quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Entre a força e a inteligência


Existem tempos nos quais os homens são tão diferentes uns dos outros que a própria idéia de uma mesma lei aplicável a todos lhes é incompreensível. TOCQUEVILLE, A. 1997, Livro Primeiro, Capítulo III: 61
,
Não é pelos sentidos que podemos chegar ao infinito, assim como não é através dos olhos que podemos ver a substância ou essência. Não é pelos sentidos que chegamos a esta conclusão, porque o infinito não pode ser objeto dos sentidos. E quem nega o infinito por não ser sensível, nega o próprio ser. Por isso resta apenas ao intelecto julgar e dar razão sobre aquilo que é afastado do tempo e do espaço. GIORDANO BRUNO
Se o Universo oferece possibilidades infinitas, onde praticamente não existem limites, entre nós podemos ou devemos adotar o mesmo padrão?
Como não impor limites à criança, ao tráfico, à ganância, à condenável corrupção? E logo agora, com o mundo infestado de piratas? Vá lá que Universo não se corrompa, mas o ser humano não apresenta facetas que requerem cuidado? Ora, ninguém é anjo, que dirá perfeito. E pelo fato de cada cabeça portar uma sentença, não há que se impor uma regra, um denominador comum que a todos proteja? Eis excelência à obra completa. Não são poucos os ângulos pelos quais podemos apreciar tão gigante quanto decisivo dilema. Vejamos o que dizem os astros..
O curso natural das coisas não pode ser inteiramente dominado pelos esforços impotentes do homem, pois a corrente é demasiada rápida e forte para que a interrompa; e posto as regras que a orientam aparentem ter sido estabelecidas para os melhores e mais sábios propósitos, às vezes produzem efeitos que escandalizam todos os nossos sentimentos naturais.
SMITH, Adam, 1999: 204
A liberdade desenfreada tende a libertinagem, ao amoralismo e abuso. Per se o caos turva a harmonia social, e assim, o que não se limita seria o próprio limite da felicidade. Com essas candentes razões o liberalismo sempre encontrou ferrenhos opositores, a rigor exitosos. Apenas alguns filósofos mais amalucados não percebem a imperiosidade do estabelecimento de limites, de regras, ainda mais em meio social. Mesmo os mais autênticos liberais propalam que a liberdade de cada um vai até onde começa a do outro. Pois eu digo que a imposição da ordem, dos limites, acarreta danos sociais de maior monta. E digo mais: a inserção do limite é que incita o gajo a sobrepujá-lo. À ousadia sustento-me na quadra: Filosofia, Ciência, História, e Atualidade.
Das duas anteriores já elaborei uma perna mais longa, esta que despertou a oportuna interposição lusa, mas não custa mais um diminuto feedback.
Conceitos sobre o Universo e costumes sociais costumam andar de mãos-dadas. Presumia-se que a força era senhora da razão. Esparta sobrepujou Atenas, e sua versão ampliada tornou Roma hegemônica. Uma pequena alteração, dando conta do caráter teleológico do Universo, reprimiu os povos por tementes do plano, e assim todos se submeteram em respeito à Entidade Superior:
O antigo direito não é obra do legislador;
o direito, pelo contrário, impõe-se ao legislador.

COULANGES, Fustel: 100
Normalmente mentiras tem pernas curtas, mas essa do Grande Arquiteto varou milênio. Quando flagrada a estratégia, o mundo retornou à vaca-fria: evidentemente não era o amor divino, mas o jogo de forças que dominava o cosmos, e, portanto, tudo o mais. Quanto muito, então, seria uma queda-de-braço entre DEUS e SATANÁS. Ou, mais precisamente - DEUS dera corda no grande relógio do tempo, e colocara o Universo a nossos pés, para que o dominássemos. Os renascentistas apenas faziam Sua vontade: "A ciência havia destronado a teologia, colocando no altar a deusa da Razão." (SOARES, M.P.: 25)
E lá se foi o homem a provar e medir intensidades e relações de força - da gravidade, dos exércitos, do capital, da raça. Como representante máxima, nascia a "política realista", de MAQUIAVEL. MARCÍLIO MARQUES MOREIRA (O Pensamento Político de Maquiavel:14) o retrata: “O secretário da República florentina era amigo das leis e teórico empírico da força.” Força, não se discute, é conceito de Física. Ainda mais força-bruta.
Há muito estou convencido da importância de aprofundar a teoria das forças sociais que podemos comparar, em larga medida, às forças da dinâmica que agem sobre a matéria.
SOREL, G., Greve Geral Política: 195
SOREL compunha um hino à heresia. A matéria não é regida por forças, mas por relações, isto é, por informação.
Em nosso século, o estudo da constituição atômica da matéria revelou que a abrangência das idéias da física clássica apresentava uma limitação insuspeitada e lançou nova luz sobre as demandas de explicação científica incorporadas na filosofia tradicional. Portanto, a revisão dos fundamentos para aplicação inambígua de nossos conceitos elementares, necessária à compreensão dos fenômenos atômicos, tem um alcance que ultrapassa em muito o campo particular ciência física. BOHR, Niels, Física atômica e conhecimento humano: Introdução.
"O conceito científico do tecido do universo tem de mudar. A recém-confirmada teoria de Einstein exigirá uma nova filosofia do universo, uma filosofia que vai varrer quase tudo o que se tem aceito até agora." ("Fabric of the Universe"; The Times de Londres, editorial de 7/11/1919)
"O núcleo do novo paradigma é o reconhecimento de que a consciência, e não matéria, é o substrato de tudo que existe." (GOSWAMI, A. ) A humanidade, entretanto, já havia partido rumo à estupidez, e ninguém deu ouvidos à realidade.
Por isso não é de estranhar que muitos universitários ainda imaginem Einstein como uma espécie surrealista de matemático, e não como descobridor de certas leis cósmicas de imensa importância na silenciosa luta do homem pela compreensão da realidade física. Eles ignoram que a Relatividade, acima de sua importância científica, representa um sistema filosófico fundamental, que aumenta e ilumina as reflexões dos grandes epistemologistas - Locke, Berkeley e Hume. Em conseqüência, bem pouca idéia têm do vasto universo, tão misteriosamente ordenado, em que vivem. BARNETT, L. O universo e o Dr. Einstein: 12
Finalmente aportamos na anunciada Era de Aquárius. Pessoas custam acreditar em astrologias, o que fazem muito bem, mas a evolução é característica universal, e o inexorável apresenta o iceberg. Não há como enfrentá-lo, senão contorná-lo.
"Não é a timidez - ou mesmo a ausência - do governo o que permite que a violência prolifere em bairros pobres infestados de traficantes. O que permite esse desvario é justamente o exercício governamental do seu monopólio sobre o uso legítimo da força." ( O problema com as favelas do Rio é o excesso de estado. www.mises.org.br, 16/3/2010)
O estudo de como surge a ordem, não em conseqüência de um decreto de cima para baixo da autoridade hierárquica, seja política ou religiosa, mas como resultado de auto-organização por parte de indivíduos descentralizados é um dos acontecimentos mais interessantes e importantes de nossa época.
FUKUYAMA, F., 2000: 18
Não a força, mas a inteligência se faz premente, e regente:
Acredito que quem estiver entrando no caminho da iluminação será absolutamente impecável em tudo o que fizer. E por causa do medo da condenação? Não. Ou de punição de Deus, ou porque pequei e não alcancei o perdão? Não, não, não. Os verdadeiros iluminados verão que toda a ação tem uma reação com a qual eles terão de lidar, e se formos sábios, não faremos coisas que nos levarão a ter deenfrentar resolver e equilibrar isso em nossa alma mais tarde. Esse é o verdadeiro critério. LEDWIN, M., cit. ARNTZ, W.: 203
Dito isso, se limites são prescindíveis e/ou produzem até mesmo efeito contrário ao proposto, o que garante que sem limites a coisa não fique ainda pior? “Para falar em termos fisiológicos: na luta com o animal, torná-lo doente é talvez o único meio de enfraquecê-lo.” (NIETZSCHE Crepúsculo dos ìdolos, ou como filosofar a marteladas: 54)
O maniqueísmo pode ser suplantado, não por síntese, mas pela ética, e pela inteligência que a preserva.
Esta organização não pode ser abandonada à iniciativa dos governos: será alcançada quando os povos tiverem uma vontade firme e ativa, porque é renovação radical de todas as antiquadas tradições politicas. A compreensão e a vontade de resolver o problema estão-se generalizando. Acredito na influência de um individuo sobre outro e acredito no processo de seqüência e encadeamento entre os homens. EINSTEIN, A., Fala Einstein sobra o futuro da humanidade, Folha da Manhã, 4/3/1949
"De fato, a vida no espaço cibernético parece estar se moldando exatamente como Thomas Jefferson gostaria: fundada no primado da liberdade individual e no compromisso com o pluralismo, a diversidade e a comunidade.” (NAISBITT, J., Paradoxo Global: 96)
Have a nice day.
_____________

Dos obstáculos epistemológicos *




4 comentários:

  1. Sou escritor e como tal tenho apreciado algumas coisas aqui ditas, noto que vc deva ser uma pessoa a favor da lei assim como dos direitos, e é justamente tal que nós notamos a necessidade desta aplicada de forma imparcial. Você como sendo tripulante virtual, deve pelo incrivel que pareça notar os absurdos que incorre não por mera força, mas estupidez como a escravidão de bolivianos recém descoberta no país, vc tal como deveriamos nos envergonhar de tal situação! Toda forma de exploração deve ser aniquilada deste mundo, assim como aqueles que as apoiam!

    Gerson Machado de Avillez

    ResponderExcluir
  2. Como vc se sentiria vivendo enclausurado sem explorado sem jamais nada ganhar sob apenas a pesperctiva de apenas ser morto espudidamente no final? Vc do alto de seu gordo salário e conforto de voô deve achar muito bom, pois não é contigo!

    ResponderExcluir
  3. Senhor falso Locke,
    Grato pelo prestígio. Pena não ter aproveitado como necessita. Admira-me sua pretensão. Pergunto-lhe: onde você anda não tem lei? E se tem, adiantou?

    ResponderExcluir
  4. Senhor Peregrino,
    É louvável a filantropia, que quer dizer amor ao ser humano. Por isso suponho que seja a ética, e nao a lei, que deve moldá-lo. A utopia deixa de sê-lo pela experiência.

    ResponderExcluir