terça-feira, 26 de outubro de 2010

A Epistemologia e a Ética de Demócrito

O animal é tão ou mais sábio do que o homem: conhece a medida da sua necessidade, enquanto o homem a ignora. DEMÓCRITO
A antiga teoria atômica, de Leucipo e Demócrito é a verdadeira precursora do atomismo moderno? Essa pergunta foi feita freqüentemente e opiniões muito diferentes foram registradas. Gomperz, Cournot, Bertrand Russell, J. Burnet, dizem: Sim!. SCHRÖDINGER, Erwin, A Natureza e os Gregos -  Uma Introdução às Idéias de Demócrito.
Até estive em Atenas, mas ninguém tomou conhecimento de mim.
DEMÓCRITO, Fragmentos: 116
A tragédia já estava encaminhada: 

Durante seu desenvolvimento pelo pensamento grego, a filosofia da natureza enveredou por um caminho equivocado. Esse pressuposto errôneo é vago e fluído no Timeu de Platão. (WHITEHEAD, Alfred North: 31)

O script olímpico ensejou Trinta Tiranos no podium de Athenas e centenas desses trinta alhures, desde então, ao gáudio apolíneo. 
A Vênus de Milo é uma figura másculo-feminil, uma espécie de atleta com seios. E é um exemplo de cômica insinceridade que tenha sido proposta tal imagem ao entusiasmo dos europeus durante o século XIX, quando mais ébrios viviam de romanticismo e de fervor pela pura, extrema feminilidade. O cânone da arte grega ficou inscrito nas formas do moço desportista, e quando isto não lhe bastou preferiu sonhar com o hermafrodita. José Ortega Y Gasset, Rebelião das Massas
O que ocorreu foi que as premissas tecnocráticas quanto à natureza do homem, da sociedade e da natureza, deformaram-lhe a experiência na fonte, tornando-se assim os pressupostos esquecidos de que se originam o intelecto e o julgamento ético. MISES, Ludwig von,1990: 112

GASSENDI (1592 ) até reintroduziria o atomismo ao tomar ciência de EPICURO (341 a. C.), pioneiro em adotar a teoria de DEMÓCRITO, mas a quem isso  interessaria?. "A Igreja combateu o epicurismo em todas as frentes, nomeadamente declarando heréticos os que aceitavam a constituição atómica da matéria." (SCHRÖDINGER, E., A Natureza e os Gregos e Ciência e Humanismo. Lisboa: Edições 70, 1999:22)  A Igreja sempre combateu quem almejasse desvendar os segredos da natureza, porquanto desde o Paraíso eram privativos do Deus que projeta. E o que propunha o discípulo mais proeminente de Demócrito? Para Epicuro o homem almejava ser feliz e essa felicidade consiste na ausência de dor e perturbação. Este estágio por todos almejado só poderia ser experimentado por meio da investigação das causas dos fenômenos naturais. A finalidade do conhecimento dessas causas, quer as consideremos em suas relações recíprocas, quer isoladamente, é assegurar a paz de espírito ao homem, ser autárquico, dependente apenas de si para atingir essa felicidade. Conclui-se daí, que a ética epicuréia está diretamente relacionada com a filosofia da natureza - portanto, em nada teológica.

Somente passado milênio é que a razão primordial do maior receio da corporação romana deu sinal, ao ser demolida sua pregação antropocêntrica, uma demolição que a Igreja ainda conseguiu ocultar por mais um século, até a chegada de outro gajo a afirmar que de nada adiantaria ao papado permanecer tapando sol com peneira. Dobrado mais um, veio SPINOZA com o panteísmo, e por isso excomungado pelos  doces papas renascentistas. Do mesmo modo a  ciência sequer tomou conhecimento de sua formidável concepção, vista de caráter religioso curiosamente porque refutava a religião. A especulação, a filosofia já fora banida da academia inaugurada pelo filósofo PLATÃO. e COPÉRNICO, TYCHO BRAHE,  KEPLER,  o corrupto BACON, GALILEU,  DESCARTES,  HOBBES & NEWTON, já haviam emprestado credibilidade ao astuto socrático,  o marco zero do indescritível embuste,..

