domingo, 7 de setembro de 2008

Particracias - V - a juventude dos partidos

-
O gênio de Maquiavel consistiu em aplicar ao domínio humano as normas da
revolução mecanicista um bom século antes do advento da física experimental.

(GUDORF, G.:163)
A ciência moderna está estreitamente associada a um poder sobre as coisas, e sobre o próprio homem, e é por isso que ela aparece ligada à tecnologia a ponto delas serem indiscerníveis.
(LADRIÉRE, J., Um saber do tipo operatório : as questões da racionalidade; Le défit de la science et de la technologie aux cultures [O desafio da ciência e da tecnologia às culturas], Aubier-UNESCO, 1977; CHRETIÉN: 205.)

Se Maquiavel propiciou um efeito atômico que ainda não se dissipou, Napoleão contribuiu com uma H ainda mais impressionante, posto arrasar todos os confins da humanidade, até o presente. Foi sua devastação às cidadelas germânicas que estimulou as retaliações, primeiro com Bismarck; em seguida, com as duas Grandes Guerras. O êxito dos jacobinos que o elevaram inspirou os bolcheviques arrasarem seus irmãos, e dizimarem vizinhos ou não, alhures; também foram os bolcheviques os responsáveis pelas dicotomias e inúmeras guerras civis encetadas por uma infinidade de povos, por todos os meridianos. Diante do pavor disseminado, o fascismo se postou de salvador, por todo canto dos anos 30.
* * *
O mundo viu, a partir da dantesca Revolução Francesa, que bastava unir o povo, ou pelo menos alguma facção, para derrubar qualquer soberania. O povo, insuflado, passou a se enxergar escravizado, e não percebeu que seria completamente ludibriado: poderia, mesmo, derrubar os soberanos, mas para eleger outro senhor, este ainda mais potente e onipotente, porque ungido pela preferência popular, não consangüínia:
"Entre os homens que ocuparam o poder na França nos últimos quarenta anos, vários foram acusados de ter feito fortuna à custa do Estado e seus aliados, crítica quer raramente foi dirigida aos homens públicos da antiga monarquia." (TOCQUEVILLE, A., A democracia na América: 256.)
Assim é que as novidades saíram a percorrer o mundo naquele fatídico XIX, o século de preparação das grandes chacinas e crimes de massa cometidos pela civilização.
* * *
Os movimentos sociais só são operados se contiverem pelo menos um dos elementos: crença, nela incluso um ideal de justiça, ou cientificidade. Se imbuído de ambos, o movimento se faz indestrutível, exceto por si mesmo, quando despedaçadas a fé que lhes move, e a cientificidade que lhes ampara.
Num primeiro instante a Revolução e os jacobinos portavam a cientificidade cartesiano-roussoniana, mas em seguida Napoleão juntou a conotação eclesiástica.
Marx e Comte vieram lá de trás do monte, onde se escondiam Descartes e Rousseau. Marx tentou separar a crença da consciência, porque calcado no materialismo. A exclusividade não tolera o espírito; por isso sua doutrina capengou por meio século de escaramuças, até atingir o intento soviético. Neste particular Comte lhe superior, ao propor o positivismo como religiosa:
Enquanto corrente filosófica, o positivismo influenciou diferentes produções humanas e situou-se em tradições culturais distintas: França (inseriu-se no racionalismo) - de Descartes a Auguste Comte; Inglaterra (tradição empirista e utilitarista) - John Stuart Mill e Herbert Spencer; Alemanha (cientificismo e monismo materialista) - Ernst Heckel e Jakob Moleschott; Itália (naturalismo renascentista) - Roberto Ardigò, e demarcou, antes de tudo, o espírito da época.
(
SILVINO, Alexandre Magno Dias. Epistemologia positivista: qual a sua influência hoje?. Psicol. cienc. prof. [online]. jun. 2007, vol.27, no.2 [citado 12 Agosto 2008], p.276-289. Disponível na World Wide Web: . ISSN 1414-9893.)
* * *
Em que pese o ensaio francês, as exclusivistas teses marxistas encontraram o primeiro e maior amparo justamente no âmbito mais capitalista do mundo, porém restrito ao seio da academia, não no coração do povo, malgrado o esforço dos diletantes, e a concentração de dados probatórios da certeza científica que ambicionava a esdrúxula propositura.
A grande ilha havia gerado Hobbes. Embora enterrado na Revolução Gloriosa, algumas viúvas ainda lhe pranteavam. Contudo, os maiores baluartes capazes de seduzir o verdadeiro "cientista maluco", aquele que sempre quer dominar o mundo inteiro mercê de suas cruéis capacidades, tinham justamente em Londres suas residências. Por lá nascera David Ricardo, que mandara tudo cercar; mas Malthus, alarmara o mundo: a população aumentaria geométricamente, e os alimentos, apenas de modo aritmético:
“O princípio da população de Malthus era tão forte como uma bandeira e como ponto de união entre nos utilitaristas quanto a proposta associada a Bentham.” (MILL, J. S., Autobiography, p. 107)
Ernest Gellner afirma em Pós-modernismo, razão e religião: " A escassez de recursos levaria às formas sociais autoritárias, à dominação por tiranos, primos ou ambos".
Ao tomar conhecimento dos Princípios de Economia Política (1820), Ricardo (cit. STRATHERN: 112) não poupou:
"Imediatamente o astuto Ricardo fez 220 páginas de anotações corrigindo os erros econômicos da obra, declarando que ‘mal havia uma página [livre de] alguma falácia."
Aos pastores o que pouco importava era a correção da tese, mas a possibilidade de fazê-la esteio. E Ricardo ainda sofreria o ataque de Marx.
