domingo, 14 de março de 2010

Viagem sem volta

Não tenho dúvidas de que o Brasil evoluiu positivamente ao longo dos últimos 15 anos (...) Se o que realmente importa não são tanto os fatos, mas as versões sobre eles, por vezes muito distintas e conflitantes, segue-se que as versões que tendem a predominar... Afinal, todos aprenderam com Goebbels que uma versão, se mil vezes repetida com convicção e eloquência, pode acabar assumindo foros de verdade. MALAN, Pedro, Ex-Ministro da Fazenda do Governo FHC. Estadao, 14/3/2010
PAUL JOSEPH GOEBBELS, 18971945 e família
Os personagens mais psicopatas da História são constantemente lembrados, e assim seus métodos também sobrevivem tal qual catequese à glória almejada. Na faina de obter semelhante êxito, o incauto olvida o inexorável: copiando o original, seu sucesso se constituirá em prelúdio de lamentável desfecho.
Se há alguém com direito a mentir,
este só pode ser o governante da cidade;
mais nenhum outro deve gozar desse privilégio.

PLATÃO, cit. PEREIRA,
J.C.: 153
Ah tá. Maior êxito, evolução mais espetacular do que a espartana Alemanha dos 30 ninguém tinha visto. No caso, por incrível que pareça, a propaganda nem era assim tão falsa:
"O New Deal de Hitler era muito mais coerente do que o de Roosevelt e muito mais bem-sucedido quanto a acabar com o desemprego." (SKIDELSKI, R.: 118)
Vimos o epílogo da façanha; em especial, o fim do sempre admirado Propagandaminister. Depois dos quinze anos coincidentes com a cifra mencionada pelo amoral ex-ministro brasileiro*, sob cuja batuta ocorreu O maior golpe do mundo, o nazista viu seus filhinhos covardemente envenenados pela mãe, enquanto dormiam. Em lapso o distinto casal se suicidou, assim como uma leva daqueles gênios políticos.
* * *
"Platão, sonhando com uma retórica digna do filósofo, queria que os discursos deste pudessem convencer os próprios deuses”. (Fedro, 273e, cit. PERELMAN, C.: 536)
Convencido pelo carma, DIONISO, o Tirano de Siracusa, foi o primeiro a perder seu reduto, e a própria vida. E posso listar uma centena de astros que se extinguiram no buraco-negro por eles próprios criados, quase todos sucumbindo graças ao fictício farol grego, ainda mais elevado pelo retransmissor florentino.

A humanidade em geral sente-se inclinada a pôr os pés sobre as pegadas e imitar as ações dos outros. Um homem inteligente deve sempre seguir no rastro desses ilustres personagens cujas ações são dignas de serem imitadas: assim, se não puder igualá-las, pelo menos, em certa medida, assemelhar-se-á a elas.
MAQUIAVEL, N., O Príncipe-
Como luz à mariposa, eles atraem às suas órbitas desmedidos ambiciosos, até a queda fatal.
A fim de melhor compreender a arte da propaganda, Hitler estudou as técnicas propagandistas dos marxistas, a organização e os métodos da Igreja Católica, a propaganda britânica da Primeira Guerra Mundial, a publicidade norte-americana e a psicologia freudiana.
DOWNS: 147
Jamais cogitam os virtuais náufragos que a cada virtude e a cada trapaça a natureza oferece precisamente a recompensa ou o castigo mais adequado para encorajar aquela, e refrear a outra. No episódio nazista ela pareceu não ter atuado; mas a fuga de seus melhores cientistas, as heróicas resistências de britânicos e franceses, o traiçoeiro ataque japonês sobre o colosso, o tenebroso inverno russo, e as condições atmosféricas do Dia D decidiram a sorte do III Reich.
E são mesmo filósofos, e cientistas, e padres, e falsos empresários, e políticos que modernizam a ponte ao infortúnio, pressupondo que eles próprios estejam isentos, que não serão puxados pelo tremendo vácuo da lacuna propiciada.

A "evolução" do Brasil.
Torna-se communis opinio que quem detém o poder e deve continuamente resguardar-se de inimigos externos e internos tem o direito de mentir, mais precisamente de ‘simular’, isto é, de não fazer aparecer aquilo que existe, e de ‘dissimular’, isto é, de fazer aparecer aquilo que não existe.
BOBBIO, N.: 372
Ah tá. E o maquiavélico ainda se rejubila:

A política é a arte da repetição', disse Fernando Henrique Cardoso repetidas vezes. Como todo bom político de palanque, Lula domina essa técnica e, mudando a roupagem, vende sempre a mesma mensagem, com eficiência.
TOLEDO, J.R., Estadão, 15/3/2010
O bom de palanque pode estar sendo sendo instruído pelos sobrinhos do capitão:

Os homens do FHC são os homens do Lula. Geddel é um caso típico, era o homem de mais absoluta confiança do FHC e hoje é o homem do Lula. Não existe diferenças entre ex e atual presidente. Nada é mais igual que o PSDB do Fernando Henrique e o PT do Lula no governo.
SIMON, Senador Pedro, Terra Magazine, 16/2/2009..

O fator que talvez mais tenha agravado a situação do setor privado no governo FHC foi a combinação entre juros altos, déficits orçamentários e gastos em constante crescimento. Além de os juros altos do governo FHC terem privado as pessoas do consumo presente, o governo - com seus déficits e gastos crescentes - ainda as impedia de colher os benefícios futuros dessa poupança, inibindo investimento, e impossibilitando uma maior abundância de bens e serviços futuros. Tendo herdado um estado paquidérmico, Lula nem precisou pôr em prática a cartilha que o PT sempre pregou: o homem da Sorbonne já havia feito todo o serviço, dando um chapeu em seu colega ideológico.
Leandro Roque As falácias sobre o PIB brasileiro (revisado e atualizado),
www.mises.org.br, 15/3/2010

No terreno macroeconômico, o governo petista preservou as linhas mestras traçadas por Fernando Henrique Cardoso...
Para o ex-procurador e atual conselheiro da CNC, o governo Lula avança perigosamente pelo caminho do constrangimento inconstitucional ao contribuinte, tratando-o como inimigo da República... No campo das políticas educacionais, prevalece o norte das decisões ideológicas tomadas à luz do gramscismo tupiniquim.
RODRIGUÉZ, R.V., GRAMSCISMO E LULOPETISMO EM AÇÃO
Pois desde o mestre FHC pagamos pela gasolina o preço mais caro do mundo; a taxa-de-juros mais agiota do mundo; a carga tributária desde então a mais pesada do mundo, pulando ela ainda de 27,47% do PIB de 1997, para 35,84% em 2002, e a 36,2% em 2008, num salto exorbitante de 16 pontos percentuais, e continua ascendente:

A arrecadação federal registrou um novo recorde para os meses de abril. Foram R$ 70,9 bilhões de impostos, contribuições federais e demais receitas como os royalties. Segundo a Receita Federal, na comparação com o mesmo mês de 2009, o crescimento da arrecadação foi de 16,7%. Até agora, em 2010, foram arrecadados R$ 256,88 bilhões em impostos.
www.claudiohumberto.com.br, 19/5/2010
Outrossim, mantemos a maior burocracia do mundo; o maior número de canais de tvs e concessões de rádio isentas de impostos, porque à serviço de uma cínica pregação evangélica; a maior promiscuidade entre os três poderes; e muito mais - milhões de reais jogados no ladrão, entregues à companheirada do exterior, a rigor uma traição à Pátria sem precedentes. E o pior é tudo encontrar respaldo e participaçao de lideranças que se põem empresariais, mas que apenas gravitam em torno de benesses oficiais.
No mundo empresarial há três tipos marcadamente diferenciados de personalidades: aqueles que aderem incondicionalmente aos poderosos do dia, aqueles que recusam qualquer adesão e tentam viver sua vida ao largo da política e aqueles que são pragmáticos, fazem negócios com os poderosos mas mantêm o discernimento sobre o que está acontecendo no poder. No primeiro grupo identifico todos os grupos monopolistas ou oligopolistas que dependem do poder como os pulmões do ar para manter seus negócios e sua riqueza. O setor bancário será talvez o maior deles, seguido pelo de Telecom. Mas nesse comboio hoje em dia está praticamente toda a plutocracia nacional, uma vez que todos, de uma maneira ou de outra, são os sócios grandes do Tesouro Nacional. São os grandes beneficiários dos elevados impostos que são cobrados no país, ao lado dos funcionários públicos e dos aposentados.
NIVALDO CORDEIRO: um espectador engajado
, 14/3/2010
O Instituto Brasileiro do Consumidor (Brasilcom) iniciou nesta terça (18) o X Congresso Brasileiro de Direito do Consumidor, em Florianópolis. Até o dia 21 de maio, representantes e estudiosos do Código de Defesa do Consumidor (CDC) se reunirão para discutirem sobre o consumo sustentável, inovações do Código Civil incidentes no CDC e sobre os direitos dos clientes de telecomunicações.
www.claudiohumberto.com.br, 18/5/1010
Muito mais do que o vice-campeão, e do mais imprescindível segmento à produção, porque em país paupérrimo o financiamento assume verdadeira importância capital, não poucas "empresas" privadas tem direito à chapas-brancas, em distribuição proporcional às quantias auferidas diretamente, de modo pessoal, sob a rubrica de "investimentos de campanhas", pelos candidatos à Presidência. Suborno antecipado. Só isso!
Quase todos os meios de comunicação são aquinhoados com inéditas verbas publicitárias, mensalões para sempre cuidarem de divulgar números condizentes com a essencial popularidade, ou então calarem-se. Esbaldam-se empreiteiras, montadoras de veículos, seguradoras, e incontáveis instituições corporativas, com destaque a milhares de sindicatos, esses que até de patrão existe!
A "máquina pública" está completamente exaurida por apodrecimento:

Embora pouco comentada pela mídia, a evolução da Dívida Pública Bruta do governo brasileiro tem sido inquietante. Para se ter uma ideia, em dezembro de 2006, a Dívida Pública Bruta era de 55% do PIB. No terceiro trimestre de 2009, ela já havia pulado para 66,5% do PIB. Prevê-se que em 2010 o valor supere os 70%.
Thorsten Polleit , 12/3/2010

A Polícia Federal investiga 29.839 crimes contra a administração pública, aponta relatório da corporação enviado ao Ministério da Justiça e à Casa Civil. Os delitos detectados são corrupção, peculato, tráfico de influência, fraudes em licitações, emprego irregular de verbas públicas, prevaricação e concussão (extorsão praticada por funcionário público).
Estadão,
14/3/2010
A Nação padece como nunca antes na "história deste país":
Com aproximadamente 48 mil mortes por ano, o Brasil é um dos países que detém uma das maiores taxas de homicídios no mundo, segundo relatório divulgado nesta segunda-feira pelo relator especial do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas sobre Execuções Arbitrárias, Sumárias ou Extrajudiciais, Philip Alston.
Folha de São Paulo
, 15/9/2008
E sabe o que o cara se pretende? Uma cadeira no Conselho de Segurança das Nações Unidas! Como tipificar tão formoso intento? O pior é que temos que nos preparar para o pior:
É com muita tristeza que vejo hoje o conteúdo programático do que se ensina nas escolas brasileiras à juventude. Propaganda socialista da pior espécie. E foi no governo FHC que esse veneno ganhou corpo. Desde o berço as nossas crianças estão programadas para serem militantes 'progressistas' e FHC é o responsável direto pelo que está ocorrendo há pelo menos uma geração. O PT e Lula apenas levaram às últimas conseqüências essa pedagogia do revolucionário. Nossas escolas não formam cidadãos, mas imbecis. NIVALDO CORDEIRO O DESALENTO DE FHC, 06/04/2008

Quando jovens e famílias nacionais falam em deixar o país, é porque estão enojados de assistir à mesmice dos velhos truques de políticos carreiristas. CARDOSO, Júlio Cesar, O povo brasileiro está cansado da velha política, O Globo, 7/3/2009

Em que ponto, exatamente, aquela Exa. vê "evolução positiva no Brasil dos últimos 15 anos"? De que adianta ao vendedor empurrar uma escada à ilusão se ele próprio, depois de ver todas as desgraças, e até se jactar pela façanha, se ela mesmo lhe cairá na cabeça? O viandante será tragado pela própria genialidade que propôs..
___________
.
.
Notas

* Contando, ninguém acredita. Uma montanha de cinco mil páginas contendo os documentos originais do maior escândalo do sistema financeiro brasileiro, a quebra do Banco Nacional, sumiu durante 20 dias nas barbas daquele que deveria dar o exemplo de responsabilidade ao mercado, o Banco Central. Rumores sobre desaparecimento do dossiê do Banco Nacional já circulavam entre os funcionários do BC duas semanas antes do anúncio oficial do sumiço.
Revista Isto É Dinheiro - 29/9/2009


* Malan deu provas de grande competência nas privatizações, no na cobertura do rombo dos bancos, e finalmente no engavetamento do processo sobre improbibade no qual figurou como réu juntamente com Gustavo Franco e Pedro Parente. (Estadão, especial, em 13/7/2008.)

* Ninguém menos do que DANIEL DANTAS negociou a solução para o Banco Econômico, em conjunto com
PEDRO MALAN, Min. da Fazenda, e GUSTAVO LOYOLA, presidente do Banco Central.

* Os recursos referentes aos processos do Proer foram parar, por sorteio, na mesa de Gilmar Mendes. De saída, ele concedeu uma liminar, sustando a condenação que havia sido imposta a Serra, Malan e Parente até que o processo fosse julgado no mérito, em termos definitivos.


* Na véspera de assumir a cadeira de presidente do STF, o ministro Gilmar Mendes julgou um processo que repousava sobre sua mesa havia mais de dois anos. A causa envolvia duas ações judiciais contra ex-ministros do governo FHC. Entre eles José Serra (Planejamento e Saúde), Pedro Malan (Fazenda) e Pedro Parente (Casa Civil).Gilmar Mendes, ele próprio um ex-ministro da gestão tucana (Advocacia-Geral da União), mandou ao arquivo o par de ações que pesavam sobre os ombros dos ex-colegas de governo. Escorou-se num precedente aberto noutra sentença do Supremo. Sentença da lavra de Nelson Jobim, outro ex-ministro de FHC (Justiça), que passou pelo STF antes de assumir, sob Lula, o ministério da Defesa.
http://josiasdesouza.folha.blog.uol.com.br/
, 29/04/2008

* Segundo Gilmar Mendes, em se tratando de ministros de Estado, 'é necessário enfatizar que os efeitos de tais sanções em muito ultrapassam o interesse individual dos ministros envolvidos'. Nesse sentido, ele chamou atenção para o valor da condenação imposta aos ex-ministros e ex-dirigentes do BC pelo juiz da 20ª Vara Federal do DF, de quase R$ 3 bilhões, salientando que este valor, 'dividido entre os 10 réus, faz presumir condenação individual de quase R$ 300 milhões'. Segundo ele, 'estes dados, por si mesmos, demonstram o absurdo do que se está a discutir'.
Revista Consultor Jurídico, 29 de abril de 2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário