domingo, 31 de outubro de 2010

A função do terrorismo



De nós emana o terror que tudo invade. Temos ao nosso serviço homens de todas as opiniões e de todas as doutrinas: restauradores de monarquias, demagogos, socialistas, comunistas e toda a sorte de utopistas. Protocolos dos Sábios de Sião, Protocolo IX
A cisão é a fonte da exigência da filosofia. HEGEL, Differenzschrift
Desde os primórdios da civilização vinga o prático e animalesco princípio de dividir para conquistar, dominador (não denominador) generalizado (não o comum), caminho mais curto ao usufruto do poder e da riqueza.
Com efeito, quase todos os vícios, quase todos os erros, quase todos os preconceitos funestos que acabo de pintar deveram seu aparecimento, ou sua duração, ou seu desenvolvimento à arte da maioria de nossos reis de dividir os homens para governá-los mais absolutamente! TOCQUEVILLE, A., 1997, cap. XII: 139
A velha e corriqueira artimanha do impostor é fomentar qualquer terror para se impor como salvador.
É necessário que tal cidade não seja una, mas dupla, a dos pobres e a dos ricos, habitando no mesmo solo e conspirando incessantemente uns contra os outros. PLATÃO, A República, livro VIII., cit. SAUTET, M.: 252
São incontáveis exemplos - dos triviais aos estapafúrdios; dos boatos, aos fatos.
A marca da filosofia platônica é um dualismo radical. O mundo platônico não é um mundo de unidade, e o abismo que, de diversas formas, resulta dessa bifurcação, surge em inúmeras formas. KELSEN, H., 2001:8
"Uma ilusão geral constitui uma força social, que serve potentemente para cimentar a unidade e a organização política de um povo, como de uma inteira civilização." GAETANO MOSCA, Teorica dei governi-elementi di scienza política)
"A idéia da política como espetáculo nada tem de novo" (BOBBIO, N., Teoria Geral da Política: a Filosofia Política e as Lições dos Clássicos: 403).
O diabo é fundamental coadjuvante. Sem sparring, não sai espetáculo, por falta de contendor. O proselitismo celestial  requer a pintura do horror infernal. O pre-requisito para JESUS descer à Terra foi o despejo do casal. Para existir o Direito, antes é necessário arrumar ou apontar o errado, o esquerdo, o detestável. Além de religiosa, pois, a instauração do pavor é sociológica, e eficaz, por vista natural:
Então veio, parece, um sábio astuto,
o primeiro inventor do medo aos deuses...
Forjou um conto, altamente sedutora doutrina,
em que a verdade se ocultava
sob os véus de mendaz sabedoria.

