quinta-feira, 25 de março de 2010

A evolução do Universo através das ondas


Mas não devemos jamais esquecer que   uma unificação está fora de nosso alcance. GLEISER, Marcelo, 2010: 218
Ela se renova, assim como as gerações, graças a uma atividade que constitui o melhor jogo do 'homo ludens': A ciência é, no mais estrito e melhor dos sentidos, uma gloriosa diversão. BARZUN, Jacques,cit. ERNSTEIN, Jeremy, Observación de la Ciencia. Trad. Lorenzo Aldrete. México: Fondo de Cultura Económica, 1988: 11.

É a informação - a informação como um fator real e efetivo que estabeleceu os parâmetros do universo em seu nascimento, e, portanto, governou a evolução de seus elementos básicos em sistemas complexos. LASZLO, Erwin: 21
O Físico prefere a certeza da flecha. O Epistemólogo se distrai montando puzzles. O prazer está em unir os pontos para identificar a figura implícita. O passatempo se torna mais ou menos emocionante na medida em que logra surpreender o próprio executor. Quanto mais aparentemente desconexos, mais satisfatório reuni-los. Qual a graça de traçar uma reta - a ligação entre dois pontos?
O horóscopo é produto da ligação de estrelas através de fios imaginários, no intuito de sugerir a eloquência cosmológica. Astrólogos enxergam balança, aquário, e gêmeos. Se tamanha imaginação encontra respaldo, e mais, obtém sucesso e respeito, a ciência não precisava, mesmo, ir além de semelhantes razões, para se impor até como expressão celestial. E assim foi....
Mar Portuguez
Ó mar salgado, quanto do teu sal
São lágrimas de Portugal!
Por te cruzarmos, quantas mães choraram,
Quantos filhos em vão rezaram!
Quantas noivas ficaram por casar
Para que fosses nosso, ó mar!
FERNANDO PESSOA
Em meus cruzeiros não poucas vezes encalhei em deltas de baixo-calão. Não levo ecobatímetro. Interessa-me, também, palpar o tecido geológico da região. Desse modo, ao me deter não perco tempo. Nenhuma experiência fracassa. Ingressar em águas inapropriadas a peixe grande na verdade é sucesso; mas se portal a Novo Mundo, não preciso dizer.
Anima-me uma forte suspeita, gerada à luz de enorme quantidade de holofotes cientificos.Trato do método de desenvolvimento atômico do Universo, fato assinalado em qualquer entidade, "viva ou morta" . Não descobri nenhuma América, mas proponho uma maneira de valorizar coincidências muitas vezes despercebidas pelos timoneiros, porquanto tradicionalmente voltados às suas especialidades. Não ofereço nenhum ensaio à famosa e ansiada teoria unificada, quem seria eu, embora sob este intento também possa ser apreciado. Tampouco me preocupa o quê ou quem detonou tudo isso. Atribuiu-se a DEUS, até prova em contrário. A prova em contrário apareceu, e agora ela é que assume a responsabilidade, até prova em contrário. Não me cabe, nem me apetece ir atrás desta outra. Há muita gente melhor gabaritada olhando pelo espelhinho. Não sou dado a  caranguejo. Quem busca os primórdios acaba também pensando só para trás.  Interessa-me discernir para onde estamos indo, que seria o máximo, e de que maneira nos encaminhamos, isso sim, talvez se possa mais adequadamente se inferir. Para a primeira hipótese descarto o  colosso de HADES, tanto quanto o Paraíso. Por repleto de árvores, e frutos, e animais, e águas cristalinas, e gente caminhando, e tudo bonito, parece óbvio que o Paraíso se localiza aqui na Terra mesmo. Arrisco o palpite: ilhas gregas, cercanias de Athenas e Esparta, no loteamento de ZEUS. Mas a curtir tanto, não deveríamos envelhecer, muito menos morrer.  Neste caso daria preferência ao rumo do Inferno. Seria útil aos meus queridos pares trazer de volta, pela orelha, o pedófilo grego que por lá se refastela para encerrar, com toda  glória,  a diabólica comédia que o superstar protagoniza. Por enquanto me atenho a simples probabilidade do modo atômico da evolução  - inclusive dos seres humanos. No formidável meio pelo qual estamos viajando estão os motivos, todas razões para assim sermos.
O carma 
Para Platão, a ordem e a beleza que vemos no Cosmo resulta de uma intervenção racional, intencional e benigna de um divino artesão, um "demiurgo" (gr. δημιουργός), que impôs uma ordem matemática a um caos preexistente e, assim, produziu um Universo divinamente organizado, a partir de um modelo eterno e imutável (Pl. Ti. 26a).