Quem se der conta com clareza de como depois de Sócrates, o mistagogo da ciência, uma escola de filósofos sucede a outra, qual onda após onda, de como uma universalidade jamais pressentida de avidez de saber, no mais remoto âmbito do mundo civilizado, e enquanto efetivo dever para com todo homem altamente capacitado, conduziu a ciência ao alto-mar... .não poderá deixar de enxergar em Sócrates um ponto de inflexão e um vértice da assim chamada história universal. NIETZSCHE, F., O nascimento da tragédia: 92

Mesmo após as descobertas de LAVOISER, ROBERT BOYLE, DALTON, FARADAY (1791-1867) MAXWELL (1831-1879) manteve-se a resistência platônica, revigorada em seu duplo viés. Não só a matemática, como a própria religião se alinhava na guarida, a rigor no combate à "subversão":

Platão é aquela ambiguidade e fascinação chamada de 'ideal' que tornou possível às naturezas nobres da antiguidade entender mal a si próprias e pisar na ponte que levou à 'cruz', Ele carrega em sua consciência uma culpa semelhante a dos cínicos que inventarama satura Menippea. Idem,  Crepúsculo dos ídolos:130.

Com o singelo argumento newtoniano de  que hipoteses non fingo, WILHELM OSWALD, (1853-1932), & ERNST MACH (1838-1916), trabalharam duro tentando sepultar, de uma vez por todas, a especulação atômica. O Círculo de Viena (COVENEY, P. & HIGHFIELD:57) preconizava: o átomo não era necessário para sequer à Química. A "suposição" deveria ser abandonada por improvável, insuscetível de constatatação. No salão da valsa o anfitrião e o colega garantiam: "Não pode haver significado nas declarações referentes a uma suposta teoria atômica, já que não temos meios de verificar diretamente a existência de átomos e moléculas." 

Antes de ser despido, o exuberante positivismo logrou maciça adesão, e o badalado movimento levou o partido do clero ao poder. A negra cruz nazista reflete a simbiose entre a ciência positivista e a religião, em repetição florentina, desta feita contra os malvados materialistas, e os depravados capitalistas. A  suástica, a cruz no movimento dialético, poderia ser a vibrante hélice do temido Stuka (foto), ou a roldana da esteira do mimoso Panzer. 

HEISENBERG ficou falando sozinho, felizmente. Ao espanto dos   incrédulos platônicos de Viena, Hiroshima e Nagasaki  serviram  para evidenciar o mais candente significado da "suposta" teoria do velho DEMÓCRITO.

Vivemos à base de idéias, de morais, de sociologias, de filosofias e de uma psicologia que pertencem ao século XIX. Somos os nossos próprios bisavós.
BERGIER, J. & PAWELS, L., O despertar dos mágicos: 31

No final do século XIX, a principal influência sobre a teoria acadêmica social e econômica era das universidades. A idealização bismarckiana do Estado, com suas funções previdenciárias centralizadas foi devidamente reestudada pelos milhares de ocupantes de postos-chave do meio acadêmico que estudaram em universidades alemãs nas décadas de 1880 e 90.  SCHESINGER, Arthur M., The Crisis of the Old Order 1919-1933, p. 20; cit. em JOHNSON, Paul: 13.
EINSTEIN (cit. THOMAS & THOMAS, Einstein: perfil bibliográfico. A Vida do grande cientista:53) detestava o Chanceler de Ferro, e muito mais o cabo sucessor, mas sua sabedoria não atingiu potência para desfazer a estupidez germânica: “Mas quando o assunto das palestras se desviava para a política, e as pessoas começavam a falar em Bismarck e na ascensão do Império Alemão, Albert se assustava e saía da sala.” Pois infelizmente parece que até hoje, caro e risonho DEMÓCRITO, tirante os aspectos físicos relevados pelos formuladores quânticos, são raríssimos os que tomaram conhecimento da amplitude de seus postulados:
Na rotina diária, nem sempre percebemos que tudo que existe é de certa maneira controlado por forças e interações invisíveis aos olhos [...] Elas controlam as menores partículas subatômicas e as grandes galáxias a bilhões de anos-luz de distância. OLIVEIRA, A., Depto Física, Univ.Fed. de S. Carlos - http://cienciahoje.uol.com.br/133058
Como uma criança que recebe o presente de Natal tão sonhado, mas não consegue fazê-lo funcionar porque não leu todo o manual de instruções, assim também os físicos de hoje têm nas mãos algo que pode ser o Santo Graal da ciência moderna, mas não conseguem utilizar plenamente seu poder de previsão porque ainda não acabaram de escrever o manual de instruções. GREENE, B., 235 
O alcance do marco atômico tem uma amplitude incomensurável, excedendo em tudo a potencialidade aferida na Física:
A verdadeira grandeza de Demócrito não está na teoria dos átomos e do vazio, que ele parece ter exposto bem conforme a tinha recebido de Leucipo. Menos ainda está no seu sistema cosmológico, que deriva mormente de Anaxágoras. Pertence inteiramente a uma outra geração que a desses homens, e não está preocupado de modo especial em encontrar uma resposta a Parmênides. A questão à qual tinha que se dedicar era a de sua própria época. www.mundodosfilosofos.com.br/democrito
Naquela época, como até hoje, o interesse exclusivo dos governantes era o poder sobre tudo, especialmente sobre os ingênuos comandados.
O que caracteriza os primeiros estudos sobre a sociedade é, precisamente, um ponto de vista finalista e normativo: finalista, isto é, tendo unicamente em consideração o ideal a realizar, a investigação do que deve ser a 'melhor' organização social e política; normativo, quer dizer, a preocupação imediata de estabelecer normas, regras de ação para a vida coletiva. É este, particularmente, o ponto de vista dos filósofos. Bastará recordar, quanto à antiguidade, a República e as Leis de Platão, a Política de Aristóteles. CUVILLIER, A., Introdução à Sociologia – OS PROBLEMAS SOCIOLÓGICOS
É a maior atochada. Ela ilumina apenas o exibicionista.
Todo homem possui sua finalidade particular, de modo que mil direções correm, umas ao lado das outras, em linhas curvas e retas; elas se entrecruzam, se favorecem ou se entravam, avançam ou recuam e assumem desse modo, umas com relação às outras, o caráter do acaso, tornando assim impossível, abstração feita das influências dos fenômenos da natureza, a demonstração de uma finalidade decisiva que abrangeria nos acontecimentos a humanidade inteira. NIETZSCHE, F., Da utilidade e do inconveniente da História para a vida: 74
Para Michaël Zöller, sociólogo alemão da universidade de Bayreuth, o que se chama de Estado é certamente um sistema de interesses pessoais organizados, uma Nova Classe. Como todos nós, sua ambição é aumentar a remuneração e a autoridade. Como classe, ocupam-se, pois, a desenvolver seus poderes. SORMAN, GUY, A nova riqueza das nações.
Como em Esparta, só à classe governante é permitido portar armas, só ela tem direitos políticos ou de outra espécie, só ela recebe educação, isto é, um adestramento especial na arte de manter em submissão suas ovelhas humanas, ou seu gado humano. POPPER, Karl, 1998, Tomo I: 60
"O Demiurgo de Platão, o grande arquiteto cósmico, transformou-se no Deus cristão de Copérnico." (GLEISER, Marcelo, Criação Imperfeita: 54 )
"Quando Deus determinou a ordem dos corpos celestes, tinha em mente os cinco sólidos regulares, famosos desde os tempos de Platão e Pitágoras até nossos dias." (KEPLER, J., cit. idem: 65) O que diria nosso singelo DEMÓCRITO sobre esta  pretensão de entender o intuito divino e o aceno da salvação? "A natureza é auto-suficiente; por isto vence com o pouco e com o seguro, as demasías da esperança."  
ILYA PRIGOGINE abiscoitou Nobel  em 1977 por demonstrar justamente o fenomenal efeito que podem ocasionar as asas de uma borboleta, naturalmente exagerada metáfora, mas que define o fenômeno: ORMEROD (2000:16)  curtiu a idéia e e deu serviço à borboleta:
Cada qual tem seus próprios matizes, mas estão conectados por suas implicações gerais. O que se precisa é de uma economia nova, orgânica, com um toque leve, suficientemente sofisticado para permitir a interação - que, para os propósitos deste livro, chamo de 'O efeito borboleta'.
"A superioridade dos sistemas auto-organizadores é ilustrada pelos sistemas biológicos, em que produtos complexos são formados com uma precisão, uma eficiência, uma velocidade sem iguais." (BIEBRACHER, C., NICOLIS, G.; SCHUSTER; Self Organizations in the Physico-Chemical and Life Sciences; Relatório EUR 16546, European Commission, 1995; cit. PRIGOGINE, I.,: 75)
Assim, descobriu-se recentemente que na natureza tudo está subordinado a uma ordem, até mesmo os fenômenos confusos, sem nexo, totalmente imprevisíveis. Esta ordem ‘superior’ é capaz de explicar eventos aparentemente randômicos - não importa se se trata de bolsa de valores, da mudança na temperatura de nosso planeta, ou da maneira que nós formulamos nossos pensamentos – e que podem ser expressos tanto em fórmulas matemáticas e físicas, quanto em belas imagens (os chamados fractals) disformes, mas com uma atraente irregularidade. Todos esses eventos têm algo em comum: o fato de serem atraídos a certos estados da natureza, o que lhes dá unidade, se bem que disfarçada. A nova regularidade dos fenômenos deu origem a uma nova ciência, que tem o ‘caos’ como tema central e na qual, um dia, deve se enquadrar a teoria das ondas. WITKOWSKI, Bergè: 275
E quanto à estratégia política, o exercício ético par excellence, o que diria o mais famoso filósofo, preferido por nove, de cada dez governantes que o Ocidente vem suportando?
É necessário que tal cidade não seja una, mas dupla, a dos pobres e a dos ricos, habitando no mesmo solo e conspirando incessantemente uns contra os outros. (PLATÃO, A República, livro VIII., cit. SAUTET, M.: 252)
Não é o que pensa o notável neurocientista chileno H. MATURANA, (cit. PELLANDA & PELLANDA:115). por exemplo: “A constituição biológica humana é a de um ser que vive no cooperar e compartir, de modo que a perda da convivência social traz consigo doença e sofrimento.” A civilização padece graças ao carma:
Os acidentes, as doenças, assim como a infelicidade em que está mergulhada a maior parte da humanidade, tem como gênese o distanciamento da fonte de energia vital e cósmica. GONZALEZ, MATHIAS, O caminho cósmico. - Rio de Janeiro: Pallas, 1993
O platonismo não tem o menor cabimento. "O mundo é uma rede complexa de inter-relações na qual as categorias de sujeito e objeto se fundem, embotando as distinções dualistas tradicionais. (FOWLER, D. R., Einstein´s Cosmic Religion 1979; cit. JAMMER, M.: 103
O discípulo de SÓCRATES,  todavia, ainda logra êxito. Ao pelêgo-inspirador nazista CARL SCHMIDT, "o verdadeiro líder político"  era aquele que sabia dividir o povo em dois campos mutuamente hostis. Ao fomentar  a polarização, o debilóide poderia tirar dela todo o proveito possível.Vero, pero acabou no Bunker. A arte platônica, aliás sua mais completa carência nos remete à sociedades repartidas entre criminosos, e inocentes. Nem precisaria tecer o contraste, mas à guisa da obviedade,  como se posicionaria DEMÓCRITO?
Toda belicosidade é insensata; pois enquanto se busca prejudicar o inimigo, esquecemos o nosso próprio interesse. 
De que modo interpretar quem pleiteia  Mais Platão, menos Prozak? Só se for promoção ao farmacêutico:
Apesar desse caráter puramente teorético que tipifica a República platônica, o seu utopismo não se pode afiançar sem a sua materialização num regime universalmente válido 'que polarize todos os espíritos numa mesma conexão racional e que imponha uma mesma meta a todos os esforços' DA SILVA, Ferreira, "O Andróptero", in: Obras Completas, Volume I, ( Introdução de Miguel Reale), São Paulo: Instituto Brasileiro de Filosofia, 1964: 17.
Ética (do grego ethos, que significa modo de ser, caráter, comportamento) é o ramo da filosofia que busca estudar e indicar o melhor modo de viver no cotidiano e na sociedade. Diferencia-se da moral, pois enquanto esta se fundamenta na obediência a normas, tabus, costumes ou mandamentos culturais, hierárquicos ou religiosos recebidos, a ética, ao contrário, busca fundamentar o bom modo de viver pelo pensamento humano. Se na famosa Esparta a observação era por completo ignorada, em Athenas ela foi facilmente subjugada.
As principais características do indivíduo no grupo são, portanto, o desaparecimento da personalidade consciente, o domínio da personalidade inconsciente, a orientação de pensamentos e sentimentos em uma só direção mediante a sugestão e contágio, a tendência à realização imediata de idéias sugeridas. O indivíduo não é mais ele mesmo, é um autômato destituído de vontade. Ademais, pela mera participação num grupo, o homem desce vários degraus na escada da civilização.  LE BON cit. KELSEN, HANS, A Democracia: 315
DEMÓCRITO rejeitava frontalmente "as bobagens" de PITÁGORAS e dos Eleáticos. Certamente por causa de tudo isso o primeiro gênio da humanidade foi relegado ao ostracismo científico. Ele ria. A" verdadeira grandeza de Demócrito", não explicitada, residia justamente em suas formulações éticas, evidenciadas pela série de fragmentos e profundas concepções à cerca não só das relações humanas, como de tudo o mais. Não me ocorre dúvida: DEMÓCRITO escreveu a senha panteísta à ousadia de SPINOZA. Ao excepcional macedônio, o cosmo não era determinado por nenhum poder, muito menos pelo DEMIÚRGO platônico, (coisa pela qual até mesmo ARISTÓTELES acabou escorregando) mas sim pelo movimento imanente (auto-criador ou emergente) do próprio cosmo. Tambérm o mais notável precursor da Teoria da Relatividade coroar-lhe-ia de razão:
Se todas as partes do universo são solidárias numa certa medida, um fenômeno qualquer não será o efeito de uma causa única, mas a resultante de causas infinitamente numerosas; ele é, como se diz com freqüência, a conseqüência do estado do universo um momento antes.  POINCARÉ, H. 36
A idéia do acaso, e a de ordem  intrínseca inerente ao caos viria encontrar guarida apenas no segundo quarto do XX,  pela aplicação do gigante quântico  WERNER HEISENBERG.
O Princípio da Incerteza define que o observador influencia o comportamento das partículas, provocando o fenômeno chamado colapso da função de onda, que de um modo bastante simplificado, pode ser representado pela idéia de que o elétron só está naquele estado específico porque está sendo observado. LANA, C.A., O fim do determinismo newtoniano. http://educacao.uol.com.br/fisica/ult1700u53.jhtm
A DEMÓCRITO nada disso seria novidade. Para ele o cosmo (o mundo e todas coisas, inclusive a alma) era formado por um turbilhão de infinitos átomos de diversos formatos que jorravam ao acaso, combinando ou se chocando. Com o tempo, alguns se uniriam por suas características (as vezes, as formas dos átomos coincidentemente se encaixam tão bem como peças de quebra-cabeça) e muitos outros se espatifariam sem nada formar (porque as formas não se encaixariam ou se adequariam apenas de modo muto tênue). Dessarte, alguns conjuntos de átomos que se aglomeram tomam consistência e formam todas as coisas que conhecemos, que depois se dissolvem no mesmo movimento turbilhonar dos átomos do qual surgiram. E o que temos gradualmente descoberto?
Há infinitos universos paralelos formando ramificações. Em cada um se atualiza uma realidade. TOFFLER, A. & TOFFLER, H.: 20.
O universo é constituído de uma multiplicidade de sistemas ‘abertos’, todos em incessante interação com seu ambiente. BEN-DOV: 149

Pesquisadores do Laboratório Nacional Lawrence Berkeley, do Departamento de Energia do EUA, conseguiram detectar seis isótopos atômicos nunca antes observados: 104Rutherfordium, 106Seaborgium, 108Hassium, 110Darmstadium, 112Copernicium e o 114, ainda sem nome.
Os resultados observados permitirão entender melhor a teoria da estrutura da concha nuclear, a qual prediz a existência de“ilhas de estabilidade” resolvendo o processo: os núcleos de átomos pesados provém de uma série de átomos instáveis, de tempo de vida muito curto. É precisamente uma interação - que já existe nos níveis materiais mais elementares entre o aspecto onda e o aspecto corpúsculo - o que impulsiona a dinâmica da natureza. Assim o mostram as relações de mecânica ondulatória, que explicou LOUIS DE BROGLIE, síntese genial que tornou possível, como diz RUEFF, uma filosofia quântica do universo, aplicável não somente às ciências físicas, senão também a todas as ciências humanas.
A sinfônica
Em nosso século, o estudo da constituição atômica da matéria revelou que a abrangência das idéias da física clássica apresentava uma limitação insuspeitada e lançou nova luz sobre as demandas de explicação científica incorporadas na filosofia tradicional. Portanto, a revisão dos fundamentos para aplicação inambígua de nossos conceitos elementares, necessária à compreensão dos fenômenos atômicos, tem um alcance que ultrapassa em muito o campo particular ciência física. BOHR, Niels, Física atômica e conhecimento humano: Introdução.
Caos, Entropia, a Gravidade,  o Princípio da Covariança ( nome original da Teoria da Relatividade) a Ética Quântica, as fórmulas atômicas, mesmo epidemias patológicas, a Mão Invisível; de ADAM SMITH, o efeito borboleta, este condicionamento atmosférico assinalado por PRIGOGINE, e constatado na Economia,  Do espírito das leis ou da relação que as leis devem ter com a constituição de cada govêrno, os costumes, o clima, a religião, o comércio, etc., título completo da consagrada obra de MONTESQUIEU, o articulador da moderna democracia; Universo em fractais, notável postulação de MANDELBROT, e agora até as SuperCordas, todas essas naturalidades têm no processamento das informações atômicas trazidas pelas ondas o denominador-comum:
As ondas são estruturas macroscópicas coerentes (mantêm aproximadamente seu perfil espacial), cuja função é reestabelecer o equilíbrio do sistema... Não é exagero afirmar que a maioria dos modelos teóricos usados para descrever a física do Universo primordial usa campos escalares... No chamado Modelo Padrão das partículas elementares, que combina todo o conhecimento atual dos constituintes fundamentais da matéria e das forças com que interagem entre si, campos escalares (pode haver mais de um) são um tipo de matéria que interage com todos outros tipos. GLEISER, M., 2010: 251, 128.
A evolução se faz inserida no padrão.
A evolução acontece não como resposta às exigências da sobrevivência, mas como um jogo criativo e necessidade cooperativa de um universo todo ele evolutivo. LEMKOW, A. F.: 183
Todas entidades são envolvidas pelas peripécias dos grávitons, partículas mensageiras oriundas dos mais remotos campos gravitacionais. O esteio é perfeito. Mutatis mutandis a interpretação varia de acordo com a capacidade, a intensidade de atenção, ou interesse do receptor. O que tudo pauta? A ética, jamais a dialética:
A vida não conquistou o globo pelo combate, mas por um entrelaçamento. As formas de vida multiplicaram-se e tornaram-se complexas cooptando outras, e não apenas matando-as. SAGAN, D., cit. DAWKING, R.: 288
 Querer definir ordem matemática ao Universo, ou impor um código padrão à humanidade, ou a qualquer  Nação beira até insanidade.  Coisa de NAPOLEÃO. Com certeza:
O estudo de como surge a ordem, não em conseqüência de um decreto de cima para baixo da autoridade hierárquica, seja política ou religiosa, mas como resultado de auto-organização por parte de indivíduos descentralizados é um dos acontecimentos mais interessantes e importantes de nossa época. KELSEN, H., A democracia: 140.
Pois faz  mais de 2.500 anos que DEMÓCRITO recomendou:
Melhor para a virtude mostrar-se-á aquele que usar o encorajamento e a palavra persuasiva, do que o que se servir da lei e da coerção. Pois quem evita o injusto apenas por temor a lei, provavelmente cometerá o mal em segredo; quem, ao contrario, for levado ao dever pela convicção, provavelmente não cometerá o injusto nem em segredo nem abertamente, Por isto, quem agir corretamente com compreensão e entendimento, mostrar-se-á corajoso e correto de pensamento
O sorridente filósofo, o parceiro LEUCIPO, mesmo EPICURO, e principalmente SPINOZA devem estar rindo muito, dando gargalhadas da civilização, já com vinte e um séculos no lombo, porém ainda se comportando como uma criança de seis.
Acredito que quem estiver entrando no caminho da iluminação será absolutamente impecável em tudo o que fizer. E por causa do medo da condenação? Não. Ou de punição de Deus, ou porque pequei e não alcancei o perdão? Não, não, não. Os verdadeiros iluminados verão que toda a ação tem uma reação com a qual eles terão de lidar, e se formos sábios, não faremos coisas que nos levarão a ter de enfrentar resolver e equilibrar isso em nossa alma mais tarde. Esse é o verdadeiro critério.  LEDWIN, M., cit. ARNTZ, W.: 203
_______________

Nenhum comentário:

Postar um comentário