sábado, 13 de novembro de 2010

O Cruzeiro da Nav's ALL


Se todas as partes do universo são solidárias numa certa medida, um fenômeno qualquer não será o efeito de uma causa única, mas a resultante de causas infinitamente numerosas; ele é, como se diz com freqüência, a conseqüência do estado do universo um momento antes.
HENRY POINCARÉ
O formidável périplo  foi bastante árduo: muito sacrifício, repleto de intempéries, graves acidentes, muitos ataques, perdas irreparáveis, e drásticas constatações.  Precipitaram-se variadas e algumas surrealistas condições, mas os impactos, e os estilhaços causados na fuselagem  por alguns guardas fronteiriços amorteciam no colo da exuberante TriPulação.
Mar Portuguez
Ó mar salgado, quanto do teu sal
São lágrimas de Portugal!
Por te cruzarmos, quantas mães choraram,
Quantos filhos em vão rezaram!
Quantas noivas ficaram por casar
Para que fosses nosso, ó mar!
FERNANDO PESSOA
Por não levar ecobatímetro, algumas vezes encalhei em deltas de baixo-calão. Nada era atraso, muito menos fracasso. As fatalidades permitiam apalpar o tecido geológico emergente para consubstanciar o relatório. No meio dos acúmulos de poeira levados pelo tufão gregório jazem milhões de incautos. Quem parte ao rallye da vida obterá mais chances ao êxito se contornar o belo caminho que o astuto lobo oferece.
....  Este novo mundo pode ser mais seguro se for informado sobre os perigos das doenças dos antigos. DONNE, John, An anatomic of the world - The first anniversary (1611). - cit. SAGAN, C., Bilhões e bilhões: 84.

