De nós emana o terror que tudo invade. Temos ao nosso serviço homens de todas as opiniões e de todas as doutrinas: restauradores de monarquias, demagogos, socialistas, comunistas e toda a sorte de utopistas. Protocolos dos Sábios de Sião, Protocolo IX
A cisão é a fonte da exigência da filosofia. HEGEL, DifferenzschriftDesde os primórdios da civilização vinga o prático e animalesco princípio de dividir para conquistar, dominador (não denominador) generalizado (não o comum), caminho mais curto ao usufruto do poder e da riqueza.
Com efeito, quase todos os vícios, quase todos os erros, quase todos os preconceitos funestos que acabo de pintar deveram seu aparecimento, ou sua duração, ou seu desenvolvimento à arte da maioria de nossos reis de dividir os homens para governá-los mais absolutamente! TOCQUEVILLE, A., 1997, cap. XII: 139A velha e corriqueira artimanha do impostor é fomentar qualquer terror para se impor como salvador.
É necessário que tal cidade não seja una, mas dupla, a dos pobres e a dos ricos, habitando no mesmo solo e conspirando incessantemente uns contra os outros. PLATÃO, A República, livro VIII., cit. SAUTET, M.: 252São incontáveis exemplos - dos triviais aos estapafúrdios; dos boatos, aos fatos.A marca da filosofia platônica é um dualismo radical. O mundo platônico não é um mundo de unidade, e o abismo que, de diversas formas, resulta dessa bifurcação, surge em inúmeras formas. KELSEN, H., 2001:8
"Uma ilusão geral constitui uma força social, que serve potentemente para cimentar a unidade e a organização política de um povo, como de uma inteira civilização." GAETANO MOSCA, Teorica dei governi-elementi di scienza política)"A idéia da política como espetáculo nada tem de novo" (BOBBIO, N., Teoria Geral da Política: a Filosofia Política e as Lições dos Clássicos: 403).O diabo é fundamental coadjuvante. Sem sparring, não sai espetáculo, por falta de contendor. O proselitismo celestial requer a pintura do horror infernal. O pre-requisito para JESUS descer à Terra foi o despejo do casal. Para existir o Direito, antes é necessário arrumar ou apontar o errado, o esquerdo, o detestável. Além de religiosa, pois, a instauração do pavor é sociológica, e eficaz, por vista natural:Então veio, parece, um sábio astuto,
o primeiro inventor do medo aos deuses...
Forjou um conto, altamente sedutora doutrina,
em que a verdade se ocultava
sob os véus de mendaz sabedoria.
Disse onde moram os terríveis deuses das alturas,
em cúpulas gigantes, de onde ruge o trovão,
e aterradores relâmpagos do raio aos olhos cegam.
Cingiu assim os homens com seus atilhos de pavor,
rodeando-os de deuses em esplêndidos sólios,
encantou-os com seus feitiços, e os intimidou –
e a desordem mudou-se em lei e ordem.“Na natureza, nenhuma coisa muda senão pelo encontro das outras”. (NEWTON, I., cit. CAPRA, F., 1991: 60)sócrates achava melhor mirar o próprio umbigo."Conhece-te a ti próprio, e conhecerás o universo de Deus." Como a missão era por demais espinhosa, e o resultado impossível, o primata ingeriu a cicuta para abreviar o trajeto.FREUD apregoava que maligno podia ser contido sem maior trauma. Se localizado, ninguém anteciparia a viagem. O premiado Nobel de Literatura não precisava gastar seu tempo procurando o improvável. Sua própria mente dividia a cama com ele.MARX divulgava que o diabo não estava em si mesmo, mas no patrão. Os russos a contra-gosto tiveram que concordar, mas é uma injustiça dizer que LENIN & STALIN montaram a Nomenklatura para se tornarem os novos patrões. Eles eram apenas ladrões, assassinos de massa.Estos caudillos, más que queridos, son temidos, dada la infinita capacidad de hacer daño que poseen y utilizan arbitrariamente. Los herederos de los caudillos reciben, también, los instrumentos del terror forjados por sus padres. En Haití, en el siglo pasado, Francois Duvalier, “Papa Doc”, controló a sangre y fuego a sus compatriotas mediante los temibles ton ton macoutes. En 1971, cuando el viejo Duvalier murió, su hijo Jean-Claude, de apenas 19 años, pese a ser medio idiota, sujetó el poder hasta 1986 a base de palos y calabozo. MONTANER, C.A., Dinastías comunistas. - www.imil.org.br/, 1/11/2010Os EUA são pródigos em eleger e perseguir belzebús. Na década de vinte corriam atrás dos alcoólatras. Os contrabandistas se fartaram. O anúncio do Declínio do Ocidente, de SPENGLER, redobrou a velocidade do mergulho com o empurrão do astuto KEYNES (cit. STRATHERN: 224):
