sexta-feira, 29 de outubro de 2010

E lá se foi mais um superstar de Maquiavel

Porque posso matar sorrindo,
E gritar contente aquilo que aflige meu coração,
E umedecer minha face com lágrimas artificiais,
E afeiçoar meu rosto a todas as circunstâncias,
Afogarei mais marinheiros do que a sereia;
Matarei mais basbaques do que o basilisco;
Falarei tão bem quanto o Nestor,
Enganarei mais astutamente do que Ulisses,
E como Sínon, tomarei outra Tróia.
Posso acrescentar cores ao camaleão,
Mudar de formas como Proteu quando me convier,

E dar lições ao mortífero Maquiavel.

SHAKESPEARE (Henrique VIV, parte III, ato III, cena 2)
Investigações do FBI indicam que os US$ 800 mil apreendidos com o empresário venezuelano Guido Antonini Wilson em Buenos Aires eram uma contribuição do governo de Hugo Chávez à campanha presidencial de Cristina Fernández de Kirchner, afirmou à Justiça dos EUA o procurador federal Thomas Mulvihill.  Na conversa que estava sendo gravada secretamente - que “existem pessoas  na Venezuela e na Argentina que gostariam de resolver essa bagunça para que  a verdade não apareça. 
Imnpossível:
'O vácuo quântico é o 'mecanismo de informação holográfica que registra a experiência histórica da matéria'." (LASZLO, E., A Ciência e o Campo Akáshico: 72)
A paranóia da caricatura egocêntrica do fora-da-lei diverge das outras psicoses – esquizofrenias, parafrenias, etc. O simbólico e o imaginário lhe deixa à mercê da invasão de percepções não exatamente “irreais”, e sim, ao contrário: reais em demasia. Tem razão. Independentemente de microcâmeras, todos seus movimentos estão e compõem o EspaçoTempo.O stress se faz iminente; e o colapso, decorrente.
O homem mau sente-se bem
até quando o mal não der frutos.
Mas quando o mal frutificar,
o mau sim, o mal sentirá.
DARMAPADA: 66
Então, ! Para gáudio da platéia, esta que garante o sucesso absoluto ao seu diretor, já por séculos à fio em cartaz, ela foi programada com final melancólico, senão trágico, à estrela maior, justamente para o deleite, à desforra do público.  E assim se vão um a um os destemidos peregrinos do infortúnio, alguns assassinados, outros traídos, não poucos encarcerados, um que outro linchado, enlouquecido, e vários por suicídio. Conforme o place, houve quem antes da partida se tornasse paraplégiico,  sofresse algum tipo de avc, ou com seríssimos danos cerebrais.As prematuras partidas dos mais afortunados decorrem por colapso no coração, justamente por faltar-lhes coração. Raríssimo alcança uma longa metragem.
O nacionalismo de Perón era tal que sua política agrária fez a carne esfumar-se do cardápio nacional durante 52 dias, deixou o campo exaurido e acabou com todas as reservas acumuladas durante o agitado comércio dos tempos de guerra. Como conseqüência, o general apossou-se do gás, da eletricidade, dos telefones, do Banco Central, das estradas de ferro e de tudo que tivesse pegadas forasteiras. MENDOZA, P. A., MONTANER, C.A., LLOSA, A. V: 267
A rainha cognominava-se EVITA, a Embaixatriz, “alta atriz” do totalitarismo demagógico. A Espanha, do colega FRANCO, rendeu-lhe tantas homenagens quantas foram suas promessas em nome do povo argentino para com aqueles ancestrais. Ficou famosa a viagem do navio lotado de trigo que partiu do celeiro do Novo Mundo como dádiva e homenagem dos filhos à Pátria-mãe. Os filhos naturalmente, não viram os presentes ao opulento endereçados, tampouco foram reconhecidos, mas a dadivosa não parou mais de ganhar todo o tipo de benesses. A visita subseqüente visita à Suíça denota onde ela costumava guardar os pertences auferidos com o chapéu alheio.
Os Perón criaram extensa legislação sobre salários, regalias, férias e segurança social dos trabalhadores. O Estatuto del Peón adulava os trabalhadores rurais. O conjunto tratava de dias de descanso, alojamento, salário-mínimo, assistência médica e demissões. A principal base institucional do peronismo eram os sindicatos, completamente dominados por seus adeptos, alcançando grandes proporções e funcionando como agências da contratação coletiva de trabalho. Todas estas medidas foram acompanhadas de um nacionalismo extremado, forte ênfase no papel dominante do líder, ideologia corporativa, demagogia populista e falta de respeito pelo constitucionalismo e tradição. LIPSET, SEYMOUR MARTIN: 178
"C. Kirchner está levando a pecuária argentina à bancarrota. Estima-se que em 2011 os argentinos farão churrasco com carne importada."(www.claudiohumberto.com.br, 16/5/2009)
A receita da fogosa nem contempla a tradição gaucha:
A presidente da Argentina, Cristina Kirchner, recomendou comer carne de porco para melhorar a vida sexual - uma receita que, segundo ela, é muito mais 'gratificante' do que tomar Viagra. Segundo ela a gordura produzida pelo porco é muito parecida com a gordura do ser humano e, portanto, é menos nociva do que a gordura da carne bovina. Efe, Buenos Aires, 27/1/2010
Na emergência  a nutricionista da Casa Rosada preferia indicar a química,  Com certeza.
Seria plausível a ligação do entupimento da veia, a provocação deste stress, e  e a fatalidade que abreviou a vida do marido com a conduta política do casal? Um distúrbio físico pode ser conseqüência  psíquica, de mau-caráter? Si non é vero, é bene trovato. A dupla vinha enfrentando não só imprensa e opositores, como acentuado drama de consciência, consubstanciado com intensa pressão popular.
Para o escritor peruano Mario Vargas Llosa a presidente argentina Cristina Fernández de Kirchner é um desastre total, e a Argentina está conhecendo a pior forma de peronismo: populismo e anarquia.Corriere della Sera, 20/3/2009
Estive em Buenos Aires no início do ano. A cidade admirava os participantes do Rally Dakar 2010. O obelisco concentrava uma massa visivelmente decaída.
O roubo, o furto simples, crimes de todo o matiz, cambistas pelas esquinas, espertezas profissionais, antes raridades no aculturado e rico vizinho, ora acompanham os vergonhosos índices de los macaquitos brasileños. Ternos, gravatas, chapéus e tailleurs mudaram da elegante Florida, para o mercado das pulgas, de San Telmo, expostos em brechós, nas barracas de rua. E La Boca anda com mau-hálito, semi-fechada.

O título de 'Paris da América do Sul' já não vale para Buenos Aires. A cidade, que já vinha empobrecendo, acelerou o processo de exclusão social. Os mendigos, que antes não se viam, espalham-se por todo o centro. Sem a conotação poética do 'clochard', o homeless boêmio parisiense, mais de mil pessoas passam todas as noites ao relento na capital argentina. 3,5 milhões de argentinos não conseguem adqurir a cesta básica de alimentação e serviços. Este nível é o mais alto desde 1990, quando a economia do país havia sido arrasada pela hiperinflação. A situação social é mais grave no segundo cinturão de municípios da Grande Buenos Aires, o setor mais pobre da área mais populosa do país. A proporção de pessoas pobres passou em um ano de 38,5% para 44%. Além dos pobres, este país, uma vez denominado 'o celeiro do mundo', não consegue fornecer alimentos para 7,5% dos habitantes da Grande Buenos Aires.
Nos últimos sete anos, um total de 130 processos tramitaram versando sobre a corrupção dos funcionários kirchneristas. Todos foram arquivados, por evidente manipulação no Judiciário. A Argentina tinha sido capturada, há muito. Povo e imprensa querem explicações à cerca dos numerosos escândalos.Ela ameaça os tradicionais periódicos, instruída pelo êxito dos muy amigos  CHÁVEZ & LULA.
Para Fidel Castro e seu peões Hugo Chávez, Rafael Correa, Daniel Ortega, Evo Morales, Mujica, Cristina de Kirchner, o bispo Lugo e Inácio Lula, o comunismo está vigente e fora disso a Colômbia, particularmente o presidente Uribe, é o único obstáculo que os impede de avançar com maior celeridade nesse projeto de guerra de classes.Chávez visto por el coronel Villamarin Pulido, 31/1/2010

Ninguém esquece a mala-preta enviada pelo intrépido venezuelano em jato particular. É flagrante o enriquecimento abrupto, evidentemente ilícito da família K. Só no primeiro ano de governo da presidente (2008), o aumento foi de 158%. A expansão patrimonial do casal atingiu ano passado a assombrosa cifra de US$ 12 milhões - valor dos imóveis recentemente adquiridos na província de Santa Cruz e na cidade de Buenos Aires.
De quebra, o casal vinha sofrendo várias derrotas políticas, e enfrentamentos dentro do próprio seio do governo, com o affaire do presidente de seu Banco Central, e a negociata para forçar a venda da filial argentina da TELECOM ITÁLIA..A bomba maior foi deflagrada: a descoberta que a forte crise econômica desencadeada pelo governo da esposa ensejou que nas vésperas da desvalorização do peso o astuto ex-presidente providenciasse a compra de 2 milhões de dólares. A moeda americana equivalia a $ 3,22, e fechou a $ 3,39, proporcionando do dia para noite um formidável lucro aos operadores e amigos, sem o menor trabalho
Atualmente em países como Argentina e Brasil, a classe média parece derrotada. Há alguns anos os membros dessa classe eram a chave da prosperidade de pequenas empresas e de serviços públicos de educação e saúde eficientes. Agora, parecem resignados diante da queda drástica de sua qualidade de vida. A impunidade de autoridades corruptas, assim como a insensibilidade do modelo econômico em relação aos problemas sociais, criaram uma frente de tempestade ameaçadora. MARTINEZ, TOMAS ELOY, Presidente do Departamento de Estudos sobre a América Latina da Universidade de Rutgers, EUA, autor de Santa Evita e O Romance de Perón
Se o futuro não oferecesse esses generosos flancos às profecias, ao se confirmar o porvir, fazendo-se pretérito, ainda assim dificilmente lhe compreenderíamos. Na relevância e na quantidade de dados coletados o rastreador se equipara a um profeta invertido.Como já vi este filme em preto-e-branco, cinemascope, 3D, video-tape, e super 8, em performance de teatro, no cotidiano, e até mesmo nas novelas mais descompromissadas, e banais, sento na praça, dou milho aos pombos. Ao fim de cada sessão vem lá o carro fúnebre, justamente acompanhado de um sorriso generalizado, até meio sarcástico, pero redentor, de uma platéia de alma lavada.
Minha dúvida se resume apenas no seguinte: adivinhar o próximo gajo a sair embalsamado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário