sábado, 18 de junho de 2011

O calvário das Ciências Políticas

Todo mundo aqui é maduro, é cientista político. 
O alfa e o ômega da teoria política é a questão do poder: como conquistá-lo, como conservá-lo e perdê-lo, como exercê-lo, como defendê-lo e como dele se defender. BOBBIO, Norberto, Teoria geral da política: a filosofia política e as lições dos clássicos: 252
Para estes conceitos precisa teoria? O primeiro seria risível, se não fosse trágico. Não merece sequer menção. E o segundo, até então mais costumeiro, basta um canhão. Na verdade o autor de A Era dos Direitos, Torino , 1989  usou fina ironia para descrever a realidade composta alhures - as Ciências Políticas alavancadas à serviço dos seus mecenas, ao usufruto do poder conforme a bíblia de Maquiavel, e justificada pela propositura darwinista: 
As lições mais completas, tanto a virtu maquiavelesca - o engenho e o talento políticos e a presteza na ação, postos a serviços da conquista, manutenção e acréscimo do Estado - quanto do amoralismo e do imoralismo que movem com forca animal e instintiva e inteligente e preconcebida os atos extremos de rapacidade, traição, violência criminosa, luxúria, crueldade inumana, egoísmo e ódio escarniçado. D'ELIA,  A., introdução  em  MAQUIAVEL, N., O Príncipe: 3
Quando os príncipes eram eles próprios suficientemente inteligentes, também eram maquiavélicos. Viviam planejando e tramando destruir uns aos outros, roubar os companheiros mais fracos, destruir os rivais, para que, por um breve intervalo, lhes fosse dado o supremo prazer de pisar soberba e orgulhosamente sobre todos. Não tinham nenhuma visão de qualquer plano dos destinos humanos superior ao do pequenino jogo entre eles próprios. WELLS, H. G., História Universal, 2. tomo - Da ascenção e queda do império romano até o renascimento da civilização ocidental: 507
"A ideia é que qualquer sistema evolutivo obedece às leis do darwinismo. E a economia é certamente um sistema evolutivo." (VEIGA, Prof. Econ. José Eli, Fac. Econ. & Admin. da USP. - Estadão, 8/2/ 2009)
Tratamos de política, da polis, de pessoas, não de macacos. Elas não estão ao alcance de nenhum poder, exceto o  alcançado pela   força bruta, óbvio.
A tendência geral de todos os homens é um perpétuo e irriquieto desejo de poder e mais poder que cessa apenas com a morte... Numa situação de conflito as pessoas sábias e sutis estão em desvantagem em relação aos que usam a força, já que estes agem e atacam imediatamente, sem perder tempo com planos. HOBBES, T., The Leviathan, ou Matéria, Forma e Poder de um Estado Eclesiástico e Civil, Um irriquieto desejo de poder em todos os homens 
.Esse "desejo de poder e mais poder" faz parte de uma cultura, apenas. Mas se as armas tivessem assim este poder absoluto,  o Império Romano jamais desabaria, a Invencível Armada não amargaria a fragorosa derrota, logo na estréia, a escravidão racial não teria findado,  e muito menos o simplório rapazote deteria a fileira de tanques na Praça da Paz Celestial.
“Weber podia concordar com os transcedentalistas que a política é pura 'astúcia', o Estado, um 'embuste', e a democracia, o 'teatro dos demagogos'." (Cit. DIGGINS: 115)
Qualquer teoria  requer coerência. Ciência é arte, cultura, intuição, conhecimento, e inteligência para computar o maior número de vetores naturais, ficcionais e artificiais incidentes. À ciência, ainda mais política, mister a maior abrangência possível. Ela não se permite especialista - Ipso facto deixaria de ser verdadeira. Os articuladores das ciências políticas primam por focar o objeto a ser desvendado, ou equacionado,  por conta da rachadura imposta no berço, todavia. Ao desconsiderarem fatores até responsáveis pela formação de seus alvos, obtém um conhecimento obtuso, fracionado, a rigor imprestável. Embora de eficiência inegável, seus zenites são limitados às suas parcas existências. em estratégias de sobrevivência,. Isso era o que preocupava  os pioneiros ventiladores, seus executores, e o povo em geral, por óbvio reflexo do vértice. 
"Os reis não tinham precisão da força material; não tinham exército nem finanças, mas a sua autoridade, sustentada por crenças possantes e cultivadas no comando da alma, mantinha-se santa e inviolável." (COULANGES, F., A Cidade Antiga: 219) Ah, doce época! Nem Maquiavel, nem Bacon ou Descartes, muito menos Rousseau ou Marx se esperava. Existia apenas o pai-de-todos.
Tudo depende, portanto, de se fazer com que os súditos acreditem que o governo é bom e justo, e de os cidadãos sentirem-se felizes em obedecer às suas ordens - daí todo conjunto de medidas draconianas, aniquiladoras de toda liberdade de pensamento, sugeridas por Platão tanto na República quanto nas Leis, a fim de produzir e conservar nos súditos essa crença. KELSEN, H.,: 501
O Império Romano veio a requerer  e demonstrar maior amplitude. Não apenas a promulgação de leis e o disciplinar das colunas era suficiente para manter a polis coesa, mas também estratégias de desenvolvimento, ainda mais diante da completa ignorância dos povos.  Assim é que ao que conhecemos hoje como Direito, agregaram-se a Economia, a Engenharia, a Agronomia, a Geografia, a História, e outras satélites, todas formando um delta pelo qual os governantes orientavam suas ações, porém ainda todas pautadas, ou justificadas na formidável metafísica remetente ao Divino. Do dito berço da democracia, até  vésperas de sua moderna adoção, a Física simplesmente foi ignorada.  Não estava ao alcance humano, nem era bom saber, porque celestial. Adão quis conhecer os segredos, deve ter comido todos os frutos da árvore, mas se descobriu algum não contou a ninguém e pior - tomou o exílio pela insolência. Detentores de todo o acervo bibliográfico e cultural, o clero deitou e rolou por milênio inteiro, sobre tudo e sobre todos, incutindo seus falsos preceitos através de prepostos por ele designados, aonde a ambição do renovado império romano pelo alheio podia mirar. Este sim, o genuíno afã de poder e mais poder, obsessão barrada especialmente através da divisão inglesa dos poderes  “A organização e o estabelecimento da democracia entre os cristãos é o grande problema de nosso tempo. Os americanos não têm solução para esse problema, mas fornecem úteis informações aos que querem resolvê-lo. (TOCQUEVILLE, A., A Democracia na América, Leis e Costumes, XX)
A  solução para trocar o diminuto brete por outro maior já era conhecida há século. Sua  divulgação acabou propiciando o maior câmbio sócio-político da História Universal:
Quando os seres humanos começaram a ser considerados como capazes de relações diretas com Deus, sem o intermédio de qualquer organização, como a da Igreja, e quando o drama do pecado, redenção e salvação veio a ser interpretado como alguma coisa executada dentro dos recônditos da alma dos indivíduos e não mais nas espécies que um indivíduo é uma parte subordinada, um golpe fatal era desferido em tôdas as doutrinas que pregavam a subordinação da personalidade – golpe que teve reflexo na promoção da democracia. DEWEY: 69
Conservou-se, contudo, a gregória  metafísica  "O Deus pessoal era harmônico ao Deus racional, como as duas faces de uma mesma moeda". (VOLTAIRE, cit. GOMES,  M., , A vida e o pensamento de Isaac Nweton: 67)   O racionalismo mecanicista  ( do grego mekhane = máquina) deveria ser aplicado diretamente  - a idéia da força  motriz sobrepondo-se à paradoxal, nunca complementar harmonia. A seca matemática da maioria impor-se-ia perante a malvada minoria. "A democracia é um abuso da estatística" (José Luís Borges). Questão lógica,  científica, matemática e portanto, sempre justa.
Na era das chaminés, nenhum empregado isolado tinha um poder significativo em qualquer disputa com a firma. Só uma coletividade de trabalhadores, unidos e ameaçando parar o uso de seus músculos, podia obrigar uma administração recalcitrante a melhorar o salário ou as condições do empregado. TOFFLER, Alvin, Powershift: As Mudanças do Poder, Um perfil da sociedade do século XXI pela análise das transformações na natureza do poder : 238.
A vox populi tomou sonoridade de vox dei, e assim o brete  maior também foi se tornando pequeno, espremendo novamente todas as gentes. a rigor, até o presente.
