sexta-feira, 19 de agosto de 2011

A desorientação do Eua

"So help me God"
Cumulunimbus
Na época em que Weber visitou os Estados Unidos, a imagem do trabalho havia perdido o status e a ética do trabalho protestante havia desaparecido WEBER, Max, cit. DIGGINS, John Patrick: 24
O número de empresas americanas entre as  500 maiores listadas pela revista Fortune, é o mais baixo já consignado. . EUA e o risco de recessão (19/8/2011) A China, cujas empresas são cada vez mais poderosas, aparece pela primeira vez na lista das dez primeiras. O Japão vem em segundo. Veja: Amistoso de basquete entre EUA e China termina em briga  (18/8/2011) SorryNo point de Barack Obama convém  parar com as brama.
Ao se dedicar a um estudo do mundo contemporâneo, Weber concluiu ser inevitável que as sociedades caissem, cada vez mais, sob a influência de burocracias crescentes e potencialmente totalitárias. Reconhecendo o grau em que isso poderia ameacar a liberdade humana, Weber postulou a idéia da liderança 'carismática' como meio de fugir a mortífera tirania do controle estatal. O próprio Weber admitia os perigos, assim como as vantagens da autoridade carismática, perigos estes que as carreiras de Hitler e Mussolini logo tornariam gritantes. BURNS Edward McNall, LERNER Robert E. e STANDISH, Meacham: 710
A verdade insofismável é que Obama é ruim de doer; trata-se de uma dos mais vistosos fiascos da história política dos EUA. Ontem, irritados com a pressão, nada menos de 37 mil seguidores do presidente no Twitter resolveram desertar. Perceberam que estavam sendo vítimas de uma espécie de assédio — e que Obama, afinal, está molestando as instituições do país. Não por acaso, hoje seu governo é aprovado apenas por 40% dos americanos. Obama é um fiasco e está preparado para presidir o Findomundistão!; - 30/7/2011  
Mr. Obama é um gentleman. E chefe de uma família exemplar. Não creio que alguém possa colocar em xeque sua honestidade ou caráter. Muito inteligente (alguéem duvida),  inovador, marketeiro nato. É um sujeito alegre, otimista, carismático mesmo. Irradia confiança. S. Exa.  é produto de um blend ainda não experimentado pelo Eua - um tempero de cultura asiática com africana, sob a égide dos costumes norteamericanos. Tinha tudo para dar certo, mas... no que propriamente a cultura asiática ou africana poderia acrescentar ao país mais prospero do mundo, um dos criadores da democracia? Na África os ancestrais estão bem guardados, a Ásia ate´anda meio inimiga -  o perigo amarelo preocupa tanto que andam às rixas. Como não  se valer dos últimos e mais altos ensinamentos da excelente Universidade do país de maior tradição democrática ?
Graduou-se em Ciências Políticas pela Universidade Columbia em Nova Iorque, para depois cursar Direito na Universidade de Harvard, graduando-se em 1991. Foi o primeiro afro-americano a ser presidente da Harvard Law Review.
(Barack Obama – Wikipédia)
Quando o acadêmico ingressou na faculdade  Reagan levava ao auge o sentimento patriótico norteamericano.A Águia voava com inédita desenvoltura, período de crescimento hiperacelerado  ao natural, por espontaneidade. Na arena internacional o ator de Hollywood ganhava a Guerra nas Estrelas. O malvado capitulou baixando o muro sem receber nenhum tiro. A guerra era fria. O êxito de Reagan foi tão forte que pela esteira ainda ascendeu Bush pai, e depois o princepezinho, cada qual com dois mandatos. O que o artista fez de bom se desmanchou nas mãos visíveis dos novos proprietários. "A burocracia americana, que se contentava com 350.000 funcionários, saltou para 5 milhões hoje." (Veja, 29/4/1992: 47) Isso há uma geração. Ora periga o dobro. A mais cara tradição era novamente conspurgada, mas isso parece não vir bem ao caso o que interessa é ascender, manter, e sair do poder ileso.
O estranho mundo de Bin Laden, agora habitado por Obama. A falsidade e a hipocrisia viajam pelo mundo. Enquanto a CIA exalta e incentiva a tortura. Decididamente, esse Obama de agora, com as mais fantásticas invenções, mistificações e empulhações, não é o Obama no qual “votei” em 2008. Ficará mais 4 anos, não por causa da morte de Bin Laden, mas pela inexistência de adversários. Os Republicanos estão mais frágeis do que na derrota anterior.
A epistemologia presidencial
Constatamos durante a campanha que o talento de Obama para a oratória era uma vantagem enorme, e creio que será ainda também um de seus grandes atrativos como presidente. Na verdade, a política não mudou desde a sua invenção pelos gregos. Todo o jogo reside na capacidade de expor seus argumentos de maneira clara e convincente. Ter essa capacidade, para um discurso improvisado ou preparado, é uma vantagem com muito valor na política. GALSTON, William, analista da Brookings  Institution e ex-assessor da Casa Branca.
Sua atuação se prende a tres fatores preponderantes: 1. O quadro herdado 2- A tradição norteamericana. 3- Os conhecimentos adquiridos, especialmente os que lhe foram ministrados na Academia.
O quadro herdado não poderia ser pior.  Desnecessário elencar os prejúizos causados pelos antecessores, em acúmulos.
A tradição norteamericana é ultracompetitiva, e vitoriosa. Nacionalistas como poucos. As duas grandes guerras e  outras menores ensinaram-lhes  a amar sua bandeira.
Agora, a chave: que tipo de conhecimento poderia estar intrínseco na cabeça do grande líder mundial?
Desconfio o quase óbvio: S.Exa está amarrado nos critérios dos anos 30,  década de maior sucesso, quando o Eua saiu do zero para ganhar a II Grande Guerra, e tudo que é copa do mundo, desde então, apesar do péssimo gerenciamento da maioria de seus presidentes. Foi deste estádio que nosso santo-de-pau-oco contrabandeou os ingredientes da poção mágica compositora do Milagre Brasileiro.
O sucesso de Keynes foi tão devastador que a teoria econômica de Schumpeter foi pouco notada em sua época. Durante os anos 20 e 30, Keynes recebeu 200 citações em artigos publicados por outros cientistas, ficando em primeiro lugar. Já Schumpeter, no mesmo período, recebeu somente 22, ficando em 18º na classificação. GLEISER,  I: 171
Por essas épocas a Nação temia a sinistra previsão de Marx; Com o desgarrar do lastro em ouro,a grande solução podia ser simplemente imprimir dinheiro, por conta do futuro. Os despojos japoneses e alemães cobriram com folga o cheque-predatado, de modo que os destemidos yankees se livraram de uma inédita inflação no último minuto. O sucesso determinou o prosseguimento dessa "política social", cujo ápice encontramos em Kennedy, também início de seu declíneo, graças ao esperto Johnson. Nas universidades, obviamente, circulavam obras e autores que garantiam a cientificidade do New Deal, um contrato de maior solidariedade com os socialmente mais distantes.  O craque da grande-área chamava-se Keynes.
O que mais o brilhante legalista precisaria entender de Economia? 
Assim, a economia, a ciência social matemáticamente mais avançada, é também a ciência social e humanamente mais fechada, pois se abstrai das condições sociais, históricas, políticas, psicológicas, ecológicas, etc., inseparáveis das atividades econômicas. Por isso, os seus experts são cada vez mais incapazes de prever e de predizer o desenvolvimento econômico, mesmo a curto prazo. MORIN. Edgard, Compreender não é preciso; cit. MARTINS E SILVA: 30
O anacronismo das políticas sociais
O Estado de bem-estar era um ardil político: uma criação artificial do Estado, pelo Estado, para o Estado e seus funcionários. É um eco irônico da democracia de Lincoln de, por e para ‘o povo’. Quando seus bem escondidos, porém crescentes, excessos e abusos no governo central e local foram revelados recentemente, havia se passado um século de defesa falaciosa. SELDON: 60
Porque deslocando-nos sobre sua superfície numa direção qualquer, temos a impressão de que viajamos em linha reta. A realidade, como se sabe, é outra; e a prova é que se nos continuássemos a viajar na mesma direção, acabaríamos fazendo o circuito da Terra e regressando ao ponto de partida. EINSTEIN, A., cit. TRATTNER, Einstein por ele mesmo - A vida do grande cientista: 43 
A situação é deprimente: termos técnicos da economia e o senso comum estão bloqueando todas as rotas de fuga para escaparmos desse declínio. E temo que os governantes permaneçam imóveis por anos e anos enquanto parabenizam a si mesmos pela solidez das medidas propostas. KRUGMAN, Paul, Motivos para se desesperar. - Estadão, 26/5/2010
O modelo de bem-estar social europeu está em xeque, ainda que Obama queira seguir no mesmo caminho. Por isso o Tea Party gera tanta revolta. Os social-democratas gostariam de crer que é possível viver eternamente no conto de fadas. Estão apavorados com a idéia de que finalmente a fatura dos anos de farra irresponsável chegou. Com juros. Agonizante social-democracia Rodrigo Constantino 25/8/2011.
A pauta econômica não era ensinada na época de Obama,.Talvez não seja do agrado de Krugman, porquanto não posso tributar o lapso à ignorância deste recentemente laureado Nobel de Economia. Como a maciça maioia desses acadêmicos, somente interessam números, e cada vez mais. Não há tempo nem, espaço para ocupação em filosofia, sempre discutível. Ela "bloqueia rotas de fuga." A pergunta que se impõe é a seguinte quem mais quer fugir além dos ladrões?
Coube ao Prêmio Nobel de 1974  F. Hayek reintroduzir a melhor tradição britânica àquela gente perturbada, há rigor, desde a Guerra da Secessão. Se antes da guerra eram os Estados Unidos da América, agora o mundo conheceria o Eua. Desde então, os estados perderam seus rumos, em prol do únco programa da totalidade ética - bélico, é claro  Foi apenas recentemente, então, no raiar dos '80 que a Escola de Chicago emparelhou com a Austríaca para oferecer um mapa de retorno à cabeceira perdida. As universidades norteamericanas tocaram seus pós-graduações para aprofundarem as pesquisas em alternativa aos procedimentos econômicos receitados por Marx & Keynes.
