sábado, 27 de novembro de 2010

Internet e política internacional

Outro, não menos importante, é o de pensar a modernidade. Porque esta não é um momento datado da história, definindo uma época. É o nome de uma ruptura, de uma crise relativamente à tradição. Estamos diante de uma nova episteme: da indeterminação, da descontinuidade, do deslocamento, do pluralismo (teórico e ético), da proliferação dos projetos e modelos, da ampliação de todas as perspectivas e do tempo da criatividade. JAPIASSÚ, H., Nascimento e morte das ciências humanas: 10
Quando Reagan declarou Guerra nas Estrelas os espetaculares supersônicos catalizaram as luzes da ribalta. A peça cogitada pelo ex-ator de Hollywood, contudo, era para outro cenário. Reagan daria um jeito de mostrar aos sofridos russos de que modo a vida poderia ser infinitamente melhor. Eis a Guerra Fria:
O 'Politburo' não queria, de nenhum modo, que os habitantes da URSS entrassem em contato com o que estava acontecendo no mundo ocidental pós-Segunda Guerra e fizessem indesejáveis comparações com o nível de vida, hoje diríamos o IDH, de países da Europa e dos Estados Unidos. No governo de Brejnev, esse rígido controle da mobilidade social e da informação internacional começou a se enfraquecer. Há quem pense mesmo que a penetração da mídia estrangeira e a inevitável comparação de níveis de vida, foram os fatores decisivos da Queda do Muro de Berlim em 1989 e do esfacelamento da União Soviética em 1991. Marshall MacLuhan sintetizou isso dizendo que as imagens da TV foram a causa da dissolução do comunismo soviético. Um pouco de exagero, mas com um fundo de verdade. Nikita Khrushev, fez uma visita aos Estados Unidos e foi levado à Disneylândia, na Califórnia. A mídia americana mostrou o sisudo russo divertindo-se pra valer, brincando em todos os brinquedos, maravilhado como se fosse uma criança num paraíso lúdico…(Mario Guerreiro, //www.imil.org.br/, 28/11?2010
Nada de novo no front ocidental. Para reunir os cowboys, um filme de farwest. Para implementar seus costumes pelo mundo afora, sua produção cinematográfica  se encarregava da missão, ainda grangeando enormes dividendos. Ao velho ator acorreu a TV, e em tempo real. Mostrava tudo, e falava diretamente ao ouvido do telespectador. Ninguém resistiria. Nem os soviéticos. Quando arriou a Cortina de Ferro.eles saíram de fininho, envergonhados. Agora tem muito mais. E para todos os povos. Todos podem tomar ciência e comparar episódios, aqui ou acolá. É muito fácil hoje em dia saber quem se dá bem, e quem se dá mal. A rigor duas fotos panorâmicas dispensam comentários.
A Internet se dissemina vertiginosa pelo globo. Vá que haja sinais obtusos, onde a informação é substituída pela deformação, mas via-de-regra  os bilhões de sites merecem as atenções, Nada é mais como antigamente. Este fenômeno é completamente inédito. Se para a matéria ainda restam as cercas, no mundo real, que inclui o visível e o invisível, o presente e o virtual, neste mundo não há, e arrisco, jamais haverá fronteira. Nem bateria antiaérea lhe alcança. Ao que serve sentinelas?
A consciência humana está transpondo um limiar tão importante como o que transpôs da Idade Média para a Renascença. O homem está faminto e sedento após tanto trabalho fazendo o levantamento de espaços externos do mundo físico começa a ganhar coragem para perguntar por aquilo que necessita: interligações dinâmicas, sentido de valor individual, oportunidades compartilhadas, efeitos. Nosso relacionamento com os símbolos de autoridade do passado está se modificando, porque estamos despertando para nós mesmos como seres, cada qual dotado de governo interior. Propriedades, credenciais e status não são mais intimidativos. Novos símbolos estão surgindo: imagens de unidade. A liberdade canta não só dentro de nós, como em nosso mundo exterior. Sábios e videntes previram esta segunda revolução. O homem não quer se sentir estagnado, o que deseja é ser capaz de mudar.  RICHARDS, M. C., The Crossing Point, 1973; cit. FERGUNSON, M.: 57
Acho muito engraçada a preocupação dos governantes do século passado, ainda presentes. Vociferam contra a "grande mídia" dominada por alguns poucos donos.É que entre a gente de menor rendimento a Internet tem a máxima dificuldade de penetração. O raciocínio dos impostores é aparentemente correto. Se pautar as manchetes expostas nos bares, Chávez tem mais chance de sair ileso às ondas de críticas. Na hora do voto o contingente se equivale. Mas na hora de receber as informações, contudo, todos são desiguais.