Em cruzeiro mantinha o cockpit aproado na expansão do EspaçoTempo. Apreciava a dissipação das nuvens negras, envergonhadas frente ao esplendor do novo horizonte. Mesmo  que ninguém o queira, sempre conservarei a certeza de que nada foi em vão .Na imensidão dos acontecimentos pude pinçar incontáveis lições, as quais pacientemente transcrevi, ponto por ponto, para depois integrá-las neste modesto blog.
A ciência, por outras palavras, é um sistema de relações. Portanto,só nas relações se deve procurar a objectividade: seria inútil procurá-las nos seres considerados isoladamente uns dos outros. POINCARÉ, Henry, cit. Abbagnano: 100
Os mapas traçados pelos gênios permitiram o acesso a valiosos tesouros. Em cada trecho, e nas atracagens, oportunizaram-se não só novos conhecimentos, como os mais apropriados à consecução do imenso puzzle. As peças foram se encaixando naturalmente, e minha motivação acompanhava o ritmo.
Ela se renova, assim como as gerações, graças a uma atividade que constitui o melhor jogo do 'homo ludens': A ciência é, no mais estrito e melhor dos sentidos, uma gloriosa diversão. BARZUN, Jacques,cit. ERNSTEIN, Jeremy, Observación de la Ciencia. Trad. Lorenzo Aldrete. México: Fondo de Cultura Económica, 1988: 11.
Deparei-me com mirabolantes criações, elucubrações provenientes do acúmulo de ilusões, muitas oferecidas com dísticos científicos.
O que estou tentando mostrar é que a ciência, por causa do seu método e de seus conceitos, projetou um universo no qual o domínio da natureza ficou ligado ao domínio do homem e que ela favoreceu esse universo – e esse traço de união tende a tornar-se fatal para esse universo e seu conjunto. MARCUSE, Herbert, Uma ciência sem domínio?; P. Seuil, 1970; cit. CHRÉTIEN: 212
Safei-me graças aos potentes faróis da Nav's ALL, fortes para  iluminar as pistas em distintos campos de conhecimento, desde os planaltos atingidos pelas Ciências Jurídicas e Sociais, Antropologia, Filosofia, Psicologia, Sociologia, Economia, História, às elevações da Astronomia, Química, Biologia, e por fim ao cume da rainha Física. Uma incessante coleta ao caleidoscópio se devia também atender o moderno filósofo e químico, o TriPulante  gurú GASTON BACHELARD, para quem “um conhecimento mais profundo é sempre acompanhado de uma abundância de razões coordenadas.” (A filosofia do não:.21No problemAs informações, outrora truncadas, esparsas, herméticas, enfeixadas, mistificadas por interesses escusos, censuradas por perigosas ou de difícil acesso, nos dias de hoje são desvendadas ao mundo dos normais. Na  avalanche de razões  o cidadão comum pode ver despontar, apesar de uma infinidade de mitos e obstáculos dogmáticos, a majestosa reversão propiciada pelas luminares sentinelas da ciência. Resta, apenas, a gente aquiescer na obviedade.
Na plataforma da partida coube ao adorável copiloto oferecer a dica:
Einstein insinua que a ciência se deve ocupar, em primeiro lugar, não de noções que, na sua essência, estão marcadas por uma grande carga metafísica, como as de 'força' e 'matéria', mas antes daquilo a que agora chamamos 'intersecções’ no espaço-tempo de linhas do universo. HOLTON: 127
Desse modo orientado, e na posse da farta e variada instrumentação, com as decisivas de uso universal, chaves-mestras, fixei-me mais detidamente nas ciências humanas, à procura do reduto sócio-político. Taxeando com a lente holística (abrangente da totalidade, somatório de disciplinas, apreciação globalizada), invadi pela aparelhagem do Estado. Da proa avistei o rastro de torpeza que ainda permeia a sociedade, sem que esta, entorpecida, alienada por ideais plantados, tenha a menor consciência, a não ser quando completamente exaurida, ainda assim sem saber nem por que, nem pelo quê.
Pelas docas e labirintos investiguei o modo que tomaram as ciências e os veias religiosas, presunções e estratégias que precipitam o pavor e o desespero a toda gente. Ao mirar a obsoleta arquitetura das oxidadas plataformas econômico-jurídicas institucionalizadas, apelei a francos bisturis demistificadores, mas a laser, (light amplification by stimulated emission of radiation), no fito primordial de total profilaxia, aragem preparatória ao plantio de um novo tronco, suficientemente oxigenado, sustentáculo efetivo, motriz do amplo desenvolvimento.
Canto da sereia
Em todos os cantos o divisado sói ser desejado. Onde há baús, cofres, diamantes e fortunas, mora a cobiça de ladrões, piratas e caçadores de tesouros. O brilho do ouro, tal qual  luz à mariposa, provoca intenso facho gravitacional; condenando incautos à sua órbita exclusiva, até a queda letal.
A visão materialista estabelece: mais dinheiro=vida melhor. Porém, tendo adquirido mais e tendo descoberto que o vazio permanece, a conclusão da premissa materialista está errada. ARNTZ, W.: 30
Embora a mágica de esporádicos trechos incólumes, o retilíneo, desrespeitoso e por tudo grosseiro caminho passou por cima de tudo, abalando todos os sistemas, sejam vegetais, minerais ou animais, e mormente os políticos, jurídicos, econômicos, científicos, filosóficos, sociais e pessoais:
