sábado, 31 de outubro de 2009

A eternidade da interatividade

Newton, perdoa-me; descobriste o único caminho que na tua época era possível para um homem com os mais elevados padrões de pensamento e criatividade. Os conceitos que criaste guiam ainda hoje o nosso pensamento em física. Sabemos, no entanto, que tem de ser substituído por outros, mais afastados da esfera da experiência imediata, se aspiramos a uma compreensão mais profunda das relações. ALBERT EINSTEIN
Não há norte na Física Quântica. A incerteza é nossa sina. Não podemos estabelecer o tempo, a posição, e a trajetória de um eletron. Ao focarmos o alvo, ele "acusa o golpe" e instantâneamente, muda sua órbita; e pior, sem deixar rastro, porque não percorre o espaço que intercala os circuitos. Ele simplesmente surge "do nada" para nova história.
Pois se possuímos tal capacidade, conseqüência lógica é cogitar que somos capazes de alterar não só nossas circunstâncias mais prementes, como até mesmo as mais remotas, e de qualquer espécie! . Esta "distribuição randômica de sentimentos"* inevitavelmente atinge conjecturas que ainda não se fazem presentes, isto é,
que não estão ao alcance de nossos olhos, apenas.
Pela não-ação, tudo pode ser feito.
LAO-TZÉ
A mente sur­ge a partir de um sistema neuronal, objeto das neurociências. Mente/cons­ciência estão ligadas, e dependem da matéria. Quanto mais neurônios e sinapses, mais complexa ela se torna. As polaridades cosmológicas são inclusivas, pois, complementares, jamais estanques, paradoxais, ou antagônicas, como presumiam os primatas espartanos.
Nossa penetração no mundo dos átomos, antes vedado aos olhos do homem, é de fato comparável às grandes viagens de descobrimento dos circunavegadores... Essa descoberta, com efeito, gerou uma novíssima base para que se compreenda a estabilidade intrínseca das estruturas atômicas, a qual, em última instância, condiciona as regularidades de todas experiências corriqueiras.
BOHR, N.,
Física atômica e conhecimento humano: 30
O rebanho, todavia, segue cabisbaixo, resignado rumo ao destino que supõe fatal.
Mais de dois mil anos já se passaram desde o dia em que Platão ocupava o centro do universo espiritual da Grécia e em que todos os olhares convergiam para a sua Academia, e ainda hoje se continua a definir o caráter da filosofia, seja ela qual for, pela sua relação com aquele filósofo.
JAEGER 2003: 581


O salto conceitual que o físico alemão Max Planck deu em 1900, engendrando a base da mecânica quântica, reformulou de tal maneira a visão do mundo que, ao menos um historiador da ciência, não teria razões para supor que seu impacto já tivesse sido todo absorvido.
CAPOZOLI, U.,
Presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Científico (ABJC)
,
É verdade que desde 1915 a compreensão da relatividade geral foi vastamente aprimorada, nossa confiança na teoria cresceu e não foram encontradas limitações confirmadas sobre sua validade. Contudo, ninguém hoje afirmaria ter um domínio total do rico conteúdo da relatividade geral. O mesmo vale para as respostas a problemas filosóficos levantados pela teoria totalmente ao nosso alcance hoje. Segundo meus conhecimentos, os escritos filosóficos sobre esse assunto foram um tanto limitados, sem dúvida principalmente porque a matemática envolvida é bastante complicada.
PAIS, A.
Einstein viveu aqui : 150

Existem todo o tipo de pessoas, mas acho que seria razoável dizer que ninguém que se diga filósofo realmente entenda o que se quer dizer com a descrição da complementariedade. A relação entre os cientistas e os filósofos é bastante curiosa. A dificuldade é que é inútil que haja qualquer tipo de compreensão entre os cientistas e os filósofos diretamente.
BOHR, NIELS, cit.
PAIS, ABRAHAM, Einstein viveu aqui
DAVID BOHM (Totalidade e Ordem Implicada) oferece precioso amparo: a ordem natural comprovada explícita é prerrogativa restrita do EspaçoTempo que ocupamos, mas não significa que tudo se resuma a isso. Antecipa-lhe uma Ordem implícita de um universo não-manifestado, não-percebido, não-local. Aliás, para o notável cientista, o fundamento da ordem é esta, implícita. Ordens explícitas são apenas como ondulações passageiras na superfície da implícita, não diversas desta. Como uma onda do mar, por exemplo, que é composta pelo próprio mar, e não por alguma entidade alienígena. Não se trata, pois, de uma manifestação da "alma" do mar, senão que o próprio mar em movimento.
O tempo é uma região do espaço. A dimensão espaço-tempo é a quarta dimensão. Então, a glândula que te dá a noção de tempo está em contato com a quarta dimensão. Faz sentido perguntarmos: 'Será que a partir da quarta dimensão já existe vida espiritual?' Nós vivemos em três dimensões e nos relacionamos com a quarta, através do tempo. A pineal é a única estrutura do corpo que transpõe essa dimensão, que é capaz de captar informações que estão além dessa dimensão nossa. A pineal converte ondas eletromagnéticas em estímulos neuroquímicos. Quem provou isso foram os cientistas Vollrath e Semm, que têm artigos publicados na revista científica Nature, de 1988. A parapsicologia diz que estes campos eletromagnéticos podem afetar a mente humana. O Dr. Michael Persinger, da Laurentian University, no Canadá, fez experiências com um capacete que emite ondas eletromagnéticas nos lobos temporais. O espiritual age pelo campo eletromagnético.
Pineal - Corpo e Alma. - www.gruapgo.org/apometria
De posse desses revolucionários conceitos científicos podemos estender algumas velas, e assim zarparmos por esses mares "nunca dantes navegados", sem preocupação com exatidões. Que me perdõe o TriPulante lusitano: se viver não é preciso, navegar também não requer sê-lo - bastam aproximações.Nas interligações eletrônicas, isto é, pela interatividade dos eletrons, os batedores nucleares garantem o equilíbrio fundamental, à ecologia, à vida na Terra, e tudo mais.
A Teoria de Cordas** (ou supercordas) é uma teoria que se propõe a unificar a descricão das interacões fundamentais. Em particular, acredita-se que ela representa um caminho para a descrição quântica da interacão gravitacional, possibilitando uma conciliação entre a Mecânica Quântica e a Relatividade Geral. Na teoria de cordas as partículas elementares correspondem a diferentes formas de vibracão de cordas que se propagam no espaço. A interação entre partículas corresponde à interação entre cordas.
BRAGA, Nelson Ricardo de Freitas. -
http://omnis.if.ufrj.br/~braga/cordas
"A luz pode ser definida como uma transmissão de energia entre corpos materiais à distância." (BOHR, Niels, Física atômica e conhecimento: 6)
“A física atômica fez a ciência afastar-se da tendência materialista que ela tivera durante o século XIX.” (HEISENBERG, W., cit. JAMMER, M., 154)
O próprio EINSTEIN (idem: 154) já afirmara:
“A massa de um corpo é a medida de seu conteúdo de energia.”
Dessarte, o mestre assim asseverou:
Einstein insinua que a ciência se deve ocupar, em primeiro lugar, não de noções que, na sua essência, estão marcadas por uma grande carga metafísica, como as de 'força' e 'matéria', mas antes daquilo a que agora chamamos 'intersecções’ no espaço-tempo de linhas do universo.
HOLTON: 127
Tudo flui por ondas, como todas as manifestações.
Sabemos que o universo manifestado, que parece ser formado por objetos sólidos, é na verdade composto por vibrações, com os diferentes objetos vibrando em frequências distinta.
CHOPRA, DEEPAK, A realização espontânea do desejo: 124
Na Dança do Universo, inspiração de MARCELO GLEISER, o que você sente, pensa, ou faz, reproduzirá o efeito, e influenciará, de alguma maneira, sua circunstância.
Uma onda periódica é uma perturbação periódica que se move através de um meio. O meio em si não vai a canto nenhum. Os átomos individuais e as moléculas oscilam em torno das suas posições de equilíbrio, mas a posição média delas não se alteram. À medida que elas interagem com os vizinhos, elas transferem parte da sua energia para elas. Por sua vez, os átomos vizinhos transferem energia aos próximos vizinhos, em sequência. Desta maneira, a energia é transportada através do meio, sem haver transporte de qualquer matéria.
C.A. Bertulani
Ninguém fica sentado numa Ola. O perfume viaja por ondas; a temperatura também. Qualquer som assim evolui. A gravidade realiza ondas de retração. O navegante produz ondas, e por elas podemos constatar sua passagem. Radares detectam ondas. A voz bate em algo para produzir o eco: eis a certeza de que há um corpo à frente.
O conceito de um mundo sutilmente interligado, um oceano cósmico no qual estamos intimamente ligados uns aos outros e à natureza, assimilado por nosso intelecto e abraçado por nosso coração, poderá talvez inspirar novos modos de pensar e de agir que transformem o espectro de uma derrocada global no triunfo de uma renovação global – uma renovação para uma era mais humana e sustentável.
LASZLO: 205
Movimentos invisíveis aos olhos não precisam ser totalmente desprezados, ou não levados em conta, somente pelo prosaico motivo de não podermos enxergá-los. Há uma simbiose entre corpo/espaço, mente/matéria, em inequívoca interatividade.
Na verdade, nem o corpúsculo, nem o campo é a coisa fundamental. Ambos, em igual medida, são aspectos da matéria. São as duas formas fundamentais e primárias da matéria como tal. A estrutura da partícula é um reflexo de suas interações.
TELLES JR. G., O Direito Quântico:
56
O jornal americano USAToday.com publicou um artigo com um novo brinquedo revolucionário que utiliza ondas cerebrais para movimentar objetos! O “The Force Trainer” vem com headset. Ele permite ao usuário usar suas ondas cerebrais para mover uma esfera, localizada dentro de um tubo transparente de 25 cm de altura. Equivale ao uso da Força por Jedis como Yoda e Luke Skywalker em Star Wars. Claro que é necessário um alto nível de concentração para conseguir mexer a bolinha com a "Força" da Mente e a base emite efeitos sonoros dos filmes de Star Wars para indicar a passagem de nível de Padawan para Jedi. O headset é baseado na tecnologia EEG mais comumente usada na medicina e o The Force Trainer deve custar por volta de US$100 no lançamento, ainda sem data confirmada. (www.blogdebrinquedo.com.br/2009/01/08/mova-objetos-com-a-mente)
NIETZSCHE, (O livro dos filósofos: 45) talvez não fosse tão louco como o apregoado:
Só conhecemos uma realidade - a dos pensamentos. Como?
Se isso fosse a essência das coisas?
Se a memória e a sensação fossem os materiais das coisas?
____________
* Emitindo pares de fótons - partículas de luz - ao longo de uma fibra óptica estendida entre as cidades suíças de Satingny e Jussy, cientistas do Grupo de Física Aplicada da Universidade de Genebra determinaram que um fóton, chegando a um extremo da linha, é capaz de reagir instantaneamente a uma manipulação realizada no parceiro que foi para o lado oposto, a 18 km de distância. Os pesquisadores calcularam que, se essa reação for resultado de uma comunicação entre as partículas, o sinal teria de viajar a, no mínimo, 10.000 vezes a velocidade da luz. “Trata-se de uma violação do espírito, se não da letra”, da Teoria da Relatividade de Einstein, que diz que nada pode viajar mais depressa que a luz, diz o físico Terence Rudolph, do Imperial College London, em comentário ao experimento suíço. Tanto a descrição da experiência quanto o comentário de Rudolph estão publicados na edição desta semana da revista Nature.
O efeito utilizado pela equipe suíça é conhecido pelos cientistas como “emaranhamento quântico”, e ocorre quando duas partículas são preparadas de tal forma que qualquer alteração numa delas afeta a outra instantaneamente, não importa a distância que as separa. A velocidade de 10.000 vezes a da luz, determinada pelos físicos de Genebra, é o limite mínimo para que o sinal seja “instantâneo”. “Sabemos que as partículas que representam os bits quânticos, ou q-bits, precisam adquirir, durante o processamento da informação, certo grau de emaranhamento para que a computação quântica seja mais eficiente que computação clássica”, explica o físico brasileiro Marcio Cornelio, atualmente na Unicamp. Cientistas acreditam que computadores quânticos serão capazes de realizar cálculos muito mais rapidamente que computadores normais, ou clássicos, além de resolver problemas que estão fora do alcance das máquinas atuais.
O emaranhamento não viola a “letra” da relatividade porque, por si só, o fenômeno não permite a transmissão de sinais de comunicação mais depressa que a luz - não seria possível, por exemplo, usar partículas emaranhadas para criar um telefone celular instantâneo. “O emaranhamento não pode ser usado para comunicar unidades de informação escolhidas por uma pessoa, exatamente porque os eventos correlacionados por ele são aleatórios, fora do controle humano. Se os eventos fossem determinísticos, seria possível usar o fenômeno para comunicação clássica mais rápida que a luz”, o que violaria a relatividade, diz Gisin. Mas se as partículas não trocam sinais entre si, como o emaranhamento quântico é possível? Como uma partícula “sabe” que sua parceira, a quilômetros de distância, foi manipulada?“ Eu diria que as partículas simplesmente estão correlacionadas”, diz Cornelio. “Como não é possível transmitir informação usando apenas partículas emaranhadas, não há necessidade de uma 'saber' o estado da outra e vice versa. Existe apenas uma correlação estranha, que não pode ser descrita pela física clássica”. Partículas 'conversam' a 10.000 vezes a velocidade da luz
___________

2 comentários:

  1. Se a poesia é intangível como é a metafísica- este racicocínio está errado- são nomes que dámos aos fenómenos e classificações que da-mos aos conceitos-- Empiria conceptual é o nome que dou a isso que comunica entre partículas a 10 000 de distância- mais além da velocidade da luz- além da palavra e além de tudo- os fenómenos penatra-nos o corpo e a mente--- Nas partículas que se interaccionam sem se tocarem.-

    ResponderExcluir
  2. "A nova civilização tem sua própria e distinta concepção de mundo, maneiras próprias de lidar com o tempo, o espaço, a lógica e a relação de causa e efeito." (ORMEROD,Paul, 1996: 194)

    ResponderExcluir