quarta-feira, 10 de março de 2010

A desintegração da personalidade


Durante seu desenvolvimento pelo pensamento grego, a filosofia da natureza enveredou por um caminho equivocado. Esse pressuposto errôneo é vago e fluído no Timeu de Platão. WHITEHEAD, Alfred North: 31

O cristianismo rompeu a união entre o homem e a natureza, entre o espírito e o mundo carnal, potencialmente distorcendo o relacionamento entre os dois em direções opostas e atormentadas. ANDERSON, Perry. Passagem da Antiguidade ao Feudalismo, Brasiliense: 128
Foi a tradição judaico-cristã que estabeleceu o tempo linear (irreversível) de uma vez por todas na cultura ocidental... O tempo irreversível influenciou profundamente o pensamento ocidental. COVENEY, A flecha do tempo: 2
 
E de que modo o cristão pode crer na eternidade, se o passado para ele não tem volta, o ponteiro do relógio não anda para trás?
Os sinos tocam na hora precisa. Os anos se dividem em antes e depois de Cristo. Deus elaborou o mundo em sete dias, reservando um para Seu descanso. Deve ter ficado mesmo exausto. O engraçado é haver dias antes de completa a criação, e mais ainda, dias no céu. 
No homem primitivo era o medo, acima de quaisquer outras emoções, que o levava à religião. Esta religião do medo – medo da fome, de animais selvagens, de doenças e da morte – revelava-se através de atos e sacrifícios destinados a obter o amparo e o favor de uma divindade antropomórfica, de cujos desejos e ações dependiam aqueles temerosos sucessos. Como o entendimento do homem primitivo sobre as relações de causa e efeito era pobremente desenvolvido, essa religião do medo criou uma tradição transmitida, de geração a geração, por uma casta especial de sacerdotes que se postara como mediadora entre o povo e as entidades temidas. Essa hegemonia concentrou o poder nas mãos de uma classe privilegiada, que exercia as funções clericais como autoridade secular a fim de assegurar seu poderio. Nesse ínterim se verificava a associação dos governantes políticos à casta clerical, na defesa dos interesses comuns. ALBERT EINSTEIN cit. GABERDIAN, H. GORDON: 314
Por todo lado haverá sangue. Haverá sangue nas ruas, sangue nos rios, as pessoas navegarão em ondas de sangue, lagos de sangue, rios de sangue. Dois milhões de demônios serão largados do céu porque mais mal foi cometido nestes últimos dezoito anos do que durante os cinco mil que os precederam. FRÁ FRANCISCO DE MILLETO, 1513, cit. GRUZINSKI, S: 45
O trovão não expressa a ira divina. Hoje sabemos da bobagem.Tempo e espaço se conjugam. Ambos nos envolvem, em todas as direções. A expansão do Universo é mais acelerada do que o tempo da Terra. Não é o tempo, nem o espaço que passam; nós é que passamos por eles. Passado e futuro são apenas meras, arbitrárias demarcações, obtidas a partir de nossa composição orgânica, de diminuta carga energética. Contudo, ainda é o Grande Relojoeiro quem inspira os filhos para produção e obediência à maquinaria
Este sistema do Sol, planetas, e cometas, só poderia vir da vontade e domínio de um Ser inteligente e poderoso ... Ele governa todas as coisas, não como alma do mundo, mas como Senhor de tudo; e por causa de Seu domínio ele é digno de ser chamado Senhor Deus. NEWTON, I., Principia
A esperança da Eternidade é curiosa. Somos levados a crer no sofrimento passageiro, lapso precedente ao Eterno, este usufruído depois da morte, ao lado de DEUS. A assunção de CRISTO veio para provar a assertiva. De que modo a vida em si pode ser distinta da Eternidade é que nunca se questionou,  Onde mais o presente poderia se inserir?  Tampouco alguém questionou a  razão de alguém subir ao céu dotado com o aparelhamento compatível apenas com a superfície da Terra. Nossa presença na Eternidade é registrada através da difusão de informação pelas ondas produzidas pelo próprio corpo, e pela mente, até precedentes à concepção do ser. Elas formam um natural holograma, em propagação instantânea, informando todas as coisas, por todo o EspaçoTempo. Nada pode atenuá-las, ou cancelá-las. Embora os cristãos não saibam, e por certo sequer tem alguma fé no que pregam, tanto que rezam "agora e na hora de nossa morte, amém", a morte é impossível, exceto talvez num colapso do Universo, fenômeno que dissiparia as ondas gravitacionaisn iniciadas pelo BigBang..
"Quando emitimos um pensamento, na maioria das vezes carregado de sentimentos, a onda que se propaga se une a uma velocidade descomunal à essência Elemental, dando forma e vida aos pensamentos. Daí o nome 'forma pensamento." (FERRARI, Eunice, Pensamentos podem ganhar forma e vida semi-inteligente, Terra, 11/3/2010)