Estamos hoje no meio da maior catástrofe econômica – a maior catástrofe devida quase inteiramente a causas econômicas – do mundo moderno. Sustenta-se em Moscou a idéia de que é a crise final, culminante no capitalismo e que nossa ordem existente da sociedade não sobreviverá a ela."A Águia colhia o grande pretexto para estender suas asas:Quanto mais as pessoas são ricas, mais são cínicas e amedrontadas. Têm medo de perder os privilégios que, justamente, não merecem. Foi este o medo que serviu de base ao fascismo. Quem tem medo deseja um pai disposto a assumir a responsabilidade de todas as suas questões mais complicadas. Depois, acaba aceitando até palmadas do papai. DE MASI, D.: 279Com o susto e a desgraça geral, KEYNES bem soube aumentar seu patrimônio pessoal: de 16.315 libras chegou a 411.238 - equivalentes a 10 milhões de libras em valores atuais, uns 15 milhões de dólares, quando morreu.Os grandes banqueiros e industriais emergiram nessa época. Firmas de Wall Street - como Belmont, Lazard e Morgan - com apenas 15 anos de existência, ocupavam lugar de destaque na economia. Os tempos modernos da legislação para as práticas de comércio começaram em 1934. GLEISER, I.,: 211"O Führer era idolatrado não somente em sua terra natal; tinha adeptos em número considerável de americanos barulhentos e vociferantes.” (BRIAN, Einstein, a ciência da vida: 329)
HITLER precisava de muito gás, e a maior riqueza estava com os judeus domiciliados. Infelizmente eles tiveram que ser mortos, e os nazistas se obrigaram a ficar com a estupenda herança.
Com o anjo virado em LÚCIFER, os yankees se juntaram com aqueles que faziam tremer até esquimós, invadiram o inferno, e repartiram o tesouro do diabo. ..
O contrário se sucede em nosso pobre continente - o diabo vira anjo."Muitos dos terroristas de ontem são hoje presidentes ou ministros na América do Sul". Vereadora chilena Lucía Pinochet Hiriart, filha mais velha do ditador chileno Augusto Pinochet 1915-2006. - Folha de S.Paulo, 2/11/2008Nos anos de chumbo era chumbo grosso ao oportunista do tridente. Agora, ele percebe votos de todo mundo, e dinheiro grosso, em mensalão. Satanás roubava o banco e sequestrava embaixador. Hoje ele é patrocinado pelo banco e nomeia o embaixador que quiser.Enquanto nos EUA os gangsters faziam seu belo papel, no Brasil os cangaceiros vinham a calhar. E lá se foi o paraibano JOÃO PESSOA. GETÚLIO, o bravo suicida, quebrou a taça do café com leite. Outro exército, por certo subversivo, não gostou, e se embrenhou, perigosamente, mato a dentro. Os 20 brancaleones do imprestável PRESTES não matavam tucanos, nem macacos, mas se alimentavam com capivaras, cobras e lagartos. Era um terror:O Estado, jornal, expressava que Getúlio, o caudilho, chefe do peronismo brasileiro, fomentava a crise a fim de justificar perante ao povo e as classes armadas, o seu tão acariciado golpe continuista.Skidmore, Thomas, Brasil, de Getúlio a Castelo: 167Um providencial Plano Cohen logrou sucesso, e o povo em coro... qüen qüen.JOHNSON (p.232) sublima:
“Os anos 30 formam uma época de mentiras heróicas."
Para arrumar um ganho fácil aos milhares de pelegos que precisou para amarrar os cavalos no obelisco carioca GEGÊ montou o imenso teatro italiano da justiça do trabalho,Afinal, o que não aprende o homem, quando o elefante,
submetido a treinamento, vira acrobata, o urso fica
saltador e o asno dá-se em espetáculo?
ERASMO DE ROTERDÃ, De Pueris: 53Alguém tinha que brecar a sanha dos exploradores pagãos, frente aos explorados que recebiam o pagamento dos odiosos empreendedores.“Por isso, um príncipe cauteloso deve conceber um modo pelo qual os seus cidadãos, sempre e em qualquer situação, percebam que ele e o Estado lhes são indispensáveis. Só então aqueles ser-lhe-ão sempre fiéis.” (MAQUIAVEL, N., O Príncipe, D' Elia, Antônio: 15)O Petiço bem soube defender a cidadela de todos os males e demônios, e o staff faturou com todo mérito a riqueza extraída do parque produtivo. Os exploradores protestaram por tapados:
“Burgueses burros, não entenderam que eu estou querendo salvar a vida deles.” (VARGAS, Getúlio, cit. CAMPOS, Humberto, Crítica; in JORGE, F.: 296)
O herói vacilava na guerra mundial.Só se fosse para estar com o Eixo, franco favorito. Hollywood entrou em cena: meia dúzia de torpedos afundaram um trio canarinho. Só podia ser mais um ato terrorista daquele nazi.Torna-se communis opinio que quem detém o poder e deve continuamente resguardar-se de inimigos externos e internos tem o direito de mentir, mais precisamente de ‘simular’, isto é, de não fazer aparecer aquilo que existe, e de ‘dissimular’, isto é, de fazer aparecer aquilo que não existe.
BOBBIO, Norberto.: 372Chegamos ao cúmulo, digo ao cume do Monte Castelo, que nada tinha a ver com nossos navios, enquanto por aqui os destemidos patriotas saqueavam os temíveis estabelecimentos comerciais de italianos, japoneses e alemães, deixando-lhes a ver navios. O justo confisco bancário dessa gente endiabrada cobriu com folga o turismo da soldadesca pela Cidade Eterna.Quando ao norte o comunista perdeu a graça, e o entedioso show da Guerra Fria foi encerrado, entrou em cartaz árias por demais contundentes, estrelando dois protagonistas reformados em prê-à-porter : um trocou a bebida pela droga.; o outro, pelo islamismo. A droga é produto altamente rentável. Rende votos aos caçadores; rende muito aos traficantes, aos jornais, e justifica as altas somas envolvidas. O islamismo também. Um ente que ninguém jamais viu, exceto por tal Al Jazira, ofereceu o maior espetáculo da Terra, para milhares de câmeras já devidamente postadas à incomparável tragédia. BUSH destinou enorme soma para caçá-lo, mas eu já presumia ser apenas uma peça. As petroleiras tinham contribuído com vultosa cifra para elevar o intrépido texano*. Ele invadiu o Iraque, matou o chefe e tomou o petróleo e mujito mais dos pilantras.Iraque: instituições americanas desviaram US$ 17 bi do país Vingou-se dos malvados de lá, em prol dos benfeitores de cá. Foi ético, porque agradecido ao patrocinador, e agiu conforme a ciência indicava:Agora demonstrarei a estrutura do Sistema do Mundo: todo o corpo continua no próprio estado de repouso ou de movimento uniforme numa reta, a não ser que seja impelido a mudar esse estado por forças que lhe forem aplicadas. A mudança de movimento é proporcional à força motriz aplicada e ocorre na direção da reta em que a força foi aplicada. Para toda ação existe sempre uma reação igual e oposta. NEWTON, I., cit. Rohden, H., 1993: 169.
Em poucos dias haverá pleito ao Congresso dos EUA. Republicanos esperam retomar o poder, enquanto Democratas visam restringir suas perdas recuperando importantes estádios - Califórnia, Flórida, e talvez até o Texas, estado que tende ganhar mais quatro assentos na Câmara. Desde setembro especialistas norteamericanos vem predizendo uma "eleição de onda",na qual uma "torrente de vitórias da oposição varrerá o partido incumbente do poder", alarmando todo mundo. Falam de inundações, maremotos, tsunamis e, inevitavelmente, a tempestade perfeita. Não poucas bombas vem sendo descobertas nos aviões de carreira, e em várias cidadelas estrangeiras. O diabo exige ser constantemente relembrado. A tanto, precisa ser muito criativo, moderno, e o máximo envolvente. O terrível agora vem até por e-mail. Assim, a população do mundo inteiro pode ficar devidamente alertada que a qualquer instante, ao abrir uma mensagem, no vírus pode estar uma bomba. Literalmente. Segundo US TODAY, a polícia alemã desarmou uma bomba e-mail enviada da Grécia à chanceler alemã , Angela Merkel, do escritório. Em seguida, receberam os forwards as embaixadas da Rússia e Suíça localizadas no ponto emissor. Os ataques são atribuídos a extremistas de extrema esquerda grega. A polícia monitorava tudo desde o morro da Acrópole e imediatamente desceu à Ágora para destruir cinco artefatos que poderiam ser bombas. Dois suspeitos foram presos, informa o US. PLATÂO & SÓCRATES continuam vivos e ativos, esses desgraçados Hydras!
O platônico-maquiavélico THOMAS HOBBES bem que havia demonstrado, claramente: qualquer indivíduo pode ser uma ameaça à comunidade, ainda mais se estrangeiro. Belzebú terráqueo requer um deus presente no globo, não no céu.
Hobbes, que havia freqüentado assiduamente a corte fazendo-se passar por matemático (mesmo que pouco soubesse dessa disciplina) se desgostou ali, regressou à Inglaterra nos tempos de Cromwell e publicou uma obra muito malvada, de título muito raro: The Leviathan. Sua tese principal era de que todos os homens atuam devido a uma necessidade absoluta, tese apoiada, aparentemente, pela doutrina dos decretos absolutos, doutrina de geral aceitação nesses tempos. Sustentava que o interesse e o mêdo eram os princípios fundamentais da sociedade.
BRETT, R. L., La Filosofia de Shaftesbury y la estetica literaria del Siglo XVIII: 14
“Deus não quer fazer tudo, para não tolher o livre arbítrio e aquela parte de glória que nos cabe”. (MAQUIAVEL, Cit. JORGE, F.: 134)
Eis o glorioso papel do Estado. Por terreno, todavia, Leviathan precisa de alimento. Toca ao diabólico cidadão trabalhar, para satisfazer o faminto.
_____________