Descartes já havia ensinado que tudo se resolve repartindo o máximo que se puder, de modo matemático, e agora nascia o grande Newton, a confirmar que nosso destino estava tão selado quanto o relógio que lhes serviu de fonte de consulta.
O patrício Darwin, depois de plagiar o vizinho Wallace, e para justificar seu belo cruzeiro pelo mundo afora às custas dos cofres reais, veio com a solução: só os mais aptos deveriam sobreviver. O resto, que se fosse! Pronto. Era o que faltava para surgirem os aliciadores dos miseráveis. Eles vieram, em profusão, um pouco antes, juntos, e depois de Marx.
"Bentham pretendia seguir uma carreira política, mas desapontou-se com suas pequenas possibilidades nesse campo." (Wikipédia)
Fulgura, mais uma vez, a razão do despreendimento, tão comum a esses guias do pasto-verde. Ele acabou contemplado com a cidadania francesa e, em 1817.
A felicidade geral, ou o interesse da comunidade em geral, deve ser entendida como o resultado de um cáculo hedonístico, isto é, a soma do bem comum e dores dos indivíduos. quis ser deputado, mas seu utilitarismo, por precoce, não encontrou ressonância naquela terra que preferia o mapa de Locke às ciências humanas, em detrimento ao de Newton, que vinha sendo aplicado nas demais:
"C. V. Helvetius foi um racionalista cartesiano que se equivocou, de quem Jeremy Bentham teria reconhecidamente tirado suas conclusões.” (HAYEK, F. A., Os erros do socialismo - Arrogância Fatal, p. 194)
"Foi Bentham, mais do que qualquer outro pensador, que popularizou a noção de que as leis podem solucionar qualquer mal social. " (PIPES, R.: 269)
Nova leva surgiu depois da passagem do barbudo "cientista maluco" às margens do Tâmisa, e Stuart Mill*, enfeitado na púrpura, logrou mover muitos prosélitos à reivindicação da Poor Law:
Nas décadas de 1830 e 1840, na Grã-Bretanha, certos parlamentares da aristocracia e da classe média tomaram a seu cargo a articulação de interesses das classes trabalhadoras. Nesse caso, eles não estavam respondendo a pressões e demandas encaminhadas de baixo, e sim agindo como guardiães independentes e voluntários desse interesses negligenciados ou suprimidos.
(
ALMOND, G. e POWELL JR, G, p. 60)
Era uma questão tanto de sobrevivência quanto de política: uma panacéia que, pelo voto do trabalhador e pela transformação radical do Parlamento, proporcionaria ao trabalhador muitos assados, muito pudim de ameixas e cerveja forte, com três horas de trabalho diário.
(RUDE, George,: 196)
=
Stuart Mill aproximou-se de modo muito nítido das correntes de pensamento socialista e intervencionista. Essa evolução se processou paralelamente no plano filosófico e no econômico. Ao passar da filosofia utilitarista à filosofia de Augusto Comte e de Saint Simon, passara também do liberalismo ao intervencionismo e ao socialismo
(HUGON, P. História das Doutrinas Econômicas: 139.)
Com toda essa ginga Mill foi eleito de puta do; e jamais precisou da Poor Law.
Assim é que o berço da democracia serviu para acomodar os filhos ilegítimos, ou meio legítimos, porque oriundos de parte da população, e sequer da maioria.
Desse modo os partidos foram cruzando sua juventude nesss aventuras internacionais, até atingirem a maioridade por coincidência, mas não por acaso, no século onde foram cometidas as maiores atrocidades já presenciadas pela civilização em todo decorrer de toda sua conturbada história.
Visitaremos a malcheirosa cabeceira:
"A chegada do século XX foi saudada por muitos como o verdadeiro início da Idade da Razão." (BRZEINSKI, Zbigniew, A desordem, in Veja 25 anos - Reflexões para o futuro, p. 64)
O mundo, contudo, se abria aos animais:
“Por volta de 1900, Zurique era um imenso clube permanente. Recordemos alguns nomes significativos: Rosa Luxemburgo, George Plekhanov, Mussolini, Karl Radek, Lenine”. (THUILLER, Pierre, Ciência e Subjetividade: O Caso Einstein, in THOMAS, Henry e THOMAS, Dana Lee, Einstein, Perfil bibliográfico: A Vida do Grande Cientista, in Einstein por Ele Mesmo, p. 143)
O quê de mais poderia atrair esses famosos desocupados àquele paraíso fiscal, caixa-forte do dinheiro mal-havido?
En passant, naquela praça costumava tomar sol ninguém menos do que Albert Einstein. Questionado porque não se juntava aos comitès daquelas já grandes personalidades, o Grande Relativo foi taxativo:
"É porque sou herético". (Idem, ibidem)
Infelizmente a grande descoberta de E=MC2 viria apenas depois do lustro. O materialismo se provava não ter, sequer, objeto, mas Marx, Lênin, depois Sorel e Gramsci, por fim Mussolini e Hitler o tinham de sobra. Isto foi e permanece fatal a humanidade, malgrado de grande utilidade aos partidos, especialmente àqueles de alcunhas "social" e "trabalhista", descendentes diretos, e assumidos, dos grandes embustes.
_______________
* John Stuart Mill (Londres, 20 de Maio de 1806Avinhão, 8 de Maio de 1873
trabalhou na Companhia Inglesa das Índias Orientais, lidando com a correspondência rotineira referente à atuação do governo inglês na Índia. Por esta altura lê Comte; a influência da chamada filosofia positiva faz-se sentir e o pragmatismo revela-se-lhe fundamental, ainda mais do que antes; a Democracia e a maioria são conceitos que lhe serão muito caros; o reformismo social marcará, a partir de agora, a sua filosofia e a sua atuação. Obras:

Nenhum comentário:

Postar um comentário