terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

O estressante arco à flecha da ilusão



Uma ilusão geral constitui uma força social, que serve potentemente para cimentar a unidade e a organização política de um povo, como de uma inteira civilização. MOSCA, Gaetano, Scritti politici (Teorica dei governi-elementi di scienza política) vol.II, 633; cit. RÊGO, W.D.L.: 88
Se Deus não quiser me levar, não há câncer que me leve.
Vice-Presidente JOSÉ ALENCAR, 3/2/2010
* * *
Pressupomos que religioso seja de todo ou de algum modo virtuoso. Porém, para realçar sua pérola, o venerável calca caprichado fundo negro..Ele fala em Pai Nosso, de modo que automaticamente nos coloca como filhos; portanto, diferentes. Aponta o Celeste, e dessa maneira nos induz a supô-lo inalcançável, exceto na morte. Ao Lhe taxar Superior, coloca-nos na posição de inferioridade. Ao mostrá-Lo Senhor, só nos resta a escravidão. Se necessitamos aquele Vosso Reino, por certo não passamos de meros súditos. Pedido de misericórdia? Não é mais apropriado ao réu do que ao comum vivente? E caso o desejo se restrinja "agora, e na hora de nossa morte amém", não persiste a confissão da incredulidade na eternidade? E essa tal da morte, precisa assim ser constantemente lembrada, a tal ponto que o coração dispara só de lembrar do destino fatal? Seriam estes os motivos pelos quais a humanidade é sedenta da religião? Estaria ela embarcada em tão estéril quanto ineficaz, porém totalmente prejudicial motivação? Porventura, ou melhor, por desventura o receio do Juízo Final já não seria o bastante? Neste caso não é o livre-arbítrio a maior das armadilhas? Não convém sufocá-lo, e apenas servir à DEUS, isto é, aos seus pregadores?
Eis como se produziram as primeiras revoluções dialéticas dentro do ser humano ocidental. Eis como se emula a consciência, tornada em contínua ebulição, à ponto da fervura, e daí à prostração. Eis, de novo, o stressado, o bipolar, o esquizofrênico. Eis, enfim, o alienado, que foge da própria consciência, que prefere a despersonalização do que enfrentar tamanha sumidade.
"A estimativa é de que atualmente haja 35,6 milhões de pessoas vivendo com demência no mundo. Este número deve subir para 65,7 milhões até 2030 e 115,4 milhões até 2050." BBC-Brasil, 21/9/2010

A medicina cria pessoas doentes,
a matemática, pessoas tristes
e a teologia pecadores.

Martinho Lutero -

No Paraíso não havia discordância, que dirá algum confronto:.

Na língua dos pássaros uma expressão tinge a seguinte.
Se é vermelha tinge a outra de vermelho.
Se é alva tinge a outra dos lírios da manhã.
É língua muito transitiva a dos pássaros.
Não carece de conjunções nem de abotoaduras.
Se comunica por encantamentos,
E por não ser contaminada de contradições
A linguagem dos pássaros
Só produz gorgeios.
Depois da maçã, vestimos preto-e-branco, de listas horizontais, e numerado. .
Então veio, parece, um sábio astuto,
o primeiro inventor do medo aos deuses...
Forjou um conto, altamente sedutora doutrina,
em que a verdade se ocultava
sob os véus de mendaz sabedoria.
Disse onde moram os terríveis deuses das alturas,
em cúpulas gigantes, de onde ruge o trovão,
e aterradores relâmpagos do raio aos olhos cegam.
Cingiu assim os homens com seus atilhos de pavor
rodeando-os de deuses em esplêndidos sólios,
encantou-os com seus feitiços, e os intimidou –
e a desordem mudou-se em lei e ordem.
CRÍTIAS, tio de PLATÃO, e líder dos Trinta Tiranos.
Encarar o trabalho como fardo é fator preponderante no caminho do stress, mas se adequa perfeitamente ao preceito religioso. Esta é nossa pena, a quota de sacrifício que pagamos pela burrice de nossos pioneiros ancestrais. De fato, a muitos isso é por demais cansativo, e mesmo estressante. Segundo o próprio presidente, (ZH/2/2010), seu distúrbio "pode talvez ter sido causado por excesso de trabalho, por conta da agenda muito pesada".
Pessoal entende. Ouçamos os abalizados comentários de Cony, Xexéo & Viviane Mosé
Várias vezes o sr. L. INÁCIO expressou crença na Bíblia; mas seguramente não foi por estafa o insólito forfait ao GP Estadista Mundial:
O bom humor de Lula, ontem, no Supremo Tribunal Federal,
não sugeriam cansaço ou estresse. Inédito: ele até chegou antes da hora.
www.claudiohumberto.com.br - 2/2/2010

Lula gosta é de carne argentina. Sábado, ele chegou animado a Brasília, após o check-up médico, mandou comprar 20kg de picanha do país dos Kirchner e chamou alguns 'cumpanhêro' para comemorar.
Idem.
* * *
Ao se dirigir para uma festa, alguém lhe saúda: "DEUS te proteja!" O que você pensará? Será que o interlocutor sabe de algo? Pode acontecer alguma coisa de ruim na efeméride? Alguém presente que ofereça perigo? Tempestade, incêndio, assalto, um acidente no percurso, o que será que virá? E assim, automaticamente, você tenderá se colocar em guarda, em alerta. Chegará no ambiente desconfiado, procurando logo identificar o algoz, o demônio prenunciado. E se caso nada acontecer, exceto a preocupação aviltada, será sinal que DEUS intercedeu a seu favor, independentemente de sua fé.
Trato da maior e melhor contribuição ao stress. A religião formula o fantasma, e propõe seu exclusivo remédio. Destro injeta o sentimento de culpa; e a sinistra, vem com o perdão. Desengata o ser humano do lúdico, e daí oferece carona de retorno ao território da paz. Liga o ar-condicionado no máximo, para vender o cobertor.
NIETZSCHE não poupa:
"Somente o cristianismo, com seu fundo de ressentimento contra a vida, fez da sexualidade algo impuro: joga lama sobre o começo, sobre a condição primeira de nossa vida."
Faço parte da geração que livrou o amor, isto é tornou o amor-livre, o que não significa promíscuo, bem entendido. Esta apendicite não mais condiciona nossa saúde. Porém, a religião tem implicação direta com todas as leis, com a História Geral, e com a insanidade mundial:
"As Cruzadas não diziam respeito apenas à libertação do Santo Sepulcro, mas antes a saber qual dos dois venceria na terra." (SAID, EDWARD, Orientalismo: o oriente como invenção do ocidente: 180)
Ele pensa em Deus e o Diabo, ele pensa em inferno, por que?. Porque ele tem o sintoma-de-Schreber” (um exemplo esdrúxulo. Schreber é o caso clássico de Freud na esquizofrenia, no qual o paciente se sentia perseguido no plano divino). Muitos lutaram contra essa 'negação de vida', filósofos, escritores, médicos, psiquiatras e psicólogos, pacientes de esquizofrenia, mas a superação desse movimento de 'negação de vida' se dá aos poucos, e com muito sofrimento, principalmente do diagnosticado, ainda mais porque a doença continua sendo um mistério mesmo para os cientistas e médicos.
BELFOR, Claudia, Esquizofrênico é dado como “morto-vivo” Estadão, 29/10/2010
... tanto o platonismo quanto o cristianismo distanciam os seres humanos do meio que os rodeia. A natureza e a experiência eram encaradas como o mundo das modificações perturbadoras, o mundo do erro e do caos. Para o cristianismo, a dúvida e a incerteza são obra do diabo.ZOHAR, D., 2000: 188
Infelizmente, exato por servir alicerce do poder, da ambição, e da pretensão, metas jamais saciadas por total impossibilidade, e por isso apenas frustrantes, em lugar de edificantes, é aí mesmo nesta base, nesta plataforma geopolítica que instalo as primeiras bananas.

Nos anos 60, Hannah Arendt cobriu para a revista The New Yorker o julgamento do carrasco nazista Adolf Eichmann, capturado pelo serviço secreto israelense na Argentina. O livro resultante da cobertura, Eichmann em Jerusalém -Relato sobre a Banalidade do Mal, pode ter a resposta para as questões que atormentaram Camus e Salinger sobre o absurdo da condição humana e a dificuldade para superá-la. O mal não resulta da exceção monstruosa, mas é banal. Ao contrário do que escreveu Sartre, o inferno não são os outros, mas o fascínio doentio e irresistível que o próprio reflexo no espelho exerce sobre cada um de nós.
PINTO, José Nêumanne,
A redenção passa pela dúvida, não pela fé 4/2/2010
Sir BERTRAND RUSSELL (p. 21) me aplaude:
“Se houvesse um Deus, ele (ou ela, aquilo, ou eles) deveria ser julgado por crimes contra a humanidade.”
Por que isso assim se imiscuiu, impregnando-se de tal modo que raro cogita do contrário, dificilmente alguém pula da corda-bamba ardilosamente estendida? Só pode ser coisa daquele engenheiro milenar, o velho carma ocidental, muito bem calculista.

O mundo platônico não é um mundo de unidade, e o abismo que, de diversas formas, resulta dessa bifurcação, surge em inúmeras formas.
KELSEN, H., 2001: 81
Por supuesto.
Bem e mal são categorias inventadas pelo homem para conviver. [...] A imensidão do espaço não pode ser analisada do ponto de vista do bem e do mal. Não tem sentido, nenhum sentido, do ponto de vista do bem e do mal.BOBBIO, N., e VIROLI, M.: 79.
Na imensidão do espaço, concordo; na Terra, contudo, ainda não. Distante temos o Eixo do Mal; e em Brasilia, contamos com o Eixo Monumental. O stress é mera decorrência.
___________
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário