terça-feira, 9 de março de 2010

A amplitude da falsidade ideológica


O manual tipifica falsidade ideológica:
0mitir, em documento público ou particular, declaração que dele devia constar, ou nele inserir ou fazer inserir declaração falsa ou diversa da que devia ser escrita, com o fim de prejudicar direito, criar obrigação ou alterar a verdade sobre fato juridicamente relevante.
    A pena é branda: reclusão, de 2 (dois) a 6 (seis) anos, e multa. Pode ser um bom negócio. Na verdade, a lei legitima a torpe ação, desde que alguém queira pagar o módico preço.
    Embora haja alguma coincidência, a designação se mostra desproporcional. "Falsidade" é uma informação que induz à idéia diversa da verdade, distorce a realidade; mas o termo "ideológico" não é apropriado à estipulação penal, porque qualquer documento, ou declaração tem função pragmática, concreta. Ideologia não se refere à idéia, mas sim a ideal, semelhante grafia, mas com conotações completamente paradoxais.
    Ideologia é um termo usado no senso comum contendo o sentido de 'conjunto de idéias, pensamentos, doutrinas e visões de mundo de um indivíduo ou de um grupo, orientado para suas ações sociais e, principalmente, políticas'
    (Wikipédia)
    Uma idéia pode ser falsa, sem ser criminosa; pode ser alterada, e mesmo fundida, mas o que se apresenta ideal, é único, dogmático, e se pretende insofismável.*
    Falsidade ideológica é pleonasmo. Não conheço veracidade em nenhum termo ou formulação de qualquer ideologia. Não há ideal social, como não pode haver sonho coletivo. Todavia, para contestá-la não basta lhe puxar apenas uma máscara, posto montadas em hydras. Mas se torna improvável, porquanto valente não só por conceitos parcialmente científicos, mas também pela mera crença incutida por sua metafísica. Um combate no futuro é impossível, exceto quando ele virar presente. O que podemos afirmar, com toda segurança, é que embora a Eternidade exista, e por isso se presuma estanque, imutável, ela é tecida a cada instante, por cada um de nós.
    Qualquer ideologia busca mascarar, pintar a realidade de acordo com o interesse, com a conveniência do pintor. E para tanto, valem todos os recursos - números, arranjos estatísticos, publicidades, sistemas educativos, elaboração de contrastes, terrorismos, ameaças e seduções, aglutinação e apresentação de prosélitos, metáforas e variados jogos de cena.*
    A humanidade em geral sente-se inclinada a pôr os pés sobre as pegadas e imitar as ações dos outros. Um homem inteligente deve sempre seguir no rastro desses ilustres personagens cujas ações são dignas de serem imitadas: assim, se não puder igualá-las, pelo menos, em certa medida, assemelhar-se-á a elas. MAQUIAVEL, N., O Príncipe-
    Não posso cogitar, já por desanimado, até quando a civilização será mantida cativa, ludibriada em tão fantasiosa armação. Pago o mais alto preço por identificar tamanho embuste, desde o sofrimento pelo engano dos que me são caros, até um certo banimento, exilado por mútua iniciativa do convívio social. "Os grandes espíritos", dizia EINSTEIN, mas qualquer um que resolva ser ele mesmo, digo eu, "sempre encontraram oposição violenta por parte de mediocridades. Estas não podem compreender quando um homem não se submete irrefletidamente a preconceitos hereditários, mas, honesta e corajosamente, usa de sua inteligência." Sir BERTRAND RUSSELL foi impedido de lecionar no City College de NewYork; e NIETZSCHE, desqualificado como louco. Quanto a estas maldades, pelo menos, me considero inatingível. Qualquer acadêmico pode ter acesso às minhas pesquisas e observações; e mais louco do que eu, a Internet apresenta aos milhões, alguns verdadeiramente perigosos, de maneira que até chegar minha vez a única coisa que poderão fazer é colar um epitáfio:
    "Ele preferiu ir para o inferno"
    Não estarão mentindo. De fato, pretendo a escala, pelo insólito motivo: tenho algumas contas a acertar com um especial impostor, e de resto com seu exército de covardes discípulos. Aos que supõem que no inferno haja choro e ranger de dentes, e que, portanto, eu não deveria me preocupar, posto estarem no lugar que merecem, asseguro-lhes que em reunião de crápulas, piratas e gangsters o que há é muita celebração, às custas das inocentes vítimas.
    * * *
    O exemplo mais fulgurante de falsidade ideológica veio sob os auspícios da Renascença.
    O mundo barroco pode ser descrito também como um grande teatro, onde cada homem deve ocupar o seu lugar. O mais belo dos teatros é o centro do mundo católico romano: a praça de São Pedro em Roma. A literatura, as artes, a filosofia giram em torno de Deus, de suas exigências e da salvação.
    JAPIASSÚ, H., 1997: 81
    Compreende-se o sucesso e a conseqüente receita de MAQUIAVEL:
    A Academia Platônica, fundada por Marsilio Ficino, com consentimento de Cosme de Medici, elabora com efeito uma doutrina destinada a uma larga difusão, por longo tempo benéfica à manutenção da hegemonia cultural florentina, mas da qual os Medici são os primeiros a tirar vantagem concretamente.
    LARIVAILLE, P.: 161.
    Retrocedendo um pouco mais veremos a aplicação da metonímia no declínio do Império Romano. Mais à cerca, nas ficções teológico-científicas do positivismo e do marxismo.
    "Pouco a pouco, os soberanos compreenderam que a justiça podia ser também pretexto para a extensão de seu poder e a afirmação de sua autoridade." (BOBBIO, N. e VIROLI, M.: 130)
    Todas ideologias tem um viés, o mesmo corrimão: um hermético dogmatismo, avesso à qualquer contestação. Suas verdades, em que pese improváveis, inverossímeis, apenas são aplacadas pelo Tempo. Mas quando o Senhor da Razão, este sim, um Senhor já por demais provado, faz de suas vestes uns trapos, as gentes podem perceber que os pés grandes, o gogó no pescoço, e a face áspera, embora coberta por cremes, per se há muito já indicava que a realidade sobrepuja o mero desejo, mas que ela pode ser até mais apropriada, mais ampla, humana, confortável e melhor do que o sonho, que é limitado pelo script ideológico.
    Não é frequente o caso em que a manipulação ideológica da religião com fins políticos é o catalisador real de tensões e divisões e, às vezes, da violência na sociedade?
    PAPA BENTO XVI.
    Folha de São Paulo, 9/5/2009
    Ora, a participação eclesiástica na sociedade, portanto na política, é de sua função primordial:
    A interpretação religiosa assenta nessa mesma biguidade: una est religio in rituum varietate, proclama Ficino, que, na Teologia Platônica – título revelador – desenvolve o acordo entre o platonismo e o cristianismo. ‘Eis a razão porque, quem quer que leia seriamente as obras de Platão, nelas encontrará, evidentemente, tudo, mas em particular essas duas verdades eternas: o culto reconhecido de um deus conhecido e a divindade das almas, onde reside toda a compreensão das coisas, toda a regra de vida e toda a felicidade. E tanto o mais que, sobre estes problemas, a maneira de pensar de Platão é tal que, de entre outros filósofos, foi a ele que Agostinho escolheu para modelo, como sendo o mais próximo da verdade cristã, afirmando que, com pequenas alterações, os platônicos seriam cristãos.’
    Que sentença penal merecem esses que ludibriam gerações e mais gerações, per seculum seculorum?
    ________
    * A ideologia, segundo Karl Marx, pode ser considerada um instrumento de dominação que age através do convencimento (e não da força), de forma prescritiva, alienando a consciência humana e mascarando a realidade. Os pensadores adeptos da Teoria Crítica Frankfurtiana consideram a ideologia como uma ideia, discurso ou ação que mascara um objeto, mostrando apenas sua aparência e escondendo suas demais qualidades. Por isso, a ideologia cria uma “falsa consciência” sobre a realidade que visa a modo de suprir , morder e reforçar e perpetuar essa dominação. (Wikipédia)



    Nenhum comentário:

    Postar um comentário