Ditadores de hoje, monarcas do século 19 e dirigentes comunistas dos anos 80 não se deram conta que tampar essas válvulas é o mesmo que selar uma panela de pressão. Quando a temperatura sobe, o ar se expande e, sem saída, só lhe resta explodir o que o contém.  Jose Roberto de Toledo, Contágio revolucionário.- Estadão, 27/2/2011.
Cada componente do tecido social vive num mundo diferente - uns trabalham no campo, mas a maioria nas cidades. São estudantes, mães e vovôs em fim de vida, ou comemorando o aniversário  Cada qual tem seu universo, seja no chão-de-fábrica, na rua como flanelinha,  lavadeira, ou doutor, E as informações não chegam mais tão somente pelos jornais, nem de modo tão acentuado como levava a TV.  E todos tem chance de escolher o que melhor lhe parece.
A RICHARD FEYNMAN (O significado de tudo: reflexões de um ciddaão cientista: 14) apetecia abrir palestras deste modo: “Não há praticamente nada do que vou dizer esta noite que não pudesse já ter sido dito pelos filósofos do século XVII”. Para encerrá-las, o pesquisador de Los Alamos trocava o “vou dizer” por “eu disse“; e praticamente repetia as concepções de LOCKE & SMITH:
Nenhum governo tem o direito de decidir sobre a verdade dos princípios científicos nem de prescrever de algum modo o caráter das questões a investigar. Também nenhum governo pode determinar o valor estético da criação artística nem limitar as formas de expressão artística ou literária. Nem deve pronunciar-se sobre a validade de doutrinas econômicas, históricas, religiosas ou filosóficas. Em vez disso, tem para com os cidadãos o dever de manter a liberdade, de deixar os cidadãos contribuírem para a continuação da aventura e do desenvolvimento da raça humana. Obrigado.
Muitos acessam a Internet; porém, o mais inusitado: as informações se transmitem  diretamente pelas relações da cidade. O caminho é totalmente inverso, graças ás infinittas highways. É a própria cidade que baliza a grande mídia, mas não só ela. A imprensa hoje em dia é informada pelos leitores!  A grande mídia não digo capitula, porquanto consolidada, mas reverencia e valoriza ao máximo a contribuição direta do mais humilde cidadão. Todos se integram,, independentemente de sexo, raça, profissão idade, conta no banco,  A Internet contempla o correto vaticínio, quase súplica do Grande Relativo:
Esta organização não pode ser abandonada à iniciativa dos governo será alcançada quando os povos tiverem uma vontade firme e ativa, porque é renovação radical de todas as antiquadas tradições politicas. A compreensão e a vontade de resolver o problema estão-se generalizando. Acredito na influência de um individuo sobre outro e acredito no processo de seqüência e encadeamento entre os homens. EINSTEIN, A., Fala Einstein sobra o futuro da humanidade, Folha da Manhã, 4/3/1949
"De fato, a vida no espaço cibernético parece estar se moldando exatamente como Thomas Jefferson gostaria: fundada no primado da liberdade individual e no compromisso com o pluralismo, a diversidade e a comunidade.” (NAISBITT, J., Paradoxo Global: 96)
Não há escapatória, 
Essa nova civilização tem sua própria e distinta concepção de mundo, maneiras próprias de lidar com o tempo, o espaço, a lógica e a relação de causa e efeito. ORMEROD, 1996: 194
Claro que ainda assim teremos uma espécie seletiva, mas diria que neste caso o vórtice da pirâmide só pode iluminar para baixo, porque de nada serviria um  facho voltado ao infinito,  uma projeção metafísica em produção prêt-a-pôrter. Não há sentido informar a lua. Não há mais como empurrar nenhuma ideologia. Foi isto que Fukuyama, coitado, quis dizer, e até hoje passam pedras em sua direção. A História acabou porque cede espaço a billhões de histórias distintas - a maciça maioria, mais  fidedignas do que a tradicional.
O conceito de um mundo sutilmente interligado, um oceano cósmico no qual estamos intimamente ligados uns aos outros e à natureza, assimilado por nosso intelecto e abraçado por nosso coração, poderá talvez inspirar novos modos de pensar e de agir que transformem o espectro de uma derrocada global no triunfo de uma renovação global – uma renovação para uma era mais humana e sustentável. LASZLO: 205
A velocidade disso tudo é incalculável. Obama ganhou pela Internet. Mas poderíamos assim, sair por aí aplicando o mesmo método,e quem aplicasse melhor sairia vencedor? Para a tristeza dos vivaldinos, contudo, não .De nada adianta se ter o meio, sem dispor de energia. Energia  não se copia. Ou tem, ou não. Sem energia não sai o trem, por melhor que seja a railway. O Eua tem muita energia - para dar e vender. Malgrado os trapalhões que por lá também assolam, a Águia voltará ao seu patamar, desta feita melhor ainda, porque terá que ser mais humilde, menos faminta, Seu magnífico vôo será mais leve, com certeza, e já está, melhor usufruindo do esplendor do cosmos. E em Cuba, o que será que virá? Um a um, tem-se ido os príncipes de Maquiavel, esses netos de Platão. E não é por falta de aviso:
É cada vez mais claro que uma revolução filosófica se encontra em marcha. Um sistema abrangente está se desenvolvendo com rapidez, como uma árvore que começa a dar frutos em todos os seus galhos ao mesmo tempo..MASLOW, cit. FERGUNSON, M.: 54
 As corporações centralizadas e autoritárias têm fracassado pela mesma razão que levou ao fracasso os estados centralizados e autoritários: elas não conseguem lidar com os requisitos informacionais do mundo cada vez mais complexo que habitam.  FUKUYAMA, F., 2002: 205 
Os Trinta Tiranos andam com as barbas-de-molho.
No caso de José Sarney a (quase) unanimidade de burra não tem nada. Excessivamente esperta, porém, pode ser que um dia vire bicho e coma o dono. Dora Kramer - O Estado de S.Paulo, 2/2/2011
A Internet separa os homens das crianças, as quais ascendem educadas por todos.
Com a Web, a possibilidade de tornar-se um agente autônomo não está limitada a atletas, artistas, atores e outros grandes nomes profissionais ou criativos; agora, quase todos os tipos de profissionais do conhecimento podem fazer isso. O mercado de trabalho de ‘agentes autônomos’, inclusive profissionais por conta própria, empreiteiros independentes e trabalhadores em agências temporárias já abrange 25 milhões de americanos. A vantagem de trabalhar por conta própria é a diversificação: você tem menos probabilidades de ficar sem trabalho se tiver muitos empregadores, em vez de um só. GATES, B: 89
Pois então não é  justamente o método liberal a  propiciar a realização do sonho marxista?
_________________

NA PROA DO ESPAÇOTEMPO
Com a breve escala  neste passado mais recente. a Nav's  ALL  outra vez  trouxe o futuro, de presente. O rastilho luminoso da Revolução de Veludo da Tchecoslováquia que  fulminou a Nomenklatura é o mesmo, assim consagrando a certeza da predição postada:

,Essam el-Eryan declinou perante a  TV Al-Jazira o nome da  Irmandade Muçulmana como  principal força,  enquanto ElBaradei é a mais  proeminente figura democrátiica do Egito. Intitulado por alguns ativistas na internet, o Dia da Fúria foi inspirado na Revolução do Jasmim, que derrubou o presidente da Tunísia, Zine El Abidine Ben Ali, há duas semanas. No Iêmen e na Jordânia também foram registradas manifestações. Segundo Hamman Saeed,  líder da Irmandade Muçulmana, aliada do Eua, as revoltas no Egito devem se espalhar por todo o Oriente Médio,  Com certeza. Mas esses tais de muçulmanos também não tem maior futuro, pelas mesmas razões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário