sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Teu & ateu


Deus - Casimiro de Abreu
Eu me lembro! Eu me lembro!- Era pequeno 

E brincava na praia; o mar bramia, 
E, erguendo o dorso altivo, sacudia,
A branca espuma para o céu sereno.
E eu disse a minha mãe nesse momento:
"Que dura orquestra! Que furor insano!
Que pode haver de maior do que o oceano
Ou que seja mais forte do que o vento?"
Minha mãe a sorrir, olhou pros céus
E respondeu: - Um ser que nós não vemos,
É maior do que o mar que nós tememos,
Mais forte que o tufão, meu filho, é Deus.
Diante de tantos tufões e  tsunamis, não merece a Fortaleza-Voadora enfrentar o banco dos réus, até por omissão de socorro?
A ESTÓRIA pode até aparentar alguma genuína virtude, mas o script tem o fito de domínio. Visa a geopolítica. In hoc signo. Sua observância me parece a tolice campeã. Por tão ridícula, infantil, não me surge digna de sequer ser contestada. Eis a razão de me eximir em enaltecer o ateu. Nem sabia, ao certo, o que significava esta designação, porque nunca entendi o termo de onde deriva. Tinha apenas noção de que o ateu combate o dogmatismo interesseiro e arrogante da corporação, e esta revolta me parecia não só procedente, como satisfatória. Com o tempo constatei que não poucos autores afrontam a milenar armação. Geralmente são levados a tentar implodi-la para em seu lugar erguer a sua.
Entre o senso-comum o ateu é estigmatizado quase como demônio, e assim precisa de coragem para expor sua sensatez. Tarefa hercúlea. O carma é um transatlântico encalhado. Para ser demovido, o estupendo vírus requer milhões de pessoas, e enorme tempo. Aos poucos ele vai sendo desmontado, mas lembra a famosa Hydra - a cada peça retirada, vem logo outro artifício a cobri-la. Não tenho paciência. Coloco a Nav's à disposição dos infelizes bipolares. Se teimam em permanecer à bordo do infortúnio, por medo ou esperança de alguma dádiva, lamento, mas sigo meus cruzeiros. Diante do especial pedido do brioso lusitano, todavia, cumpro o pequeno périplo, detendo-me na chatice.
Ateísmo é a posição filosófica de que não existem deuses,[1]. Rejeita o teísmo.[2] O termo, para variar, tem origem no grego - ἄθεος (atheos).
Enquanto os ateus negam a existência de DEUS, os agnósticos alegam a impossibilidade de prová-Lo. Parece-me trivial demonstrar o caráter ficcional, até mesmo utilizando os próprios preconceitos que O criaram. Todavia, a arena não me apetece, já mencionei. Tenho mais o que pensar do que colher dados à tergiversar com despersonalizados conduzidos à granel pelos pastores. Interessa-lhes quem lhes oferece pasto. Eu tiro. Mando plantar batatas, em vez de ficar com a boquinha aberta esperando um alimento inapropriado. Ainda que muitas vezes escorregue pela gravidade carmática, até porque ela pauta toda a história da civilização, e batiza ruas, cidades, e tudo o mais,   meus deslizes acontecem à guisa de melhorar a consciência..  Bem discernir a raiz convém para eliminar o engano, ainda mais desse porte. Todavia, como entendo que tudo que gira em torno de qualquer alienação me parece fora de propósito - seja para tentar a persuasão, ou a dissuasão - nunca me preocupei em vestir distintivo. Coaduno-me: "A comunidade científica tende a distanciar-se de uma corroboração ou refutação de Deus." (Wikipédia)
A nudez é chocante. A "verdade nua" contém o mesmo predicado. Por certo não me faltarão impropérios, até porque persona significa máscara. Devo ser marciano. Posso não participar da peça, mas se insistir puxar o disfarce, avisam-me que me colocarão para fora, de volta para Marte, por não amar-te.. Ilusões lhes são mais confortáveis. Mas dessarte,pressupõem-se inatingíveis. De certo modo é verdade. Disso bem entendem suicidas. Ao tema
Teu & ateu
A crença fundamental dos metafísicos
é a crença na oposição de valores.
NIETZSCHE, Além do bem e do mal: 10
De plano NIELS BOHR (cit. DESCAMPS, C.: 103)  me conforta: “Uma verdade superficial é um enunciado cujo contrário é falso".
O ateu parece sofrer da mesma moléstia que caracteriza o teu. Ambos lutam pelo poder, pelo convencimento. O teu procura de todas as formas provar o impossível, o rigorosamente improvável. O ateu lhe combate em todas as frentes, porque convicto da artimanha, e assim se enreda no mesmo enredo. Tanto quanto o teu, o ateu perde tempo no ideal. Não obstante, ao eleger o adversário, automaticamente o consagra. Eleva-lhe do mesmo modo que DEUS ao DIABO. Aliás, a novela existe por conta dos digladiantes. Caso não houvesse contendor, não teríamos luta, muito menos platéia. Sem espetáculo, como querer audiência, ainda mais cobrando ingresso?
A vista da realidade
DAVID BOHM assegura: a totalidade universal pode ser apreciada como holograma. Cada parte contém as informações do todo, ainda que de forma menos precisa e detalhada. O constante fluxo de mutações pode ser aferido sob um prisma de holomovimento. "O vácuo quântico é o 'mecanismo de informação holográfica que registra a experiência histórica da matéria'." (LASZLO, E., A Ciência e o Campo Akáshico: 72)
Quando a gota cai no oceano, ambos sentem. G.F. CHEW lembrou do bootstrap (cadarço de botas) para compará-lo a um universo todo amarrado, ligado, entrelaçado, mas não comandado, o que hoje conhecemos como rede, ou teia, na preferência de CAPRA.
O átomo é o elemento que está presente em tudo. Como pregam os religiosos, tal capacidade pertence ao Eterno, Onipresente. Big-Bang é explosão atômica. Poderia ser DEUS estopim e liga primordial, um átomo? Mais provável. Neste caso, contudo, Ele deve ser desprovido de vontade. E Dele faz parte o frio e o calor, o norte e o sul, o escuro e o claro, o bem e o mal. A onda é composta pelo próprio mar, e não por alguma entidade alienígena. Não se trata, pois, de uma manifestação da "alma" do mar, ou de algum "condutor", senão que o próprio mar em movimento. Quem não souber nadar, prudente não tentar o surf. O próprio átomo é útil à destruição, ou ao fornecimento da melhor energia. A luz, outro exemplo, ainda que em movimento, não contém vontade. Ela permite a visão, mas pode cegar. Aquece, mas queima. Tudo depende do apreciador, não tanto do emissor, ou dela própria.
SPINOZA foi pioneiro em levantar a hipótese, há séculos da descoberta do átomo. Mas o panteísmo já contemplava a possibilidade do futuro ser tecido por cada ponto do Universo, a todo instante, formulação que me parece mais pertinente à moderna ciência. Ela não contempla o determinismo, o mecanicismo, o destino.
Spinoza defendeu que Deus e Natureza eram dois nomes para a mesma realidade, a saber, a única substância em que consiste o universo e do qual todas as entidades menores constituem modalidades ou modificações. Ele afirmou que Deus sive Natura ("Deus ou Natureza" em latim) era um ser de infinitos atributos, entre os quais a extensão (sob o conceito atual de matéria) e o pensamento eram apenas dois conhecidos por nós. Wikipédia.
Apenas neste caso o futuro pode ser elaborado a cada instante, por cada um de nós, dentro da unidade cósmica. 
O que governa a dinâmica da natureza, inclusive em seu aspecto mais material, na física, não é uma ordem rígida, predeterminada. Nem tampouco uma dialética entre contrários em luta, que leve a síntese, até que se produza uma nova antítese, como na visão dialética marxista rechaçada também pela genética, segundo diz MONOD. É precisamente uma interação - que já existe nos níveis materiais mais elementares entre o aspecto onda e o aspecto corpúsculo - o que impulsiona a dinâmica da natureza. Assim o mostram as relações de mecânica ondulatória, que explicou LOUIS DE BROGLIE, síntese genial que tornou possível, como diz RUEFF, uma filosofia quântica do universo, aplicável não somente às ciências físicas, senão também a todas as ciências humanas. GOYTISOLO, JUAN VALLET. Interações
Embora excomungado, não sei se o contemporâneo de LOCKE foi taxado ateu.
O próprio mentor da Revolução Gloriosa, ainda que conseguisse elidir o preconceito e lograsse desligar a coroa inglesa do Vaticano, não foi excomungado, tampouco tornado ateu.
* * *.
Aí está a fera que, com sua afiada cauda, trespassa as montanhas
e derruba as muralhas e as armas; aí está a que corrompe o mundo inteiro.
ALIGHIERI, Dante, A divina comédia: 63
.
A rigor, pessoalmente não me faz diferença a presença fictícia ou não de DEUS. O que mais rejeito na peça é a necessidade de coadjuvante. A impostura demoníaca me parece desprovida de qualquer sentido, por isso irracional, e até inconstitucional. DEUS per se mostra-se incompetente. Se Ele fosse um átomo, o partner não encontraria lugar. A mim falta arrumar uma designação adequada para quem não crê na existência do endiabrado dono do tridente.
* * *
Há muitos aglomerados que simplesmente ignoram a (im) postura. Nesses redutos a voz do povo emana dos indivíduos, não de DEUS. Eles usufruem da vida, naturalmente de acordo com as restritas limitações humanas. Resignados, tratam de se adaptar, ainda que busquem de algum modo alterar as parcas circunstâncias, e até mesmo mudar de lugar, como age até mesmo o animal mais imbecil. Mas todos estão cientes de que a vida é um pontilhão de sofrimento. O mais feliz é o que melhor tudo suporta, e melhor usufrui, não o que tudo vence. Ele sente a dor sem chorar ou pedir misericórdia, porque sabe que tudo flui independentemente de qualquer vontade localizada, ou específica. E não se ufana em momentos prazerosos, pelas mesmas razões. No equilíbrio ele cruza o rio sem arriscar cair.
O ideal é tão inatingível quanto qualquer sonho. Quando pensamos realizá-lo, acordamos.
__________

7 comentários:

  1. Vou desligar voçê. Já tenho obrigação de o conhecer... Fora! Fora!

    ResponderExcluir
  2. Há muito tempo - há muito que eu o sabia- não há diálogo possível com pessoas como voçê- continuo a pensar que voçê está tergiversado da cabeça e muito xoné. "Para acabar de vez com a Ideia de Deus "

    ResponderExcluir
  3. Desculpe. Fiquei confuso. Ontem disse-me ateu. Hoje, ferrenho "teu". Sigo meu rumo.
    Moro em minha própria casa.
    Nada imitei de ninguém.
    E ainda ri de todo mestre,
    Quem não riu de si também.
    Friedrich Nietzsche*
    Grato.

    ResponderExcluir
  4. O que o caracteriza é ser um mentiroso! Ademais aprecio-lhe a erudição...

    ResponderExcluir
  5. Aprecio-lhe a erudição mas não a psicologia de pacotilha. Nem o brasileiro de que já estou farto.
    Voçê aparece-me agora como uma sacanório
    qualquer depois destes considerandos- tem panca - é maníaco- altamente maníaco- embora seja um grande erudito. Como pessoa parece-me mau carácter- é vingativo- pois não pode ter sucesso...

    ResponderExcluir
  6. O Mestre faz seu trabalho
    E dá-se por satisfeito com isso.
    Porque acredita em si mesmo,
    Ele não tenta convencer os outros.
    Porque ele está satisfeito consigo mesmo,
    Ele não precisa do aplauso dos outros.
    Porque ele aceita a si mesmo,
    o mundo todo o aceita.
    Tao Te king: 30

    ResponderExcluir