A rachadura

As teorias de Newton lançaram-nos em um curso que desembocou no materialismo que ora domina a cultura ocidental. Esta visão realista materialista do mundo exilou-nos do mundo encantado em que vivíamos no passado e condenou-nos a um mundo alienígena. BERMAN, MORRIS, cit. GOSWAMI: 31
Mas nem são essas questões tecnológicas, primordiais tomadas como acessórias, que introduziram no ser humano o gen de sua própria destruição. Elas são apenas consequência. O vírus é antigo, simples, e sutil. Afirmo que TODOS os deslizes pelos quais padecemos - científicos, sociais, econômicos, filosóficos, sociológicos, psíquicos, políticos, antropológicos, equívocados ou deliberados, vem da fonte perfeitamente delineável:.
"Quando Deus determinou a ordem dos corpos celestes, tinha em mente os cinco sólidos regulares, famosos desde os tempos de Platão e Pitágoras até nossos dias." (KEPLER, J., cit.GLEISER, Marcelo, Criação Imperfeita: 65) "O Demiurgo de Platão, o grande arquiteto cósmico, transformou-se no Deus cristão de Copérnico." (Idem: 54)
A academia traçou o roteiro à Marte, por não amar-te. Sorry. A tanto ela separou a ciência, entendida como matemática, da filosofia, entendida dialética; e a coletividade, do indivíduo; e o Estado, da nação. E instilou a faina pela Justiça, como se fosse algo sublime mas definível, e viável. E mais do que isso, função de governo. Pode ser o contrário:

Elimine moral e leis,e as pessoas farão o correto.
TAO TE KING: 19

Mas isso tudo ainda não constituiu tão grande malefício quanto distinguir um ser humano partido: "A separação metafísica da alma e do corpo teve efeitos desastrosos sobre a filosofia." (RUSSELL, B., Por que não sou cristão: 43) Mais do que apenas a filosofia, o desastre se abate à própria personalidade, em constante choque dos polos no cérebro dada vez mais desesperado, e de resto à ciência, ao convívio social, e ao próprio Universo, porque não?
Sim, pois na base da criação da necessidade de aniquilamento está a afirmação de que há um 'nós' e, consequentemente, um 'eles'. Esse processo se dá de forma lenta, cotidiana e concorrem para ele ações no campo da política, da cultura e da religião. Leis que separam e restringem os homens por sua ascendência ou cor, exacerbação de sentimentos nacionalistas e crenças religiosas usadas para a segregação são os caminhos para semear o infortúnio e transformar o medo em ódio GÓES, Moacyr, A divisão que segrega, 11/03/2010.
A armação freudiana

FREUD extrapolou a partitura: "O superego é um juiz malévolo, como seu inconsciente é um carcereiro obtuso: velando sempre tão zelosamente sobre seu segredo, ele acaba por designar o local onde se esconde. Sob o pretexto de liberar os complexos, as pessoas se enredam cada vez mais nos assuntos sociais, familiares." (BACHELARD, GASTON, cit. QUILLET, PIERRE: 61)
O acidente do mitológico ÉDIPO tornou-se atitude deliberada, "humana", coisa do Id. A sentença do elevado juízo soberano, divino, do Superego, remete o scritp culposo para ato doloso, armando o conflito no âmago da personalidade:
Freud buscou inspiração na cultura Grega, pois a doutrina platônica com certeza o impressionou em seu curso de Filosofia. As partes da alma de Platão correspondem ao Id, ao Superego e ao Ego da sua teoria que atribui funções físicas para as partes ou órgãos da mente (1923 - 'O Ego e o Id'). No centro do 'Id', determinando toda a vida psíquica, constatou o que chamou Complexo de Édipo, isto é, o desejo incestuoso pela mãe, e uma rivalidade com o pai. Segundo ele, é esse o desejo fundamental que organiza a totalidade da vida psíquica e determina o sentido de nossas vidas. COBRA, Rubem Queiroz - www.cobra.pages.nom.br/ecp-psicanalise.html
Nosso querido EINSTEIN embarcou na quimera. Em que pese taxar FREUD de "velho dotado de muita imaginação", o gênio permitiu que um filho se envolvesse nos emaranhados psicanalíticos, a ponto de EDUARD (na foto) a perder a vida dentro de um cruel sanatório.
Já em 1932, MARIE BONAPARTE ( cit. RODRIGUÈ, Emilio, Somos bicéfalos. - A Tarde: 5 - Salvador, 14/10/1995) enviou a FREUD uma carta, preocupada com as sensacionais descobertas quânticas, completamente desconsideradas pelo homem do charuto: "Fiquei conhecendo aqui (Copenhagen) Niels Bohr que, como o senhor deve saber, é um dos mais proeminentes físicos de nosso tempo. Contudo, não posso aceitar um dos pontos de suas teorias sobre o 'livre arbítrio' do átomo. O átomo deve, agora, ser excluído do determinismo. " Ao que respondeu FREUD: “O que a senhora me diz sobre os físicos modernos é realmente notável. É aqui onde a cosmovisão de nossos dias efetivamente está se realizando. Cabe-nos apenas esperar para ver.”
O que ele esperava já tinha sobejamente testado, há década. Mas só poderia lhe desmontar. BOHR (cit. JAMMER, Max: 173) dissera ainda mais:
Além disso, o problema do livre-arbítrio, muito pertinente na filosofia das religiões, recebeu nova fundamentação, através do reconhecimento, na psicologia moderna, da frustração das tentativas de olhar a experiência, no que diz respeito a nossa consciência, como uma cadeia causal de acontecimentos, tal como originalmente sugerido pela concepção mecanicista da natureza.
Finalmente a lanterna ora parece acender: "A descoberta do mundo quântico, que tanto impacto teve nas ciências e tecnologias, ameaça agora envolver o 'etéreo' universo da psique." (COVOLAN, Roberto J. M., Instituto de Física Gleb Wataghin, Unicamp, Consciência Quântica ou Consciência Crítica?)
Do outro grilhão da torre grega, da artimanha religiosa, EINSTEIN também de plano poderia ter escapulido. Ele chegou a apreciar a concepção panteísta de SPINOZA; porém, sua tradição religiosa era de tal modo arraigada que lhe deixou confuso, preferIndo assim renegar a Teoria Quântica:
"Em especial, não quis aceitar o papel do acaso." (ZEILINGER, A.: 203)
O Grande Relativo travou memoráveis duelos com BOHR. Quando De Broglie, Schrödinger, Heisenberg, De Pauli, Dirac, entre outros, incorporaram as brilhantes assertivas do dedicado dinamarquês, EINSTEIN deu-se por rendido, mas se atirou à luta inglória de tentar unificar a Quântica com sua Relatividade, para mim duas faces da Lua. Os efeitos gravitacionais tão inteligentemente predispostos só podem se suceder através de um campo unificado, tapete, grade da propagação atômica. E justamente por respeitar a própria relatividade. as ondas atômicas apresentam variada freqüência e direção, conforme a incidência de outras ondas, até de remotos vetores eletrônicos. Por isso, com certeza, não há programação prefixada por nenhuma inteligência, por mais colossal que nossa imaginação possa conceber. O futuro se faz a cada instante, por cada um de nós, na unidade cósmica denominada EspaçoTempo.
Eis o protótipo que conduz aos impasses, aos labirintos, aos sentimentos de culpa, à insegurança, à despersonalização.  "O ser humano tende a surtar, pirar ou nem sei que nome dar quando se sente desse jeito, afinal somos complexos, somos feitos a imagem e semelhança de Deus, somos trinos como Ele, não na exuberância de sua Santidade mas sim na composição de corpo, alma e espírito." (Sandra Cajado, Ritmo interior)
Separar a alma, que é a luz do corpo, razão e produção corporal, é o mesmo que querer separar a luz do Sol, definindo-a distinta do produtor. E o que dizer daquele intrépido que propôs e convenceu separar a própria alma, a mente em vários departamentos, comunicáveis entre si? Não seria um demente, que julga todos por sua imaginação aviltada?
As próprias partículas energético-atômicas fluem por ondas, de maneira que o exame parcial mutilará o fenômeno que se busca identificar, desse modo apresentando um resultado completamente estranho à verdade buscada.
Como não há santidade, tampouco desalmados, embora não poucos até mereçam esta adjetivação, o homem fica adstrito na corda bamba, tentando se equilibrar neste fio ardilosamente estendido em definidas fronteiras, borderlines inevitavelmente invadidas. 
Os de tendência mais tímida optam por um lado da gangorra, enquanto os mais destemidos ousam sentar no outro. Ambos, contudo, são açoitados pelos polos desdenhados, de modo que a mente se envolve em constante conflito, às raias da esquizofrenia. É o que vemos com os padres pedófilos*, à bombordo, e com corruptos e criminosos em geral, à boreste, perseguidos pela fúria retaliadora do remorso.
Examinando a mim mesmo, ó Sêneca, aparecem alguns vícios expostos tão abertamente que poderia segurá-los com a mão, outros ainda que não são contínuos, mas que voltam em intervalos intermitentes, os quais afirmo serem mais incômodos, como inimigos escondidos que atacam nas ocasiões mais oportunas, contra os quais não se pode estar tão bem preparado como na guerra, nem tão seguro como na paz... Rogo-te, pois, se tens algum remédio que possas refrear essa flutuação, para que me consideres digno de dever a ti minha tranquilidade. SÊNECA, Da tranquilidade da alma: 35/40
Não obstante, diante dessa moralidade espraiada, uma cultura tão unanimemente aplaudida, mas nem tanto praticada, o que temos em profusão são atos fictícios, falsos, hipócritas, cínicos, mas que, aos olhos em geral, encontram ressonância e acolhimento. Desse modo, a pessoa deixa de ser ela mesma, para ser aquilo que a tradição lhe aponta, que a sociedade em coro reza. Às favas a verticalidade, a sinceridade, a personalidade, a responsabilidade pessoal. O resultado é uma atrofia mental generalizada, um desperdício da enorme potencialidade do intelecto, da intuição, do feeling, da capacidade do ser humano em captar e ter consciência que ele próprio é apenas uma configuração em waveform, .uma perturbação ondulatória no infinito mar da energia primordial, e que portanto nada lhe é definitivo, tudo se faz em movimento, pelo qual ele se sujeita a ser ator, mas também se impondo como o próprio autor. Nenhuma oscilação, evidentemente, significa desligamento; ao contrário. O repuxo, a ressaca antecede e fortalece a onda.

Escuso interesse

"Pois séculos de dominação absoluta Cristã nos fizeram perder de vista que o mundo é muito mais iluminado do que ela quis fazer pensar. A Igreja foi a porta para o Absolutismo." (LIMA, Márcio, O OCIDENTE: DA RELIGIOSIDADE AO ATEÍSMO NIILISTA.
Assim como Newton formulou as leis fundamentais da realidade física, os filósofos e sociólogos, viajando na sua esteira, esperavam descobrir os axiomas e princípios básicos da vida social. Seu universal maquinismo de relógio converteu-se em modelo a partir do qual comparava-se o Estado com um mecanismo preciso, sujeito a leis, e retratavam-se os seres humanos qual máquinas viventes. ZOHAR, D., 2000: 23
Eis o mais vil motivo, real, para se operar a cisão já no núcleo do ser humano: "Com efeito, quase todos os vícios, quase todos os erros, quase todos os preconceitos funestos que acabo de pintar deveram seu aparecimento, ou sua duração, ou seu desenvolvimento à arte da maioria de nossos reis de dividir os homens para governá-los mais absolutamente!" (TOCQUEVILLE, A., 1997, cap. XII: 139) 
O balanço é de empresa à deriva:
É uma questão que atualmente deve ser reconsiderada, tendo em vista que a fragmentação já se espalhou completamente, não apenas na sociedade, mas especialmente em cada indivído; e isso conduz a um tipo de confusão generalizada da mente, que por sua vez cria uma série infinita de problemas, interferindo com a nossa clareza de percepção de maneira tão grave a ponto de bloquear nossa capacidade de resolver a maioria deles. BOHM, D., Totalidade e ordem implicada: 17
"Os acidentes, as doenças, assim como a infelicidade em que está mergulhada a maior parte da humanidade, tem como gênese o distanciamento da fonte de energia vital e cósmica." ( GONZALEZ, MATHIAS, O caminho cósmico. - Rio de Janeiro: Pallas, 1993)
A realidade
"A luz pode ser definida como uma transmissão de energia entre corpos materiais à distância."  (BOHR, Niels, Física atômica e conhecimento: 6) 
A transferência de energia diminui a massa do emissor. O fenômeno é notável na velhice de cada um de nós. É certo que a morte é o decreto da migração total da energia, e por isso o corpo fenece, mas durante a vida ela se espraiou. Tal qual ondas de luz, ela viaja pelo Universo, e por certo baterá em alguma praia, onde será reintegrada, mas provavelmente sem assumir nova conversão material. Convém sempre lembrar que a matéria e energia são conversíveis. A energia primária do amor gera a matéria corporal. Depois do ápice, aos poucos o corpo vai retornando ao seu estado energético, até se consumir da vista. A ciência e a experiência, e não a religião, garantem: E=Mc2.
O pedaço de matéria nada mais é senão uma série de eventos que obedece a certas leis. A concepção de matéria surgiu em uma época em que os filósofos não tinham dúvidas sobre a validade da concepção 'substância'. A matéria era a substância no espaço e no tempo; a mente, a substância que estava só no tempo. A noção de substância tornou-se mais vaga na metafísica no decorrer dos anos, porém sobreviveu na física porque era inóqua - até a relatividade ser inventada. Um pedaço de matéria, que tomávamos como uma entidade persistente única, é na verdade uma cadeia de entidades, como os objetos aparentemente contínuos em um filme. E não há razão pela qual não possamos dizer o mesmo quanto à mente: o ego persistente parece tão fictício quanto o átomo permanente. Ambos são apenas uma cadeia de eventos que têm certas relações interessantes uns com os outros. A física moderna nos permite dar corpo à sugestão de Mach e de James de que a 'essência' do mundo mental e do mundo físico é a mesma. RUSSELL, Bertrand, Ensaios céticos: 74
"A ciência está passando por uma mudança radical de paradigma. Em vez de pensar na matéria como base da existência, sabemos atualmente que a base de tudo é a consciência - e é isso que leva à causação descendente." (GOSWAMI, Amit, Rev. Planeta, dezembro de 2007)
Digo, pois, que a matéria é apenas uma coincidência, eventual e efêmera.
Não fosse aquela pregação tão mesquinha, o homem há muito já teria se dado conta que pertence e influi na teia universal, espelho de sua consciência; e como tal, sempre verá e também sentirá diretamente seus propósitos. Se cantar, seus ouvidos apreciarão a melodia. Se chorar, ou se revoltar, se sorrir, ou tentar burlar, o sistema naturalmente lhe devolve seu intento, sem necessidade de nenhum julgamento, prescrição legal, ou moral. E para quem disso duvida, basta um simples exame entre as diversas trajetórias tomadas por personagens históricos, e até mesmo os familiares.
O ser humano é parte do todo, chamado Universo, uma parte limitada no tempo e no espaço. Ele experimenta seus pensamentos e sentimentos como algo separado do restante - numa espécie de ilusão ótica de sua consciência. Essa ilusão é uma espécie de prisão para nós, e nos restringe às nossas decisões pessoais e aos afetos por algumas pessoas mais próximas de nós. EINSTEIN, Albert, cit. LASZLO, Ervin, A Ciência e o Campo Akáshico: 56
.Os orientais sabem disso. Há milênios.

Notas

"Entre 2007 a 2010 recebemos aproximadamente 3.000 acusações envolvendo padres diocesanos ou religiosos por crimes cometidos nos últimos 50 anos" (Monsenhor Charles J. Scicluna, do Ministério Público do Tribunal da Congregação da Fé. Entrevista concedida ao Avvenire, jornal da Conferência Episcopal Italiana, em 13/3/2010.)
.
* "Noticias gospel hoje são como as páginas policias dos maiores jornais do mundo! Os evangélicos estão nas páginas policiais, não na parte da solidariedade, mas na parte da corrupção, estamos com pastores traficando armas; estamos com pastores corrompendo programas sociais como o Bolsa Familia, estamos com um bando de ladrões e corruptos nas lideranças das igrejas hoje!"
(www.dihitt.com.br/barra/mudemos-de-atitude-ou-mudamos-de-nome. 13/3/2010)

* O assassino do cartunista Glauco disse que
matou porque "cumpriu um chamado de Deus", "uma missão" .

Um comentário: