domingo, 8 de junho de 2008

A catarse

Em todo o período da influência que exerceu sobre o nosso povo, não há um traço nobre, um laivo de idealismo, uma sincera atitude de humanidade. Há, simplesmente, mentira, mistificação e o ópio de um paternalismo apodrecido na manipulação das negociatas e das facilidades corruptoras.” 1
-
"Para Michaël Zöller, sociólogo alemão da universidade de Bayreuth, o que se chama de Estado é certamente um sistema de interesses pessoais organizados, uma Nova Classe. Como todos nós, sua ambição é aumentar a remuneração e a autoridade. Como classe, ocupam-se, pois, a desenvolver seus poderes." 2

O domingo nasce sombrio, ao gosto inglês, mas também gaúcho.
O mate quente, o fogão à lenha, a brasa do churrasco aquecem as relações. A tv sobe o ibope. Hoje tem futebol, fórmula 1, e muitos espetáculos, mais ou menos emocionantes.Tricoteiras se acomodam.
É véspera dos namorados. O futuro se delineia rosado.
_____
1. JORGE, Fernando, Getúlio Vargas e seu tempo: um retrato com luz e sombra. - São Paulo : T. A. Queiroz Editor Ltda, 1987.
2. SORMAN, Guy, A nova riqueza das nações; tradução Celia Neves Dourado, 3. Ed.. - Rio de Janeiro : Ed. Instituto Liberal, 1989.

Nenhum comentário:

Postar um comentário