Um sistema constitui-se de partes interdependentes entre si, que interagem e transformam-se mutuamente, desse modo o sistema não será definível pela soma de suas partes, mas por uma propriedade que emerge deste seu funcionamento. MORIN, Edgar, Introdução ao Pensamento Complexo, 1991:20
Dessarte retornamos ao impasse. Queimada as duas platônicas proposições organizacionais - a idéia do Pai Celestial, Arquiteto e Guardião de sua magestosa obra, e, a partir do Renascimento, a idéia do homem traçar seu destino, porque criado à Sua imagem e semelhança, e por óbvio  também dotado com semelhante inteligência, força e certeza, depois de mais de dois mil anos de tragédias,, ainda há quem sustente o inviável.
Podemos resistir ao impulso da diversidade em uma última tentativa inútil para salvar nossas instituições políticas da Segunda Onda ou encampar a diversidade e mudar essas instituições. A primeira estratégia só pode ser implementada por meios totalitários e resultará em estagnação econômica e cultural; a segunda conduzirá à evolução social e a uma democracia do século XXI com base minoritária. TOFFLER & TOFFLER:  109
As Ciências Políticas são vítimas de suas próprias artimanhas.
A viciosidade peculiar do racionalismo é que ele destrói o próprio conhecimento que possivelmente viria salvá-lo de si próprio, ou seja, o conhecimento concreto ou tradicional. FRANCO, P., cit. GIDDENS, A.: 39.
As políticas mundiais de crescimento induzido pelo Estado tiveram exatamente o efeito oposto do que pretendiam: tinham aumentado, e não reduzido, o custo da produção de bens e serviços e tinham abaixado, e não aumentado, a capacidade das economias de conseguirem uma produção vendável. SKIDELSKI, Robert: 14.
Ora se encontram também embretadas, justamente por sua desídia científica, em prol da obssessiva praxeologia.
A política é a arte de unificar e organizar as ações humanas e dirigi-las para um fim comum. Assim, o paralelo platônico entre a alma individual e a alma do Estado não é, de maneira alguma, uma mera figura de retórica ou simples analogia. É a expressão da tendência fundamental de Platão: a tendência para unificar o disperso, para trazer o caos de nossas mentes, dos nossos desejos e paixões, e da nossa vida política e social para um cosmos, para a ordem e harmonia... A teoria platônica do Estado legal tornou-se um patrimônio eterno da cultura humana. CASSIRER, E.: 102
Com todo o respeito ao excepcional cientista,  a teoria platônica  até pode ser considerado patrimônio da cultura humana. Aliás, tem feito muito por merecer um Prêmio Ignóbil. 
Qualquer sentido pragmático imposto à coletividade é a priori ideológico. Ele deturpa a ciência, solapa o cidadão, e afronta o Estado de Direito:
Depois do livro do americano Edward O. Wilson, Sociobiology e dos ensaios do inglês Richard Dawkins, os geneticistas das populações, assim como os especialistas em insetos sociais, procuraram compreender a organização social a partir dos interesses individuais. Não existe o formigueiro; só existem as formigas. Não existe a espécie; só existe o indivíduo. Falar de um sacrifício pelo grupo é, portanto, uma impossibilidade - pelo menos se estudarmos a evolução darwiniana dos caracteres sociais. Era preciso repensar a sociedade animal como a resultante do cálculo dos indivíduos e não mais como um vasto sistema dentro do qual os animais nascem e morrem. Esta revolução entre os animais assemelha-se às revoluções que as ciências políticas conheceram duzentos anos antes. LATOUR, BRUNO, Das Sociedades Animais às Sociedades Humanas; cit. WITKOWSKI: 207
Mas os governos, e aqueles que os assessoram nestas questões, sofrem da ilusão de controle. Não é possível, no estado corrente do conhecimento científico, fazer previsões econômicas de curto prazo com razoável grau de precisão. ORMEROD, P. 2000: 124

Um comentário:

  1. Cesar,
    Interessante blog e, ainda, oportuno agradecer em apresentar a Ordem aos seus navegantes... A Ordem diz ser o que é porque pessoas a fazem ser.
    No mais, fique tranqüilo, com muita paz e sucesso.
    _______________________
    Ordem dos Gregários

    ResponderExcluir