Disse onde moram os terríveis deuses das alturas,
em cúpulas gigantes, de onde ruge o trovão,
e aterradores relâmpagos do raio aos olhos cegam.
Cingiu assim os homens com seus atilhos de pavor,
rodeando-os de deuses em esplêndidos sólios,
encantou-os com seus feitiços, e os intimidou –
e a desordem mudou-se em lei e ordem.
“Na natureza, nenhuma coisa muda senão pelo encontro das outras”. (NEWTON, I., cit. CAPRA, F., 1991: 60)
sócrates  achava melhor mirar o próprio umbigo."Conhece-te a ti próprio, e conhecerás o universo de Deus."  Como a missão era por demais espinhosa, e o resultado impossível, o primata ingeriu a cicuta para abreviar o trajeto. 
FREUD apregoava que maligno podia ser contido sem maior trauma. Se localizado, ninguém anteciparia a viagem. O  premiado Nobel de Literatura não precisava gastar seu tempo procurando o improvável. Sua própria mente dividia a cama com ele.
MARX divulgava que o diabo não estava em si mesmo, mas no patrão. Os russos a contra-gosto tiveram que concordar, mas é uma injustiça dizer que LENIN  & STALIN montaram a Nomenklatura para se tornarem os novos patrões. Eles eram apenas ladrões, assassinos de massa.  
Estos caudillos, más que queridos, son temidos, dada la infinita capacidad de hacer daño que poseen y utilizan arbitrariamente. Los herederos de los caudillos reciben, también, los instrumentos del terror forjados por sus padres. En Haití, en el siglo pasado, Francois Duvalier, “Papa Doc”, controló a sangre y fuego a sus compatriotas mediante los temibles ton ton macoutes. En 1971, cuando el viejo Duvalier murió, su hijo Jean-Claude, de apenas 19 años, pese a ser medio idiota, sujetó el poder hasta 1986 a base de palos y calabozo.  MONTANER, C.A., Dinastías comunistas. - www.imil.org.br/, 1/11/2010
Os EUA são pródigos em eleger e perseguir belzebús. Na década de vinte corriam atrás dos alcoólatras. Os contrabandistas se fartaram. O anúncio do Declínio do Ocidente, de SPENGLER, redobrou a velocidade do mergulho com o empurrão do astuto KEYNES (cit. STRATHERN: 224):
Estamos hoje no meio da maior catástrofe econômica – a maior catástrofe devida quase inteiramente a causas econômicas – do mundo moderno. Sustenta-se em Moscou a idéia de que é a crise final, culminante no capitalismo e que nossa ordem existente da sociedade não sobreviverá a ela."
A Águia colhia o grande pretexto para estender suas asas:
Quanto mais as pessoas são ricas, mais são cínicas e amedrontadas. Têm medo de perder os privilégios que, justamente, não merecem. Foi este o medo que serviu de base ao fascismo. Quem tem medo deseja um pai disposto a assumir a responsabilidade de todas as suas questões mais complicadas. Depois, acaba aceitando até palmadas do papai. DE MASI, D.: 279
Com o susto e a desgraça geral, KEYNES bem soube aumentar seu patrimônio pessoal: de 16.315 libras chegou a 411.238 - equivalentes a 10 milhões de libras em valores atuais, uns 15 milhões de dólares, quando morreu.
Os grandes banqueiros e industriais emergiram nessa época. Firmas de Wall Street - como Belmont, Lazard e Morgan - com apenas 15 anos de existência, ocupavam lugar de destaque na economia. Os tempos modernos da legislação para as práticas de comércio começaram em 1934. GLEISER, I.,: 211
"O Führer era idolatrado não somente em sua terra natal; tinha adeptos em número considerável de americanos barulhentos e vociferantes.” (BRIAN, Einstein, a ciência da vida: 329)
 HITLER precisava de muito gás, e a maior riqueza estava com os judeus domiciliados. Infelizmente eles tiveram que ser mortos, e os nazistas se obrigaram a ficar com a estupenda herança.
Com o anjo virado em LÚCIFER, os yankees se juntaram com aqueles que faziam tremer até esquimós, invadiram o inferno, e repartiram o tesouro do diabo. ..
O contrário se sucede em nosso pobre continente - o diabo vira anjo.
"Muitos dos terroristas de ontem são hoje presidentes ou ministros na América do Sul". Vereadora chilena Lucía Pinochet Hiriart, filha mais velha do ditador chileno Augusto Pinochet 1915-2006. - Folha de S.Paulo, 2/11/2008
Nos anos de chumbo era chumbo grosso ao oportunista do tridente. Agora, ele percebe votos de todo mundo, e dinheiro grosso, em mensalão. Satanás roubava o banco e sequestrava embaixador. Hoje ele é patrocinado pelo banco e nomeia o embaixador que quiser.
Enquanto nos EUA os gangsters faziam seu belo papel, no Brasil os cangaceiros vinham a calhar. E lá se foi o paraibano JOÃO PESSOA. GETÚLIO, o  bravo suicida, quebrou a taça do café com leite. Outro exército, por certo subversivo, não gostou, e se embrenhou, perigosamente, mato a dentro. Os 20 brancaleones do imprestável PRESTES não matavam tucanos, nem macacos, mas se alimentavam com capivaras, cobras e lagartos. Era um terror: 
O Estado, jornal, expressava que Getúlio, o caudilho, chefe do peronismo brasileiro, fomentava a crise a fim de justificar perante ao povo e as classes armadas, o seu tão acariciado golpe continuista.Skidmore, Thomas, Brasil, de Getúlio a Castelo: 167
Um providencial Plano Cohen logrou sucesso, e o povo em  coro... qüen qüen.
JOHNSON (p.232) sublima:
“Os anos 30 formam uma época de mentiras heróicas."   
Para arrumar um ganho fácil aos milhares de pelegos que precisou para amarrar os cavalos no obelisco carioca GEGÊ montou o imenso teatro italiano da justiça do trabalho,
Afinal, o que não aprende o homem, quando o elefante,
submetido a treinamento, vira acrobata, o urso fica
saltador e o asno dá-se em espetáculo?