Com o descrédito de economias inflacionárias, o crédito internacional mudou. Keynes e seu vulgarizado keynesianismo, em moda em 45, foi desacreditado. F.A. Hayek e a Escola Austríaca, e Milton Friedmann e a Escola de Chicago viraram moda. Adam Smith, adaptado por Alfred Marshall, começou a parecer mais relevante que Marx, enquanto adaptado por Lênin. (JOHNSON: 615)
Em setembro de 1987, vinte cientistas se reuniram no Instituto Santa Fé para discutir A Economia como Sistema Complexo Adaptativo. Dez eram economistas teóricos, convidados por ninguém menos que Kenneth Arrow, um dos economistas mais importantes do século XX e que em 1972 dividiu o prêmio Nobel de economia com Sir John Hicks . Além de sua contribuição com Debreu para a prova matemática da existência do equilíbrio geral, Arrow também provou que a escolha social, ou de decisão social, não é necessariamente racional por poder transgredir o princípio da transitividade. Arrow percebeu que, antes dele, economistas como Adam Smith, Schumpeter, Hicks, Marshall, Friederich Hayek e outros haviam entendido as implicações de fenômenos complexos para a economia, mas não possuíam o instrumental necessário para estudá-los formalmente. Os bush colocaram tudo a perder. E lá se veio o Eua,  e os vagões rodopiando sem parar:na lisão vendida. 
Essa descrição se aplica à atual recessão econômica nos EUA e na Europa, bem como aos esforços de se revertê-la por meio do uso de "políticas fiscais" e de "pacotes de estímulos".  O significado desses termos é 'mais gastos governamentais" e 'menos impostos voltados especificamente para estimular o consumismo'.  Isso inclui dar dinheiro de restituição de imposto de renda para pessoas que não pagam imposto de renda e as quais compreensivelmente, justamente por causa de sua baixa renda, saíram correndo às compras, consumindo mais à medida que mais dinheiro foi lhes sendo repassado pelo governo Explicando alguns conceitos básicos de economia por ,  19/82011
Embora seja muito difícil para qualquer pessoa de bom senso entender como é possível que aumentos absurdos de gastos públicos ou endividamentos constantes e progressivos possam ser sadios ou benéficos, o que se vê atualmente é o mais absoluto desprezo às virtudes da prudência e da parcimônia, tão caras aos economistas clássicos. , O "Zeitgeist" Keynesiano  - 17/8/2011
A ciência econômica, no ultimo século, se entregou totalmente ao positivismo científico, ao utilitarismo; e, com a avalanche keynesiana, virou uma completa conversa de loucos travestida de ciência.  Um amontoado de equações (há quem diga que a economia hoje é apenas um braço da matemática) que não querem dizer coisa alguma, e que servem apenas para apresentar um verniz científico para respaldar políticos que querem gastar cada vez mais e mais.  No meio acadêmico, produz-se em massa teses que ninguém lê e que pessoas comuns jamais entenderiam.   Ciência Sombria? Ciência feliz! (artigo 20//8/2011)
Anima-nos constatar que líderes globais se chamem Cameron, Sarkozy, Obama, Berlusconi, Merkel, etc. etc.? ... Sim, o mundo é cada vez mais medíocre, para não dizer incompetente. Inepto em geral, e mesmo na inépcia, desigual.A desigualdade global ,28/8/2011
O estilo '30 reanimou o sobrevivete do dèbacle de 29, mas atualmente não se prende mais cachorro com linguiça:  
A alavanca das frustradas tentativas de manutenção de padrões de vida irrealistas em meio à guerra mundial por empregos é o evangelho do brilhante Keynes, o manual de combate às crises das sociedades em declínio, que imaginam ter apenas problemas de curto prazo. Paulo Guedes A linguagem do declínio.  23 de agosto de 2011
Poderiam os norteamericanos readotarem os preceitos elencados ainda antes, isto é, retomarem a velha e exitosa free-way lavrada pelos economistas clássicos, desta feita ainda super-sinalizada  no prêt-à-porter da Escola Austríaca de Economia? Outra alternativa? Ou  veremos novamente a simploriedade do Capitalismo condenado? 18/8/2011 Mas e daí? Já que o materialismo não tem objeto, muito menos em comunismo, quem sabe um tsunami hippie?
A macropolítica, a macrocultura, a macroeconomia dependem da micropolítica, da microcultura, da microeconomia (em termos de seu respectivo âmbito, quantitativo ou extensivo), e aquelas não podem absorver estas sem sofrer as conseqüências que, ao fazê-lo, provocaria. A vida é interação das partes no todo. GOYTISOLO: 74
As pesquisas apontam desconfiança geral. Obama saturado  largou tudo e se mandou às férias. Bem que faz. Na dúvida não se ultrapassa Deixa com a gente, vá tranquilo .Nossos Tripulantes são habituados  em salvar incautos. Até amanhã..

Nenhum comentário:

Postar um comentário