Podemos julgar uma filosofia por seus frutos. A visão reducionista-mecanicista-materialista cultivou inúmeras dicotomias, cismas, fragmentações, alienações: alienação de si (o vácuo espiritual) e, por conseqüência, dos outros; alienação da natureza (autômatos não podem sentir muito por outros autômatos - se somos apenas máquinas, podemos muito bem nos apoderar do máximo possível, conquistar e explorar a natureza por completo); a dicotomia entre conhecimento e valores, meios e fins, mente e matéria, universo de matéria e universo de vida, entre ciências e humanidades, entre ricos e pobres, industrializados e de Terceiro Mundo, entre gerações presentes e gerações futuras. LEMKOW, A.: 15
Essa aventura “ferrocarril-ideológica”  conduz a humanidade ao rumo de Marte, digo, da morte, por não amar-te.  Os massacres coletivos vem precedidos não por ideais, mas por simples ambição do alheio, vileza camuflada na fé quase religiosa que hábeis condutores bem sabem incutir para captar seguidores de suas doutrinas de espoliação total...Flagramos  o medo introjetado nas gentes, do trovão e da epidemia, de fantasmas e diabos, da extinção da propriedade privada em prol do abstrato coletivo, isso invariavelmente gerado por "secretários" e gerido por único artífice, invasões e chacinas, guerra fria e quente, artimanhas e forjadas justificativas, ações e reações, como, quando e "razão" de tudo isso ainda ser estimulado. "A crença fundamental dos metafísicos é a crença na oposição de valores." NIETZSCHE, Além do bem e do mal: 10ZARATUSTRA que me desculpe. Nem se trata de crença, mas de técnica, mera estratégia de domínio.
As autoridades eclesiásticas foram substituidas por indivíduos que em vez de utilizar o método testado e aprovado de queimar na fogueira, usam o poder das universidades, das agências governamentais de fomento e da mídia de mentalidade estreita. Essas pessoas, em vez de ameaçarem a vida propriamente dita daqueles cientistas 'heréticos', ameaçam seu meio de vida demitindo-os, negando-lhes promoções ou nomeações, retendo dinheiro de pesquisa, ridicularizando aqueles cujas idéias e projetos de pesquisa não se encaixam na ideologia em voga. ARNTZ, W.: 28
A experiência não pode ser mais nefasta, funesta, dolorosa"A história do poder político nada mais é do que a história do crime internacional e do assassínio de massa." POPPER, Karl. 
SÓCRATES ensinou PLATÃO  (Fédon, 66).e o mundo a pensar, antes de tudo, em si mesmo. "Porque todas as guerras nascem do desejo de adquirir haveres e bens. E haveres e bens somos forçados a adquirir por causa do corpo, cujas exigências devem ser satisfeitas."
Atrás da exclusiva satisfação o Ocidente se vem de roldão:
A cultura medieval superior floresceu porque o povo seguia a visão da cidade de Deus. A sociedade moderna floresceu porque o povo foi vitalizado pela visão do crescimento da Cidade Terrena do Progresso. Em nosso século, porém, esta visão deteriorou-se no que foi a Torre de Babel, que está agora começando a ruir e em última análise sepultará a todos em suas ruína. Se a Cidade de Deus e a Cidade Terrena foram tese e antítese, a única alternativa para o caos é uma nova síntese. FROMM, E., 195
Qualquer síntese proveniente de desatinos o que produzirá senão a insensatez geometrizada? Não há que se fazer de tripas o coração. Elas merecem os cortes epistemológicos (do grego episteme - saber ou ciência), porque para onde são estendidos esses trilhos evidentemente só se chega à beira de penhasco.
O determinado, o movimento da história, a lei do progresso inevitável, a dialética como motor do mesmo, a estrutura tecnocrática imposta, ao serem cotejados com os novos achados da ciência, resultam meros conceitos sem justificação, porque inclusive seus pressupostos científicos caducaram, revisados em suas raízes mais profundas. RUEFF, Jacques, Les Dieux et les Rois, traduzido como A Visão Quântica do Universo,
Parando, de alguma forma rompendo com o pretérito ideológico, estéril e opressor par excellence, podemos lograr uma readaptação arejada e transparente, apta a perfazer um tecido social condigno com a época e as aspirações de cada um de nós.
O estudo de como surge a ordem, não em conseqüência de um decreto de cima para baixo da autoridade hierárquica, seja política ou religiosa, mas como resultado de auto-organização por parte de indivíduos descentralizados é um dos acontecimentos mais interessantes e importantes de nossa época. FUKUYAMA, F., 2000: 18
"A manutenção da organização na natureza não é - e não pode ser - realizada por uma gestão centralizada, a ordem só pode ser mantida por uma auto-organização." (BIEBRACHER, C. K., NICOLIS, G., & SCHUSTER, cits. PRIGOGINE,: 75)
"O planejamento em escala abrangente é uma impossibilidade epistêmica." (GRAY, J., cit. GIDDENS, A.: 80)
Voltando-nos ao real, por que acontecido, resta apenas explicá-lo e abandoná-lo, para tomarmos os tapetes mágicos de nossos próprios sonhos, permitidos e queridos pela nova ordem (ou desordem), múltiplo anseio de ver e viver em harmonia.
É a diversidade que conduz à associação; quanto mais perfeita é a organização social, quanto mais variado o exercício das faculdades físicas e intelectuais, tanto mais se acentuam os contrastes sociais mais se eleva o homem. TOFFLER & TOFFLER: 122
Reversão
Estacionado o velho trem, retirada alguma carga, podemos atirá-lo ao ferro-velho, junto com seus trilhos estendidos à esquerda e à direita.
