segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Real surreal

É esse o ponto crucial da questão. O controle econômico não é apenas o controle de um setor da vida humana, distinto dos demais. É o controle dos meios que contribuirão para a realização de nossos fins. Pois quem detém o controle exclusivo dos meios, também determinará a que fins nos dedicaremos, a que valores atribuiremos maior ou menor importância - em suma, determinará aquilo que os homens deverão crer e por cuja obtenção deverão esforçar-se. HAYEK, Friedrich Von, O caminho da servidão: 111.
O leal desempenho da secretária de um ou dois governadores levou o patrão maior a promovê-la governanta do Palácio dos Mensaleiros. 
"Eu tenho um compromisso de combater o nepotismo. Nós investigamos e Erenice saiu do governo. Isso significa que nós apuramos aquilo que acontece. Nós investigamos", garantiu a ex-governanta.   Terra, 17/10/2010
O Diário Oficial da União desta segunda-feira (18) publicou portaria prorrogando por 30 dias os trabalhos da comissão de sindicância instaurada para investigar tráfico de influência na Casa Civil. Terra, 18/10/2010
 O tímido compositor CHICO BUARQUE (Folha, 19/10/2010) enaltece a credencial:
"Vim reiterar meu apoio a essa mulher de fibra, que já passou por tudo, e não tem medo de nada."
Na prática, a ordem no Palácio do Planalto é deixar tudo o que possa alimentar a crise e provocar embaraços a Dilma para depois da eleição do dia 31. O governo também reforçou o aviso para o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu ficar quieto até o fim da campanha. Estadão, 19/10/2010
Tão encantadora senhora, dona de inalcançável competênca, e até parecida com o Petiço do Estado Novo, agora deve também dispor de toda a riqueza produzida no país, sem precisar mais discutir com nenhum servo?
Em menos de dez anos a carga tributária deixou o patamar de 25% da renda nacional, no qual havia se mantido por mais de duas décadas, e se aproxima da marca de 36%.
PATU, Gustavo, A Escalada da Carga Tributária. - São Paulo: Publifolha, 2009
Surreal: nossa moeda anda a mais valorizada do mundo.
A entrada maciça de dólares faz o real ficar atraente, e a valorização do real premia quem apostou contra o dólar. Ganham os especuladores que ficam em posições vendidas em dólar, no mercado futuro. Eles alavancam fortunas e pressionam a expectativa da moeda americana mais para baixo. Antes da crise de 2008, no período Lula, os aplicadores estrangeiros faturaram em média cerca de 25% ao ano na renda fixa brasileira. Nada mau para um risco apenas moderado. Adivinha quem financiou esse ganho?  CASTRO, Prof. Econ. Paulo Rabello, A paciência da China e o dólar barato do Brasil www.imil.org.br 18/10/2010
Com os juros altos, o Brasil tem atraído a atenção de investidores famintos por lucros. O Big Mac do Brasil aparece na lista como o quarto mais caro do mundo A economia do hambúrguer sugere que o real está sobrevalorizado em 31%.
The Economist - BBC Brasil, 23/7/2010
Dizem que alegria de pobre em casa de rico dura pouco,. Vero. Com um parco fast-food, um pãozinho recheado com  meio hamburger o nobre manjar feito no Brasil atinge o preço mais caro do mundo.
Antes de piar a cotovia , a classe c já estará de volta ao seu habitat natural. Com  certeza!

Nenhum comentário:

Postar um comentário