com veículos que foram verdadeiros marcos da história da indústria automobilística nacional, como Chevrolet, Ford, VW e Fiat. Carros poucos conhecidos, como Amílcar, Marmon, Franklin, Packard e La Salle, entre outros, também fazem parte deste grande acervo antigomobilístico.
Ele contava ainda com generoso espaço destinado a preservar a história de Émerson Fittipaldi.
No local, estavam expostos alguns dos carros pilotados por Émerson ao longo de sua vitoriosa carreira, os dois Penske com os quais ele conquistou suas duas vitórias na tradicional prova das 500 milhas de Indianópolis em 1989 e 1993. O público ainda poderá ver capacetes, macacões, luvas e outros equipamentos por ele utilizados. No stand, o Pontiac Trans Am e o Chevrolet Camaro Z28, os carros-madrinha das duas conquistas de Emerson em Indianápolis.
O Museu era freqüentado por muitos estudantes, mas carecia de maior divulgação.
Seu site pecava pela economia de fotos, e não se atualizava - mantinha a agenda do ano passado.
O empreendimento situava-se na periferia da capital. Seria conveniente, pelo menos, inserir um mapa de acesso ao visitante.
Alguns outros serviços de apoio poderiam tornar o passeio mais confortável.
Tratava-se, sem dúvida, de um ícone turístico, e bem merecia um melhor aproveitamento. Antes que isso acontecesse, o museu foi fechado em abril de 2009. Era um primeiro de abril. Os carros estão em leilão, tendo em vista a temerária e corrupta administração da Universidade.
* * *
Museu de Gramado
O Hollywood Dream Cars
assenta-se numa área de aproximadamente 1000 m2.
Localiza-se na estrada que liga Gramado a Canela, na serra gaúcha.
Por lá encontram-se cadillacs, o Ford Victória 1956 conversível, sendo este único existente no Brasil.
Outras raridades:
Buick 1951, Roadmaster, Pontiac 1951, Ford modelo A do ano 1929.
Destaque são as quinze motos Harley-Davidson.
Horário de Visitação:
Aberto a visitação das 9h às 18h todos os dias
Ingressos Adulto........R$ 15,00
Criança......R$ 12,00
Idoso.........R$ 7,50
* * *
Museu do Paraná
Fundado em 1976 o Museu expõe mais 150 veículos pertencentes aos sócios do
Clube de Automóveis e Antiguidades Mecânicas do Paraná - CAAMP.
Merecem destaque entre outros: o FORD T Sport Runabout 1926, ERSKINE, FIAT 520 e STUDEBACKER 1928, HUPMOBILE Sport Roadster 1930, FORD Roadster e CHEVROLET Sedan Máster 1933, JEEP Anfíbio e PEUGEOT 202B 1942, CHEVROLET Style Line Station 1950, CADILLAC Presidencial 1952 e Eldorado 1953 único modelo existente no Brasil.
Destacam-se ainda, uma caleça francesa Rotschil de 1910, clássicos como o LINCOLN Continental 1947, e o McLaren M23 (doado pela Philip Morris) com o qual Emerson Fittipaldi sagrou-se campeão mundial de Fórmula 1 em 1974.
( de Quarta a Sexta das 14:00 às 17:30hs.)
( Sábados e Domingos das 10:00 às 12:00hs. e das 14:00 às 17:30hs.)
Av. Cândido Hartmann, 2300.
http://www.museuautomovel.com.br/
* * *
Museu Virtual
O Museu do Anhangüera do Automóvel
é bem completo.
* * *
Festival de Araxá
Exemplo de organização turística envolto na mística do automóvel promove de dois em dois anos a bela e hospitaleira Araxá, MG. Destaque é a coleção de Ferraris.
São milhares de visitantes que participam da magníficas festividades.
Praças e pavilhões ficam repletos de curiosos, colecionadores, e empresários de todo calibre.
Não perca:

Um comentário:

  1. Oiii tudo bem??!?
    Oxii axei q tinha esquecido de mim =)
    ehehhe sumiu do meu blog..rs
    tava com saudades hauahuhaua
    Beijossss****
    =)

    ResponderExcluir