terça-feira, 24 de novembro de 2009

O Périplo

O cientista não é um ser que vive à procura da glória ou do sucesso e a evitar o fracasso. Sob esse aspecto, vejo o cientista como um ser que abre ou fecha portas. Se nada de minhas teorias se justificar, gostaria de passar para a história da ciência como alguém que colaborou para que se fechasse a porta de um labirinto imenso e que não dá em lugar nenhum. Psicologicamente falando, isso me basta.
THOMAS KUHN.
Embora ao presente recaia a urgência de melhor calibrar o futuro, dedico meu esforço, de modo especial, à memória daqueles entes queridos aparentemente invisíveis..
Dessarte, desdenho exatidões.
.Confiante nas probabilidades oferecidas por algumas simples, mas revolucionárias premissas científicas,
estendemos as velas, e assim zarpamos rumo aos
mares "nunca dantes navegados".
Quem quer passar além do Bojador
Tem que passar além da dor.
Deus ao mar o perigo e o abismo deu,
Mas nele é que espelhou o céu.
FERNANDO PESSOA
.
Valeu o risco não calculado. No beneplácido, mas igualmente contando com o perdão lusitano: se viver não é preciso, navegar também não requer sê-lo - bastam aproximações.
A busca de segurança é uma ilusão. Para a tradicional sabedoria ancestral, a solução deste dilema está na sabedoria da insegurança, ou na sabedoria da incerteza. Isso quer dizer que a busca de segurança e de certeza é na verdade, um apego ao conhecido. E o que é ele, afinal? O conhecido é nosso passado. O conhecido nada mais é que a prisão dos velhos condicionamentos. Não há nenhuma evolução nisso - absolutamente nenhuma. E quando não há evolução, há estagnação, desordem, ruína.
CHOPRA, Deepak, As Sete Leis Espirituais do Sucesso: 77
As peripécias dos eletrons, esses beatles orbitais, garantem o equilíbrio nuclear à ecologia, à vida na Terra, e tudo mais.
Nossa penetração no mundo dos átomos, antes vedado aos olhos do homem, é de fato comparável às grandes viagens de descobrimento dos circunavegadores... Essa descoberta, com efeito, gerou uma novíssima base para que se compreenda a estabilidade intrínseca das estruturas atômicas, a qual, em última instância, condiciona as regularidades de todas experiências corriqueiras.
BOHR, N., Física atômica e conhecimento humano: 30
No meio dos cruzeiros, os TriPulantes MORIN, (Contrabandista dos saberes, cit. PESSIS-PASTERNAK: 86) e FOUCAULT, (Microfísica do Poder: 5) reconheceram a dificuldade da missão:
Tudo o que é humano é ao mesmo tempo psíquico, sociológico, econômico, histórico, demográfico. É importante que esses aspectos não sejam separados, mas concorram para uma visão 'poliocular'.

O problema é ao mesmo tempo distinguir os acontecimentos, diferenciar as redes e os níveis a que pertencem e reconstituir os fios que os ligam e que fazem com que se engendrem, uns a partir dos outros.
Saudade é buraco-negro. Mister uma supernova.
Cumpridas milhares de escalas, devidamente relatadas num milhar de approaches, ora vislumbro a reentrada na atmosfera. Um sutil azul transporta a inesgotável energia cósmica. Colho o ensejo: por ela venho surfando. Raios de luz recocheteiam na água, beijam a escotilha, e assim balizam o procedimento de touch-down..
A Nave fica em exposição pública, aberta 24 hrs, repleta de delícias......,Algumas fontes pesquisadas
Auguramos lhe manter cativo por long time ago. Desfrute.
Vasculhe seus aposentos. Em cada
suíte, uma surpresa.

_________





Um comentário:

  1. O périplo é o reinício do Infinito Universal-- vou inseguro com cada novidade que o Conhecimento e a Nova Tecnologia me proporcionam. Pensar é um signo de uma semiótica total. Pensar é um esforço ultra-sideral de mil poéticas entre os meus dedos.Entre os meus sentidos que se alongam para além dos Eons e dos tempos.-

    ResponderExcluir