A mais perfeita forma reúne uma infinidade em círculo. Tarefa ao mais-que-perfeito:
E no meio repousa o Sol. Com efeito, quem poderia no templo esplêndido colocar essa luminária num melhor lugar do que aquele donde pode iluminar tudo ao mesmo tempo? Em verdade, não foi impropriamente que alguns lhe chamaram a pupila do mundo, outros o Espírito, outros ainda o seu reitor. COPÉRNICO cit. CHÂTELET F.: 49
Agora demonstrarei a estrutura do Sistema do Mundo: todo o corpo continua no próprio estado de repouso ou de movimento uniforme numa reta, a não ser que seja impelido a mudar esse estado por forças que lhe forem aplicadas. A mudança de movimento é proporcional à força motriz aplicada e ocorre na direção da reta em que a força foi aplicada. Para toda ação existe sempre uma reação igual e oposta.  NEWTON, I., cit. ROHDEN, H.: 169
Dentro do fantástico Parque de Diversões cabía-nos usufruir de todos os brinquedos tão gentilmente colocados à nossa diposição.
A tarefa dos astrônomos a partir de então foi construir um modelo matemático que explicasse os dados observacionais da astronomia, e no qual os planetas seriam dotados de movimentos circulares uniformes.
BEN-DOV: 19
O malvado Mercúrio, todavia, teimava desrespeitar a Lei. Se algo lograva fugir do padrão, o sistema era imperfeito. Porque logo este diminuto carossel divergia? Faltaria um dente na Coroa? No Pinhão? Were's Wally? Arquiteto errado, ou desacato tolerado?
Aos poucos o enigma foi emergindo. Como era de se esperar, a imperfeição se alojava na própria cabeça do intérprete. Ou, parafraseando GLEISER, "peixe ignorante da formação das nuvens por habitar no oceano". Nossas medições eram geométricas; portanto, exclusivas ao nosso próprio ponto-de-vista. Éramos capazes de medir toda a Terra, e forças, e incidências, e volumes, e tudo o mais, mas como descrever em números um movimento sem ordenação?
A coisa ficou mais chocante quando se descobriu que não só o visível desprezava a suposta constância dos movimentos. Ele próprio, o divisável de trajetória irregular, e todos mais, tinham na freqüência de bilionésimo de segundo uma variação interna substancial. Nenhum obedecia nenhum traçado algum! Coisa de bipolar? Nem assim. Só forçando. Confronto de forças? Impossível.
O exorcismo
Este novo mundo pode ser mais seguro se for
informado sobre os perigos das doenças dos antigos.

DONNE, John, An anatomic of the world - The first anniversary (1611). -
cit. SAGAN, C., Bilhões e bilhões: 84.
Nem a física de Newton nem a biologia de Darwin disseram muito que possa contribuir para um quadro coerente de nos mesmos dentro do Universo. A biologia darwinista, quer em sua versão original bruta é determinista (a sobrevivência do mais forte), quer na versão neodarwinista com ênfase na evolução aleatória tem pouco a nos dizer acerca do porque de estarmos aqui, de como nos relacionamos com o surgimento da realidade material e muito menos a cerca do propósito e significado de qualquer evolução da consciência além da conclusão muito simples e utilitária de que a consciência parece “conferir alguma vantagem evolutiva.  FEYNMAN, Richard P., cit. GLEICK, J.: 182
Não se obtém nenhuma programação, muito menos uma seleção natural através de confronto de forças, a não ser uma desintegração generalizada, ao gáudio de um. É o que se sucede com governantes que inventam leis para colocar uns contra os outros.
Quanto a Darwin, ele se arranjou por meio de laboriosas ‘negociações’ teóricas, manipulando como podia as definições e os conceitos. O essencial é ver essas manobras como elas eram, em seu contexto, com seus lados bons e seus lados maus; e, depois disso, não procurar dissimulá-las com elogios superficiais ao 'gênio' darwineano'. THUILLER:  210
“A teoria da evolução, de Darwin, de mutação acidental e de sobrevivência dos mais capazes, inevitavelmente tem se mostrado inadequada para responder a um grande número de observações biológicas.” (FERGUNSON, M.: 149)
Mas como dar-se-ia uma evolução sem mecanismos que lhe ativassem, sem " força motriz aplicada", ainda mais considerando que em "toda ação existe sempre uma reação igual e oposta"?
,
O exercício da liberdade
A solução estava na cara, desde a primeira criação, cortesia do animal mais desprovido de tudo: como se movia a serpente que ofereceu a maçã?
De que modo podemos radicalizar a peculiaridade da rasteira? De que maneira estender este arranjo as espécies mais requintadas? Onde catar um denominador-comum? Como afirmar categoricamente que todas as criações divinas, inclusive a mais preciosa, a tudo predestinada, evoluem pelo diabólico serpenteado da víbora?
Os mais afoitos diriam que é impossível generalizar esta característica - basta ver a caminhada do homem. E diante de uma faina pela Teoria de Tudo convém uma terapia. EINSTEIN empregou dezenas de anos em sua perseguição, e acabou embrenhado em labirintos.
M. GLEISER queimou pestanas para refutar a Teoria das Cordas, a composição unificadora mais acatada pela comunidade cientifica. No mes passado o competente professor de Filosofia Natural e de Física e Astronomia do Darmouth College apresentou suas 366 páginas intituladas Criação Imperfeita. Entretanto, eis a implícita ironia: o enfoque generalizado que propõe admite, per se, que sua própria criação, ou melhor, sua contestação possa ser falha. De fato vi algumas contradições, mas o conteúdo é rico, em agradável estilo. Merece a melhor consideração. Ouso, todavia, controntá-lo. A designação Universo já está ensinando: ele pode não ser homogêneo, nem perfeito, nem montado, ou projetado; mas existe um liame que o mantém coeso. O carma sugere DEUS. NEWTON adicionou a força. POINCARÉ e EINSTEIN o demoliram em troca de relações, na qual até poderia se incluir a força, mas não é nada disso. O Universo não evolui por dialética. O Universo é ético. É íntegro. É uno, não dual. Seu movimento não é mecânico, mas eletrônico.
Para mim, mero navegante, a Teoria das Cordas corresponde plenamente. Fosse por temer contestação, a Teoria Quântica não se tornaria evidente, neste instante presente ao teclar para você através desta rede mundial de computadores.
Quanto ao óbice do homem possuir pernas para se locomover, lembro, que antes de caminhar ele engatinha; e ainda antes, apenas rola. Mas esses são movimentos ainda são mecânicos. E por serem evidentes, não se cogitou mais nada:

Na ciência clássica, a natureza era vista como um sistema mecânico composto de elementos básicos. De acordo com essa visão, Darwin propôs uma teoria de evolução em que a unidade de sobrevivência era a espécie, a subespécie ou algum outro componente básico da estrutura do mundo biológico. Mas, um século mais tarde, ficou bem claro que a unidade de sobrevivência não é qualquer uma destas entidades. O que sobrevive é o organismo-em-seu-meio-ambiente.
LEMKOW: 183
A perspectiva
A ciência, por outras palavras, é um sistema de relações. Portanto, só nas relações se deve procurar a objectividade: seria inútil procurá-lasnos seres considerados isoladamente uns dos outros. POINCARÉ, Henry, cit. Abbagnano: 100
Vamos examinar este outro ângulo, a "unidade de sobrevivência" - a complementariedade interna que formata o ser humano. O que vem antes da formação? É o in. Informação. Exceto em anomalias, a forma obedece a quantidade e intensidade dos vetores informativos, que não são flechados como esta forma determinística apreciada pela antiga física, mas movimentos ondulatórios, nos quais viaja a notícia. Para se tornar realidade, a informação deve se adequar ao meio, e ao receptor. Dessarte, a formação se faz riforosamente dentro da ética, jamais em dialéticas, sob pena de esterelidade, ou acidente. Na gestação, algumas mais flagrantes, outras pelo menos presumíveis, incidirão as abstrações que irão balizar a criatura à grande jornada, conquanto automaticamente informa ao mundo suas genuínas formas, e aptidões.
Eis como ele, o ser humano colabora não só com a expansão do Universo, como até à sua essência e consciência! Eis também a razão do Universo ser coeso, interligado. Em uma palavra: inteligente!
Toda a fala, toda a ação, todo comportamento são flutuações da consciência. Toda vida emerge e é mantida na consciência. O universo inteiro é expressão da consciência. A realidade do universo é um oceano ilimitado de consciência em movimento.
MAHARISHI MAHESH YOGI
Felizmente já largamos as máquinas de escrever nos museus. Falta, ainda, deixar o pensamento que lhe acompanhava. Começo por aquela espertinha que nos ofereceu a sapiência...
Todas as serpentes têm a capacidade de ondulação lateral, em que o corpo é ondulado de lado e as áreas flexionadas propagam-se posteriormente, dando a forma de uma onda de seno propagando-se posteriormente.
... e indico a freeway:
No espaço aparentemente vazio há um nexo, uma vida eterna, que une tudo quanto existe no Universo - tanto animado quanto inanimado - uma onda de vida que flui através de tudo o que existe.
PARAMAHANSA YOGANDA, Onde Existe Luz. ...
Tal qual o arco faz vibrar as cordas do violino produzindo sons típicos, as excitações térmicas promovem transições eletrônicas e assim os átomos emitem espectros específicos de radiação (não sonoras mas) de ondas eletromagnéticas, em uma grande gama de freqüências tais como rádio, microondas, infravermelho, luz visível, raios X, etc.COHEN, Aba, Listening to the atoms

A partir de um único princípio - o de que no nível mais microscópico tudo consiste de combinação de cordas que vibram - a teoria das cordas oferece um esquema explicativo capaz de englobar todas as forças e toda a matéria. GREENE, B.: 30
Repare a coincidência:
O interesse dos neurocientistas por essa ‘curiosidade musical’ tem se ampliado recentemente... Um exemplo de interação entre a hereditariedade e o ambiente. Ou, como se diz na língua inglesa: “nature versus nurture”.  LENT, R., O cérebro do meu professor de acordeão - Ciência Hoje on-line, 28/05/2010
O shape do DNA ensina a constância da flexibilidade ondulatória, tanto quanto a evolução do Universo.
Outro exemplo dos fenômenos quânticos é o nosso corpo. Ele funciona perfeitamente, sem a necessidade de um controle externo... Todos os movimentos corporais e cerebrais partem de reações ocorridas no mundo atômico, regidas por leis quânticas. BIEHL, L. Vulcanoglio: 34
O exemplo procede. Porém, dado o famoso Princípio da Incerteza, de HEISENBERG, nada se constitui por lei, e sim por variadas e indescritíveis conveniências atômicas. Neste planeta, um filtro de complexidade distribui a energia de sua estrela mais próxima em seus próprios fractais.. Com a replicação e o erro, as novas moléculas sofrem evolução e são selecionadas, um passo que  acelera ainda mais a auto-organização. Mais estável e capaz de suportar  mais informação, a molécula de DNA foi selecionada como o principal material genético, e o fractal cresceu em tamanho. Células com novas funções, células unidas e o sexo aumentaram ainda mais a variedade e a eficiência dos dissipadores de energia...
O fractal de células formou tecidos e os tecidos construíram organismos mais complexos. Dentro deles, vasos sanguíneos, vasos lenhosos, fibras, neurônios e diversos outros sistemas repetiram a estrutura fractal. Estes neurônios, conectados entre si, dispersando energia na forma de pulsos, geraram mais um sistema. Animais e plantas podem interagir entre si e aumentar a escala do fractal. LAMARINO, A., Biólogo PhD., O Universo que gostava de fractais 9/6/2010
Para permitir essa infinidade de variações, a constituição do Universo não pode obedecer nenhuma rigidez. Não se trata de traçado, plano preconcebido, delineado retilíneo ou geométrico, um automático previsível, como pensavam os primatas gregos, e de resto seus descendentes, muitos dos quais ainda vivos, e com vasto futuro pela frente:
 Meathook Galaxy (Galáxia Gancho de Carne NGC 2442,, captada pelo Hubble e pelo dispositivo Wide Field Imager, montado no telescópio MPG/ESO de 2,2 metros, localizado no observatório de La Silla,  Chile, em  4/5/2011.
"Localizada na constelação de Volans (Peixe Voador), a galáxia é facilmente reconhecida por seus braços espirais assimétricos. Acredita-se que a aparência torta é resultado de interações gravitacionais com outra galáxia em algum momento de sua história - embora os astrônomos ainda não tenham conseguido identificar qual.
Essa visão ampla, mostra claramente a forma de gancho duplo que inspirou o nome da galáxia. A imagem também mostra muitas outras galáxias próximas à NGC 2442, assim como outras mais distantes que formam um rico cenário. Apesar de o Wide Field Imager não conseguir grande nitidez nas imagens como o Hubble, é capaz de cobrir uma parte muito maior do céu em uma única exposição. Muitas vezes, as duas ferramentas fornecem informações complementares para os astrônomos".
Divisão em braços é faina cartesiana. Se me permite: por acaso não é o shape da nossa familar serpente? Galáxia Cascavel !
As teorias de Campo, do Caos, da Relatividade, da Quântica, do Efeito-Borboleta, acusado por PRIGOGINE , na Física, e recentemente por ORMEROD, na Economia, do Universo em fractais, esta célebre postulação de MANDELBROT*, e agora até a das SuperCordas, tem nas ondas seu denominador-comum. O homem, razão e conseqüência disso tudo, não teria porque ser diferenciado. Seus sentidos são voltados a captar ondas - sonoras, de odores, de luz, de frio ou calor. Seu corpo produz fractais ondulatórios. Evolui por elas, agrega-se por elas, relaciona-se do mesmo modo, (desde que não submetido à escravo do Estado) e, finalmente, produz outras tantas ao meio que lhe acolhe, isto é, por todo o EspaçoTempo. Ou, para finalizar de modo contundente: durante nossa passagem pelo EspaçoTempo, ou seja, desde a concepção até o último suspiro, vamos produzindo ondas como um navio que passa pelo mar. Deixamos marcas de tinta, as digitais. Desenhamos nossas trajetórias e personalidades em fractais colados no mural da Eternidade! Dessarte, é o nascimento, e não a morte, que nos garante a imortalidade, independentemente de nossa atuação ser mais ou menos longa, virtuosa ou perversa. Ocorre, todavia, uma preciosidade: tal qual jogo de dominó, se o número que apresentar não corresponder ao todo, fatalmente será desprezado. Sempre caberá a você a resposta que plantou.
Ondas sociais
As baleias macho tem uma grande facilidade em aprender os novos tons usados para atrair as fêmeas. De acordo com o estudo conduzido por pesquisadores da Universidade de Queensland em parceria com o Consórcio de Pesquisa de Baleias do Pacífico Sul, e publicado na revista Current Biology, as músicas se movem como "ondulações culturais de uma população para outra, fazendo os machos mudarem suas músicas para a nova versão". Normalmente, grupos diferentes de jubarte têm tons diferentes no canto, mas a pesquisa mostrou que o canto de um certo grupo pode ser passado adiante.
Qualquer onda produz efeito social por simples tangência, mas no meio que o senso comum assim identifica  a apreciação dos movimentos ondulatórios são há muito respeitados.. Se verificarmos qualquer dos movimentos das massas, fica fácil perceber como as grandes avalanches crescem na medida da intensidade das ondas. Elas podem servir ao surf, ou à destruição. A onda espartana talvez seja a mais pujante,evoluindo ao Império Romano, e ainda vigente. A onda da Revolução Gloriosa de certa forma lhe sobrepujou. O movimento inglês demorou um século para atravessar o  Atlântico e o Canal da Mancha. Chegando na América do Norte ela se espalhou ao Sul. Ao alcançar Paris juntou-se com outras mais revoltas, formando a soberba Francesa. Esta por sua vez fez-se em tsunami capaz de varar o TempoEspaço desde então, varrendo o mundo uma série quase interminável de atrocidades.  Pode-se afirmar, com a segurança propiciada pelos fatos históricos, que todos os movimentos sociais exitosos se devem a formidáveis ondas.
As postulações jurídico-democráticas de JOHN LOCKE e MONTESQUIEU enaltecem a importância das leis serem relativas; e a formulação de ADAM SMITH consagra a entropia, o caos como determinante do progresso econômico, movimento consagrado à Mão Invisível - nada mais do que reflexos ondulatórios. No formidavel planalto lavrado pelo escoces edificaram-se inúmeras obras - de SCHUMPETER à escola austriaca, e por fim, pelos autores americanos que lhes dispuseram em trickle-down e o bootstraper.
* * *
Para a intensa atividade interna do ser humano invoco vários estudos sobre ondas cerebrais, e outras fontes correlatas. À meta específica tenho dificuldade em colher mais algum andaime. Não me disponho a vasculhar mais obras da Medicina & famíla, a maioria esmagadora supondo que sejamos meras máquinas. Não tenho mais paciência. Todavia, um fator apenas, por acaso elementar, e já perfeitamente definido, tem capacidade para decidir qualquer celeuma. Para coroar a diversão do trem, reservo-lhe engate no último capítulo do comboio, que pretendo enxuto. Vou brevemente rabiscando, conquanto examino uma lista de nomes para dar à criança. Seleção Natural já foi indevidamente lançada, ainda por cima em plágio à WALLACE. Caso sobrenome Universal, cruzes!, está reservado ao comércio charlatão da enxurrada de igrejas que resolveram adotar o mesmo objetivo social da pioneira.
A ventura de vislumbrar com maior nitidez a ligação dessa enormidade de pontos merece a detenção de mês. Com certeza.
_______________
* O principal trabalho de Mandelbrot foi a proposta de um novo conceito de geometria que ficou conhecida como geometria fractal. O objetivo desse novo conjunto de objetos foi minimizar as lacunas deixadas pela geometria Euclidiana no que diz respeito às formas existentes na natureza. Essa nova família de formas geométricas ficou conhecida como fractais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário