domingo, 21 de novembro de 2010

Abolição das escravaturas

Na verdade, a razão material primeira da abolição foi a emergência da sociedade industrial, surgida pelos efeitos sócio-econômicos provocados pela introdução da máquina a vapor no processo produtivo.. Essa sociedade, que se expanda a partir do século 18, produzia mercadorias em série para consumo em massa. Uma comunidade de escravos não consome pois não ganha salários. Houve então um conflito estrutural e ideológico entre a crescente e poderosa sociedade industrial, que requeria mercados livres e trabalho assalariado, com a política mercantilista de mercados cativos e mão-de-obra escrava. SCHILING, Voltaire, África Negra, http://educaterra.terra.com.br/voltaire/mundo/africa4.htm

Não há erro mais perigoso do que confundir a conseqüência com a causa: chamo-a de a verdadeira corrupção da razão. NIETZSCHE, F., Crepúsculo dos Ídolos: 49
A abolição de todas escravaturas começou  articulada em 1689,  no ligar o farol iluminista, justamente quando a Inglaterra quebrou os grilhões romanos - portanto com século de antecipação à Revolução Industrial. Tal progressão somente foi possível diante da nova mentalidade, e por isso os ingleses tomaram a dianteira.
A escravidão não foi abolida por mudanças nas regras, nas leis ou nas lideranças políticas.  Tais mudanças normalmente são meras consequências de mudanças na mentalidade e na crença das pessoas.  Embora mudanças nas regras, nas leis ou nas lideranças políticas erroneamente recebam os créditos, elas jamais são a causa.  A escravidão acabou assim que as ideias das pessoas a respeito dela foram alteradas.  As pessoas passaram a acreditar que a escravidão não apenas era um mal, como também era um mal desnecessário.  As pessoas começaram a ver a escravidão como algo tão maléfico, que elas se tornaram dispostas a tolerar os inevitáveis sacrifícios de curto prazo trazidos pela abolição da escravidão com o intuito de colher os frutos do aperfeiçoamento de longo prazo da condição humana. Como o mundo irá mudar  6/9/2012 por Isaac Morehous
Assinalo o Ensaio sobre a Tolerância, de JOHN LOCKE, e sua famosa analogia com a Tábula Rasa como marco inicial que despreendeu o ser humano do bizantino Pecado Original, esta elucubração  que tornou a humanidade condenada a derramar o suor de seus rostos pela ingestão da maldita maçã. E seu Segundo Ensaio sobre o Governo Civil deixou Leviathan de cuecas.
Foi igualmente pela recusa do dualismo cartesiano, e pela defesa da observação e da análise contra o espírito sistemático, que Locke se impôs como 'mestre da sabedoria' aos filósofos franceses do século XVIII. CHÂTELET: 228.
A observação procede do "socialista" BERTRAND RUSSELL (2001: 307): “Assim, o Ensaio de Locke, mais do que oferecer um novo sistema, pretende varrer velhos preconceitos e prejulgamentos.”
O Segundo ensaio sobre o governo civil: um ensaio referente à verdadeira origem, extensão e objetivo do governo civil apresentava uma solução inovadora, genuinamente relativista.The Parliament  imediatamente aprovou inúmeras leis, salvaguardas civis, proteções contra eventual ganância da coroa. O rei foi impedido de lançar impostos sem o consentimento das Câmaras. Além cortar o desfrute papal, os inglêses já estavam cansados de trabalhar para entregar o restante de seus frutos na forma de shipmoneys, à construção da Marinha Real. Portanto, é mérito inglês, e também holandês, não só a abolição da escravatura negreira, como a dos próprios súditos, e por fim o Iluminismo, farol apreciado pelos continentes europeu e americano somente após decorrer um século, e ainda assim parcamente, de modo recalcitrante, até hoje:
O papa e outros líderes religiosos podem não ter nenhum regimento de soldados, mas eles têm algo que falta aos presidentes e primeiros-ministros, para grande desespero destes... Mas e quanto ao fato de que a maioria das religiões, senão todas, apóia a existência do estado?  Não importa... Nada tem a ver com o fato de que, dos últimos 19 anos, passei 15 deles sendo empregado por instituições jesuítas católicas.  Fui professor do College of the Holy Cross de 1991 a 1997 e, desde 2001, sou professor da Universidade Loyola em Nova Orleans. BLOCK, Walter
Ah bom. Deve estar ganhando bem para empurrar a pantomima.
De Londres informava o repórtes VOLTAIRE ( cit. CHEVALLIER, tomo II: 67 ):
A Nação inglêsa é a única da terra que chegou a regulamentar o poder dos reis resistindo-lhes e que de esforço em esforço, chegou, enfim, a estabelecer um governo sábio, onde o príncipe, todo-poderoso para fazer o bem, tem as mãos atadas para fazer o mal; onde os senhores são grandes sem insolência e sem vassalos, e onde o povo participa do governo sem confusão.
Entre os filósofos continentais a primazia de erguer a bandeira do "X"  em lugar daquela com cruz coube a MONTESQUIEU. O célebre autor do Espírito das Leis colocou em xeque o catolicismo. O Papa assegurava que todos seríamos filhos de DEUS. Como os navios vinham apinhados de pobres-diabos, com a concordância, e até o patrocínio do Vaticano? VOLTAIRE colheu o ensejo para detonar com toda a veemência a corporação romana, e saudar o farol "Talvez nunca tenha havido espírito mais sensato, mais metódico, um lógico mais exato que o senhor Locke; não era, contudo, um grande matemático." (Vida e Obra: 25), Ainda bem. O MayFlower  veio surfando na onda, sem precisar de cálculos:
Muitos ingleses que emigraram para as colônias conheciam as idéias de Locke. De muitas formas, Locke também passou a fazer parte da tradição política das colônias. Os estudantes das colônia iam para a Europa em busca das universidades, voltavam influenciados por Locke e pelos filósofos iluministas do século XVIII. A política iluminista atravessava o oceano e frutificava na colônia. KARNAL: 62
Os americanos ainda balizaram suas ações com a coerente expressão econômica do professor de lógica e filosofia moral da Universidade de Glasgow, ADAM SMITH, e nas performances de LA FAYETTE (1757-1834), o Herói dos Dois Mundos; do Herói do Progresso, T. PAINE, T.JEFFERSON (1743-1826), B.FRANKLIN,  (1706-1790), e T.PRICE (1723-1791). Na obra-prima A Riqueza das Nações  (Livro I, cap. VIII) o escocês ofereceu até mesmo razões econômicas para a acabar com a escravidão:. "De acordo,pois, com a experiência de todos os séculos e nações nos parece evidente que os trabalhos feitos por homens livres custam sempre mais baratos do que aqueles realizados por escravos." FRANKLIN fundou a "Associação para a promoção da abolição da escravatura,." enquanto Paris trabalhava concomitantemente, graças ao esforço de LA FAYETTE, CONDORCET, MIRABEU, les amis de noirs.  Infelizmente,contudo, as disposições iluministas foram engolfadas pela dialética de ROUSSEAU, consubstanciada no interesse do clero. O corta-luz do Iluminismo não pode esconder sua marca: "Caráter volúvel, inconstante, deixou o calvinismo e se tornou católico; mais tarde, voltou ao calvinismo. Sua vida é uma longa cadeia de romances, cada qual mais descontrolado e superficial." (RUSSELL, 2001: 338)  O genebrino queria acento na Enciclopédia, e enviou seus sofisma à plêide, para cair nas mãos de VOLTAIRE:
Recebi, meu prezado senhor, seu novo livro contra o gênero humano; muito obrigado. Nunca foi usada tanta inteligência humana para nos reduzir a meros animais; a gente tem ganas de se jogar de quatro patas depois de ler sua obra. Entretanto, como já há mais de sessenta anos perdi esse hábito, sinto que é infelizmente impossível readquiri-lo.
ERASMO de ROTERDÃ, (De pueris: 70) bem podia compreender a ingenuidade do povo latino, e a esperteza de seus condutores:
Os mestres-escolas da França são especialistas em pancadaria.
Quando questionados a respeito, respondem que aquele povo,
tal como dizem dos frígios, só se corrige a 'pauladas'.

Como prêmio máximo, ao gáudio da corporação declinante, NAPOLEÃO montou em cima do povo, e reestabeleceu a escravidão para povoar o Haiti. "Portanto, ninguém deve se tranquilizar pensando que os bárbaros ainda estão longe de nós, porque, se há povos que deixam arrancarem-lhes das mãos a luz, outros há que a apagam, eles próprios, sob seus pés." (TOCQUEVILLE, 2000: 54)
Quase totalmente ignoradas eram as obras de Locke (a primeira tradução completa de Dois Tratados sobre o Governo somente aparecerá em 1948) Constant, Tocqueville, Benhtham e Mill. Haviam florescidos estudos sobre Maquiavel: basta recordar os nomes de Ercole, de Russo, de Chabod. Nas breves notas Para a história da filosofia política, escritas em 1924, os autores levados em consideração eram (pareceria incrível nos dias de hoje) Maquiavel, Vico, Rousseau (maltratado), Hegel, Haller e Treitschke. A grande tradição do pensamento liberal e democrático da qual nascera o Estado moderno (também o estado italiano) era completamente ignorada. Croce, B. Per la storia della filosofia política, 1924; cit. Bobbio, Norberto, Ensaios sobre Gramsci e o conceito de sociedade civil: 92. 
As novidades inglesas aportavam em Nova Amsterdã, isto é, Nova York, enquanto o sul era dominado pela colonização espanhola, católica, escravagista. Eis a razão da Guerra da Secessão.
Morada de Felipe II, o exuiberante  Monastério de San Lorenzo de El Escorial.

GORE VIDAL (cit. MENDOZA, P. A., MONTANER, C. A., & VARGAS LLOSA, A.: 207) atribui o desastre das Américas Central e do Sul à sordidez do catolicismo,
ao espírito de um rei católico, totalmente beato e totalmente não inteligente de nome Felipe Segundo, seguido de um estúpido regime que suprimiu culturas regionais, florescentes naturais, preenchendo o vazio de sua falta com os piores elementos da cultura arcaica, de mausoléu.
Isso foi perfeitamente divisável.
Logicamente predizia Adam Smith que a América Latina, em contraste com as 'colônias' da América do Norte, ia acabar na pobreza e na tirania porque sua tradição visava reconstituir a velha ordem romana, sustentada na visão mercantilista da riqueza como ouro e prata, numa economia produtiva de grandes latifúndios e na união da Igreja e do Estado. O novus ordu proposto por repudiava esses três sustentáculos do absolutismo.
 E assim vem se confirmando:
Enquanto nossos compatriotas não possuírem os talentos e as virtudes políticas que distinguem nossos irmãos do Norte, os sistemas inteiramente populares, longe de nos serem favoráveis, receio que virão a ser nossa ruína. Infelizmente essas qualidades parecem estar muito distantes de nós, na intensidade que se deseja; e, pelo contrário, estamos dominados pelos vícios que foram contraídos sob a direção de uma nação como a espanhola, que só sobreviveu em atrocidade, ambição, vingança e avidez. SIMON BOLÍVAR, em Carta a um cavalheiro que tinha grande interesse na causa repúblicana na América do Sul, 1815
"O desencanto do mundo e o progresso da ciência calculista, levando à perda total não somente do mistério, mas do desejo de revelar o mistério, provocaram o irracionalismo da dominação.” (HAGUETTE, T. M. F. org., Dialética Hoje: 26)
Por isso não é de estranhar que muitos universitários ainda imaginem Einstein como uma espécie surrealista de matemático, e não como descobridor de certas leis cósmicas de imensa importância na silenciosa luta do homem pela compreensão da realidade física. Eles ignoram que a Relatividade, acima de sua importância científica, representa um sistema filosófico fundamental, que aumenta e ilumina as reflexões dos grandes epistemologistas - Locke, Berkeley e Hume. Em conseqüência, bem pouca idéia têm do vasto universo, tão misteriosamente ordenado, em que vivem. BARNETT, LINCOLN, O Universo e o Dr. Einstein: 12
Da maneira que a ciência não seria tal, sem EINSTEIN, PLANCK & BOHR, a humanidade não conheceria a liberdade, e portanto o direito, sem SPINOZA, LOCKE & ADAM SMITH.
* * *


Um comentário:

  1. Olá

    A Kimberly-Clark Health Care está liderando na luta contra as IACS (Infecções Associadas aos Cuidados de Saúde) e gostaria de pedir a sua ajuda na divulgação de como evitar essas infecções no Conexões Epistemológicas. Os hospitais legitimamente esperam poder fazer você sentir-se melhor, mas isso nem sempre é o caso.

    Aqui está um microsite onde explicamos tudo em detalhes. Por favor, utilize qualquer uma das imagens, logos, vídeos, etc, em seu blog:

    http://prevencaodeinfeccoes.com

    Kimberly-Clark Health Care está na vanguarda de proteger os pacientes de Infecções Associadas aos Cuidados de Saúde (IACS) e montou uma campanha dedicada a esse objetivo chamado HAI Watch: Infecção Aqui Não - http://pt.haiwatch.com.

    Nos informe se tiver alguma dúvida e, se você postar, agradeço se puder me enviar o link para que possa compartilhar com o nosso time.

    Muito obrigado,

    Mahomed

    --
    Mahomed Manga
    http://pt.haiwatch.com

    ResponderExcluir