sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Ária com dedos de prosa

A Grécia, que nos educou, soltou nossas línguas e nos fez indiscretos a nativitate. O aticismo havia triunfado sobre o laconismo, e para o ateniense viver era falar, dizer, esganiçar-se, dando ao vento em formas claras e eufônicas a mais arcana intimidade. Por isso divinizaram o dizer, o logos, ao qual atribuíam mágica potência, e a retórica acabou sendo para a civilização antiga o que tem sido a física para nós nestes últimos séculos. Sob esta disciplina, os povos românicos forjaram línguas complicadas, mas deliciosas, de uma sonoridade, uma plasticidade e um garbo incomparáveis; línguas feitas à força de palavreados infindáveis - em ágora e praça, em palanque, taberna e tertúlia. GASSET, José Ortega Y, Rebelião das Massas
Sexto Ato
A escolha da representação, que constituía dever de honra no berço da democracia, a velha Grécia dos grandes filósofos, transforma-se em negócio dos mais rentáveis. A bolsa da política impõe novos métodos de ação e incorpora práticas usadas no mercado de compra e troca de bens e mercadorias. TORQUATO, Gaudêncio, A democracia no balcão 25/7/2010
Para reconquistar a soberania o povo . Reuniu força nunca vista, e suou a camisa. Por década investiu-se em anúncios, treinamentos, e preparativos de toda ordem. Cúpulas partidárias combinavam o melhor modo de enfrentar o inimigo comum, já cambaleante, pero muy armado. A caserna já não queria mais nada com nada - há lustro já entregara a rapadura - mas o movimento popular, tal qual extração do siso, vinha para amolecer  de uma vez a espada do cansado guarda,  até ele sair, de fininho  O ápice reuiniu  milhões de voluntários, bem verdade que muitos por causa do samba levado a quadra dos virtuais goal-keepers. Há quem hoje denomine quadrilha, mas aí é demais.  O uso deste seleto termo é apropriado à designação  mais rasa dos meliantes. Não era o caso. A maioria dos tribunos usava gravata no dia-a-dia. A panacéia do Terceiro Ato poderia ser cumprida à risca. A gente toda iria escolher, finalmente, o príncipe de sua predileção. Diretas Já!


Não posso aquilatar se os mosqueteiros do povo queriam produzir um dilema que lhes seria favorável, ou supuseram que com a força de milhões seria óbvio o prosaico êxito, mas o certo é que os ocupantes do disco-voador negaram o pleito direto,e assim o líder das Diretas Já. foi empossado direto, sem necessitar, sequer, de prévias ou mesmo de alguma eleição indireta.Nem havia outro candidato, ora pois.
O 'trem da alegria' foi promovido às vésperas do Colégio Eleitoral que escolheu Tancredo Neves. Os senadores beneficiados pelo 'trem' juraram que 'tudo foi feito dentro da legalidade' e como manda 'a tradição da Casa'. Também foram nomeados na ocasião aliados políticos e jornalistas amigos de senadores. www.claudiohumberto.com.br - 25/6/2009
E para o povo não continuar reclamando por diretas, elas foram estipuladas ao futuro próximo, coisa de uns quatro anos, pouco para quem aguardara vinte.  O povo não poderia entregar a direção a mais um desregrado. O lapso viria a calhar, mas o rosário estabeleceu apenas o modo de repartir a pizza. Como fazê-la, bem, isso era à cargo do povo, que fizesse do jeito que fosse, e não do privilegiado eleito, que por isto não mais precisaria trabalhar, pelo resto da vida, nem ele, nem seus parentes, descendentes e amigos, do peito ao outro recanto.
Mercê da mais completa falta de imaginação, abateu-se o inusitado provável. Desta feita as forças ocultas atuaram diretamente para retirar todas as forças do guarda designado, e assim voltaram a tomar conta do salão.  O banquete era estupendo. A monumentral herança construída pelos heróicos noventa milhões em ação agora estava todinha servida na mesa, para ser fatiada sem requerer o menor  rigorismo. Era farta e abundante, ainda mais agora, que não se precisava mais repartir com a soldadesca. A milícia estava desbaratada, mas eleição direta não veio ao caso. Cabia ao líder do disco-voador, com livre trânsito da caserna à alcova, por invisível, agora assumir toda a base sem ser eleito por ninguém! 
Sarney, em matéria de política, faz croché com sete agulhas. Sabe tudo do ofício.- DELFIM NETTO - www.independenciasulamericana.com.br, 27/1/2009)
O povo, concorde, pero desconfiado, somente  ficou seguro quando lhe apresentaram um plano que tinha tudo a ver com um direto já - um cruzado de direita. Pronto.  Agora o povo poderia se distrair na roda-de-samba. Enquanto se arrumavam os preparativos às cabines de votação, o povo teria quatro anos para pensar bem, antes de fazer bobagem. O cruzado, todavia, atingiu direto a roda-de-samba. Virou samba-do-criolo-doido. Uns para cá, outros para lá, tudo que o guarda queria.
O povo pacientemente viu, condenou, mas se resignou. Havia hora marcada à evacuação dos Vigaristas do Plano Cruzado de modo que não precisava de imediato demovê-los. Ademais, o aceno de uma Constituição Cidadã tornava o povo antes de decepcionado, confiante num futuro melhor, auspicioso, alvissareiro.
Era uma questão tanto de sobrevivência quanto de política: uma panacéia que, pelo voto do trabalhador e pela transformação radical do Parlamento, proporcionaria ao trabalhador muitos assados, muito pudim de ameixas e cerveja forte, com três horas de trabalho diário. RUDÈ, George:196.
Até sua promulgação, o povo ficou na carência. E o guarda:? Até hoje se farta  na opulência,

Nenhum comentário:

Postar um comentário