ERASMO DE ROTERDÃ, De Pueris: 53
Alguém tinha que brecar a sanha dos exploradores pagãos, frente aos explorados que recebiam o pagamento dos odiosos empreendedores.
“Por isso, um príncipe cauteloso deve conceber um modo pelo qual os seus cidadãos, sempre e em qualquer situação, percebam que ele e o Estado lhes são indispensáveis. Só então aqueles ser-lhe-ão sempre fiéis.” (MAQUIAVEL, N., O Príncipe, D' Elia, Antônio: 15)
O Petiço bem soube defender a cidadela de todos os males e demônios, e o staff faturou com todo mérito a riqueza extraída do parque produtivo.  Os exploradores protestaram por tapados:
“Burgueses burros, não entenderam que eu estou querendo salvar a vida deles.” (VARGAS, Getúlio, cit. CAMPOS, Humberto, Crítica; in JORGE, F.: 296)
O herói vacilava na guerra mundial.Só se fosse para estar com o Eixo, franco favorito. Hollywood entrou em cena: meia dúzia de torpedos afundaram um trio canarinho. Só podia ser mais um ato terrorista daquele nazi.
Torna-se communis opinio que quem detém o poder e deve continuamente resguardar-se de inimigos externos e internos tem o direito de mentir, mais precisamente de ‘simular’, isto é, de não fazer aparecer aquilo que existe, e de ‘dissimular’, isto é, de fazer aparecer aquilo que não existe.
BOBBIO, Norberto.: 372
Chegamos ao cúmulo, digo ao cume do Monte Castelo, que nada tinha a ver com nossos navios, enquanto por aqui  os destemidos patriotas saqueavam os temíveis estabelecimentos comerciais de italianos, japoneses e alemães, deixando-lhes a ver navios. O justo confisco bancário dessa gente endiabrada cobriu com folga o turismo da soldadesca pela Cidade Eterna.
Quando ao norte o comunista perdeu a graça, e o entedioso show da Guerra Fria foi encerrado, entrou em cartaz árias por demais contundentes, estrelando dois protagonistas reformados em prê-à-porter : um trocou a bebida pela droga.; o outro, pelo islamismo. A droga é produto altamente rentável. Rende votos aos caçadores; rende muito aos traficantes, aos jornais, e justifica as altas somas envolvidas. O islamismo também.  Um ente que ninguém jamais viu, exceto por tal  Al Jazira, ofereceu o maior espetáculo da Terra, para milhares de câmeras já devidamente postadas à incomparável tragédia. BUSH destinou enorme soma para caçá-lo, mas eu já presumia ser apenas uma peça. As petroleiras tinham contribuído com vultosa cifra para elevar o intrépido texano*. Ele invadiu o Iraque, matou o chefe e tomou o petróleo  e mujito mais dos pilantras.Iraque: instituições americanas desviaram US$ 17 bi do país  Vingou-se dos malvados de lá, em prol dos benfeitores de cá. Foi ético, porque agradecido ao patrocinador, e agiu conforme a ciência indicava:
Agora demonstrarei a estrutura do Sistema do Mundo: todo o corpo continua no próprio estado de repouso ou de movimento uniforme numa reta, a não ser que seja impelido a mudar esse estado por forças que lhe forem aplicadas. A mudança de movimento é proporcional à força motriz aplicada e ocorre na direção da reta em que a força foi aplicada. Para toda ação existe sempre uma reação igual e oposta. NEWTON, I., cit. Rohden, H., 1993: 169.
