domingo, 25 de outubro de 2009

24 de Outubro de 1930

Os anos 30 formam uma época de mentiras heróicas
JOHNSON, P.:232
O medo atingiria o povo e a liderança seria entregue àqueles que oferecessem uma saída fácil, a qualquer preço. A época estava madura para a solução fascista.
POLANYI: 275
Apreciemos o depoimento guardado no Arquivo do gen. EURICO GASPAR DUTRA - Ata de reunião no Ministério da Guerra, lavrada pelo Cel. BENÍCIO SILVA, em 27 de setembro de 1937:
Getúlio divisou, na psicose ou fobia do comunismo, do regime moscovita, dos adeptos de Luiz Carlos Prestes, a oportunidade de consumar o golpe.
Era necessário atuar logo, mesmo acima da lei, evitando 'sentimentalismo',
empregando 'meios violentos', rápidos, desfechados de surpresa, de roldão,
'capazes de frustrar o movimento articulado que todos percebem prestes a explodir'.
EINSTEIN (cit. PAIS, ABRAHAM, Einstein viveu aqui: 139) pode explicar a razão do êxito:
Com o homem primitivo é acima de tudo o medo que invoca noções religiosas - medo de fome, bestas selvagens, doença, morte. Já que nesse estágio da existência a compreensão das conexões causais é geralmente pouco desenvolvida, a mente humana cria seres ilusórios mais ou menos análogos a ela mesma, de cujas vontades e ações dependem esses acontecimentos temerosos.
No exato primeiro aniversário do exitoso Crash, os militares depuseram o presidente Washington Luís, para entregar a Nação à mercê de GETÚLIO VARGAS, o "Chefe político da Revolução".
Aos bolchevistas e socialistas se contrapunham, entre os inimigos da Velha República, as idéias fascistas, principalmente depois da Marcha sobre Roma e da ascensão de Mussolini ao poder na Itália. A partir daí, comunistas e socialistas de um lado, e fascistas e nazistas de outro, iriam disputar espaço na vida conturbada da República brasileira.
ANDRADE, Manoel Correia de, A Revolução de 30 - Da República Velha ao Estado Novo: 8
GEGÊ (MONTEIRO, Góis, A Revolução de 30 e a Finalidade Política do Exército: 187) colheu a onda, sem supor que na praia iria morrer:
“Mussolini, Hitler, Mustafá Kemal Pacha, Roosevelt e Salazar... Todos eles para mim são grandes homens, porque querem realizar uma idéia nacional em acordo com as aspirações das coletividades a que pertencem.”
O Estado, jornal, expressava que Getúlio, o caudilho, chefe do peronismo brasileiro, fomentava a crise a fim de justificar perante ao povo e as classes armadas, o seu tão acariciado golpe continuista. (SKIDMORE, Thomas, Brasil, de Getúlio a Castelo: 167)
Desde então o Brasil padece.
“O país ficou entregue, como não é segredo para ninguém, a uma quadrilha de assassinos e torturadores e de gatunos profissionais, que tinham carta branca para a consumação dos crimes mais hediondos contra os adversários do regime.” (MUNIZ, Edmundo, cit. JORGE, Fernando: 7)
Em todo o período da influência que o caudilho* missioneiro exerceu sobre o nosso povo, não há um traço nobre, um laivo de idealismo, uma sincera atitude de humanidade. Há, simplesmente, mentira, mistificação e o ópio de um paternalismo apodrecido na manipulação das negociatas e das facilidades corruptoras.
OLIVEIRA, Rafael Correia de, cit. JORGE, Fernando, :15
DAVID BOHM veio morar no Brasil, ensinando na USP, entre 52 e 54. O célebre cientista enviou curto e grosso relato ao amigo EINSTEIN:
"O que caracteriza esse governo (Getúlio Vargas) é uma incrível e absoluta corrupção, de tal intensidade que nem mesmo um norte-americano imaginaria antes de vê-lo de perto. Do topo à base, todos aceitam propinas." (MOREIRA e VIDEIRA, Einstein e a Ciência no Brasil: 267)
Reverberações keynesianas rondavam Vargas. É o getulismo, tornado claro e plenamente delineado ao longo do Estado Novo, uma assimilação do New DealEstado Novo, Vargas tão logo tomou posse tratou de criar o Min. Trabalho e de propor leis trabalhistas. A Lindolfo Collor competiu comandar as ditas leis trabalhistas, antecedendo, deste modo, em dois anos, as políticas trabalhistas do New Deal. O Estado desenvolvimentista latino-americano, na sua versão getulista e brasileira, seria isto: um keynesianismo antropofágico, assumido ou por contágio. Um Welfare State abrasileirado, antropofágico. E mesmo antes do verde amarelo, industrializador e autoritário, talhado em Pau Brasil.
OLIVEIRA, Jaime A. de Araújo e TEIXEIRA, Sônia M. Fleury: 114.
Quando sobreveio a intolerância dos segmentos empresariais, o caudilho expressou um comentário capaz de demonstrar seu caráter:
“Burgueses burros, não entenderam que eu estou querendo salvar a vida deles.”
(VARGAS, Getúlio, cit. CAMPOS, Humberto, Crítica; Jorge, F: 296)
Na verdade, a política não mudou desde a sua invenção pelos gregos.
GALSTON, Willian, Brookings Institution, e ex-assessor da Casa Branca.
.
Afinal, o que não aprende o homem, quando o elefante,

submetido a treinamento, vira acrobata,
o urso fica saltador e o asno dá-se em espetáculo?

ERASMO DE ROTERDÃ, De Pueris: 53.
Há se se compreender a eternização da impostura, seja através de constantes crises econômicas, ou políticas.
A humanidade em geral sente-se inclinada a pôr os pés sobre as pegadas e imitar as ações dos outros. Um homem inteligente deve sempre seguir no rastro desses ilustres personagens cujas ações são dignas de serem imitadas: assim, se não puder igualá-las, pelo menos, em certa medida, assemelhar-se-á a elas.
MAQUIAVEL, N., O Príncipe
De fato, somos produtos do carma ocidental, tão bem identificado pelo ex-assessor norteamericano. Infelizmente, ainda se faz oportuno o alerta de KELSEN (A democracia: 140):
“E, ainda que o fascismo e o nacional-socialismo tenham sido destruídos enquanto realidades políticas na Segunda Guerra Mundial, suas ideologias não desapareceram e, direta ou indiretamente, ainda se opõem ao credo democrático.

2 comentários:

  1. Gostei muito dos assuntos de seu blog, passei a seguir você!
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Prezado Luís Pereira,
    Honrado com seu interesse, grato por tão gentil registro, e feliz pela companhia. Disponha.

    ResponderExcluir