A história das ciências emergirá então como a mais reversível de todas as histórias. Ao descobrir o verdadeiro, o homem de ciência barra a passagem de um irracional. BACHELARD, G., cit. QUILLET, P., Introdução ao Pensamento de Bachelard: 45
Neste fim-de-linha aguardam pequenas, ágeis, versáteis e ecológicas naves, individuais ou não, mas definitivamente em consonância com a complexidade e leveza cósmica Nosso EspaçoTempo permite promover uma paulatina cambagem em velocidade compatível com a urgente necessidade.
O conceito de um mundo sutilmente interligado, um oceano cósmico no qual estamos intimamente ligados uns aos outros e à natureza, assimilado por nosso intelecto e abraçado por nosso coração, poderá talvez inspirar novos modos de pensar e de agir que transformem o espectro de uma derrocada global no triunfo de uma renovação global – uma renovação para uma era mais humana e sustentável. LASZLO: 205
Felizmente, cada dia nasce para confirmar a coerência da nova percepção:  
O universo manifestado, que parece ser formado por objetos sólidos, é na verdade composto por vibrações, com os diferentes objetos vibrando em frequências distintas. CHOPRA, DEEPAK, A realização espontânea do desejo: 124)
O espectro dos meios de comunicação, ampliados espetacularmente a partir das noções sobre as disponibilidades energéticas, rompe limites, predispondo a simultaneidade e a democracia da informação. Todos podem se integrar no mesmo instante, sem ninguém perder sua personalidade.
Assim dotado das melhores expectativas é que cumprimos o procedimento de retorno, no fito de compartir maior proximidade com o paraíso sempre contado. Sua silhueta, ironicamente, surge estampada através da mesma aridez científica que outrora o ofuscou.
A Teoria de Cordas (ou supercordas) é uma teoria que se propõe a unificar a descricão das interacões fundamentais. Em particular, acredita-se que ela representa um caminho para a descrição quântica da interacão gravitacional, possibilitando uma conciliação entre a Mecânica Quântica e a Relatividade Geral. Na teoria de cordas as partículas elementares correspondem a diferentes formas de vibracão de cordas que se propagam no espaço. A interação entre partículas corresponde à interação entre cordas.http://omnis.if.ufrj.br/~braga/cordas
A mudança para um humanismo congraçado com a natureza, por isto mais sensível, solidário, complementar, mostra-se tarefa inadiável, porém  prazerosa, envolvente e natural, facilitada ainda, pela conscientização cada vez mais disseminada. A convivência do habitante com o meio ambiente; não pode olvidar, o alfa & ômega de tudo - o semelhante - principal ator do cenário. Isto condiciona, pois, o aprimoramento das relações pessoais; e por conseguinte, sociais. Em outras palavras: somente pelo respeito e consideração ao indivíduo (só por ele), podemos alcançar um resultado que a todos contemple.  Let's go!  Na frente aguarda o caminhão  pilotado pela dupla POLANYI & KRAEMER, à "grande mudança". CAPRA já embarcou por acreditar ser   "momento da mutação", PAWELLS & BERGIER  já acordaram todo mundo, anunciando o "despertar dos mágicos", NAISBITT, perplexo, notou o “paradoxo global”, KUHN o "novo paradigma", e TOFFLER viu apowershift". FERGUNSON exulta na “era de aquarius”, BOBBIO na “dos direitos”, muitos na reengenharia. Nada além do que POPPER propugnava, há mais de meio século - o advento da "sociedade aberta", ainda que obrigada a enfrentar uma série quase infindável de nomenklaturas.
Pioneiro da Quântica, PLANCK  costumava dizer ser necessário o falecimento dos opositores para que ela fosse aceita. Já se passou século , várias gerações enterradas, mas o ceticismo teima. E a tristeza de POPPER, logo nas ciências humanas e na sua expressão política,  as primeiras que tiveram noção da liberdade. A mistificação rende mais. Ao vivenciarmos a Era do Conhecimento, entretanto, a desídia é injustificável. Os pontos cardeais sugerem uma civilização verdadeiramente fraterna, solidária, implicada até a medula no entremeio da esplendorosa e eterna teia universal. O Universo é simples, e só depende de informação. O desiderato se impõe independentemente de números ou códigos comportamentais (posto que infinitamente mais amplo), mas se faz também legal e legítimo, cientificamente correto e apreciado, em reversão por convergência, sem dialética, mas por somalética, dialógica na qual a ética não se fratura.
Na língua dos pássaros uma expressão tinge a seguinte.
Se é vermelha tinge a outra de vermelho.
Se é alva tinge a outra dos lírios da manhã.
É língua muito transitiva a dos pássaros.
Não carece de conjunções nem de abotoaduras.
Se comunica por encantamentos.
E por não ser contaminada de contradições
A linguagem dos pássaros só produz gorgeios.
_______________

2 comentários:

  1. Olá passei para conhecer seu blog ele é not°10, show, espetacular, muito maneiro com excelente conteúdo você fez um ótimo trabalho desejo muuito sucesso em sua caminhada e objetivo no seu Hiper blog e que DEUS ilumine seus caminhos e da sua família
    Um grande abraço e tudo de bom

    ResponderExcluir
  2. Rodrigo Rocha,
    Honrado com sua presença à bordo, muito sensibilizado por tão gratificante registro.

    ResponderExcluir