Em poucos dias haverá pleito  ao Congresso dos EUA.  Republicanos esperam  retomar o poder, enquanto Democratas visam restringir suas perdas recuperando importantes estádios - Califórnia, Flórida, e talvez até o Texas, estado que tende ganhar mais quatro assentos na Câmara. Desde setembro especialistas norteamericanos vem predizendo uma "eleição de onda",na qual uma "torrente de vitórias da oposição varrerá o partido incumbente do poder", alarmando todo mundo. Falam de inundações, maremotos, tsunamis e, inevitavelmente, a tempestade perfeita. Não poucas bombas vem sendo descobertas nos aviões de carreira, e em várias cidadelas estrangeiras. O diabo exige ser constantemente  relembrado. A tanto, precisa ser muito criativo, moderno, e o máximo envolvente. O terrível agora vem até por e-mail. Assim, a população do mundo inteiro pode ficar devidamente alertada que a qualquer instante, ao abrir uma mensagem, no vírus pode estar uma bomba. Literalmente. Segundo US TODAY, a polícia alemã desarmou uma bomba e-mail  enviada da Grécia à chanceler alemã , Angela Merkel, do escritório. Em seguida, receberam os forwards as embaixadas da Rússia e Suíça localizadas no ponto emissor.  Os ataques são atribuídos a extremistas de extrema esquerda grega. A polícia monitorava tudo desde o morro da Acrópole e imediatamente desceu à  Ágora  para destruir cinco artefatos que poderiam ser  bombas. Dois suspeitos foram presos, informa o US. PLATÂO & SÓCRATES continuam  vivos e ativos, esses desgraçados Hydras!
O platônico-maquiavélico THOMAS HOBBES bem que havia demonstrado, claramente: qualquer indivíduo pode ser uma ameaça à comunidade, ainda mais se estrangeiro. Belzebú terráqueo requer um deus presente no globo, não no céu.
Hobbes, que havia freqüentado assiduamente a corte fazendo-se passar por matemático (mesmo que pouco soubesse dessa disciplina) se desgostou ali, regressou à Inglaterra nos tempos de Cromwell e publicou uma obra muito malvada, de título muito raro: The Leviathan. Sua tese principal era de que todos os homens atuam devido a uma necessidade absoluta, tese apoiada, aparentemente, pela doutrina dos decretos absolutos, doutrina de geral aceitação nesses tempos. Sustentava que o interesse e o mêdo eram os princípios fundamentais da sociedade.
BRETT, R. L., La Filosofia de Shaftesbury y la estetica literaria del Siglo XVIII: 14
“Deus não quer fazer tudo, para não tolher o livre arbítrio e aquela parte de glória que nos cabe”. (MAQUIAVEL, Cit. JORGE, F.: 134) 
Eis o glorioso papel do Estado. Por terreno, todavia,  Leviathan precisa de alimento. Toca ao diabólico cidadão trabalhar, para satisfazer o faminto.
_____________

Um comentário:

  1. End up being Egypt love falls some sort of standalone solution for diminished rate of circulation
    want? Children Appleseed's garden furniture lines could Davenport Room. Caress nice equipped with warm almond fuel simply to it so that with the help of neat any water to grow flow and hair roots. Destroying brain fog obtaining prescribed medicines is more than likely reliable , and it will be particularly weaker.

    Look into my webpage :: 1 Cup Coffee Maker

    ResponderExcluir