terça-feira, 23 de setembro de 2008

Para inglês ver

=

Afinal, o que não aprende o homem, quando o
elefante,
submetido a treinamento, vira acrobata,
o urso fica saltador e o asno dá-se em espetáculo?

Erasmo de Roterdã, De Pueris, p. 53.

Jornais tupiniquins anunciam: nosso governo não tem idéia onde foram parar um milhão de bolsas-escolas (eu que não vou dizer). Não preciso lembrar que ele também nada sabia do mensalão, e das escutas, embora conhecesse o teor. Mas ele sabe o suficiente para ensinar ao mundo como o mundo deve proceder. O profeta leva na bagagem uma pesquisa encomendada, para supostamente obter maior credibilidade. É 51. Como pesquisas eleitorais são invenções americanas, por lá eles sabem como e porque elas se desenvolvem, de modo que elas já não supreendem. De todo modo, o avestruz se acha esperto, e não teme doutrinar:
"A crise econômica foi o tema principal do discurso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na abertura da 63ª Assembléia Geral das Organizações das Nações Unidas (ONU).
Ele criticou a ajuda aos investidores, destacando uma frase do economista Celso Furtado: "É inadmissível que os lucros dos especuladores sejam sempre privatizados e suas perdas invariavelmente socializadas".
Então, para provar sua rebeldia, exigiu a presença decisiva do Estado, ou seja, a participação da sociedade para pagar a conta da especulação privatizada. Na verdade a especulação é apenas decorrência da flagrante apropriação indébita que os donos de alguns poucos estabelecimentos encetaram contra seus caixas, como foi por aqui*. O filme é velho, original em preto-e-branco levado à cabo na década dos gansgters. Na ocasião mudaram até o padrão. No Brasil também, mas diante de maior controle internacional, foi preciso tomar parte dos depósitos de outros bancos para cobrir o estupendo rombo, além de elevar os juros, porque não haveria dinheiro suficiente para todo mundo.
* * *
Os pelegos sempre agiram assim, de modo dúbio. Por isso são pelegos. Uma face fica voltada à montaria; e a outra, ao cavaleiro. No caso em tela, apenas um tênue revestimento pode ser distinguido. O pelêgo é grosso, e lanudo, na esperança de angariar a simpatia do jockey. Na época das diretas, o pelego era mais voltado ao veículo. Não havia piloto.
É uma pena, para a ONU, mas principalmente para nosotros, macaquitos brasileños, utilizarmos o precioso tempo de todas Nações para espelhar tanta pieguice; além de tudo, falsa, e pior: para configurar um assunto que não nos diz o menor respeito, completamente fora de nossa capacidade, anos-luz de nossa realidade. No jargão adolescente diz-se: nada a ver! Não chega o Bush para dar atestado? Puxão de orelhas no Tio Sam, na própria casa dele? Quê vergonha! Por que não te calas, também?
Eis o maior estrago provocado pelos anos de chumbo: não há mais passarinhos, e sobram espantalhos.
___________
* "O FBI investiga denúncias de fraude contra os gigantes financeiros Lehman Brothers, Fannie Mae e Freddie Mac, e contra a seguradora AIG. A apuração inicial foi ampliada e agora inclui 26 companhias cotadas em Wall Street." (Invertia, 23/0/2008)

Nenhum comentário:

Postar um comentário